Brasil: Por que censurar afinal?

Pokémon estreou no Brasil em 1999. Neste tempo, já haviam sido banidos três episódios. Entretanto, os índices de audiência do programa Eliana & Alegria estavam tão altos que os executivos da rede Record resolveram ignorar os banimentos dos episódios, exibindo-os deliberadamente. Do total de 5 episódios banidos no período em que o anime passou nas manhãs do canal, 4 foram exibidos, inclusive episódios que não foram exibidos nos Estados Unidos. Veremos estes episódios hoje:

* Uma prova do interesse brasileiro na exibição das temporadas completas, é o fato do país nunca ter banido sequer um episódio.

Feriado em Porta Vista!

Este foi o nome dado ao episódio ''Beauty and the Beach'', na época chamado de ''Holiday at Aopulco''. O episódio foi banido nos EUA devido as cenas em que James usa falsos seios volumosos para participar de um concurso de biquíni. O episódio foi exibido durante a manhã no programa Eliana & Alegria em versão integral. Mais tarde, no ano 2000, o episódio passou nas telas americanas, porém com cortes em várias cenas.


O Guerreiro Virtual Porygon!

Durante sua exibição no Japão, o episódio fez com que 685 crianças tivessem ataques epiléticos. O caso repercutiu pelo mundo, foi noticiado pela CNN, entrou para o Guinness Book e ainda alterou a legislação para exibição de programas no Japão (aqueles avisos para sentar-se longe da tela e assistir em um local iluminado no começo de diversos animes como Fairy Tail, por exemplo, são colocados para não haver um segundo incidente de Porygon).

O episódio nunca foi exibido em nenhum outro lugar, com exceção do Brasil. Ele foi ao ar sem cortes pela rede Record, e felizmente não houveram incidências de problemas causados pela exibição. No fim, passou despercebido, como só mais um episódio qualquer.


A Caverna de Gelo!

Este episódio foi banido pela aparição de Jynx com seu design original, considerado um estereótipo racista ofensivo (vide a matéria ''Controvérsias Pokémon''). A 4Kids resolveu cortar as cenas com Jynx, para uma eventual exibição, porém, o episódio ficou retalhado, além é claro de muito curto e acabou por não ser exibido. Jynx só voltou a aparecer na saga Advanced com uma cor roxa.

Durante o período das ilhas laranja, até a liga Johto, a audiência de Pokémon estava reduzida devido a exibição de Digimon no mesmo horário pela rede Globo. Assim, cortar um episódio seria prejuízo certo, por isso, ele foi exibido normalmente, sem nenhum corte. 

Além do Brasil, o episódio só foi exibido em Taiwan e Hong Kong.


Depois da saga GS, a exibição de Pokémon foi monopolizada pelo Cartoon, seguindo o cronograma americano. É provável que se a exibição continuasse no seu antigo canal, outros episódios teriam ido ao ar normalmente. De todos, o único episódio banido na ''era Eliana & Alegria'' foi o ''The Legend of Dratini'' (A Lenda de Dratini), devido as fortes cenas envolvendo porte e disparo de armas.


Desde esta época também, as promoções e produtos envolvendo Pokémon pararam drásticamente, um grande desagrado para os fãs da série.

1 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Não entendo o porque de tantos eps serem censurados.
    Somente o do Porygon q poderia causar um ataque nas pessoas

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال