Pokémon estreou no Brasil em 1999. Neste tempo, já haviam sido banidos três episódios. Entretanto, os índices de audiência do programa Eliana & Alegria estavam tão altos que os executivos da rede Record resolveram ignorar os banimentos dos episódios, exibindo-os deliberadamente. Do total de 5 episódios banidos no período em que o anime passou nas manhãs do canal, 4 foram exibidos, inclusive episódios que não foram exibidos nos Estados Unidos. Veremos estes episódios hoje:
* Uma prova do interesse brasileiro na exibição das temporadas completas, é o fato do país nunca ter banido sequer um episódio.



* Uma prova do interesse brasileiro na exibição das temporadas completas, é o fato do país nunca ter banido sequer um episódio.
Feriado em Porta Vista!
Este foi o nome dado ao episódio ''Beauty and the Beach'', na época chamado de ''Holiday at Aopulco''. O episódio foi banido nos EUA devido as cenas em que James usa falsos seios volumosos para participar de um concurso de biquíni. O episódio foi exibido durante a manhã no programa Eliana & Alegria em versão integral. Mais tarde, no ano 2000, o episódio passou nas telas americanas, porém com cortes em várias cenas.
O Guerreiro Virtual Porygon!
Durante sua exibição no Japão, o episódio fez com que 685 crianças tivessem ataques epiléticos. O caso repercutiu pelo mundo, foi noticiado pela CNN, entrou para o Guinness Book e ainda alterou a legislação para exibição de programas no Japão (aqueles avisos para sentar-se longe da tela e assistir em um local iluminado no começo de diversos animes como Fairy Tail, por exemplo, são colocados para não haver um segundo incidente de Porygon).
O episódio nunca foi exibido em nenhum outro lugar, com exceção do Brasil. Ele foi ao ar sem cortes pela rede Record, e felizmente não houveram incidências de problemas causados pela exibição. No fim, passou despercebido, como só mais um episódio qualquer.
A Caverna de Gelo!
Este episódio foi banido pela aparição de Jynx com seu design original, considerado um estereótipo racista ofensivo (vide a matéria ''Controvérsias Pokémon''). A 4Kids resolveu cortar as cenas com Jynx, para uma eventual exibição, porém, o episódio ficou retalhado, além é claro de muito curto e acabou por não ser exibido. Jynx só voltou a aparecer na saga Advanced com uma cor roxa.
Durante o período das ilhas laranja, até a liga Johto, a audiência de Pokémon estava reduzida devido a exibição de Digimon no mesmo horário pela rede Globo. Assim, cortar um episódio seria prejuízo certo, por isso, ele foi exibido normalmente, sem nenhum corte.
Além do Brasil, o episódio só foi exibido em Taiwan e Hong Kong.
Depois da saga GS, a exibição de Pokémon foi monopolizada pelo Cartoon, seguindo o cronograma americano. É provável que se a exibição continuasse no seu antigo canal, outros episódios teriam ido ao ar normalmente. De todos, o único episódio banido na ''era Eliana & Alegria'' foi o ''The Legend of Dratini'' (A Lenda de Dratini), devido as fortes cenas envolvendo porte e disparo de armas.
Desde esta época também, as promoções e produtos envolvendo Pokémon pararam drásticamente, um grande desagrado para os fãs da série.
Tags
anime
Não entendo o porque de tantos eps serem censurados.
ResponderExcluirSomente o do Porygon q poderia causar um ataque nas pessoas
Essa matéria está totalmente errada, nenhum episódio censurado nos Estados Unidos foi exibido no Brasil pois a dublagem brasileira (e dos outros países do Ocidente) é baseada na dublagem americana. "O Guerreiro Virtual Porygon!" nunca foi exibido fora do Japão, nem reprisado no próprio Japão depois do incidente pois o governo japonês baniu esse episódio de ser reexibido ou importado, logo não teria como o episódio ser dublado muito menos exibido no Brasil.
ResponderExcluirFalso! Nenhum desses três episódios foi dublado. Pior ainda:
ResponderExcluir- A Record (sendo Record) jamais exibiria conteúdo impróprio para o público infantil como James vestido de mulher e segurando os seios;
- O JN foi um dos primeiros programas de TV a mencionar Pokémon em rede nacional, e foi justamente o incidente do Porygon. Teve até matéria de jornal impresso falando que a Record vai exibir anime polêmico. Haveria uma chuva de acusações e ataques em cima da emissora se o episódio em questão fosse exibido;
- Qual é o elenco de dublagem completo? Cadê as provas de que foram dublados ou exibidos legendados na TV brasileira? Quais títulos os episódios receberam no ocidente (uma vez que os títulos são sempre alterados)? Tal como a pessoa mencionou acima, a dublagem brasileira é baseada na dublagem americana. Porygon foi proibido pelo próprio Japão de sair mundo afora. Se foi mesmo dublado, por que raios não se encontra em nenhuma plataforma de streaming ou site de animes além do legendado do japonês?
- Não há uma única gravação ou notícia sobre isso.
- Desafio: Quem dublou o Dr. Akihabara? Ele ficou conhecido com quê nome aqui no Brasil?