A Linguagem dos Pokémon

A Linguagem dos Pokémon

A linguagem dos Pokémon é o meio usado por eles para se comunicar entre si e com os humanos tanto nos jogos como no Anime. Isso inclui a comunicação por meio do som que eles produzem (normalmente seu próprio nome), linguagem humana, corporal ou algum outro jeito de se comunicar, como por exemplo a telepatia.


A linguagem dos Pokémon nos jogos

Nos games a maioria dos Pokémon só se comunicam através do seu ''grunido'' (cry).

Quando um Pokémon entra em uma batalha, não importando se ele é selvagem ou se o treinador o escolheu, ele sempre emite um som. Algumas maneiras de descobrir o grunido de seu Pokémon é usando ataques sonoros como Growl. Olhar o texto do Pokémon na pokedex também é uma maneira de saber o som emitido por determinado Pokémon.

Cada espécie de Pokémon tem seu próprio grunido, enquanto há alguns que parecem ter grunidos idênticos, por exemplo Charizard e Rhyhorn.


O grunido de Regigigas visto na Pokedex.


O som dos Pokémon no anime

Normalmente, o Pokémon terá um grunhido que é idêntico ao nome de sua própria espécie. Por exemplo, um Charmander só será capaz de dizer a palavra "Charmander", dividida em partes ou por inteiro.

Apesar de, aparentemente, falando apenas o nome da sua própria espécie, os Pokémon parecem ser capazes de se comunicar uns com os outros sem problemas. No episódio "A Ilha dos Pokémon Gigantes", há legendas para o que os Pokémon estão dizendo, e evidentemente, eles poderiam entender um ao outro perfeitamente. Esta foi a única que vez que aconteceu uma tradução das falas dos Pokémon. A comunicação entre os Pokémon se torna mais importante ainda quando eles disputam batalhas duplas, triplas ou em times. Um exemplo disso pode ser visto a partir da conversa entre Pikachu e Piplup de Dawn em Arceus e a Jóia de Vida, quando a comunicação entre esses dois Pokémon foi vital na salvação de seus treinadores.

Embora inicialmente tenha sido suposto que os grunhidos dos Pokémon seriam iguais, os próprios fans identificaram padrões na linguagem dos Pokémon, como quando o Pikachu de Ash diz "Piiika-Chuuuuuuuu" ao usar Thunderbolt ou "Pika-Pikachu" quando refere-se a si mesmo. O Piplup de Dawn também demonstra padrões em sua linguagem, tais como "Piplup-lup-lup" quando usa Bubblebeam, ou "Pipluurrrp" ao usar Whirlpool, sendo que ao pronunciar o ''lup'' ele aparenta estar debaixo d'água.


Compreensão dos Pokémon sobre a linguagem humana nos jogos

Há alguns poucos Pokémon que são capazes de falar a linguagem humana, como o Doduo de Copycat nas versões FireRed e LeafGreen, e um Murkrow que apareceu no esconderijo da equipe Rocket, na Geração II e seus remakes da Geração IV. No entanto, ainda não houve um Pokémon capaz de ter uma conversa fluente com um humano, o discurso deles é limitado á uma ou duas frases.


O Doduo no quarto de Copycat é capaz de falar frases humanas

É um mistério a amplitude do conhecimento dos Pokémon sobre a língua humana. O texto da Pokedex de Lapras diz que ele é capaz de compreender a fala humana, possivelmente sugerindo que nem todos os Pokémon podem compreender plenamente a linguagem humana. Embora seja comum pensar que o jogador diz qual ataque o Pokémon deve usar, não há nenhum fato que confirme que o Pokémon fez o que o treinador mandou. O jogo simplesmente diz ''Pokémon usou ataque", portanto nunca afirmando que o Pokémon obedeceu o comando de seu ''mestre''. No entanto, houveram alguns exemplos específicos de outros treinadores que comandam seus Pokémon, como Lance dizendo a seu Dragonite usar Hyper Beam em um membro da equipe Rocket na geração II de jogos e seus remakes.


Pokémon que falam a linguagem humana no Anime

Ao contrário dos jogos, há Pokémon que podem ter conversas fluentes com os humanos. O Pokémon falante mais conhecido é Meowth da Equipe Rocket, que incansavelmente aprendeu português para impressionar seu interesse amoroso, Meowzie. Isso fez dele um intérprete comum entre os humanos e Pokémon no anime.

Outros Pokémon que poderiam fluentemente manter conversas com os seres humanos incluem o Slowking em O Poder de Um, um Snover em Pikachu's Ice Adventure, e um Gastly em O Fantasma do Pico da Donzela.

Outro Pokémon que é capaz de dizer frases humanas é Chatot, porém ele não saber falar, e assim como papagaios, ele apenas sabe repetir frases que ouve.


O mais sábio dos sábios, Meowth

Linguagem Corporal

Quando os Pokémon estão fora de suas Poké-Bolas, eles têm uma linguagem corporal diferente, que às vezes pode ser a sua principal forma de comunicar com os humanos.

Nos games

Na versão Pokémon Yellow , o Pokémon inicial do jogador, Pikachu, o segue fora da Poké-bola, muito parecido com o Pikachu de Ash no anime. Se o jogador vira e fala com o Pikachu, uma imagem aparecerá na tela acima de Pikachu, mostrando a sua expressão, o que muda dependendo do seu humor. Por exemplo, quando o jogador começa o jogo, Pikachu vai ser infeliz, mas como sua amizade aumenta ao longo do jogo, suas expressões tornam-se mais positivas.

Nas versões HeartGold e SoulSilver, o primeiro Pokémon que o treinador tem em sua ''party'' irá acompanhá-lo fora da Poke-Bola na maioria do jogo. No entanto, ao contrário da versão Yellow, se o treinador se vira para falar com o Pokémon, uma imagem não vai aparecer. Pelo contrário, o texto na parte inferior da tela vai dar uma descrição do que o Pokémon está fazendo.


No anime

No anime, o principal Pokémon que usa a linguagem corporal é o Pikachu de Ash. Ele aparece fazendo gestos e movimentos numa espécie de jogo de charadas para o seu treinador. Se ele está certo, ele levanta uma placa com um círculo vermelho indicando que está certo, se ele está errado a placa é um ''X'' azul. Este fato acabou gerando muitos momentos de humor no anime.


Aqui vemos Pikachu imitando Ash no episódio ''The Stun Spore Detour''.

Outras maneiras de comunicação

Telepatia

Muitos Pokémon psíquicos utilizam a telepatia para se comunicar com os humanos. Um exemplo disto é o Ralts do episódio '' Do I hear a Ralts?'', que se comunicou telepaticamente a Max pedindo a sua ajuda. Max, por sua vez, achou ter ouvido o grunhido de um Pokémon. Isto não deve ser confundido com a telepatia.

A maioria dos Pokémon falantes se comunicam telepaticamente, como o Zorua em Zoroark - Mestre das Ilusões. Muitos Pokémon lendários são capazes de fazer isso também, por exemplo Lugia em O Poder de Um e Arceus, em Arceus e a Jóia da Vida.

Amizade

Quando um Pokémon e seu treinador tem um vínculo de amizade muito forte eles podem se comunicar intuitivamente. Um exemplo disso é no episódio ''Salvando o Mundo das Ruínas'', onde Ash entende que Pikachu queria usar Thunderbolt para ajudar o Lucario de Riley.


Ash e Pikachu se comunicam atravéz de seus vínculos de amizade.

Tomar posse do corpo

Alguns Pokémon têm sido capazes de falar telepaticamente com uma pessoa atravéz de outro Pokémon. Um exemplo é em ''A Shipful of Shivers'', quando um Gastly e um Haunter se comunicam com Ash e seus amigos atravéz de Meowth. Isso também acontece em ''Pokémon Ranger - A Crise de Deoxys! (Partes 1 e 2)", onde Deoxys usa Meowth para se comunicar.

Trocando de forma

A Latias do filme Pokémon Heróis se transformou em Bianca, uma garota com quem tinha amizade e era capaz de se comunicar com a linguagem humana como ela.


Latias é capaz de se comunicar como Bianca.

Ilusões

No episódio ''Just Waiting On a Friend'', um Ninetales cria uma ilusão de uma garota chamada Lokoko pela qual ele era capaz de falar a linguagem humana.

A linguagem de Pikachu

Alguns discursos de Pikachu são suficientemente consistentes que parecem formar frases em linguagem humana. Em Stealing The Conversation, a Equipe Rocket se refere a essa linguagem como ''Pika-Linguagem", no entanto, esta provavelmente não é o nome oficial. Por exemplo, Pikachu sempre usa "Pikapi" quando se refere a Ash (note que isso soa um pouco semelhante ao "Satoshi". Outras expressões incluem:

Pikachu-Pi: Misty
Pika-Chu: Brock
Pikaka: Dawn
PiPiPi: Togepi
PikakaPika: Bulbasaur
PikaPika: Squirtle, Staraptor, Infernape ou Palpitoad
Pi-kachu: Piplup
PiPi-kachu: Equipe Rocket
Pi-Pikachu: Get da ze! Ele diz isso depois que Ash ganha uma insígnia, pega um Pokémon novo ou qualquer coisa semelhante. Curiosamente, Pikachu não é o único a usar esta frase, quando Íris capturou Emolga, seu Axew diz Ax-Axew.
Chaa: Qualquer coisa, diz quando está feliz
Pikachu também usa muito a linguagem apartir de gestos (como já dito) para representar outros Pokémon.


Uma imitação de Wobbufett em ''All Dressed Up With Somewhere to Go!''



Espero que gostem!
Por favor Comentem!!!

4 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Pra mim Pikachu do Ash é o mais inteligente fora o Mewth

    ResponderExcluir
  2. as imitações do pikachu são ótimas, principalmente as de outros pokemons, taí uma idéia MegaBlest, achar os gifs do pikachu fazendo essas imitaçoes! eu me lembro de um episódio, acho que é aquele que ele e o ash se fantasiam de homens da caverna no episódio que o bunnery(não sei se é assim...) da Dawn ganha o concurso de mais bonito ou sei lá o que,muito hilário aquele epi! me rachei de rir com o pikachu! eu concordo com o meu amigo aqui de cima! o pikachu é o melhor! *-*)/ ótima matéria eim! flw ;D

    ResponderExcluir
  3. Desclpa pelo *MegaBlest* ahsuhasuhasha corrigindo, vlw MegaBlast! ótima matéria! ;D

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa materia XD Eu sabia que o pikachu falava "pikapi" quando se referia ao Satoshi mas eu não sabia dor esto x3
    E realmente, poderia ser postado um gif do Pikachu fazendo suas imitações, como o colega de cima sugeriu :3

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال