Iris (Anime)

Iris Campeã Anime

  • Nome Brasileiro: Iris
  • Nome Americano: Iris
  • Nome Japonês: Iris
  • Cidade Natal: Vila dos Dragões
  • Voz Brasileira: Agatha Paulita
  • Voz Americana: Eileen Stevens
  • Voz Original: Aoi Yuki

Iris foi a parceira de viagem de Ash durante sua jornada pela região de Unova. Seu maior sonho é se tornar uma Mestra dos Dragões e sua primeira aparição foi no episódio 662 - Na Sombra de Zekrom!.

Perfil

Iris Balançando

Iris é uma garota selvagem que gosta de se balançar em cipós e comer frutas silvestres. Ela parece ser muito hiperativa em diversas ocasiões, como subir em árvores muito rapidamente. Iris é muito aventureira e ousada, muitas vezes sendo a primeira a sugerir algo, e não tem medo de falar o que pensa. Ela mostra ser uma pensadora rápida, como visto no episódio 664 - Um Sandile Louco Para Mudar!, quando ela foi capaz de salvar Ash rapidamente de cair em água fervente quando ele perdeu o controle.

Posteriormente, isso se torna um tema recorrente na série e é novamente mostrado nos episódios 673 - Aí Vem o Esquadrão Trubbish! e 674 - Um Minccino Arrumadinho!, em que ela é rapidamente capaz de escapar dos perigos que se aproximam quando Ash e Cilan não podem. Ela está muito em sintonia com a natureza, afirmando ter um "sexto sentido" e seguindo seus instintos com frequência. Apesar disso, ela também parece ter um fraco senso de direção, ocasionalmente fazendo com que o grupo se perca.

História

Pokémon Branco & Preto

Pequena Iris

Iris nasceu e foi criada na Vila dos Dragões e passava seu tempo como uma menina brincando com os Pokémon selvagens que viviam na floresta nos arredores da vila. Conforme revelado no episódio 797 - Um Pokémon de uma Cor Diferente!, ela originalmente não gostava de Pokémon do tipo Dragão  - na verdade, ela os achava assustadores até o dia em que se escondeu de uma tempestade em uma caverna e encontrou um Druddigon ferido. Inicialmente, este Druddigon se mostrou hostil a ela, no entanto, depois que ela tratou de seu pé, ele retribuiu o favor salvando-a de um Scolipede. Desde então, ela passou a gostar de Pokémon do tipo Dragão.

Um dia, algum tempo antes de sua jornada, ela conheceu um Drilbur selvagem que feriu um Patrat e roubou sua comida. Irritada, ela buscou justiça pelo que o Drilbur tinha feito e o desafiou. Depois de inúmeras derrotas, ela finalmente conseguiu superar o Pokémon Toupeira e fazê-lo ser pego em algumas vinhas penduradas em um penhasco. Depois de tê-lo resgatado, os dois se tornaram bons amigos e começaram a treinar juntos.

Depois de muitas vitórias contra diferentes tipos de treinadores, Drilbur evoluiu para um Excadrill. Os dois então tiveram a oportunidade de conhecer Drayden, um Mestre dos Dragões, que elogiou Iris por sua habilidade na batalha. Quando ele perguntou quem a estava ensinando a lutar, ela respondeu que estava ensinando a si mesma com a ajuda do Pokémon com quem ela havia se tornado amiga na vila. Cheia de confiança, ela então desafiou Drayden para uma batalha.

No entanto, o Haxorus de Drayden era mais poderoso do que Iris havia previsto e Excadrill foi facilmente derrotado. Depois de ser derrotada e perder a confiança em sua treinadora (devido a Iris pressioná-lo a continuar lutando, mesmo sabendo que era uma causa perdida), Excadrill então se fechou para Iris, raramente se abrindo e nunca demonstrando emoção.

Pequena Iris na Escola de Opelucid  
Pouco depois desses acontecimentos, Iris partiu para a Cidade Opelucid para frequentar a escola da Academia de Opelucid. Quando não estava na escola, ela ficava com Martha, a monitora de seu dormitório. Os dias que Iris passou na Academia foram tempos muito difíceis para ela. Iris teve dificuldades na escola e não conseguiu fazer amigos ou interagir com nenhum dos outros alunos da academia. Ela também não se sentia compatível com a vida urbana da cidade. Ela tentava se distrair da cidade escalando a torre de rádio para ter uma vista das montanhas, mas sempre teve problemas com a policial Jenny.

Todas essas dificuldades na cidade a deixavam com saudades de casa, então ela costumava passar seu tempo livre escrevendo para sua amiga Shannon. Eventualmente, depois de perder uma batalha na escola, Iris não aguentou mais esta vida e desistiu, voltando para a Vila dos Dragões. Anos se passaram e Iris foi chamada pela anciã da aldeia. Ela deveria iniciar uma jornada com um Axew recém-nascido e criá-lo para se tornar um Haxorus, seu último estágio. Ela aceitou o teste e partiu em sua jornada, na esperança de um dia se tornar uma Mestra dos Dragões.

Iris conhece Ash

Em torno destes acontecimentos, Iris presencia uma forte tempestade causada por Zekrom e acaba conhecendo Ash, quando este jogou uma Poké Bola em sua cabeça pensando que fosse um Pokémon. Sempre que se encontravam, os dois discutiam muito, e Iris não perdia a oportunidade de provocar Ash, o chamando de "criancinha". Depois de Ash ganhar sua primeira insígnia no Ginásio Striaton, Cilan propõe a Iris e Ash que viajem juntos por Unova.

Excadrill contra Beartic

Um tempo depois, Iris conhece Georgia, uma treinadora que se auto intitula "Exterminadora de Dragões", pois desde que foi derrotada em uma batalha na Vila dos Dragões, tem como objetivo principal derrotar todos os treinadores de tipo Dragão. Georgia desafia Iris para uma batalha, pouco antes de descobrir que o único Pokémon Dragão que Iris possui é Axew, que é facilmente derrotado por seu Beartic. Iris então envia seu Excadrill que continua fechado para Iris, mas entra na batalha após ser atacado por Beartic.

Iris não tem nenhum controle sobre Excadrill, que se recusa a ouvi-la e segue na batalha da forma que bem entende, o que acaba resultando em sua derrota, coincidentemente, pelo mesmo ataque do qual ele foi derrotado pelo Haxorus de Drayden - fato esse que acaba trazendo a história de Iris e Excadrill à tona. Iris então tenta se reconectar com Excadrill deitando ao seu lado à noite, buscando fazê-lo acreditar que ele pode confiar nela. Excadrill finalmente recupera a confiança em Iris quando ela o ajuda a aprender o movimento Explosão Focalizada, e então, em uma nova batalha contra Georgia, Excadrill atende aos comandos de Iris. Dessa vez, a batalha resulta em um empate. Deste dia em diante, Georgia passa a ser a principal rival de Iris.

Prêmio de Iris no Torneio de Batalha

Iris participa de algumas competições durante sua jornada, como o Torneio de Batalha do Clube de Batalha, em que ela tem batalhas memoráveis. Um exemplo é de sua Emolga contra Sawk de Stephan, em que ela se aproveita da Habilidade Estática de Emolga, usando repetidas vezes o movimento Atração até que Sawk fique paralisado - permitindo assim que Emolga dê o ataque final.
Outro caso é a batalha contra o Golett de Luke, um aspirante a cineasta Pokémon (que possui como principal estrela de suas produções um Zorua), em que Axew aprende o movimento Ultraje. Mas a batalha mais memorável certamente é a batalha na final da competição, em que ela usa Excadrill contra o Pikachu de Ash, saindo vitoriosa.

Ela participa também do torneio Clubexplosão, em que somente Pokémon com aspecto de lutador (que tem seus braços e pernas como principais armas) podem participar.  Além disso, durante todo o torneio, o treinador deve usar um único Pokémon, registrado no início. Iris usa seu Excadrill e termina no top 8, perdendo para Montgomery e seu Throh.

Iris e Dragonite

Mais tarde, Iris conhece um Dragonite que estava sendo atacado por vários treinadores em Undella. Devido a um mal-entendido, todos estavam julgando Dragonite o culpado pelo apagão ocorrido na cidade, mas Iris o defendeu. Depois de tudo esclarecido, ela acaba ficando com o Pokémon. Dragonite se mostra um Pokémon bem problemático e temperamental, ficando sempre irritado, o que torna a relação de Iris com ele muito difícil.

Iris decide usar Dragonite na Copa Júnior do Torneio Mundial de Pokémon, realizada em Driftveil, mas seu temperamento difícil impede que ele atenda aos comandos de Iris, assim como foi com Excadrill no passado. Apesar disso, Iris e Dragonite conseguem vencer algumas batalhas importantes contra oponentes de peso, como o Mamoswine de Dawn (que dá uma pausa em sua jornada por Johto e viaja para Unova para participar da Copa Júnior) e o Beartic de Georgia.

Na Batalha contra Ash e seu Krokorok, Dragonite decide obedecer os comandos de Iris e a batalha vai indo bem até que Krokorok evolui para Krookodile. Dragonite, então, decide testar a força de Krookodile recebendo seu ataque Garra do Dragão. O golpe super efetivo acaba deixando o tipo Dragão descontrolado, facilitando a finalização de Krookodile com um Gume de Pedra.

Depois disso, vendo Dragonite decepcionado com sua derrota, Iris questiona o porquê de Dragonite se recusar a ouvir seus comandos. Cynthia então explica à Iris que Dragonite ainda não confia totalmente nela. Dragonite acabou de ser capturado por ela e ainda precisa de algum tempo para se aquecer, mas isso irá eventualmente acontecer e Iris e Dragonite serão parceiros perfeitos. Iris agradece Cynthia pelas palavras sábias.

Excadrill contra Haxorus

Depois de um longo tempo longe, Iris voltou para a Vila dos Dragões. Depois de ter vários flashbacks de seus tempos antes de viajar com Ash, ela teve a chance de lutar contra Drayden novamente, desta vez em uma batalha de Ginásio. No Ginásio de Opelucid, Iris conseguiu mostrar a Drayden o quanto ela tinha melhorado, conseguindo derrotar seu Haxorus, porém acaba perdendo para Druddigon usando seu Dragonite. Desta vez, no entanto, seu Pokémon não parecia triste apesar da derrota e depois da batalha ela prometeu ficar mais forte. Como resultado, Drayden disse à anciã da aldeia para considerar Iris como a futura Líder do Ginásio da Cidade Opelucid.

Iris contra Clair

Após o fim da Conferência Vertress, Iris acompanha Ash na viagem pelas ilhas Decolora até a chegada em Kanto. Durante a parada em uma das Ilhas, Iris conhece Clair, a Líder do Ginásio de Blackthorn, que estava atrás de um Druddigon Brilhante. Chegando em Kanto, Iris se despede de Ash e decide ir para Blackthorn para desafiar Clair. Na batalha contra o Druddigon de Clair, ela demonstrou sua habilidade de entender os sentimentos dos tipo Dragão ao se comunicar com Dragonite, mas ainda assim, a líder do Ginásio se mostrou superior e venceu.

Além disso, Iris encontrou um Gible furioso na cidade e o salvou de cair de uma torre do relógio. Ganhando assim sua confiança, ela leu sua mente para entender a razão por trás de sua fúria, apesar de ter falhado antes. Mais tarde, ela capturou Gible e decidiu seguir em direção ao caminho que eles viram um Rayquaza voando.

Jornadas Pokémon

Iris em Jornadas

Iris reaparece no anime no episódio 1150 - Batalha de Dragões! Ash vs Iris!*, quando ela envia uma carta desafiando Ash para uma batalha oficial do Campeonato da Coroação Mundial. Quando Ash chega no Ginásio de Opelucid, onde a batalha ocorreria, é revelado que Iris havia se tornado a Campeã da Região de Unova, depois de ter treinado muito e evoluído ao lado de seus Pokémon.

Iris fica impressionada ao ver que Ash também havia capturado um Dragonite e percebeu que ele, ao contrário de seu próprio, era dócil e gentil. A batalha começa entre os dois Dragonite, e o de Iris, sendo mais agressivo, acaba subjugando o de Ash, deixando-o bastante nervoso. Quando Ash troca Dragonite por Dracovish, ela fica maravilhada, pois nunca tinha visto o Pokémon, além de também ficar entusiasmada por outro tipo Dragão. Dracovish vence Dragonite após uma sequência de Fishious Rend e Presa de Gelo, e Iris então envia seu segundo Pokémon, revelando que seu Axew chegou ao seu último estágio evolutivo - Haxorus.

Haxorus vence facilmente Dracovish usando ataques a longa distância. Ash, então, envia seu Dragonite novamente que, apesar de cansado devido sua batalha contra o de Iris, parece se manter determinado. Ash faz com que seu Dragonite vá para cima, mas Haxorus domina a batalha, deixando Dragonite bastante nervoso. Iris usa seu poder para se comunicar com Dragonite e descobre que o motivo de seu nervosismo é que, por ser gentil, ele não gosta muito de batalhar, mas por gostar muito de Ash, ele quer dar o seu melhor e isso acaba o deixando em conflito.

Iris então diz a Dragonite que ela e seu Axew só chegaram longe porque se divertiam a cada batalha, e isso os ajudou a se tornarem cada vez mais fortes. Ela continua dizendo para Dragonite que relaxe, não se pressione tanto e aprenda a se divertir batalhando, pois só assim ele conseguirá ficar cada vez mais forte ao lado de Ash. Dragonite, então, com sua confiança restaurada, continua a batalha usando seus movimentos com mais entusiasmo, o que deixa Iris feliz, e também deixa Ash confuso, pois parece que Iris está torcendo por eles.

Por fim, Iris diz que está feliz porque Dragonite finalmente está se divertindo enquanto luta. A batalha é finalizada quando Dragonite aprende o movimento Meteoro do Dragão, que acerta em cheio Haxorus, dando a vitória para Ash. Ash avança para a Classe Ultra e Iris diz a ele que continuará treinando para alcançá-lo e promete que não perderá da próxima vez. Assim termina a breve passagem de Iris no anime Jornadas.

Pokémon de Iris

Excadrill

Excadrill de Iris

Haxorus

Haxorus de Iris

Emolga

Emolga de Iris

Dragonite

Dragonite de Iris

Gible

Gible de Iris

Goodra

Goodra de Iris

Histórico de Pokémon

#662 - Na Sombra de Zekrom!
Iris e Axew aparecem pela primeira vez.

#685 - Emolga, a Irresistível!
Iris captura Emolga.

#670 - O Desabrochar de Axew!
Excadrill faz sua primeira aparição.

#694 - Iris e Excadrill Contra a Exterminadora de Dragões!
Iris conta como conheceu Excadrill, ainda como um Drilbur.

#750 - Iris e o Dragonite Durão!
Iris captura Dragonite.

#805 - Iris vs Clair! O Caminho para se Tornar uma Mestra de Dragões!*
Iris captura Gible.

#1162 - Batalha de Dragão! Ash vs Iris!*
É revelado que Axew evoluiu para Haxorus, que Iris possui um Goodra e, aparentemente, que Gible ainda não evoluiu.

Matéria atualizada por: Tom Santos

9 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. a iris pegou um vaniluxe ou não?

    ResponderExcluir
  2. Que venha o Dragonite! :D

    ResponderExcluir
  3. SOU EU DE NOVO BOLINHA AINDA NÃO CONSIGO MANDAR COMENTARIOS NA MINHA CONTA ,O DRAGONITE DE IRIS E IMPERATIVO NÃO A OBEDECE NEM A ESCUTA,MAS SE VE QUE NA PREVIA DO EP 754 que dan poke postou[eu ainda não o conheço] podemos ver que iris assumiu o controle ,e isso ai iris!eo axew não foi o primero pokemon dela foi o excadrill então tchau ,e por favor me respondam por favor

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto do Ash e da Iris

    ResponderExcluir
  5. eu acho que a iris deixara o axew evoluir haxorus

    ResponderExcluir
  6. uai cade o gible que ela capturou no especial ss28

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال