Pokémon Black e White - Um Novo Começo

Pokémon Black e White

Com a proposta de recomeçar a franquia e refazer aquela sensação de novidades da 1ª Geração, Pokémon Black e White foram as versões da 5ª Geração lançadas para Nintendo DS que trouxeram mais de 150 Pokémon inéditos e uma nova e inexplorada região. Essas versões são as que mais tiveram diferenças de uma para outra, já que em Black e White existem Pokémon, Líderes de Ginásios e até uma cidade exclusiva para cada versão. Tudo parece ser novo aqui, inclusive o fato de a primeira rota ser a própria Rota 1. Bem-vindo à região de Unova!

Pokémon Black White Câmera

Os gráficos e músicas dessas duas novas versões dão um show, as rotas e cidades estão magníficas, principalmente nas  jogadas de câmera e ângulos, como na Skyarrow Bridge. Durante o jogo, haverá momentos em que aparecerão pequenas animações, como na abertura da Drawbridge Driftveil ou na aparição dos Lendários Reshiram e Zekrom.

O fator de dia e noite criado em Pokémon Gold e Silver e o de clima introduzido em Ruby e Sapphire estão presentes, além de uma nova mecânica: as Estações do Ano! Sim, em Black e White, de acordo com a data do seu videogame, a cada 30 dias uma nova estação se inicia, abrindo novos caminhos e fechando outros disponíveis em outras estações. Outra questão muito legal sobre os gráficos são as Sprites dos Pokémon, que agora se movem durante toda a batalha, mostrando até os olhos fechados quando estão dormindo.

Pokémon Black White Recursos

Há também duas novas mecânicas de batalha: Trio Battle e Rotation Battle. Elas são integradas inclusive no Battle Subway, a “Battle Tower” de Unova. Entre muitas outras novidades há também o Dream World, que através do Pokémon Global Link permitia ao jogador passar Pokémon exclusivos de outras versões com habilidades diferentes para Black ou White. Além do site Pokémon Global Link, o jogador podia aproveitar o Dream World através do EntraLink, que, com ajuda do C-Gear, permitia capturar os Pokémon obtidos no Dream World ou visitar um amigo em sua própria versão. Era como uma rede social em que o jogador podia interagir com o espaço dos seus amigos regando suas Berries e participando de Minigames.

Aqui os personagens principais não são crianças pequenas como nos outros jogos. De acordo com um dos roteiristas da Game Freak, Matsumiya Toshinobu, Hilbert e Hilda (nomes oficiais dos protagonistas) têm 16 anos de idade. Tudo começa quando o jogador recebe uma caixa com um grande laço verde, presente da professora Juniper. No bilhete que ela deixa diz que o jogador deve dividir o presente com seus amigos, Cheren e Bianca. Dentro do pacote estão as três Pokébolas com os três Pokémon iniciais: Snivy do tipo Planta, Oshawott do tipo Água e Tepig do tipo Fogo.

Pokémon Black White Início

Enquanto o jogador escolhe o primeiro, Cheren escolherá aquele que tem vantagem de tipo, e Bianca escolherá aquele que tem desvantagem. Ambos desafiarão o jogador para batalhar diversas vezes durante a jornada. Depois de conversar com a professora Juniper e a sua mãe, que inclusive foi uma treinadora em seu tempo de juventude, o jogador decide deixar Nuvema Town, a cidade natal, para desafiar os Líderes de Ginásio e a Elite 4 na tentativa de se tornar o grande Campeão de Unova.

Logo que o jogador parte em jornada, a primeira cidade a ser explorada é Accumula Town. Lá o jogador assistirá ao primeiro dos vários discursos de Ghetsis, Líder da Equipe Plasma, explicando o porquê de a liberação dos Pokémon por parte dos humanos ser muito importante. O jogo mostra a expressão das pessoas, umas negando fortemente e algumas ficando em dúvida se seus Pokémon estão mesmo sofrendo por serem confinados em Pokébolas. É na cidade de Accumula que o jogador conhece N, o “rei” da Equipe Plasma, como será revelado mais adiante. Afirmando que consegue falar com os Pokémon, N desafia o jogador para uma batalha.

Pokémon Black White Equipe Plasma

O jogador encontrará membros da equipe vilã por diversas vezes durante a jornada, como no Dreamyard de Striation City, para capturar um Musharna e fazer com que o Pokémon produza sua fumaça do sono. Aqui é também onde o jogador conhece a cientista e amiga da professora Juniper, Fennel, e sua ajudante, Amanita, responsável pelo gerenciamento das boxes em Unova. O jogador também enfrentará a Equipe Plasma na cidade de Nacrene, quando eles roubam a caveira de um Pokémon Dragão que estava exposta no museu da cidade. Em Castelia, eles roubam a Munna de Bianca. Na cidade de Nimbasa, além de derrotar dois membros da equipe, o jogador terá um outro encontro com N, que finalmente se apresenta como o Líder da Equipe Plasma.

Em determinados momentos do jogo, N aparecerá novamente tentando convencer o jogador de que sua ideologia é a melhor tanto para os humanos quanto para os Pokémon. Mas a história se complica quando o plano verdadeiro de N e Ghetsis é revelado: capturar o Pokémon Lendário da Região (Zekrom em Pokémon White e Reshiram em Pokémon Black). Ambos estão adormecidos na forma da White Stone e da Black Stone. Quando N consegue uma dessas pedras, o Pokémon Lendário desperta e, então, o rapaz desafia o jogador a impedi-lo. N enfrentará a Elite 4 e o campeão Alder para provar seus motivos, e finalmente conseguir ordenar que os humanos liberem seus Pokémon.

Pokémon Black White Reshiram Zekrom

Antes disso, após o Pokémon Lendário ser despertado por N, o jogador recebe uma ligação da professora Juniper pedindo para que vá ao museu de Nacrene assim que puder, e diz ser um assunto urgente. Ao chegar, o jogador encontra Lenora, a Líder do Ginásio da cidade, a própria professora Juniper, o campeão Alder e seus amigos Cheren e Bianca. Depois de decidir que aceita parar os planos ambiciosos da Equipe Plasma, Lenora entrega ao jogador outra pedra - igual àquela que N carregava mas de cor diferente. Se N tem a branca, o jogador terá a preta, e vice-versa.

Seguindo para a cidade de Opelucid, o jogador aprende sobre a história dos Pokémon Lendários através de Drayden e Iris, os dois Líderes de Ginásio da cidade. O jogador parte para o ginásio para conseguir sua última insígnia, enfrentando Drayden em Pokémon Black e Iris em Pokémon White. Com 8 insígnias, é hora de enfrentar a Victory Road e a Elite 4.

Ao derrotar a Elite 4 e chegar no salão do campeão, o jogador encontra um Alder derrotado e N como o atual campeão de Unova. N finalmente se prepara para começar a operação de liberação dos Pokémon e ergue seu castelo, que estava escondido no subsolo da Liga Pokémon. A gigantesca estrutura envolve toda a liga, como se fosse um muro separando o lugar do restante da região.

Pokémon Black White Castelo NPokémon Black White Zekrom

É dentro deste castelo que a batalha final se inicia. N havia dado ao jogador a oportunidade de pará-lo caso conseguisse despertar o Pokémon Lendário, adormecido na forma da White Stone (Pokémon Black) ou da Black Stone (Pokémon White). Quando tudo parecia perdido, o artefato começa a vibrar dentro de sua bolsa e finalmente Reshiram (Pokémon Black) e Zekrom (Pokémon White) despertam de seu sono para lutar contra seu rival lendário.

Ao derrotar N, Ghetsis aparece, humilha N por não ter conseguido vencer o jogador e expõe seu verdadeiro plano. Sua estratégia de dominação mundial era separar os humanos dos Pokémon, exceto ele e os membros da Equipe Plasma. Dessa forma, apenas os escolhidos por ele poderiam usar todo o poder e potencial dos Pokémon. O jogador finalmente luta contra o verdadeiro Líder da Equipe Plasma em uma épica e difícil batalha.

Após vencido, Ghetsis é levado por Alder e Cheren, e N pede para conversar com o jogador. Entre outras coisas, N diz que precisa encontrar seu verdadeiro propósito e refletir sobre tudo o que havia acontecido, já que o mundo que ele conhecia era apenas aquele que Ghetsis havia lhe mostrado, com Pokémon livres e felizes. Ele então parte em sua própria jornada ao lado do seu Dragão Lendário.

Shadow Triad


A Shadow Triad, ou trio das sombras, são os três treinadores mais poderosos e mais leais a Ghetsis e N. São especialmente leais a Ghetsis pois este salvou suas vidas em momentos no passado. Eles aparecem várias vezes durante o game, principalmente para lhe acompanhar até os encontros com Ghetsis e N. Tem uma aparência de ninjas e conseguem se movimentar da mesma forma, na maioria das vezes sem serem notados. Após o final do modo história eles encontram o jogador uma última vez na Marvelous Bridge, e entregam os itens correspondentes ao trio da criação: Adamant Orb, Lustrous Orb e Griseous Orb. Eles são também os responsáveis pela fuga de Ghetsis.

Pokémon Black White Shadow Triad

Os Sete Sábios

Ao entrar no castelo de N, o jogador é barrado por seis dos sete sábios da Equipe Plasma. São eles: Zinzolin, Ryoku, Rood, Gorm, Giallo e Bronius. O 7º membro dessa elite de treinadores da Equipe Plasma é o próprio Ghetsis, que foi preso após os acontecimentos no castelo. Quando o jogador termina a história principal, ele pode finalmente enfrentar o campeão e derrotá-lo para se tornar o novo campeão de Unova.

Além disso, um personagem muito bem conhecido aparece para fornecer uma missão. Looker, o policial internacional introduzido na quarta geração, se une ao jogador na busca pelos seis sábios restantes. Então, o jogador deverá viajar por Unova mais uma vez, procurando cada um dos seis sábios para entregá-los para a polícia.

Sete Sábios Pokémon Black White

Cynthia

Outra personagem muito conhecida e querida pela maioria dos fãs também está de volta: Cynthia, a campeã da Elite 4 da região de Sinnoh. Cynthia tem uma casa na cidade costeira de Undella e, depois de derrotar o campeão, o jogador poderá encontrá-la e batalhar contra ela uma vez por dia. Sua equipe é constituída por: Spiritomb Lv.75, Eelektross Lv.75, Milotic Lv.75, Braviary Lv.75, Lucario Lv.75 e seu icônico Garchomp, que estará treinado até o Lv.77.

Pokémon Black White Cynthia

Depois de toda essa movimentação e uma história de tirar o fôlego, falta o maior desafio de todos, como em todos os jogos da franquia: hora de completar o seu Pokédex!

Pokémon Black e Pokémon White foram lançados em 18 de setembro de 2010 no Japão, em 4 de março de 2011 na Europa, 6 de março de 2011 nas Américas e 10 de março de 2011 na Austrália. Eles superaram o recorde de jogos eletrônicos com a venda mais rápida da história, vendendo 2,68 milhões de cópias nos 2 primeiros dias no mercado japonês. Até os dias atuais, Pokémon Black e Pokémon White atingiram números absurdos de vendas. Foram mais de 4,5 milhões de cópias nos Estados Unidos, mais de 5,5 milhões no Japão e mais de 2,5 milhões na Austrália.

Matéria atualizada por: Duds

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

3 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. como faz para baixar?

    ResponderExcluir
  2. http://www.poke-blast-news.co.cc/2011/01/novas-vagas-vagas-abertas.html

    Nesse link acima, tem todos os jogos pra Ds que vc quiser !!
    E só escolher o seu e baixar.

    Mais alguma duvida e só perguntar

    Até

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال