Dawn (Anime)

Dawn (Anime)

  • Nome: Dawn
  • Nome Japonês: Hikari
  • Cidade Natal: Twinleaf, Sinnoh
  • Voz brasileira: Fernanda Bullara
  • Voz americana: Emily Janness
  • Voz japonesa: Megumi Toyoguchi

História

Dawn foi a companheira de Ash em sua jornada em Sinnoh. Assim como May, seu desejo é se tornar uma Top Coordenadora, seguindo os passos de sua mãe, e para isso conta com a ajuda de seu Pokémon inicial Piplup. Apesar de algumas vezes agir sem pensar ou se deixar dominar pelas emoções, Dawn é uma coordenadora forte e dedicada.

O passado de Dawn

Quando Dawn era mais jovem, ela frequentou um jardim de infância onde conheceu seus amigos Kenny e Leona. Um dia, os três foram escolhidos como cuidadores Pokémon da semana e ficaram responsáveis ​​por cuidar dos Pokémon de estimação da escola, Plusle e Minun. Dawn, então, abraçou os dois Pokémon do tipo Elétrico com força e recebeu um choque elétrico, fazendo com que seu cabelo arrepiasse e brilhasse. Por isso, seus amigos passaram a chamá-la de "Diamante Duro", ou apenas "Dee Dee".

A pequena Dawn com Plusle e Minun

O primeiro Pokémon e início da jornada

Dawn começou sua jornada Pokémon com um Piplup superconfiante. Ela não conseguiu ganhar sua confiança no início, mas depois de resgatá-lo de um enxame de Ariados, os dois se tornaram amigos. Ao contrário de May, ela sabia desde o início que queria seguir os passos de sua mãe e ser uma Top Coordenadora de Pokémon.

Depois de conhecer Ash e Brock, Dawn decidiu viajar com eles pois a experiência deles provavelmente seria útil para ela. Assim como Ash, Dawn viu um Pokémon Lendário no início de sua jornada (revelado mais tarde que era uma projeção de Mesprit).

Quando Dawn começou sua jornada, ela pegou uma bicicleta que foi destruída pelo Pikachu de Ash. No entanto, ela não mencionou isso ao Ash depois que aconteceu, reconhecendo que foi um acidente honesto devido a uma situação desesperadora.

Dawn também planejou levar uma grande mala cheia de roupas com ela, mas sua mãe a fez deixá-la em casa. Em vez disso, Dawn pegou uma mochila que sua mãe havia preparado para ela. Johanna também deu à Dawn a primeira fita que ela ganhou como coordenadora como um amuleto de boa sorte, um item que simboliza a determinação de Dawn.

Fita da mãe de Dawn

A jornada nos Concursos Pokémon

Ao chegar na cidade de Jubilife, Dawn se inscreveu para os Concursos da região de Sinnoh. Ela perdeu seu primeiro Concurso Pokémon para Zoey (#480 - A Chegada de uma Rival!), que se tornou uma de suas melhores amigas e maiores rivais. Após sua perda, Dawn ligou para sua mãe, mas Johanna disse a Dawn para não confiar nela e, em vez disso, confiar em amigos e nos seus Pokémon. Eventualmente, no segundo concurso oficial de Dawn, ela foi capaz de vencer seu amigo de infância, Kenny, e ganhou sua primeira Fita.

No Episódio 517 - Um Dia Rum Para Dawn!, Dawn se sentia confiante, mas perdeu na etapa de desempenho do Concurso da cidade de Hearthome. No Concurso da cidade de Solaceon, ela mais uma vez não passou na etapa de desempenho devido ao excessivo golpe de Ambipom.

Isso marcou uma mudança notável no caráter de Dawn. Após o segundo golpe em sua autoestima, ela não sabia o que fazer e ainda estava muito chateada. Depois disso, ela se tornou mais focada e recuperou a confiança após batalhar contra Maylene (#535 - Cruzando a Linha de Batalha!). Ela também começou a praticar seriamente para todas as performances e batalhas para os concursos. Seguindo o conselho de Zoey para mostrar mais os seus Pokémon e não seus movimentos, Dawn conseguiu passar pela primeira rodada na Copa Wallace e, eventualmente, quebrar sua sequência de derrotas ao vencer a May na rodada final da competição (#547 - Estratégia com Sorriso!).

Dawn e May na Copa Wallace

Dawn voltou para casa com Ash e Brock para o Festival Anual da cidade de Twinleaf (#606 - A Estratégia Começa em Casa!), e lá enfrentou sua mãe em uma batalha. Embora Johanna tenha vencido a partida com relativa facilidade, ela ficou impressionada com o trabalho em equipe de Dawn. A volta ao lar ajudou Dawn a recuperar seu foco, especialmente depois de uma aventura em seu próprio subconsciente (#608 - Uma Viagem Misteriosa e Histórica!).

Johanna no Festival de Twinleaf

Mais tarde, Dawn inventou uma nova tática para o Grande Festival, o Candelabro de Gelo, usando seu Pachirisu e sua Buneary. Além de inventar movimentos combinados, Dawn também adquiriu um novo Pokémon, Togekiss. Com Togekiss, Dawn aprendeu a utilizar a seu favor a elegância do Pokémon e aplicar ao seu próprio estilo de batalha.

Candelabro de Gelo de Pachirisu e Bunneary

Dawn entrou no Grande Festival de Sinnoh (#642 - Última Chamada - Primeiro Round!) usando sua Buneary e seu Cyndaquil. Ela progrediu na rodada e lutou contra Ursula. Com Mamoswine e Pachirisu, ela foi capaz de usar com sucesso sua combinação Candelabro de Gelo para derrotar Gabite e Flareon de Ursula. Depois, ela derrotou Jessilina e avançou para as finais. Dawn enfrentaria Zoey na rodada final - o que cumpriu a promessa que as duas haviam feito após o primeiro Concurso que participaram.

Foi uma batalha muito acirrada entre seu Piplup e Togekiss e Glameow e Gallade de Zoey, mas no final, Dawn acabou perdendo. Após as finais, ela se encontrou com sua mãe e devolveu a Fita que Johanna havia lhe dado como amuleto de boa sorte no início de sua jornada. Dawn disse que não precisava mais andar na sombra de sua mãe, e que apenas precisava do apoio de seus Pokémon para se tornar uma Top Coordenadora - provando para sua mãe e para si mesma o quanto ela havia crescido como treinadora.

Dawn e Zoey

Depois que Ash competiu na Liga Sinnoh, ela considerou se deveria ir ou não para Kanto. No entanto, ela recebeu um convite de Paris para que sua Buneary trabalhasse com ela por um curto período como modelo Pokémon e decidiu ficar em Sinnoh. Assim, o trio de amigos se despede.

Dawn se despedindo de Ash e Brock

Uma nova jornada

Depois que o trabalho de modelo de Buneary com Paris foi concluído, Dawn decidiu passar algum tempo em casa antes de considerar seu próximo passo em sua jornada para se tornar uma Top Coordenadora. Dawn, então, decidiu ir para a região de Hoenn, região de origem dos Concursos Pokémon.

No entanto, embora ela tivesse certeza de que levaria Piplup, ela não sabia se deveria levar todos os seus outros Pokémon com ela para Hoenn. Ela procurou o conselho do Professor Rowan, que a enviou para ajudar um novo Treinador que estava tendo problemas para decidir qual seria seu primeiro Pokémon.

Durante esse evento, seu Cyndaquil evoluiu para Quilava, e foi então que Dawn percebeu que todos os seus Pokémon ainda tinham potencial para crescer com ela. Ela decidiu levar todos os seus Pokémon para Hoenn e logo partiu em sua nova aventura com o sonho de se tornar uma Top Coordenadora.

Dawn e seus Pokémon viajando para Hoenn

Passagem por Unova

No Episódio 746 - Tudo Pelo Amor de Meloetta!, foi revelado que Dawn tinha viajado para a região de Unova e estava hospedada na vila de Cynthia na cidade de Undella enquanto a Campeã de Sinnoh estava visitando a cidade de Virbank. Dawn se reuniu com Ash e seus novos amigos, Iris e Cilan, e chegou a batalhar com o Líder de Ginásio da cidade de Striaton usando seu Piplup contra seu Pansage, mas como a batalha foi interrompida, nenhum vencedor foi identificado.

Antes de ir para Undella, Dawn visitou a cidade de Nimbasa, onde assistiu a um Musical Pokémon e um dos desfiles de moda da Líder de Ginásio Elesa. Ela também revelou que entraria na Copa Júnior. Dawn chegou ao segundo turno antes de seu Mamoswine ser derrotado pelo Dragonite de Iris, apesar de Dragonite não ter ouvido os comandos de sua treinadora.

Mais tarde (#754 - Adeus, Copa Junior - Olá, Aventura!), ela conheceu Cameron, junto com Ash, Iris e Cilan. Quando eles chegaram à vila de Cynthia em Undella, Dawn anunciou sua intenção de ir para a região de Johto para competir na Copa Wallace que aconteceria no local. Depois de batalhar com Ash, ela e seu Piplup embarcaram em um voo para a cidade de Blackthorn.

Dawn e Piplup viajando em direção a Johto

Dawn em Jornadas

Dawn e Chloe

Chloe conhece Dawn no episódio 1171 - O Sonho de uma Noite de Verão de Darkrai!, quando ela foi para Sinnoh em suas férias de verão e acaba por ver uma entrevista de Johanna, mãe de Dawn, falando sobre os Torneios Pokémon. Ao saber que um Torneio aconteceria na cidade de Eterna, Chloe decide ir para lá e acaba conhecendo Dawn no caminho, que por acaso, também estava indo para a cidade. Enquanto isso, Goh e Ash investigavam um caso de pesadelos em massa em uma pequena cidade da região de Sinnoh, que eles descobrem estar sendo causados por Darkrai.

No caminho para a Cidade de Eterna, entre desentendimentos e reconciliações, elas acabam encontrando o Pokémon Lendário Cresselia bastante ferido. Enquanto cuidam dos ferimentos de Cresselia, as duas falam sobre suas ambições, seus parceiros Pokémon e suas aventuras até ali. Chloe percebe ter algo em comum com Dawn quando ela diz ter viajado com um certo "bobão Pokémon ".
Darkrai aparece e Dawn e Cloe acham que ele está ali para atacar Cresselia. Contudo, logo mudam de ideia, pois percebem o olhar de Cresselia. A Equipe Rocket ataca Darkrai e as duas aproveitam para fugir - é nesse momento que elas se encontram com Ash e Goh.

Uma breve conversa sobre a relação entre Cresselia e Darkrai é interrompida quando a Equipe Rocket, comandada por Matori, chega com a intenção de capturar Cresselia. Darkrai, que já tinha derrotado o trio Jessie, James e Meowth, chega para impedi-los, confirmando a ideia de que Darkrai estava ali para proteger Cresselia. Darkrai, Cresselia e nosso heróis conseguem derrotar a Equipe Rocket e então os Pokémon Mítico e Lendário retornam para suas respectivas ilhas: Ilha da Lua Nova e Ilha da Lua Cheia.

Dawn Mundo Alternativo

Dawn retorna no episódio 1186 - Dialga e Palkia! O Cataclismo do Espaço-Tempo!, quando seu Piplup foi roubado por alguém que se parecia exatamente com ela. Dawn ligou para Ash, que viajou para Sinnoh com Goh e Chloe para ajudar. Após um ataque da Equipe Rocket do Mundo Alternativo, Dawn e Goh viajaram para uma versão de mundo alternativo de Sinnoh, onde conheceram a contraparte de Dawn do mundo alternativo, uma Treinadora talentosa que já ficou em segundo lugar na Liga Sinnoh. Depois de recuperar seu Piplup, Dawn e Goh descobriram que os Pokémon deste mundo começaram a involuir recentemente devido a razões desconhecidas. Com base em suas experiências passadas, Dawn imaginou que Dialga e Palkia poderiam ser os responsáveis.

No episódio 1187 - Dialga e Palkia! A Batalha Decisiva do Espaço-Tempo!, Dawn e Goh se reuniram com Ash e Chloe, e decidiram investigar as devoluções. Eles finalmente descobriram que a Equipe Rocket no Mundo Alternativo havia trancado Dialga e Palkia em uma batalha usando uma Corrente Vermelha para roubar os Pokémon devoluídos. Depois que a Equipe Rocket foi derrotada, Ash, Dawn, Goh, Chloe e seus eus alternativos oraram para Arceus parar a batalha de Dialga e Palkia. Respondendo aos seus apelos, Arceus emergiu da Corrente Vermelha e fez o artefato desaparecer. Dialga e Palkia então reverteram todas as devoluções e enviaram Ash e seus amigos de volta ao seu próprio mundo.

Dawn Anime Pokémon

Dawn se reuniu com Ash e Goh novamente no episódio especial "Arceus - Aquele que é Chamado de Deus", encontrando-os no Festival de Sinnoh da cidade Canalave. Depois de aprender um pouco sobre o passado de Sinnoh com Cynthia e experimentar o uso de antigas Poké bolas recriadas, o grupo soube de atividades suspeitas no Monte Coronete e foi investigar. O grupo reencontrou Brock, que se juntou a eles. Eles descobriram os planos da Equipe Galáctica em produzir uma ruptura no tempo-espaço para resgatar Cyrus, mas isso resultou em um Heatran descontrolado. Com a ajuda do trio do lago (Uxie, Mesprit, Azelf) e do próprio Arceus, eles conseguiram parar Heatran e interromper a Equipe Galáctica. 

Os Pokémon de Dawn

Na equipe:

Piplup

Piplup (Dawn)

Bunneary

Bunneary (Dawn)

Pachirisu

Pachirisu (Dawn)

Mamoswine

Mamoswine (Dawn)

Quilava

Quilava (Dawn)

Togekiss

Togekiss (Dawn)

Em treinamento:

Ambipom

Ambipom (Dawn)

Trocado:

Buizel

Buizel (Dawn)

Histórico de Pokémon

#469 - Seguindo na Viagem de Estreia!
Dawn recebe Piplup do Prof. Rowan.

#477 - Meu Mundo por uma Buneary!
Dawn captura Buneary.

#487 - Pegue-me se Puder!
Dawn captura Pachirisu.

#502 - Todos Contra Buizel!
Dawn captura Buizel.

#523 - A Hora da Troca!
Dawn troca seu Buizel pela Aipom de Ash.

#529 - Choque de Rivais!
Aipom evolui para Ambipom.

#552 - Famintos Por Uma Vida Boa!
Dawn captura Swinub.

#572 - Epidemia de Pesadelo!
Swinub evolui para Piloswine

#574 - Uma Manada de Desobediência!
Piloswine evolui para Mamoswine.

#592 - A Escolha Certa!
Dawn deixa seu Ambipom com outro treinador.

#611 - A Disputa por um Ovo!
Dawn ganha um ovo e dele nasce um Cyndaquil.

#639 - O Amanhecer de um Dia Real!
Dawn fica com o Togekiss de sua amiga Salvia.

#660 - Dawn - Partindo em uma Nova Jornada!*
Cyndaquil evolui para Quilava.

Matéria atualizada por: Lucas Pasion e Tom Santos.

2 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Nosssa esse foi a melhor descrição de Dawn que eu já vi so tem um errinho
    Dawn perdeu em Lilypad para James vestido de Jesselina

    ResponderExcluir
  2. Eu gostava dela,até que ela deixou o Ambipom(Meu Pokémon preferido) pra treinar Ping Pong,tipo HÃ?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال