Pokémon Red, Blue e Green - O Começo de Tudo

Pokémon Red, Blue e Green

Pokémon Red, Blue e Green foram os primeiros jogos e o início da franquia Pokémon. Criados por Satoshi Tajiri e produzidos por Shigeru Miyamoto (criador das séries Mario e Zelda, dentre outras), esses jogos foram lançados para o Game Boy primeiramente no Japão em 27 de fevereiro de 1996, com a dupla de jogos Pokémon Red e Pokémon Green. Mais de dois anos após o sucesso do lançamento no Japão, os jogos vieram a ser lançados nos Estados Unidos, em 28 de setembro de 1998, como Pokémon Red e Pokémon Blue.

Juntamente com Pokémon Yellow, estes jogos compõem a 1ª Geração, que estabeleceu alguns parâmetros para todas as Gerações futuras. Eles foram relançados em 27 de fevereiro de 2016 no Virtual console do Nintendo 3DS, como comemoração do vigésimo aniversário da franquia.
 
Mesmo sendo lançados no fim da vida do Game Boy, Pokémon Red, Blue e Green são os jogos Pokémon mais vendidos da história, com um impressionante número de 31,38 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo. Até hoje, estes são os jogos mais vendidos de Pokémon e nenhum outro foi capaz de superar esta marca.

A História do Jogo 

Sendo os primeiros jogos Pokémon já lançados, estes trazem a história básica que estabeleceu os padrões para as próximas gerações. Você (Red) é um garoto de 11 anos (10 na versão europeia) que acabou de começar sua jornada como um treinador Pokémon na cidade de Pallet, da região de Kanto. Junto com seu rival (Blue), neto do Professor Carvalho (Oak, em inglês), vocês iniciam suas jornadas escolhendo o seu Pokémon inicial para a aventura: Bulbasaur, Charmander ou Squirtle. Após a escolha, o professor também te dará um Pokédex.

Pokémon Red, Blue e Green Iniciais de Kanto

Seu objetivo nestes jogos é enfrentar os Líderes de Ginásio: Brock (Pedra), Misty (Água), Lt. Surge (Elétrico), Erika (Planta), Koga (Venenoso), Sabrina (Psíquico), Blaine (Fogo) e Giovanni (Terrestre). Ao longo da Jornada, você também deverá impedir os planos malignos da Equipe Rocket, que busca capturar ou roubar Pokémon raros, e assim dominar o mundo utilizando-se deles.

Ao obter todas as 8 insígnias, você enfrentará a Elite 4, os treinadores mais fortes de Kanto: Lorelei (Gelo), Bruno (Lutador), Agatha (Fantasma) e Lance (Dragão). Por fim, após vencê-los, você batalhará com seu rival, o Campeão (Blue, com Pokémon de tipos variados).

Após essa vitória, restará completar o objetivo principal de todo jogo Pokémon: Pegar Todos! São 151 Pokémon em Kanto, incluindo o Lendário Mewtwo – que pode ser capturado na Caverna de Cerulean após vencer a Elite 4, e o mítico Mew – que incialmente seria obtido apenas através de eventos oficiais da Nintendo.

Pokémon Red, Blue e Green Pokedex Completa

Conectividade e Batalhas

A 1ª Geração dos jogos trouxe alguns conceitos que vieram a se tornar padrão para a franquia. O primeiro importante conceito estabelecido é o de interação entre os jogadores. As diferentes versões possuem Pokémon exclusivos, que não são encontrados para captura na outra versão correspondente. Sendo assim, para completar o Pokédex é necessário realizar trocas com outros jogadores, utilizando-se do cabo link do game boy ou via wireless no Virtual Console do Nintendo 3DS. Esse conceito prevalece até os dias atuais, sendo que todos os jogos da franquia principal possuem pelo menos 2 versões com diferentes Pokémon exclusivos.

Pokémon Red, Blue e Green Conectividade

O sistema básico de batalha também permanece até os dias atuais. Cada treinador pode possuir até 6 Pokémon e o objetivo é derrotar todos os Pokémon do oponente, levando os seus Pontos de Vida (HP) a zero. Cada Pokémon pode ter até 4 Movimentos, com uma quantidade definida de usos, e a batalha ocorre por rodadas (turnos). Em cada turno, você e seu oponente escolherão um comando: 

  • Ataque – Em que você atacará com um dos Movimentos do Pokémon;
  • Item – Para utilizar um item de auxílio;
  • Pokémon – Para trocar de Pokémon;
  • Run - Para fugir da batalha (nem sempre é possível)

Caso os dois jogadores escolham atacar, o Pokémon com maior velocidade atacará primeiro (salvo casos especiais). Assim como no sistema de trocas, é possível conectar com outro jogador para batalhas.

Curiosidades

  • Mew não estava inicialmente nos códigos do jogo, e isso pode ser um dos motivos para haver tantos bugs e glitchs nestes jogos, inclusive o qual possibilita sua captura.
  • É possível conectar Pokémon Red, Blue e Green com Pokémon Stadium e Stadium 2, sendo possível até batalhar com um jogador da 2ª Geração dos jogos, em Stadium 2.
  • Na 1ª Geração não há distinção de Ataque Especial (SPATK) e Defesa Especial (SPDEF), sendo os dois representados pelo atributo SPECIAL. Os Pokémon com este atributo mais alto são Mewtwo e Alakazam.
  • Nestes jogos ainda não existiam os tipos Aço e Sombrio. Sendo assim, nessa Geração, os Pokémon tipo Psíquico são extremamente fortes em relação aos outros tipos.
  • Nas batalhas entre jogadores, os Pokémon que forem congelados só descongelam se afetados por golpes de fogo.
  • A taxa de ataques críticos nesse jogo é definida pela velocidade de cada Pokémon, e todo golpe tem uma chance mínima de errar, o que tornava as batalhas entre Jogadores e o “competitivo” bem caótico.
  • Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os jogos vieram antes do anime (que foi lançado em 1 de abril de 1997 no Japão). Nos Estados Unidos, o anime foi lançado em 8 de setembro de 1998, duas semanas antes dos jogos.

Pokémon Red, Blue e Green são os jogos que estabeleceram essa franquia e apresentaram premissas básicas que são utilizadas em todas as Gerações dos jogos principais. A fórmula de sucesso, simples e intuitiva, se iniciou aqui - e perdura até os dias atuais.

Matéria atualizada por: Jorge Luz

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

4 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. mas tem como capturar o Mew nos 3 ne?

    ResponderExcluir
  2. olha o omastar parece que ele ta dançando kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Sim tem como capturar o mew através de glichts

    ResponderExcluir
  4. Desculpe responder tão tarde. Espero que ainda esteja a tempo

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال