Pokémon Gold e Silver

Pokémon Gold e Silver

Sendo uma continuação direta dos jogos da 1ª Geração, Pokémon Gold Version e Pokémon Silver Version foram lançadas no Japão em 21 de Novembro de 1999 e entre 2000 e 2002 no resto do mundo, se tornando os primeiros jogos da franquia principal para o Game Boy Color e, consequentemente, os primeiros jogos da franquia em cores!

Nessas versões do jogo você pode explorar a nova região de Johto, uma terra que fica a oeste de Kanto, com Pokémon diferentes e alguns já conhecidos. Lá, você inicia sua jornada na pacata cidade de New Bark, onde o Professor Pokémon da região, Professor Elm, pedirá para que você viaje até a casa do Mr. Pokémon, um conhecido do professor, para descobrir o que deixou esse parceiro de pesquisas tão animado.

Pokémon Gold e Silver Iniciais

Para isso, o Professor Elm te emprestará um de três Pokémon que possui em seu laboratório, uma vez que é muito perigoso andar pelas rotas sem um companheiro para te defender de aparições de Pokémon selvagens. Esses são Chikorita, do tipo Planta; Cyndaquil, do tipo Fogo; e Totodile, do tipo Água. Escolha bem, pois esse será o seu Pokémon inicial.

Seu destino inicial é a casa desse conhecido, ao norte da próxima cidade, Cherrygrove, onde você o encontrará junto de ninguém menos que o Professor Oak, Professor Pokémon da região de Kanto. No entanto, antes, perceberá que existe um rapazinho ruivo observando o laboratório do Professor Elm pelo lado de fora...

Pokémon Gold e Silver Rival

Incumbido pelo Mr. Pokémon com a missão de levar um Ovo para o Professor Elm, você recebe o Pokédex do Professor Oak e, no meio do caminho, encontra com o rapazinho ruivo na entrada da cidade Cherrygrove. Ele irá batalhar com você! Ao fim da batalha, o rapaz vai ter deixado cair o seu Trainer’s Card, e você poderá ver seu nome. Ao retornar para New Bark e chegar no laboratório, descobrirá que o rapaz roubou um dos Pokémon (o mesmo que utilizou contra você em batalha) e você poderá reportar seu nome à Polícia.

Agora, com um Pokédex e tendo entregado o Ovo para o Professor Elm, você é oficialmente presenteado com o Pokémon que escolheu, e está livre para poder iniciar uma jornada por toda a região de Johto, conhecendo e capturando novos Pokémon e derrotando Líderes de Ginásio.

Pokémon Gold e Silver PokegearPokémon Gold e Silver Pokegear Call

Sua mãe, sempre caridosa e preocupada, irá ligar através do Pokégear constantemente para você, certificando-se de que está tudo bem - e, se você decidir deixá-la com uma reserva de dinheiro, ela também irá prover itens que te ajudarão ao longo de sua aventura. Com esse aparelho, você também pode ouvir música e informações importantes na rádio, ver o mapa da região e, claro, registrar o número de telefone de outras pessoas, que eventualmente podem te ligar convidando-o para batalhas ou apenas dar informações interessantes. Funcionando também como um relógio, você pode ver as horas e saber se está em um dos três períodos: manhã, tarde ou noite. Os Pokémon que aparecem em cada período nas rotas podem mudar, então mantenha-se alerta!
 
Por ser uma região muito próxima de Kanto, há diversos Pokémon daquela região presentes também em Johto, porém há uma variedade nova dos monstrinhos nativa dessa nova terra. Ao todo, existem 100 novas espécies de Pokémon para serem encontradas, além, é claro, dos já conhecidos. Junto dos novos Pokémon, dois novos tipos foram descobertos, contando agora com mais variedade. Trata-se dos tipos Sombrio e Aço.

Dentre esses 100 novos Pokémon, temos novos Lendários, como o Trio de Cães, composto por Entei, Raikou e Suicune, que você encontra na Burned Tower em Ecruteak. Nessa ocasião, servirá apenas para afugentá-los, e agora eles aparecerão aleatoriamente pelas rotas de Johto. Eles servem ao seu mestre, Ho-Oh, modelo da capa de Gold, que faz parte da Tower Duo (Dupla da Torre) junto de Lugia, capa de Silver. Essas criaturas Lendárias podem ser encontradas na Tin Tower e Whril Islands respectivamente, desde que cumpra alguns requisitos. Dependendo de qual versão estiver jogando, o Lendário oposto estará em um level alto. Sim, exatamente: é possível capturar ambos os Lendários nas duas versões!

Pokémon Gold e Silver Team Rocket

Porém, nem tudo são flores, e logo você descobre que um grupo de pessoas está causando problemas em diversos lugares, maltratando e roubando Pokémon. Trata-se do próprio Team Rocket, que, depois de seu Líder Giovanni ter desaparecido, agora sobrevive sob o comando de seus Executivos. Seu objetivo é reconstruir a equipe e seguir os passos de seu desaparecido líder. Mas você está ali para impedi-los e, com você, está Lance!

Aparecendo diversas vezes para enfrentar o Team Rocket, Lance é um treinador experiente que luta por aquilo que é certo. Ele irá auxiliá-lo e aconselhá-lo não só sobre os vilões, mas também sobre sua jornada conquistando as Insígnias dos Ginásios, uma vez que ele é ninguém menos que o Campeão da Elite 4 das regiões de Johto e Kanto. Sim, ambas as regiões, por serem conectadas, possuem a mesma Elite 4!

Após a primeira aparição do Team Rocket próximo da cidade Azalea, você poderá conversar com Kurt, um senhor especializado em criar Pokébolas através de Apricorns, frutas específicas que você pode colher de algumas árvores espalhadas pela região. Cada tipo de Poké Bola serve para um propósito específico.

Pokémon Gold e Silver Apricorns

Blk Apricorn são usadas para fazer Heavy Balls, Pokébolas que funcionam melhor Pokémon pesados; Blu Apricorn, que produzem Lure Balls, para Pokémon que são pescados; Grn Apricorn que produzem Friend Balls, que aumentam a felicidade do Pokémon capturado; Pnk Apricorn, que produz Love Balls, capturando mais facilmente Pokémon do gênero oposto ao seu Pokémon; Red Apricorn, que produzem Level Balls, que funciona melhor se o nível de seu Pokémon é maior que o do selvagem; Wht Apricorn, usadas para fazerem Fast Balls, melhores para Pokémon rápidos e que podem fugir de batalha; e Ylw Apricorn, usada para fazer Moon Balls, Pokébolas que funcionam melhor em Pokémon que evoluem com a Moon Stone ou suas linhas evolutivas.

E sim, uma das Poké bolas funciona melhor em Pokémon do gênero oposto ao do Pokémon do treinador, isso porque agora existem gêneros em Pokémon! Todas as criaturas são classificadas como masculino, feminino ou indefinido. E com isso, há também a possibilidade de cruzamento e, consequentemente, de Ovos Pokémon!

Pokémon Gold e Silver Togepi Egg

Pouco depois de receber sua primeira Insígnia, você descobrirá que o Ovo que entregou ao Professor Elm é de um raro Pokémon e você será presenteado com ele para que possa chocá-lo. Dele nasce um Togepi. Agora você pode encontrar o DayCare e deixar dois Pokémon - se forem de gêneros opostos e compatíveis para cruzamento, após algum tempo eles irão botar um ovo e você terá um novo companheiro para suas aventuras.

Além de gêneros, os Pokémon também podem possuir uma coloração diferente, como é o caso do Gyarados Vermelho, culpa de experimentos da Equipe Rocket ao tentar forçar a evolução de Magikarp. Apesar de este ser um caso fora da curva, há uma pequena (e realmente pequena) chance que você encontre esses Pokémon Shiny naturalmente ao longo de sua jornada. Eles podem ser uma adição charmosa ao seu time para enfrentar os Ginásios.

Pokémon Gold e Silver Líderes de Ginásio

Pode parecer muito simples, mas o desafio dos Ginásios conta com diversos Líderes fortes, além de uma Elite 4 exigente. Em Johto você enfrentará Falkner, do tipo Voador; Bugsy, do tipo Inseto; Whitney, do tipo Normal; Morty, do tipo Fantasma; Chuck, do tipo Lutador; Jasmine, do tipo Aço; Pryce, do tipo Gelo; e Clair, do tipo Dragão. Uma vez que enfrentou todos eles, você poderá seguir até o Planalto Índigo (sim, o Planalto Índigo de Kanto) e enfrentar a Elite 4, que conta com Will, do tipo Psíquico; Koga (o antigo líder de Fuchsia em Kanto), do tipo Venenoso; Bruno, do tipo Lutador; e Karen, do tipo Sombrio. O Campeão, como sabemos, é Lance, especializado em Dragões.

Mas seus desafios não param por aí, pois uma vez conquistado a Liga de Johto, você está livre para explorar Kanto e enfrentar os Líderes dessa região, sendo eles Brock, do tipo Pedra; Misty, do tipo Água; Lt. Surge, do tipo Elétrico; Erika, do tipo Planta; Janine, a filha de Koga que assumiu o Ginásio do pai, do tipo Venenoso; Sabrina, do tipo Psíquico; Blaine, do tipo Fogo; e Blue, que assumiu o Ginásio de Viridian, sem uma especialidade de tipo.

Após conseguir as oito Insígnias de Kanto, se falar com o Professor Oak em Pallet, ele lhe falará sobre o Mt. Silver, que pode ser acessado através da Victory Road. Ali você pode encontrar diversos Pokémon para treinar e, no topo do monte, um único treinador solitário e silencioso... Chegou a hora de enfrentar Red!

Pokémon Gold e Silver Batalha Red

Matéria atualizada por: VersalhesTodd

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

2 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Han? Phanpy é do silver mas eu já encontrei um no gold '-'

    ResponderExcluir
  2. Agatha não está no Gold & Silver.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال