Turismo em Hoenn: Petalburg City, Rota 104 e Rustboro City

Boa noite pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que todos estejam bem!


No último turismo, falamos sobre Littleroot, Oldale, e as rotas 101, 102 e 103 (caso você não tenha lido-o, clique aqui). Hoje continuaremos nosso turismo pela região de Hoenn: visitaremos as cidades de Petalburg e Rustboro, além da rota 104. 

Então não percamos tempo: vamos começar o nosso turismo!

Petalburg City

Esquerda: Petalburg City na Geração III e Direita: Petalburg City na Geração VI.

Petalburg City é uma cidade localizada no sudoeste de Hoenn. É aqui que localiza-se o primeiro ginásio encontrado na região, porém, ele não pode ser acessado até que o treinador possua 4 insígnias, ou seja, é o 5º Ginásio da região; é comandado pelo pai do treinador, o líder Norman.

A cidade possui uma população significativa para o tamanho dela: 30 habitantes na Geração III e 26 habitantes na Geração VI.

A cidade pode ser acessado pela Rota 103 (ao leste) e pela Rota 104 (ao oeste).

Localização de Petalburg no Mapa de Hoenn.

A cidade possui como slogan:

"Onde Pessoas misturam-se com a Natureza!"
Gerações III e VI.

O nome da cidade provém da junção das palavras Petal (Pétala) e Burg(Fortaleza), que juntas formam a palavra, Fortaleza de Pétalas.

Os locais de interesse na cidade são: a Casa do Wally, o Poké Mart e o Ginásio:

  • Casa do Wally: Localizada próxima à saída oeste da cidade, é aqui que Wally (o principal rival dos jogos R/S/E e OR/AS) vive com sua família. Wally aparece primeiramente quando o jogador conversa com Norman, na primeira visita à cidade; ele pede ajuda para capturar um Pokémon para iniciar a jornada, Norman então empresta à ele um Zigzagoon para capturar uma Ralts selcagem (este acaba sendo o tutorial de captura Pokémon da região). A partir daí, Wally encontrará-se mais vezes com o treinador pela jornada, realizando batalhas ardentes com ele. Após o treinador obter a 5ª insígnia, os pais de Norman entregam ao jogador o HM03 (Surf).

  • PokéMart: Localizada no leste da cidade, é aqui que treinadores compram itens preciosos para sua jornada. O estoque da loja se resume à Poké Balls, Potions, Antidotes, Parlyz Heals, Awakenings, Escape Ropes, Repels, X Attacks,  X Defends, X Speeds e Orange Mails.

  • Ginásio: Localizado no centro-norte da cidade, é o Ginásio oficial da cidade, liderado pelo líder Norman (também pai do jogador), especialista em Pokémon do tipo Normal. O ginásio só pode ser acessado após o jogador obter 4 insígnias. É constituído por várias salas, que possuem treinadores com diferentes estratégias em cada uma delas: Sala de One-hit KO, Sala da Precisão, Sala do Ataque, Sala da Ddefesa, Sala da Velocidade, Sala da Recuperação, Sala da Confusão (Somente em Emerald) e Sala da Redução Zero (Somente em OR/AS); para chegar ao líder, o treinador deve vencer 3 salas consecutivas. Ao vencer o líder, o treinador ganha a Insígnia do Balanço (Balance Badge).
Balance Badge
Balance Badge
Vistas do Ginásio de Petalburg nas Gerações III e VI, respectivamente.


Equipes do líder Norman.

Rota 104

Rota 104 nas Gerações III e VI, respectivamente.

A Rota 104 é uma rota no oeste de Hoenn, que conecta as cidades de Petalburg (ao leste) e Rustboro (ao norte). É nesta rota que localiza-se a Floresta de Petalburg (Petalburg Woods).

Localização da Rota 104 no Mapa de Hoenn.

A rota é bem larga, indo da direção sul ao norte (ou vice-versa), sendo dividida em dois segmentos pela Floresta de Petalburg (que encontra-se no meio da rota): o segmento sul (próximo ao mar e à Petalburg) e o segmento norte (próximo à Rustboro). O segmento sul possui uma entrada para o mar, onde há uma pequena enseada, onde há a Cabana do Sr. Briney: um velho lobo-do-mar, que já passou por várias experiências magníficas navegando pelos mares do Mundo Pokémon; atualmente ele mora aqui com Peeko, seu companheiro Pokémon Wingull; após o resgate de Peeko no Rusturf Tunnel (logo após a conquista da 1ª insígnia), Briney passará a levar o jogador em sua barca, podendo levá-lo até Dewford ou Slateport. Aqui nesta parte da rota há bons treinadores, tanto na areia quanto na porção verde da rota; aqui também há a maior parte dos Pokémon encontrados na rota (retirando os que são encontrado na Floresta). Aqui há também um pequeno barranco, que só pode ser acessado pela saída sudeste da Floresta de Petalburg. Já o segmento norte possui uma lagoa, onde há uma ponte com treinadores que podem ser enfrentados. Aqui também localiza-se, no lado esquerdo da lagoa, a Pretty Petal Flower Shop, que vende Berries e itens de floricultura; é aqui que o treinador obtém a Wailmerpail pra regar suas Berries plantadas pelos diversos canteiros da região; aqui também vendem flores decorativas para as Secret Bases. Ao nordeste da cidade, localiza-se a entrada da cidade de Rustboro.

Os Pokémon Disponíveis na Rota 104 são:

  • 3ª Geração:

Em R/S:

Na grama:

Zigzagoon (Lv. 4 e 5) - 50%
Wurmple (Lv. 4 e 5) - 30%
Taillow (Lv. 4 e 5) - 10%
Wingull (Lv. 3 a 5) - 10%

Surfando:

Wingull (Lv. 10 a 30) - 95%
Pelipper (Llv. 25 a 30) - 5%

Pescando:

Com Old Rod:

Magikarp (Lv. 5 a 10) - 100%


Com Good Rod:


Magikarp (Lv. 10 a 30) - 100%

Com Old Rod:

Magikarp (Lv. 20 a 45) - 100%

Em Emerald:

Na grama:

Marill (Lv. 4 e 5) - 20%
Poochyena (Lv. 4 e 5) - 40%
Wurmple (Lv. 4) - 20%
Taillow (Lv. 4 e 5) - 10%
Wingull (Lv. 3 a 5) - 10%

Surfando:

Wingull (Lv. 10 a 30) - 95%
Pelipper (Llv. 25 a 30) - 5%

Pescando:

Com Old Rod:

Magikarp (Lv. 5 a 10) - 100%


Com Good Rod:


Magikarp (Lv. 10 a 30) - 100%

Com Old Rod:

Magikarp (Lv. 20 a 45) - 100%

  • 6ª Geração:

Em OR/AS:

Na Grama:

Zigzagoon (Lv. 2 a 7) - 40%
Wurmple (Lv. 2 a 7) - 40%
Tailow (Lv. 3, 5 e 7) - 10%
Wingull (Lv. 3, 5 e 7) - 10%

Surfando:

Wingull (Lv. 10 a 30) - 95%
Pelipper (Llv. 25 a 30) - 5%

Pescando:

Com Old Rod:

Magikarp (Lv. 5 a 10) - 100%

Com Good Rod:

Magikarp (Lv. 10 a 30) - 100%

Com Old Rod:

Magikarp (Lv. 20 a 45) - 100%

Nas Hordas:

Zigzagoon (Lv. 2) - 95%
Wingull (Lv. 2) - 5%

Escondidos (no Pós-Game):

Chatot (Lv. 5) - ???
Pidove (Lv. 5) - ???
Sewaddle (Lv. 5) - ???


Como dito anteriormente, é nesta rota que encontra-se a Floresta de Petalburg (Petalburg Woods).

Floresta de Petalburg nas Gerações III e VI, respectivamente.

Ela é uma floresta bem densa e escura, onde há vários barrancos, que formam, junto com as árvores, um verdadeiro labirinto verde e natural. Muitos treinadores que passam por aqui perdem itens devido à escuridão da floresta: estes itens podem ser achados à olho nu ou usando o ItemFinder. A floresta possui duas saídas ao sul e uma ao norte. A saída sudoeste pode ser acessada livremente pela rota 104, já a do sudeste, leva também ao segmento sul da rota 104, mas é necessário o uso de Cut para passar por ela. Ao norte, temos a saída da floresta em direção ao segmento norte da rota 104; na primeira vez que o treinador passa por aqui, encontrará Capangas da Equipe Magma (em Ruby e OmegaRuby)/Equipe Aqua (em Sapphire, Emerald e AlphaSapphire) atacando um empregado das Corporações Devon, ao ajudá-lo e salvá-lo das mãos dos capangas, ele dará ao jogador uma Great Ball (Geração III) e um Exp. Share (Geração VI). Aqui encontra-se uma variedade de Pokémon insetos, além de possuir uma Moss Rock (em OR/AS, somente), onde pode-se evoluir um Eevee em Leafeon.

Os Pokémon Disponíveis na Floresta de Petalburg são:

  • 3ª Geração:

Em R/S:

Na Grama:

Zigzagoon (Lv. 5 e 6) - 30%
Wurmple (Lv. 5 e 6) - 25%
Cascoon (Lv. 5) - 10%
Silcoon (Lv. 5) - 10%
Taillow (Lv. 5 e 6) - 5%
Shroomish (Lv. 5 e 6) - 15%
Slakoth (Lv. 5 e 6) - 5%


Em Emerald:

Na Grama:

Poochyena (Lv. 5 e 6) - 30%
Wurmple (Lv. 5 e 6) - 25%
Cascoon (Lv. 5) - 10%
Silcoon (Lv. 5) - 10%
Taillow (Lv. 5 e 6) - 5%
Shroomish (Lv. 5 e 6) - 15%
Slakoth (Lv. 5 e 6) - 5%

  • 6ª Geração:

Em OR/AS:

Na Grama:

Zigzagoon (Lv. 4 a 6) - 30%
Wurmple (Lv. 4 a 6) - 30%
Cascoon (Lv. 6) - 10%
Silcoon (Lv. 6) - 10%
Taillow (Lv. 5) - 5%
Shroomish (Lv. 5) - 10%
Slakoth (Lv. 5) - 5%

Na Horda:

Zigzagoon (Lv. 3) - 35%
Wurmple (Lv. 3) - 60%
Shroomish (Lv. 3) - 5%

Escondidos (no Pós-Game):

Paras (Lv. 6) - ???
Cottonee (Lv. 6) - ???
Phantump (Lv. 6) - ???

Rustboro City

Esquerda: Rustboro City na Geração III e Direita: Rustboro City na Geração VI.

Rustboro City é uma métropole localizada no oeste de Hoenn. A cidade possui uma arquitetura singular: as suas casas são feitas de pedra. assim como suas ruas. É aqui que localiza-se o 1º Ginásio disponível para desafio da região, liderado pela líder Roxanne.

A cidade é a 4ª maior da região, ficando atrás somente das cidades de Mauville, Lilycove e Slateport, possuindo 57 habitantes na Geração III (exceto em Emerald, onde possui 61 habitantes) e 63 habitantes na Geração VI.

A cidade pode ser acessada pelas Rotas 104 (ao sul), 115 (ao norte) e 116 (ao nordeste).

Localização de Rustboro no Mapa de Hoenn.

O slogan da cidade é:

"A Cidade que sonda a integração da Natureza e Ciência"
Gerações III e VI.

O nome da cidade provém da junção das palavras Rust (Ferrugem) e Borough (Vila), que juntas têm o significado de Vila da Ferrugem.

Os locais de interesse na cidade são: a Corporação Devon, a Casa do Cortador, a Escola de Treinadores Pokémon, o Poké Mart e o Ginásio:

  • Corporação Devon: Localizada no noroeste da cidade, é a sede de uma grande indústria que produz itens para Treinadores Pokémon. Além de vender itens inovadores para treinadores, é aqui que o treinador pode reviver seus Root Fossil (que origina um Lileep) e o Claw Fossil (que origina um Anorith), além de poder reviver fósseis de outras regiões em OR/AS. A Corporação possui um papel importante no enredo do jogo, sendo constante alvo dos ataques da Equipe Aqua e Magma. O presidente da Corporação é o Sr. Stone, avô do Campeão Steven. Os empregados da empresa moram em um complexo de apartamentos, ao sul da cidade. O prédio possui três andares, onde os trabalhadores planejam seus grandes projetos.

  • Casa do Cortador: Localizada perto do Centro Pokémon, é aqui que o Cortador e sua filha moram. O Cortador pe uma figura importante para a cidade, pois com a ajuda de seus Pokémon que usavam Cut, ele foi abrindo espaço entre a grande mata que havia na cidade, para que assim ela pudesse se expandir e crescer. Após o treinador ganhar a 1ª Insígnea no Ginásio da Cidade, ele dá ao jogador o HM01 (Cut). É dito que ele tem um irmão mais novo que mora em Mauville, que dá ao jogador o HM06 (Rock Smash).

  • Escola de Treinadores Pokémon: É aqui que treinadores iniciantes nas Batalhas Pokémon aprendem mais sobre as batalhas e a vida de um treinador. A professora dá ao jogador uma Quick Claw. Caso o jogador fale com alguns dos 5 treinadores que encontram-se aqui, poderá obter algumas dicas sobre o sistema de batalhas. No quadro negro, há informações sobre condições de status que podem afligir os Pokémon em batalha.
Escola de Treinadores Pokémon nas Gerações III e VI.

  • Poké Mart: Localizado no sul da cidade, é mais uma das lojas franqueadas à rede de Poké  Marts. A filial da cidade vende: Poké Balls, Repeat Balls, Timer Balls, Net Balls, Potions, Antidotes, Parlyz Heals, Escape Ropes, Repels, X Attacks,  X Defends e X Speeds.


  • Ginásio: Localizado no norte da cidade, é liderado pela líder Roxanne, especialista em Pokémon do tipo Pedra. Na Geração VI, antes do ginásio há um pequeno museu com artefatos antigos, como fósseis, artefatos de escavação e uma maquete da região. O Ginásio é um labirinto com dois caminhos: um em que há treinadores e outro em que não há treinadores. Ao fim dos caminhos, encontra-se a líder Roxanne. Ao treinador que vencê-la, é dado a Insígnia da Pedra (Stone Badge).
Stone Badge
Stone Badge
Vistas do Ginásio de Rustboro nas Gerações III e VI, respectivamente.



Equipes da Líder Roxanne nos jogos.

Por hoje é só pessoal! O brigado por lerem até aqui, espero que continuem gostando da série! Não deixem de comentar!

Continuem acompanhando a PBN: o maior Site de Pokémon do Brasil!

Até mais!

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال