O Guia para Iniciantes em Pokémon TCG


Are you a boy? Or are you a girl? [Você é um menino? Ou você é uma menina?]

Isso pouco importa, o fato é que evidentemente todos nós já fomos iniciantes em alguma coisa, e em virtude de Pokémon TCG já existir há mais de 15 anos no ocidente, e de já ter lançado mais de 65 coleções, pode parecer difícil e um pouco assustador iniciar nesse mundo, ainda mais com tantas opções. Mas não tema, esse guia foi construído justamente para lhe auxiliar nos primeiros passos. 

Quando eu ainda era uma criança e estava iniciando no Pokémon TCG, em meados de 2004, os jogadores possuíam opções bem limitadas ao que comparamos hoje. Atualmente, além do próprio TCG em si, a Pokémon Company criou um aplicativo online (e evidentemente oficial) para se jogar online com diversas pessoas em todo o mundo. Isso permitiu que muitos jogadores adentrassem ao mundo Pokémon TCG, e também auxiliou a aprimorar as habilidades de muitos jogadores. Mas vamos ao propósito dessa postagem. Eu escrevi aqui, dada minha experiência de mais de 10 anos em Pokémon TCG (ainda que eu não tenha tido a oportunidade de ter disputado grandes torneios) a melhor forma para que um iniciante aprenda todo o básico de uma forma rápida e divertida. 

Para mim, a melhor forma de alguém aprender a jogar Pokémon TCG é seguir uma linha simples de aprendizagem:
Leia o básico das regras – Jogue no Menu Tutorial do TCGO – Jogue diversas partidas no modo Desafio do Treinador – Jogue contra outros players no modo Theme Deck – Construa e Copie Decks – Ande sozinho e acompanhe novidades.

Mas antes de disso, você precisa ter outras informações, então vamos ao:

Onde, quando e como eu posso jogar?

Eu já me adiantei um pouco, e como disse anteriormente há dois meios em que você pode jogar Pokémon TCG, e eu explicarei detalhadamente a seguir:


O primeiro modo, e que aparentemente é mais óbvio, é o modo presencial, frente a frente com outra pessoa. Esse é o que realmente chamamos de TCG. Há diversas formas de você participar e jogar presencialmente. Você pode comprar Decks Temáticos/Theme Decks, ou Kit de Treinadores/Trainer Kits (veja mais sobre esses tipos de produto clicando aqui) e jogar com amigos, parentes e quem mais tiver interesse, ou, dependendo da cidade onde você mora, você pode participar da Liga Pokémon oficial da COPAG, um local onde diversos treinadores se reúnem para jogar pelo menos uma vez por semana, onde os jogadores recebem prêmios pelo simples fato de jogar (Para saber quais cidades possuem uma liga oficial COPAG, clique aqui).

Entretanto, se nenhuma dessas oportunidades parece viável para você, ou caso queira ter alguma experiência de jogo antes de frequentar a Liga Pokémon de sua cidade, você tem um recurso oficial da Pokémon Company chamado de Pokémon Trading Card Game Online, ou que propriamente chamamos de Pokémon TCGO. Com esse modo online, você apenas precisa de seu computador ou tablet, podendo jogar tanto contra pessoas do outro lado da tela, quanto contra o CPU. 

Ótimo. Com essas informações podemos seguir a linha de aprendizagem mencionada, mas vale lembrar que ela não é obrigatória, e cabe a você decidir pular etapas ou simplesmente aprender com amigos e outros jogadores. Não há um jeito fixo de se aprender a jogar Pokémon TCG, mas como mencionado, esse, a meu ver, é o método mais rápido de se desenvolver no jogo, principalmente se sua cidade não possuir uma liga. Então vamos para a linha de aprendizagem:

1. Leia o básico das regras


É evidente que para um bom início você tenha uma leve noção das regras, e que pelo menos conheça um pouco das cartas, como informações básicas de Estágio do Pokémon, Tipo, Fraqueza, Custo de Recuo e dentre outros. Para tanto, recomendo ler uma vez (não precisa mais do que isso caso você jogue o menu tutorial do TCGO) ou o manual que acompanha os Decks Temáticos, ou a nossa seção de Aprenda a jogar (clicando aqui), ou mesmo o menu “Como Jogar” do site da COPAG (clicando aqui) e que não leva mais do que dez minutos para completa-lo.

2. Jogue no menu Tutorial do TCGO




O Pokémon TCGO é um aplicativo gratuito, oficial e disponibilizado no próprio site da Pokémon Company. Esse aplicativo engloba todas as cartas disponíveis no formato padrão (standart) – geralmente usada em campeonatos oficias. Para realizar o download basta acessar o link, clicando aqui. Após fazer o download basta seguir os passos indicados no menu de instalação, que vale lembrar é todo em português, e após instalado, cadastrar uma conta no site oficial do Pokémon. 

Assim que instalado o seu aplicativo do Pokémon TCGO para computador ou tablet, o próprio sistema lhe pergunta se você gostaria de jogar o modo tutorial que lhe explicará tanto os funcionamentos básicos da interface do jogo, quanto das regras de Pokémon TCG. São sete etapas que variam conforme a forma de jogo, mas que duram uma média de 30 minutos a uma hora.

2.2  Por que começar com TCGO?


É claro que isso não é uma regra, mas no geral, pessoas com as quais convivi preferem primeiramente começar a jogar pelo aplicativo. Todavia, isso não parece uma surpresa, já que o TCGO fornece um recurso essencial para jogadores iniciantes: a jogabilidade. Quando me refiro a jogabilidade quero dizer o menu lateral e as cartas contornadas com um brilho verde (que indicam que ações podem ser tomadas com base naquela carta). Dessa forma, o jogador iniciante fica muito menos propenso a cometer erros bobos, mas honestos, como por exemplo jogar duas cartas de Suporte no mesmo turno, recuar um Pokémon duas vezes, esquecer de ativar alguma habilidade de algum Pokémon ou efeito do Estádio e assim por diante. 

3. Jogando contra o desafio do treinador (Trainer Challenge)




O Desafio do Treinador é uma forma de jogo contra o CPU em TCGO. Nele você pode enfrentar três ligas distintas em três níveis de dificuldade diferentes utilizando apenas Theme Decks/Decks Temáticos, que são baralhos já previamente construídos e que não podem ser alterados.

Nesse ponto, não há segredo, apenas jogue e tente aumentar a dificuldade aos poucos. Cada vez que você atingir o máximo de estrelas com cada jogador, você receberá como premiação um pacote de booster aleatório. Caso você complete doze jogos com adversários diferentes com um mesmo baralho você também receberá um pacote de booster correspondente a coleção do Theme Deck utilizado. Isso ajuda muito para quando você precisar ou querer jogar com adversários online construindo o seu próprio baralho. 
Há alguns códigos secretos que fornecem baralhos extras e exclusivos para o TCGO. Enquanto escrevia esse tutorial testei novamente os códigos, e apenas dois deles funcionavam, são eles:

PhantomForces
PrimalClash

Ambos os códigos lhe fornecerão um deck exclusivo do tipo água e normal chamado Rallying Cry.

4. Jogue contra outros players no modo Theme Deck



Após ter adquirido um pouco mais de experiência com o Desafio dos Treinadores, você pode avançar para jogos online contra outros adversários humanos. Basicamente, é o mesmo processo anterior. Todavia, a diferença é que além de enfrentar oponentes com Theme Decks/Decks Temáticos você enfrentará jogadores online, e apesar de não parecer, isso sim faz uma diferença considerável. As estratégias, formas de se preparar a estratégia e arriscar são todos elementos que estão inseridos nesse modo de jogo. 

5. Construa e copie Decks

Após isso, no próprio modo do TCGO ou, caso deseje, na liga TCG da sua cidade, você já pode iniciar a sua criação própria de deck. Esse é de longe a tarefa mais demorada dentre todos esses passos, pois, no final das contas a partir daqui você já será um bom jogador no que tange o conhecimento das regras, mas ainda há um caminho muito longo para se tornar um bom jogador competitivo, e o primeiro deles é adquirir experiência montando os seus próprios decks. 

Conforme você cria os decks, você começa a pensar nos oponentes que você enfrentará, que tipos de estratégias combateriam certos decks, e com isso, você ganha experiência no jogo como um todo, tanto de regras, quanto de perceber as estratégias dos seus oponentes.

Copiar algumas deck lists também pode ser frutífero, ao passo em que você começa a entender como outros jogadores jogam e pensam, em especial os jogadores competitivos e consequentemente, os grandes campeões de torneios. 

6. Ande sozinho e acompanhe as novidades.


Isso basicamente já aconteceu até aqui, afinal, se você estava utilizando do TCGO, de certa forma você estava aprendendo por si mesmo. Após isso, basta você continuar jogando pela liga e/ou pelo TCGO para que acompanhe as novas cartas que entrarão em jogo por meio das novas coleções. E a melhor forma de se tornar realmente um jogador competitivo é jogar e adquirir experiência dentro do jogo.


Como já mencionado na postagem do Glossário de Pokémon TCG trarei um pouco mais sobre as estratégias em Pokémon TCG nas próximas matérias. Estou seguindo uma linha do básico para o mais competitivo. Caso eu tenha utilizado algum termo que lhe seja desconhecido, você pode procurar o mesmo no Glossário Pokémon TCG, aqui no site, clicando aqui
Bom... Por enquanto isso é tudo, treinadores e treinadoras.

0 Comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!