Trajetória dos Jogos



Pokémon é uma franquia mundialmente conhecida, e disso todo mundo já sabe, mas, e quando falamos sobre os Jogos PokémonA primeira coisa que vem à mente de qualquer pessoa quando falamos de Pokémon é o Anime, pelo menos aqui no Brasil. Mas e quanto aos jogos? Pois é, eles não são muito populares aqui para o terror dos fãs, que assim como eu sonham em poder jogar uma versão limpa e totalmente na nossa língua. , enfim, esperam ter uma repercussão maior dos jogos aqui no Brasil, um dia. Mas isso é só um sonho, por enquanto, e portanto, convido você a saber um pouco mais sobre a Trajetória dos Jogos nesta matéria. 

Pokémon Red & Pokémon Green (Japonês)
Em 27 de Fevereiro de 1996, foram lançadas no Japão as duas primeiras versões dos jogos de Pokémon: Pokémon Red e Pokémon Green, suportados na plataforma de Game Boy.
Estes jogos ficaram disponíveis apenas no Japão e deram inicio à primeira geração de jogos por lá.


Na história, os protagonistas Red e Green da Cidade de Pallet, na região de Kanto, estão aptos a iniciar uma jornada Pokémon pois acabaram de completar dez anos de idade. Ambos escolhem um Pokémon Inicial, dado a eles pelo Professor Carvalho. Os Pokémon são: Bulbasaur, do tipo Grass, Charmander do tipo Fire e Squirtle, do tipo Water. Após isso, a jornada consistia em derrotar os Líderes de Ginásio da região para obter as 8 insígnias necessárias, habilitando o direito de desafiar a Elite 4 e posteriormente o Campeão de Kanto. Porém, em seu caminho o protagonista irá encontrar a Equipe Rocket, que é uma organização aparentemente do mau que liderados por Giovanni querem ganhar dinheiro acima de tudo. Após (Ou durante) o modo história, o jogador deveria completar a Pokédex, capturando todos os Pokémon até então disponíveis. Contudo, cada uma das duas versões possuía Pokémon exclusivos, assim como tem até hoje, tornando a tarefa de completar a Pokédex bem mais difícil, pois você precisaria da outra versão diferente da sua para poder trocar Pokémon com um amigo ou com você mesmo (caso tivesse 2 Game Boy e as 2 versões) e só assim realizar o sonho do Professor Carvalho.

Pokémon Blue (Japonês)
Esta versão também só ficou disponível no Japão e apesar de ter sido lançada um pouco mais tarde que os jogos Pokémon Red e Pokémon Green (10 de Agosto de 1996), esta também faz parte da primeira geração e compartilha a mesma história com algumas pequenas mudanças "in-game". Este jogo também é para Game Boy.


Assim como nos dois jogos citados anteriormente, o protagonista inicia sua jornada com dez anos ao adquirir um Pokémon inicial com o Professor Carvalho, sendo eles Bulbasaur, Charmander ou Squirtle e vai em busca de se tornar o melhor treinador de todos ao derrotar a Liga, salvar o mundo derrotando a Equipe Rocket e realizar o sonho de Professor Carvalho ao preencher a Pokédex.
Esta versão também tem Pokémon indisponíveis, necessários para completar a Pokédex e que só podem ser adquiridos por troca com outras versões (Pokémon Red & Pokémon Green até então).

Pokémon Yellow (Mundial)
Inspirado no Anime que estreou no Japão, Pokémon Yellow foi lançado em 12 de Setembro de 1998 com um conteúdo bem parecido com a história do desenho animado. Esta versão também foi lançada sozinha e para a plataforma de Game Boy. Apesar de ter sido lançado bem antes no Japão, esta versão também ficou disponível para as outras regiões do mundo, exceto na Coreia. Chegou na América do Norte em 28 de Outubro de 1999.


Diferente dos outros jogos anteriormente lançados, esta versão lhe força a iniciar a jornada com um Pikachu do tipo Electric, ao acordar tarde e ir para o laboratório do Professor Carvalho (Cidade de Pallet, Kanto). Bem familiar, não? Pois é, e além disso o protagonista também passa por outras diversas situações semelhantes a do Anime como serem perseguidos por Jessie e James da Equipe Rocket, mas também poderia fazer outras coisas que não estão neste, como ganhar a Liga da região. O jogo também tem Pokémon indisponíveis, obrigando novas trocas.

Pokémon Red & Pokémon Blue (Mundial)
Finalmente em 28 de Setembro de 1998 o resto do mundo conheceu os jogos Pokémon, titulados de Pokémon Red e Pokémon Blue, sendo primeiramente lançados na América do Norte e não estando disponíveis no Japão. Estas versões também ficaram disponíveis para Game Boy.


A história é similar a de Pokémon Red & Pokémon Green, pois se trata de uma adaptação traduzida das versões primarias. O protagonista completa 10 anos e vai ao laboratório de Professor Carvalho, onde pode escolher entre um Bulbasaur, Charmander ou Squirtle, e depois de escolher seu rival irá pegar o Pokémon com a vantagem de tipo sobre o seu e então a jornada começa, desafiando os Líderes de Ginásio, a Elite 4, Campeão e também salvando o mundo da Equipe Rocket.

Pokémon Gold & Pokémon Silver (Mundial)
Iniciando a segunda geração da franquia, foi lançado no Japão no dia 21 de Novembro de 1999 os jogos Pokémon Gold & Pokémon Silver, que mais tarde chega ao resto do mundo (15 de Outubro de 2000 na América do Norte). Estes foram os primeiros jogos para Game Boy Color da série.


Desta vez, agora na região de Johto, o jogador começa na Cidade de New Bark e vai ao encontro do Professor Elm para receber um dos três novos Pokémon iniciais: Chikorita de Grass, Cyndaquil de Fire ou Totodile de Water. Depois de escolher, Elm pede para que o jogador vá encontrar o Sr. Pokémon, afim de pesquisar sobre sua descoberta: Ovos Pokémon. Assim como na primeira geração, os treinadores devem coletar 8 insígnias e derrotar a Elite 4 e o campeão. Logo depois disso o jogador pode ir para o Kanto a fim de completar a Pokédex Nacional, com 251 Pokémon desta vez. Há Pokémon exclusivos de cada versão e muitos líderes de ginásio com tipos de Pokémon diferente de Kanto, tornando a aventura mais dinâmica.

Pokémon Crystal (Mundial)
Lançado em 14 de Dezembro no Japão e 30 de Julho de 2001 na América do Norte, Pokémon Crystal é o terceiro e último jogo da 2° geração de Pokémon e também o último da série original a rodar em Game Boy Color.


Da mesma forma que em Pokémon Gold & Silver, o jogador inicia sua jornada na Cidade de New Bark, na região de Johto, e pode escolher entre uma Chikorita, um Cyndaquil ou um Totodile para iniciar sua jornada. Esta versão se passa um pouco depois das versões anteriores, tendo algumas modificações bem significativas, como novos sprites dos Pokémon, novo Puzzle dos Unown, novas áreas e também a partir desta versão as garotas podiam ser realmente garotas! Isso mesmo, as personagens femininas foram finalmente introduzidas! Ah, e como sempre alguns Pokémon são indisponíveis de se obter sem trocas.

Pokémon Ruby & Pokémon Sapphire (Mundial)
Iniciando a terceira geração da franquia, Pokémon Ruby & Pokémon Sapphire estreou a lista de jogos suportados em Game Boy Advance. Chegou dia 21 de Novembro de 2002 no Japão e 27 de Março de 2003 na América do Norte.


Com uma nova história, o jogador inicia em uma animação, onde o personagem e a sua mãe estão se mudando para Cidade de Littleroot, na região de Hoenn, onde seu pai é um renomado líder de ginásio. Como sempre, o jogador está com dez anos e fica apto a iniciar uma jornada, escolhendo seu Pokémon Inicial (Treecko do tipo Grass, Torchic do tipo Fire ou Mudkip do tipo Water) com Professor Birch, que nas versões dessa região ele não se encontra no laboratório mas sim na Rota 1. Nesta versão cada líder de ginásio desbloqueia o uso de algum HM, ou seja, existem 8 deles. Mais uma vez, a Pokédex não pode ser concluída sem trocas entre as duas versões.

Pokémon Fire Red & Pokémon Leaf Green (Mundial)
Este foi o primeiro "remake" dos jogos da franquia que seu deu pela atualização de Pokémon Red & Green após 8 anos de lançamento dos primeiros jogos, agora com novos e melhorados gráficos devido ao Game Boy Advance. As datas de lançamento são 29 de Janeiro de 2004 no Japão 9 de Setembro de 2004 na América do Norte.


A história é similar a de seus antecessores: o jogador inicia na Cidade de Pallet, região de Kanto, onde você e seu rival completam dez anos e estão aptos a inicia ruma jornada, escolhendo seu Pokémon inicial com o Professor Carvalho (Bulbasaur, Charmander ou Squirtle) e ingressando em uma jornada para completar a Pokédex e realizar o sonho do professor. Além disso o jogador tem que coletar as 8 insígnias, 8 HMs, juntar-se a liga de Kanto e finalmente desafiar o campeão da região.

Pokémon Emerald (Mundial)
Seguindo a mesma história (um pouco mais tarde) de Pokémon Ruby & Sapphire, esta versão foi lançada no dia 16 de Setembro de 2004 no Japão e no dia 1 de Maio de 2005 na América do Norte. Este foi o último jogo da série a ser suportado em Game Boy Advance, totalizando 5 versões.


Como nas primeiras versões de Hoenn, o protagonista se muda para a Cidade de Littleroot para ficar mais perto de seu pai, líder de ginásio e está apto a iniciar uma jornada Pokémon, podendo escolher entres os iniciais Treecko, Torchic ou Mudkip. A maior mudança talvez seja no 8° ginásio, o campeão e também a possibilidade de escolher o Pokémon Eon (Latios e Latias) que o jogador quer caçar pelo continente. (A versão também tem Pokémon indisponíveis).

Pokémon Diamond & Pokémon Pearl (Mundial)
Estas versões iniciam a quarta geração dos jogos "core" da franquia sendo lançadas no dia 28 de Setembro de 2006 no Japão e 22 de Abril de 2007 na América do Norte e inaugurando a plataforma do Nintendo DS para Pokémon.


Desta vez, o protagonista e seu rival se encontram na Cidade de Twinleaf e vão procurar um Pokémon lendário no Lago da Verdade (Lake Verity), e são interceptados pelo Professor Rowan e seu assistente, que lhes advertem sobre o perigo de sair sem um Pokémon e por isso lhes empresta um inicial para sair da cidadezinha (Turtwig do tipo Grass, Chimchar do tipo Fire e Piplup do tipo Water). Um pouco mais o professor resolve deixar o Pokémon anteriormente escolhido com você e  sua jornada começa, em busca de 8 insignias, derrotar a Elite 4 e o Campeão, além de completar a Pokédex (que torna-se impossível caso não haja trocas entre as versões, de novo).

Pokémon Platinum (Mundial)
Esta é mais uma versão que se passa em Sinnoh e vem para complementar os dois jogos anteriores. Saiu dia 13 de Setembro de 2008 no Japão e 22 de Março de 2009 na América do Norte também para Nintendo DS.


Apesar de ter uma história parecida com a de Pokémon Diamond & Pearl esta versão traz muitas modificações inclusive a adição de novos Pokémon. São muitas alterações que o jogador encontra ao andar pelo continente parecendo estar uma nova história de jogo. Os iniciais continuam sendo Turtwig, Chimchar e Piplup e infelizmente existem vários Pokémon indisponíveis, forçando trocas com outras versões para completar a Pokédex.

Pokémon Heart Gold & Pokémon Soul Silver (Mundial)
No segundo "remake" da franquia, Pokémon Heart Gold & Soul Silver atualizam a história de Pokémon Gold & Silver e também foram os últimos jogos da 4° geração de Pokémon. (12 de Setembro de 2009 no Japão e 14 de Março de 2010 na América do Norte.


Assim como na versão Platinum, embora a história seja similar a de versões anteriores existem muitas mudanças, incluindo novos Pokémon, novas missões e também novas mecânicas. E é claro que também tem mudanças ruins para alguns, como Pokémon faltantes que só podem ser adquiridos por trocas. Os iniciais continuam sendo Chikorita, Cyndaquil e Totodile, com muitos aprimoramentos.

Pokémon Black & Pokémon White (Mundial)
Estas versões dão inicio à rápida 5° geração de Pokémon, sendo lançadas em 18 de Setembro de 2010 no Japão e 6 de Março de 2011 na América do Norte e também estão suportados para Nintendo DS.


O jogo inicia na Cidade de Nuvema, na região de Unova, quando a Professora Juniper da um presente para os três protagonistas, e nela contém Pokémon inciais (Snivy do tipo Grass, Tepig do tipo Fire ou Oshawott do tipo Water) para que sejam escolhidos e só assim a jornada começa. Um grande diferencial nestas versões é que a Pokédex, até então, só contém os Pokémon de Unova, ou seja, não Pokémon de outra região. Como sempre, há de se fazer trocas entre as versões para preencher a Pokédex, existem novos líderes de ginásio, nova Elite 4 e campeão, novas missões, etc.

Pokémon Black 2 & Pokémon White 2 (Mundial)
Essas duas versões foram lançadas 12 de Junho de 2012 no Japão e 7 de Outubro de 2012 na América do Norte também para Nintendo DS.


Na história, as grandes diferenças para as versões anteriores são os novos lugares a serem explorados, lugares que não podem mais ser acessados ou só poderão ser acessados no pós-jogo, novos líderes de ginásio, novo campeão e a Pokédex de Unova foi drasticamente expandida. Isso se dá pelo fato de que a história ocorre dois anos depois de Pokémon Black 2 & White 2, o que torna mais interessante obter e jogar estas versões. Estes forma os últimos jogos para Nintendo DS da franquia.

Pokémon X & Pokémon Y (Mundial)
Finalmente para Nintendo 3DS, Pokémon X & Y é lançado mundialmente no dia 12 de Outubro de 2013 iniciando a 6° geração de Pokémon.


Depois de tanta ansiedade o mundo pode jogar Pokémon com gráficos incríveis se comparados com versões anteriores. o protagonista (Serena ou Calem) iniciam em seu quarto, descem as escadas e fala com sua mãe e depois vai conhecer a vizinhança e um de seus novos amigos aparece com Pokémon iniciais de presente do Professor Sycamore e você pode escolher entre um Chespin do tipo Grass, um Fennekin do tipo Fire ou um Froakie do tipo Water. Depois disso a jornada começa e as descobertas são surpreendentes. Este jogo trouxe de volta muitos fãs perdidos, e não era pra menos, afinal o enredo é totalmente cativante, inclusive com a adição das Mega Evoluções. (Trocas são necessárias para completar a Pokédex e o objetivo da Liga ainda funciona como nos outros jogos).

Pokémon Omega Ruby & Pokémon Alpha Sapphire
Estes são os jogos mais recentes, sendo também um "remake" (O terceiro até agora), que atualizam Pokémon Ruby & Sapphire e também estão disponíveis para Nintendo 3DS. (Versões lançadas 21 de Novembro de 2014 para o Japão e América do Norte).


Assim como suas versões da 3 geração, o protagonista está chegando à Cidade de Littleroot na região de Hoenn para acompanhar seu pai, um renomado líder de ginásio. Ao encontrar o Professor Birch você pode escolher um Pokémon inicial já conhecido por todos (Treecko, Torchic ou Mudkip) e dependendo de sua escolha e como de praxe, seu rival e filho(a) do professor irá escolher um Pokémon com vantagem ao seu. Com as Mega Evoluções e aprimoramentos desde a última versão, as mecânicas e história se tornaram muito inovadoras e surpreendentes, mas é claro que as trocas entre as versões são obrigatórias para completar a Pokédex, mas pelo lado bom agora temos o PokéBank.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembranças e Anseios de Fãs


Mensagem de Cleiton Dario:
"Eu senti a emoção de ter que capturar os 151 Pokémon. Eu vi o quanto é legal observar os monstrinhos de bolso coloridos se movimentando. Aprendi que deixar um Pokémon forte e bonito e muito difícil, mais não impossível. Enfim conheci o deus e grande criador do mundo Pokémon, Arceus. Senti a nostalgia de ver as criaturinhas se mexendo agora sem parar além de gráficos espetaculares. Vi que Paris pode ficar ainda mais linda quando está no mundo Pokémon...
Uma vez me perguntaram "Você não se arrepende de não ter aproveitado mais a sua infância?" E eu disse "Eu viajei, conheci lugares que jamais pensaria em visitar, conheci pessoas, aprendi que sempre é bom lutar por um amigo, aprendi a ser justo, derrotei facções criminosas e ganhei o prestígio de continentes".
E se eu me arrependo de tudo isso? ...
Não mesmo.
Pois foi com Pokémon que aprendi a ser o que sou hoje".

Mensagem de Emerson Silva:
"Pokémon sempre fez parte da minha vida. Me lembro do meu 5° aniversário, em que a temática foi Pokémon, me lembro também de meus tios e primos mais velhos jogando Stadium no 64 mas eu ficava de fora. Joguei a DEMO de Gale of Darkness num shopping, e não deu muito certo. Meu primeiro contato com a core series foi com o Pokémon Yellow do meu meio irmão mais velho, por acidente, quando ele esqueceu sua versão no apartamento do meu padrasto e voltou para morar com a mãe. Lembro inclusive do Pikachu nível 100, do Scyther e da Chansey, que depois que dei reset no save não consegui captura-los mais na Safari Zone. Depois disso eu gostava de ir à casa do meu amigo para vê-lo jogar Pokémon Sapphire no emulador. Era muito divertido. Mas meu primeiro jogo - só meu - foi Diamond. Não gostava do Pearl, achava que era para garotinhas. Foi incrível, a história e a mecânica do DS. Melhor ainda foi em 2009 com o Platinum.
Enfim, Pokémon fez parte da minha vida. Desde a simples 1° Geração até a saga de EVs ‘satânicos’ da 3° e 4° Geração. Pokémon definitivamente fez parte da minha vida".

Mensagem de Murilo de Abreu:
"Está mensagem é para homenagear os jogos de Pokémon, que na minha opinião são muito bons por que seguem a história do mangá, que é muito melhor que o anime. Meu primeiro jogo foi o Yellow. Um tempo depois eu encontrei jogos pirata de Pokémon Red, Blue e Yellow para PS2, só que não sabia nada sobre tipos, vantagens, desvantagens, etc. Quando ganhei um celular, baixei emuladores e desde então tenho jogado todas as versões, exceto XY e ORAS, por enquanto. O que me motiva a jogar é o desejo de preencher a Pokedex por inteiro de cada versão e completar as missões do modo história do jogo".

Mensagem de Pedro Cambronio:
"Meu nome é Pedro, tenho 22 anos e conheço Pokémon desde 1999 com o anime, mas em 2007 por acidente, eu conheci uma "rom" de Pokémon Emerald, que não reconheci que era da franquia logo de cara, mas quando percebi foi uma felicidade tremenda! Explodi de alegria porque descobri que Pokémon não se limitava ao anime exibido pela Rede TV. Agora, com um sentimento nostálgico, eu e meus amigos poderíamos treinar Pokémon que sempre sonhávamos em treinar. No intervalo das aulas o nosso assunto era sempre sobre como ser um treinador Pokémon.
Todos os jogos rendiam boas piadas, diversão e um dos melhores entretenimentos que já tive e com certeza nunca deixarei de acompanhar coisas relacionadas a esse universo e inclusive defendo todos os monstrinhos, até mesmo os das novas gerações. Viva a diversidade, viva Pokémon!".

Mensagem de Marta Tata Lange:
"O primeiro contato verdadeiro que tive com Pokémon foi durante as férias de verão, numa casa de férias que tinha na zona turística de Portugal (Sim, sou Portuguesa). Estava a rodar na TV o último episódio de Hoenn, em que Ash viaja para Sinnoh.
Eu assisti o episódio inteirinho e adorei, fazendo com que os meus primos ficassem felizes por, finalmente, após uma grande luta, a prima deles estava a começar a gostar da tão amada franquia.
Porém, como eu era garota e na minha escola era muito descriminada, disse que não gostava, para não me zoarem de ser "garoto" como faziam com muitas. Me arrependo até hoje.
Mais tarde, com sete anos, joguei o meu primeiro jogo com os meus dois primos mais novos, já que o mais velho já não gostava tanto de Pokémon - Pokémon Battle Revolution, para a Wii.
Mas, mesmo jogando escondido, nunca admiti que gostava de Pokémon. Iriam- me zoar por isso. Até que, uns bons anos depois, já com nove / dez anos, passei pela TV vários programas que passavam, e avistei a minha amada Dawn na TV grande da sala de estar. Comecei a viciar em TODA a saga de Sinnoh, assistindo todos os episódios em pouco tempo.
Triste por ter acabado, fui investigar na internet. Acabei por perceber que um novo jogo fora lançado - Pokémon Black & White. O jogo que me marcou até hoje; O jogo que mais amo no mundo.
Finalmente, comecei a admitir que gostava de Pokémon; E logo depois, comecei a gostar de outros animes. Comecei a adorar a Dawn, May e White/ Hilda, sendo as três que mais me marcaram... Fui discriminada e posta de lado, como eu calculava; Menos pelos meus verdadeiros amigos... Pokémon ensinou- me a ser quem eu verdadeiramente sou; A nunca desistir dos meus objetivos e formou a minha personalidade e o meu 'eu' até hoje. O jogo que marcou a minha infância e me marca até hoje. Ajudou- me a ser uma sonhadora e a nunca desistir, acreditando sempre no que eu sou e nos meus objetivos...".

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Spin-Off

Os jogos de Pokémon não se restringiram apenas à "core series", muito pelo contrário, a maioria dos jogos são Spin-Off
Esses jogos lançados por fora da série original de jogos não são desenvolvidos pela Game Freak e estão disponíveis em diversos tipos de consoles e sistemas de jogos portáteis. Algumas vezes, se pode fazer ligações entre os jogos da core series e algum Spin-Off, como Pokémon Stadium, por exemplo. Muitas vezes também, estes artifícios geram eventos onde se pode adquirir Pokémon Especiais como Mew, Celebi e Jirachi, que são extremamente difíceis de se obter nos jogos da originais da série.

11 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Novas areas, puzzle dos Unown, mudança nos sprites dos pokemon e principalmente a primeira vez em poder se jogar com uma personagem feminina não são mudanças nem tão significativas pra mim. Tirando isso, ótima matéria, ainda sonho com um Pokemon totalmente em português xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou datar suas "sugestões", obrigado e desculpe qualquer coisa! ~ Mr.Moon

      Excluir
    2. Sem problemas, é que eu gosto bastante do Crystal, a segunda geração é a que eu mais curto em Pokemon, eu que peço desculpas se tive um momento fanboy kkkkk Outras coisas que o Crystal tem também é o Eusine, aquele cara que fica perseguindo o Suicune.

      Excluir
    3. Não tem problema, mas agora acho que já ta bem consertadinho e o pessoal pode aprender mais sobre essa versão em outras matérias do site! Obrigado pela colaboração.

      Excluir
  2. Ah, agora que percebi que voce disse que se escolhe uma personagem feminina no Ruby e Sapphire, não, no Crystal isso já é possivel como eu já disse antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tá atualizado já! ^-^, desculpe o erro. ~ Mr.Moon

      Excluir
  3. Só eu que prefiro que não tenha Pokémon em português? (E que se tivesse continuaria jogando em inglês?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Varia de pessoa pra pessoa esse negócio de tradução, adapatção, mas acho que o sonho de ver Pokémon super valorizado no Brasil é geral...

      Excluir
  4. bulbasaur é grass poison

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os iniciais são do Tipo Grass, Fire e Water, Bulbasaur tem o tipo Poison como adicional, se notarmos isso nunca mais acontece em outras gerações!

      Excluir
  5. Seria legal lembrar que da geração de XY em diante foi introduzido poder jogar em diversas linguagens e não só no inglês (nada muito relevante pra nós já que não tem português, mas isso foi um paraíso pra muitos países)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال