Tutorial Breed 2 - Breedando


Salve, treinadoras e treinadores! Hoje vamos falar tudo possível sobre breed, e no final, breedar os meus dois exemplos da lição anterior. Prontos?

Introdução ao Breed Parte 1 (Falando de IV, EV e Nature)
Introdução ao Breed Parte 2 (Falando de Ability e HA, Egg Move e Egg Group)
Tutorial Breed 1 - Escolhendo o Pokémon
Tutorial Breed 2 - Breedando (você está aqui)
Tutorial Breed 3 - Upando




Como Breedar

Em Pokémon X/Y encontramos o casal Day Care na Rota 7, já em OR/AS, na Rota 117 ou na Battle Resort. Algumas regrinhas básicas sobre o breed:

- Espécie do filhote é a mesma da mãe.

- IV - a definição dos IV dos stats do filhote é a herança de TRÊS IV de stats do pai, ou da mãe. Os outros três stats restantes, o IV é gerado aleatoriamente. Como falarei em breve, o item Destiny Knot equipado ao pai ou à mãe, possibilita que seja herdado CINCO IV de stats do pai ou da mãe, sendo o sexto SEMPRE aleatório. Para descobrir quais IVs seu Pokémon tem perfeito, é necessário levá-lo até o carinha que julga (Judge), localizado no Pokémon Center de Kiloude City, em X/Y e no Pokémon Center do Battle Resort, em OR/AS. Ele pedirá para que você escolha o Pokémon que você deseja que seja julgado e então falará o seguinte:
"This Pokémon potential is..." (julgará o TOTAL da soma dos 6 IVs do seu Pokémon)
   ...Outstanding - a soma dos IVs está entre 151 e 186.
   ...Relatively Superior - a soma dos IVs está entre 121 e 150.
   ...Above Average - a soma dos IVs está entre 91 e 120.
   ...Decent - a soma dos IVs está entre 0 e 90.
"Incidentally, I would say its greatest potential lies in its..." (aqui ele dirá qual stats tem o IV mais alto. Caso dois ou mais stats tenham o mesmo valor maior, ele dirá todos eles.)
Depois de dizer o stats de maior IV do Pokémon, ele dirá mais ou menos qual o valor desse IV através das seguintes frases:
   - "It's rather decent stats, I'd say" - O IV do stats mencionado é de 0 a 15.
   - "It's definitely got some good stats" - O IV do stats mencionado é de 16 a 25.
   - "This Pokémon has some fantastic stats" - O IV do stats mencionado é de 26 a 30.
   - "Stats like those... They simply can't be beat" - O IV do stats mencionado é 31. (Basicamente é o que precisamos ouvir dele)
Caso seu Pokémon tenho algum stats com IV 0, o Judge apontará qual stats é e dirá uma frase irônica desmerecendo o stats.

Um exemplo de como seria o diálogo com o Judge de um Pokémon com 5 IVs perfeitos e 1 IV zerado:
"Hey there! So how about it? Are you gonna let me judge the intriguing potential of your Pokemon?"
(escolho o Pokémon que desejo que seja julgado)
"I see... I see... This Pokemon potential is OUTSTANDING overall. That's how I judge it, anyway. Incidentally, I would say its greatest potential lies in its HP stats. But its ATTACK stats is good too. Hmm. And its DEFENSE stats is good too. Although its SP. ATK stats is equally good. And, well, its SPEED stats is good, too. Stats like those... They simply can't be beat! That's how I judge it. But its low of a SP. DEF stats is going to leave you high and dry..." 

- Nature - Nature é passada aleatoriamente. Contudo, quando um dos pais está equipado com o item Everstone, o bebê sempre herda a Nature de quem tem o item equipado.

- Ability - Cruzado entre espécie macho e fêmea, existe 80% da fêmea passar sua Ability para o filhote. Quando o macho cruza com o Ditto, o macho cria a possibilidade de passar sua ability para o filhote.

- Pokeball - um detalhe meramente visual. A Pokébola que carregará o filhote é a mesma da mãe.

- Moves - são herdados tanto do pai quanto da mãe, dentro de certas possibilidades.

- Pokémon Shiny - realizado pelo breed, é conhecido como o Método Masuda. O Método Masuda é o cruzamento de Pokémon de regiões diferentes (Ex.: Eevee Inglês com um Eevee Japonês). Esse método reduz para aproximadamente 1/1020 as chances de nascer um monstrinho Shiny.

- Chocando o Ovo - O ovo dos Pokémon é chocado conforme os passos que o jogador dá durante o jogo.O número de passos varia de espécie para espécie. Uma dica de extrema importância é a utilização de um Pokémon com a Ability Flame Body (Talonflame, por exemplo) na 1a posição da sua Party. Isso faz com os passos para chocar o ovinho diminuam pela metade.


Itens

Sabemos que se precisa colocar dois Pokémon no DayCare para gerar um ovo. É permitido que cada um desses Pokémon carregue um item, e esse item, às vezes, influencia na formação do Pokémon breedado. A seguir colocarei uma lista dos itens e seus efeitos.

Destiny Knot - Um dos Pokémon equipado gera a possibilidade de que seja herdado os IV de 5 stats (o 6o será sempre aleatório) dos pais.
Everstone - serve para transmitir a Nature de qual dos pais está equipado.

Lax Incense - Equipado no Wobbuffet, gera sua Pré-Evolução, o Wynaut.
Luck Incense - Equipado na Chansey ou Blissey, gera sua Pré-Evolução, o Happiny.
Odd Incense - Equipado no Mr. Mime, gera sua Pré-Evolução, o Mime Jr.
Pure Incense - Equipado no Chimecho, gera sua Pré-Evolução, o Chingling.
Rock Incense - Equpiado ao Sudowoodo, gera sua Pré-Evolução, o Bonsly.
Rose Incense - Equipado na Roselia ou Roserade, gera sua Pré-Evolução, o Budew.
Sea Incense - Equipado no Marill ou no Azumarill, gera sua Pré-Evolução, o Azurill.
Wave Incense - Equipado no Mantine, gera sua Pré-Evolução, o Mantyke.
Full Incense - Equipado no Snorlax, gera sua Pré-Evolução, o Munchlax.



Vamos breedar?

Começaremos pelo Vaporeon, lembrando:

Vaporeon
Ability: Water Absorb
Nature: Bold (+Defense/-Attack)
IV: HP 31/ Attack X/ Defense 31/ Sp. Attack 31/ Sp. Defense 31/ Speed 31
EV: 252 Defense/ 252 HP/ 4 Sp. Defense
MoveSet
- Scald (Tipo Water/Sp. Attack)
- Ice Beam (Tipo Ice/Sp. Attack)
- Wish (Tipo Status/Sem dano) Egg Move
- Protect(Tipo Status/Sem dano)

1o - Precisamos de um Eevee FÊMEA. Em Pokémon X/Y é possível capturar o Eevee na Route 10 ou no Friend Safari. Nesse caso, o Friend Safari torna-se interessante por que o Eevee já vem com, no mínimo, 2 IV aleatórios perfeitos e pode vir também com Hidden Ability. No meu caso, não preciso do Eevee com Hidden Ability, pois Water Absorb é Ability 1 do Vaporeon. Em Pokémon OR/AS é possível capturar o Eevee na Route 116. Lembrando que na OR/AS, fazendo chain e utilizando a DexNav as possibilidades de captura de Pokémon com IV perfeito vai aumentando.
Então, suponhamos que eu tenha capturado no Friend Safari um Eevee, e depois de julgá-lo no NPC Judge, descubra que ele tenha 31 IV em HP e Defense.

2o - Eevee com Egg Move Wish - realizando a chain que exemplifiquei na [introdução 2] com o Eevee fêmea capturado no passo 1, equipado com Destiny Knot, obteremos um Eevee (nesse caso, macho ou fêmea) com o Egg Move Wish. É importante avaliar esse novo Eevee, para ver se ele herdou pelo menos os dois IV perfeito da sua mãe, ou do pai (caso ele tenha algum). Para facilitar, suponhamos que o Pikachu Macho, com Wish, que cruzou com o Eevee Fêmea e deu origem ao nosso Eevee Wish, tenha 31 IV em Sp. Attack. Com a devida dedicação e sorte, nosso Eevee com o Move Wish vem com 31 IV em HP, Defense e Sp. Attack. Reservemos o Eevee.

3o - Ditto com a Nature desejada (no caso Bold) - Focarei em uma forma de conseguir um Ditto mais adequado ao nosso propósito: na Friend Safari de Pokémon X/Y. Como já mencionei, os Pokémon da Friend Safari vem com, no mínimo, 2 IV perfeitos. Isso ajuda demais no nosso caso. O problema aqui fica a cargo da Nature. Temos duas opções para conseguir um Ditto com Nature Bold: a primeira é capturando todos que aparecerem (rs), até surgir um Bold. Pouco prática. A segunda, mais comum, é utilizar um Pokémon com a Ability Synchronize e com a Nature Bold na posição 1 da sua Party. Essa Ability gera a chance de 50% do Pokémon encontrado ser da mesma Nature do Pokémon da Ability. Então, depois de algumas batalhas, capturo um Ditto de Nature Bold com 2 IV perfeitos: HP e Speed.

4o - Paciência e diversos cruzamentos - Nesse passo nós já temos tudo para conseguir nosso Eevee. Vamos começar cruzando Eevee com Move Wish (HP, Def e Sp. Atk), equipado com Destiny Knot, com o Ditto Bold (HP, Speed), equipado com Everstone. A partir daqui começará um verdadeiro troca-troca de Pokémon até que se alcance o Eevee final da forma que desejamos. É importante que sempre que surgir um Eevee com mais IV perfeito do que os pais (seja o Ditto ou o Eevee), seja realizado a troca no Day Care, de modo que as chances de vir com todos os IVs desejados perfeitos aumentem. Podemos tirar o Ditto e colocar um Eevee do sexo oposto àquele que já está lá, e assim por diante. Nessas trocas, tem que se tomar cuidado para que o Move Wish não seja substituído por outro Move quando o Eevee estiver aos cuidados do casal do Day Care. E não esquecer de equipar devidamente os itens Destiny Knot e Everstone. Bem, depois de diversos cruzamentos, conseguimos nosso Eevee Bold com o Egg Move Wish e os IVs necessários para fazer nosso Vaporeon. Vamos guardá-lo para terminamos nossa criação no meu próximo post. ^_^

É a vez do Greninja:

Greninja
Nature: Timid (+Speed/-Attack)
Ability: Protean (HA)
IV: HP 31/ Attack X/ Defense 31/ Sp. Attack 31/ Sp. Defense 31/ Speed 31
EV: 252 Speed/ 252 Sp. Attack/ 4 Defense
MoveSet:
- Dark Pulse (Tipo Dark/Sp. Attack)
- Ice Beam (Tipo Ice/Sp. Attack)
- Scald (Tipo Water/Sp. Attack)
- Extrasensory (Tipo Psychic/Sp. Attack)

1o - Precisamos de um Froakie Fêmea com Hidden Ability Protean - só existe uma forma de se conseguir Froakie com HA. Na verdade, alguns Frogadier, sua primeira evolução, são encontrados na Friend Safari de Pokémon X/Y com sua HA. O que temos que fazer é capturar os Frogadier Fêmea e conferir suas Ability. Conseguindo um Frogadier Fêmea com Protean, é hora de conferir seus IVs. Suponhamos que ela tenha 31 IV nos stats HP e Speed.

2o e 3o - Ditto com Nature Timid/Paciência e diversos cruzamentos - A partir desse passo, segue igual aos item 3 e 4 do Eevee (Vaporeon). Capturar o Ditto e os cruzamentos até a chegada ao Froakie final.

É óbvio que as situações acima, tanto do Greninja quanto do Vaporeon, estão bastante simplificadas. Dependendo de como você quer seu monstrinho, levará horas e horas e muitos ovos chocados até chegar ao resultado final. Sorte é uma questão primordial também. Dois exemplos que aconteceram comigo foi justamente Froakie e Eevee. O primeiro, eu queria um shiny com HA Protean. Eu breedei, sem brincadeira, mais de 600 (SEISCENTOS) Froakie e não consegui sequer um shiny com Ability normal. Desisti. Depois fui tentar um Eevee shiny. Consegui depois de 20 ovos chocados. Ambos usando o Método Masuda.

Bem, eu espero que vocês tenham gostado e que isso facilite um pouco a vida de vocês na hora de breedar os monstrinhos de sua preferência. Como vocês sabem, ainda falta um passo para deixar o nosso Pokémon pronto para competir. No próximo post falarei sobre UPAR o Pokémon, que envolve o EV. Até. ^_^\/


4 comentários:

  1. Parabéns pelo post, está ajudando muito nos meus breeds. Que sorte esse Eevee, e imagina eu, que já breedei não sei quantos treeckos, chespins, e até hoje não veio um shiny.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Phelipe! Quando comecei a breedar senti muita dificuldade em achar um tutorial completinho, perdi diversos Pokémon e tempo, então tentei fazer o melhor que pude para ajudar. Quanto ao Eevee, foi realmente muita sorte, mas ele só aconteceu pela minha desistência de breedar um Froakie shiny rs.

      Excluir
  2. Matheus Almeida29/05/15 08:27

    tenho uma dúvida. se um egg move (o wish do seu vaporeon por exemplo) for esquecido (seja no day care ou por tm/hm) ele poderá ser relembrado pelo move reminder ou terei que começar o breed do zero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, obrigado por sua postagem! Sim, ele poderá ser relembrado.

      Excluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!