Publicidade

1 de julho de 2013

Tipo Bug (Inseto)



O tipo Bug teve sua introdução na primeira geração, em 1995, quando foram criados 12 Pokémon insetos. Os anos se passaram, e mais criaturas do tipo surgiram, possibilitando hoje a contagem de 63 deles,  novos e antigos, o que equivale a 9,71% do total de Pokémon. Esses valores se devem, principalmente, à quinta geração, que adicionou 18 Bug à lista. Por outro lado, ao falar de técnicas, podemos calcular 21 pertencentes ao tipo. Vale lembrar também que todas as técnicas de inseto que existiam na terceira geração, pela classificação então vigente, eram Físicas, pois para que ferissem o oponente era preciso haver contato físico entre este e o atacante. Por fim, dentro do TCG, Bug está incluído no tipo Grass.


Na batalha

O tipo Bug, no videogame:
É super efetivo contra: Dark, Grass, Psychic
É pouco efetivo contra: Fighting, Fire, Flying, Ghost, Poison, Steel, Fairy
Não tem efeito contra: ---
Tem resistência a: Fighting, Grass, Ground
Tem fraqueza a: Fire, Flying, Rock
É imune a: ---


O tipo Grass, no TCG, geralmente:
É super efetivo contra: Water, Fighting
É pouco efetivo contra: Metal
Tem resistência a: Water, Fighting
Tem fraqueza a: Fire

Os tipo Bug têm stats mais ou menos equilibrados, com Attack, Defense e Special Defense levemente superiores aos outros. Porém, os insetos são um tanto quanto problemáticos em batalha. Isso porque, ofensivamente, sua vantagem contra Grass é amenizada na combinação muito comum deste tipo com Poison, que resiste a Bug. Já defensivamente, os insetos, tal como na natureza, têm dificuldade de se manter por muito tempo. Afinal, entre outras razões, apesar de terem resistência a Pokémon Ground ou Fighting, podem sofrer grandes danos com as técnicas tipo Rock que estes podem executar.

Por outro lado, Bug têm algumas vantagens exclusivas. Muitas vezes presentes logo no início do jogo e geralmente evoluindo rápida e facilmente, eles possibilitam ao treinador ainda inexperiente possuir um Pokémon mais forte e desenvolvido bem cedo. Além do mais, o tipo tem vantagem sobre Dark e Psychic. Soma-se isso o fato de que as combinações de Bug com Flying ou com Poison o tornam ainda mais poderoso contra criaturas Fighting, e invulnerável a Grass e a suas técnicas mais poderosas.

É bom ressaltar também que algumas combinações mais recentes de Bug têm feito sucesso. Em Volcarona (Bug/Fire), por exemplo, verifica-se maior resistência às comuns técnicas de fogo. Já em Galvantula (Bug/Electric), percebe-se nova vantagem sobre Flying. Contudo, a mais eficiente das junções tem sido Bug/Steel, que apresenta dez resistências e apenas uma fraqueza, Fire.

O Pokémon inseto com maior base stat total, esquecendo-se do lendário Genesect, é Volcarona, com 550. Já o inseto totalmente evoluído com menor base stat é Shedinja, com 238 (para saber mais sobre esse Pokémon, leia a matéria sobre o tipo Ghost clicando aqui).


Algumas técnicas do tipo Bug

String Shot (Status) - O alvo fica preso na seda secretada pelo usuário. Isso reduz a Speed do alvo.
Megahorn (Physical) - Usando seu chifre forte e impressionante, o usuário acerta o alvo sem parar.
Signal Beam (Special) - O usuário ataca com um raio sinistro de luz. Pode também confundir o alvo.
X-Scissor (Physical) - O usuário arranha o alvo cruzando suas garras como se fossem uma tesoura.
Quiver Dance (Status) - O usuário dança bela e misticamente. Isso aumenta a Special Attack, Special Defense e Speed do usuário.


Especialistas do tipo Inseto

Há treinadores famosos do Mundo Pokémon que adoram os insetos e seu poder nas batalhas e, por isso, sempre os utilizam. Veja abaixo quem são as três pessoas que se enquadram nessa descrição:

Bugsy (Johto) - Líder de Ginásio de Azalea Town --> Scyther, Metapod, Kakuna (utilizados na Batalha de Ginásio, em HeartGold e SoulSilver)
Burgh (Unova) - Líder de Ginásio de Castelia City --> Dwebble, Shelmet, Karrablast, Leavanny (utilizados na Batalha de Ginásio, Modo Challenge, em Black 2 & White 2)
Bugsy e Burgh
Aaron (Sinnoh) - Membro da Elite dos 4 --> Yanmega, Scizor, Vespiquen, Heracross, Drapion (utilizados na batalha na Pokémon League, em Platinum)
Aaron


Os Pokémon tipo Bug

Pokémon inseto mais 'realistas'
No nosso mundo, os artrópodes (popularmente generalizados como insetos) vivem nos mais diversos ambientes: alguns preferem locais quentes, já outros, locais frios; uns vivem em terra firme, e outros, na água; há aqueles que voam e aqueles que não. No mundo Pokémon não é diferente em relação ao tipo Bug. Florestas, pântanos, cavernas, pradarias, montanhas, desertos, lagos, cidades e até o subterrâneo, tudo isso é habitado pelos insetos Pokémon.

Já a dieta dessas criaturas é menos ampla, de forma que cada espécie geralmente escolhe se alimentar de animais (e, às vezes, de outros Pokémon), seiva de árvores, berries, mel/pólen, ou folhas. O mais interessante dos tipo Bug é sua relação de competição por alimentos, que é bastante evidente. A seiva da árvore, por exemplo, se torna alvo de disputas violentas entre Pinsir e Heracross. Já o mel costuma causar problemas entre as Combee produtoras e os Mothim esfomeados. Os Pokémon de planta também fornecem, muitas vezes, comida aos insetos: Grotle, por exemplo, divide os frutos que crescem em suas costas com Kricketot. Bulbasaur, por sua vez, é menos amigável - ele sempre foge de Heracross que vêm, ávidos, para sugar seus nutrientes. Vale ressaltar outras três dietas dos insetos que se destacam das demais. A primeira seria a de Ledian, que vive à base da luz das estrelas. A segunda seria a de Surskit, que filtra organismos microscópicos das águas em que vive. Por fim estaria a de Joltik, que se gruda a Pokémon maiores para absorver sua eletricidade.

Deixando a alimentação um pouco de lado, está na hora de analisar a evolução dos tipo Bug. Poucos deles têm apenas um estágio evolutivo, ou três, uma vez que a grande maioria possui dois estágios evolutivos. Isso porque a maior parte dos insetos Pokémon são bastante fracos, então evoluem logo nos primeiros níveis para ganhar mais força, senão provavelmente morreriam predados (principalmente Caterpie, Weedle e Wurmple, parte do cardápio de muitos Pokémon). E os insetos que têm três estágios evolutivos passam pelo segundo apenas para acumular energia, ganhar mais defesa e logo evoluir novamente, por isso costumam ficar imóveis, se alimentando de folhas que caem ao redor. Esse segundo estágio é sempre um casulo (à exceção de Whirlipede), uma fase essencial de algumas larvas de insetos do nosso mundo, para que se tornem borboletas ou mariposas.

Cigarra deixando
exoesqueleto
Outro caso de evolução curiosa é a de Nincada, que evolui simultaneamente para Ninjask e Shedinja. Nincada é baseado em uma cigarra, inseto que, quando se desenvolve e ganha asas, troca de exoesqueleto (uma estrutura que cobre seu corpo, protegendo-o), deixando o antigo para trás. A cigarra com asas seria Ninjask e o exoesqueleto abandonado, Shedinja. Um último caso de evolução do tipo Bug que merece destaque especial é o de Burmy, a larva do bicho-de-seda. Este bicho secreta seda para construir seu casulo, envolvendo nele os materiais que encontrar à sua volta. É por isso que se pode encontrar Burmy com capa de folha, de areia ou de lixo, em florestas, montanhas ou cidades, respectivamente. Este Pokémon, se for macho, completará seu desenvolvimento, transformando-se na mariposa tipos Bug e Flying, Mothim. Mas se for fêmea, evoluirá para Wormadam, permanecendo como larva de bicho-de-seda e pertencendo ao tipo Bug e a Grass (capa de folha) ou Ground (capa de areia) ou, ainda, Steel (capa de lixo).

Genesect ataca!
Não se pode esquecer de falar de Genesect, único inseto lendário, lançado recentemente na quinta geração. Ele pisava no Planeta Pokémon há mais de 300 milhões de anos, sendo um caçador notável e temido pelos demais Pokémon. Recentemente, o grupo criminoso Equipe Plasma, antes atuante em Unova, reviveu Genesect e modificou sua estrutura, acoplando um canhão às suas costas e transformando-o numa arma poderosíssima. O Pokémon irá protagonizar o 16º filme da franquia.

Obs: Apesar de, no Brasil, Bug ser chamado de tipo Inseto, seria mais adequado chamá-lo de Artrópode. Isso pois, biologicamente falando, os animais (reino Animalia) se dividem em grupos denominados filos, que por sua vez se subdividem em classes. Um desses filos é o Arthropoda e uma dessas classes é Insecta. Mas, na franquia Pokémon, o tipo Inseto inclui escorpiões e aranhas (que pertencem a uma outra classe), caranguejos ermitões (que pertencem a uma segunda classe), além de centopeias e milípedes (que pertencem, ainda, a outras classes). Contudo, nem se fosse chamado de Artrópode o tipo Inseto seria 100% fiel à biologia, uma vez que também estão nele Pokémon que representam caracóis (do filo Mollusca) e até cogumelos, que nem animais são (são fungos, do reino Funghi).

Olhe em volta, os insetos estão por todo lugar!

Referências: Bulbapedia, fuckyeahjohto.tumblr.com, strugglebugging.tumblr.com,
infoescola.com, sobiologia.com.br
  Para referências específicas de uma imagem, clique sobre ela.

Espero que tenham gostado ^^
(Leiam os comentários, o primeiro é sempre meu)


Matéria escrita por:
#Compartilhe:
Comentários
20 Comentários

20 comentários:

  1. E isso foi o tipo Bug, em matéria que mostra o meu retorno à PBN ^^

    Queria pedir desculpas pelas demora com as matérias, mas, como havia dito, estava muito ocupado e esperava pelas férias para poder voltar a postar. Dito e feito!

    A próxima matéria será sobre o tipo GROUND! É isso, galera, até mais!

    ResponderExcluir
  2. escreve sobre o tipo fogo

    ResponderExcluir
  3. amo suas postagens *o*

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto!

    Você saberia me dizer se o tipo inseto é o que mais tem combinações? (Se não me engano têm combinações com todos os tipos - na verdade não lembro se com Dark).

    ResponderExcluir
  5. Adorei a postagem.

    Muito curiosa e completa. Você tá de parabéns, cara.

    Mas tenho uma dúvida: você pode me confirmar se os insetos são mesmo o único tipo até então que tem combinação com TODOS os outros?

    Não consigo me lembrar de inseto/dark.

    ResponderExcluir
  6. muito boa a materia. mas tem um erro no quiver dance, vc falou q aumenta o estatus do alvo e na verdade aumenta de quem esta usando.

    ResponderExcluir
  7. Será que poderia fazer fazer do tipo Psíquico?Eu agradeceria >.<

    ResponderExcluir
  8. Só faltou a parte que falam os maiores e menores de status, essa é uma das partes que mais quero saber :/

    ResponderExcluir
  9. Ótima matéria Nekko, parabéns^^

    Só uma correção: não existe nenhum pokemon bug/dark nem bug/psychic ;)

    ResponderExcluir
  10. Só não vi qual o inseto com maior status, queria mto saber... Fora isso, a postagem foi excelente!

    ResponderExcluir
  11. Ótima matéria os tipo insetos sempre estão na minha equipe da geração V .

    ResponderExcluir
  12. FADAAAAAAASSSS QUERO UMA MATERIA SOBRE FADAS ELAS EXISTEM DISSERAM QUE EU ERA LOUCO MAS ELAS EXISTEM KKKK FADAAAASS

    ResponderExcluir
  13. vc ja fez materias de outros tipos? se sim em que parte do site posso velas, quero saber mais sobre os tipos ,no bulbapedia só falam com qual tipo o tipo é mais forte ou mais fracos e quais pokemon sao daquele tipo, ainda quero saber o que torna o pokemon uma fada, o jigglypuff da pra entender mas e o marill nao tem nada de fada né vlw ^^

    ResponderExcluir
  14. João Henrique, no menu informações: http://www.poke-blast-news.net/2013/02/tipos-de-pokemon.html

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pelos comentários, pessoal!

    Anônimo das 18:01 e Kazz --> Já fiz matérias sobre os tipos Fogo e Psíquico xD Para conferi-las, basta usar o menu presente no final da matéria desse link http://www.poke-blast-news.net/2013/02/tipos-de-pokemon.html

    Hércules e Fernanda --> Falta a Bug combinações com Dark, Dragon, Ice, Normal e Psychic. Eu acredito não ter escrito que há Pokémon Bug/Psychic nem Bug/Dark, só falei que Bug tem vantagem a Dark e a Psychic ^^

    André --> Valeu pela dica, já foi corrigido!

    Anônimo das 19:55 e Anônimo das 19:59 --> Valeu pela dica, essa informação agora foi adicionada!

    SR. Crocker e João Henrique --> Como o tipo Fairy foi recém divulgado e ainda não se tem muita informação sobre ele, deixarei para criar uma matéria sobre ele depois do lançamento de X e Y. Mas pode ver tudo o que sabemos sobre Fairy na matéria do Diego http://www.poke-blast-news.net/2013/06/que-as-fadas-sejam-bem-vindas-uma.html

    ResponderExcluir
  16. Legal a materia só queria entender as efetividades dos golpes insetos nos tipos de pokémon, eu sei que para os psiquicos é que esse tipo é baseado na mente humana os pontos fortes e as fraquesas, daí que se acredita que os golpes fantasmas e insetos são super efetivos nos tipos psíquicos.
    planta dá para entender conforme o comportamento natural dos insetos em relação as plantas.
    e porque os golpes de insetos são super efetivos nos pokemons noturnos? qual é a lógica? já pesquisei e não achei nada a respeito.
    e porque os pokemon tipos insetos são resistentes aos golpes lutadores?
    e porque os golpes de insetos são poucos efetivos nos pokemon fantasmas?

    pessoal se puder responder muito obrigado, mais vlw assim mesmo pq a matéria tá ótima.

    ResponderExcluir
  17. Fala nekko sem querer abusar da sua boa vontade meu parca VC poderia fazer pra nois fãs pokemon uma lista das combinações de tipos que não foram lançadas ainda... Um exemplo: Dragon/grass ou senão Walter/fire, bug/normal valeu ")

    ResponderExcluir
  18. Rafael --> gostei das suas perguntas, então fui dar uma pesquisada... Os insetos costumam ter vida noturna, então são fortes contra Pokémon Noturnos; Sendo os insetos tão pequenos, é difícil mesmo para um lutador profissional acertar-lhes golpes; Um fantasma seria uma pessoa morta ou algo do tipo, então como um inseto poderia afetar um espírito? Espero ter respondido suas perguntas ^^

    Carlos --> resolvi usar sua sugestão e escrever uma matéria sobre o assunto! O link é esse http://www.poke-blast-news.net/2013/07/combinacoes-ineditas-de-tipos.html

    ResponderExcluir
  19. cara suas páginas são até que legais mais vc devia pedir autorização na devianart pra postar algumas imagems.

    Tipo, é mt pouco provavel q alguem de lá veja o site mas se ver pode dar problema entende?pelomenos eu acho

    ResponderExcluir
  20. Anônimo das 13:19 --> Obrigado pela preocupação, mas acredito que ela não seja necessária ^^ No fim de cada postagem eu coloco que, para conferir as referências de cada imagem, basta clicar sobre ela. Então o pessoal do Deviantart não tem por que achar ruim, não é?

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post, serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!