Pokémon o Filme: Preto - Victini e Reshiram

Pokémon the Movie: Black - Victini and Reshiram

  • Nome Japonês: Pocket Monsters Best Wishes! the Movie - Victini and the White Hero: Reshiram.
  • Nome Americano: Pokémon the Movie: Black - Victini and Reshiram
  • Nome Brasileiro: Pokémon o Filme: Preto - Victini e Reshiram
  • Data de lançamento original:
    • Japão: 16 de julho de 2011
    • Estados Unidos: 03 de dezembro de 2011
    • Brasil: 29 de novembro de 2012

História



O filme se inicia com a tradicional introdução com o narrador apresentando o mundo Pokémon e as magníficas criaturas que vivem nele, os Pokémon. Além disso, é claro que há uma breve apresentação do protagonista, Ash Ketchum, que é mostrado em uma batalha com seu parceiro Pikachu usando seu Ataque Rápido contra um Sawk. Logo depois, vemos ele e seus amigos, Iris e Cilan, em uma bifurcação, decidindo por pegar o caminho da direita. O narrador então diz que, apesar dos atrasos e longos caminhos percorridos devido às varias direções em que sua estrada é dividida, ele continua seguindo para poder encontrar a verdade escondida dentro de todos nós.

A cena segue para um local cheio de neve em que dois homens conversam sobre um lugar onde seu povo pode viver: um deles é Damon, que tenta convencer o outro e diz que não vai embora enquanto não falar com a chefe da vila, Glacinia. Em seguida, vemos uma mulher que logo descobrimos ser Glacinia, e seu filho Luis, com um Lillipup buscando por uma erva em meio à neve. Luis fica empolgado por terem encontrado, mas Glacinia pede para que ele fale baixo para não chamar a atenção de um grupo de Beartic que estava ali perto. A fina camada de gelo em que os Beartic estavam é atingida por um Iceberg e começa a despedaçar - o impacto faz o chão balançar e Luis perde o equilíbrio, caindo no gelo.

Glacinia vai até Luis, que apesar da queda não se machucou, e os dois começam a correr, quando o homem que falava com Damon chega em seu trenó puxado por Stoutland para socorrê-los. Contudo, um dos Beartic que vinha correndo atinge Stoutland, derrubando-os e deixando-os sem ter como sair dali. O gelo ao redor se despedaça, deixando os três e os Beartic ilhados, enquanto o iceberg continua a se aproximar e, quando atinge um bloco de gelo a frente, causa um impacto que arremessa Lillipup dos braços de Luis.

Lillipup é salvo por Gothitelle de Damon, que chega montado em um Zekrom e faz um gesto de comando para que o Pokémon detenha o iceberg. Zekrom então ataca o iceberg com seu Raio de Fusão e o destrói. Logo em seguida, Damon se dirige a Glacinia para mais uma vez pedir que ela ouça o que ele tem a dizer, e então ele diz que o povo do vale tem que resgatar seu vínculo com a terra. Zekrom, por telepatia, diz "além da esperança, encontrará seus ideais", e depois sai voando.
 

Após a vinheta de apresentação do filme, vemos Ash, Cilan e Iris chegando à cidade de Eindoak, bem a tempo do festival da colheita. Mas seu caminho é desviado quando um par de Deerling acaba correndo perigo à beira de um penhasco e Ash decide ajudá-los.

Ash consegue salvá-los, mas acaba perdendo o equilíbrio. Antes que caísse, Victini, que estava observando eles, tenta puxar Ash de volta. Victini não consegue puxar Ash, mas seu toque dá a Ash o poder de saltar de uma pedra do paredão até outra parte da montanha, que tinha uma caverna. Apesar de Ash, Pikachu e Deerling estarem bem, Iris questiona como ele sairá de lá, então ele diz que está sentindo uma brisa vindo da caverna e que irá segui-la. Dentro da caverna, Victini passa a observar Ash, e quando ele se vê sem saber para onde ir, o Pokémon da vitória mostra a ele uma visão do caminho que leva à saída. Ao chegar ao que parece ser vários caminhos feitos de cristal, Ash grita perguntando se alguém pode ouvi-lo. Neste momento, uma espécie de pedra redonda acende uma fagulha que ressoa por toda a caverna, e mais uma vez, Victini mostra a Ash o caminho para a saída.

Ash finalmente encontra a saída para o grande castelo da cidade. Iris e Cilan continuam subindo pelas escadarias que levam ao castelo, quando Ash, que já estava lá, chama eles. Uma vez no castelo, Cilan diz que ele é conhecido como "Espada do Vale" e aponta para um vale um pouco distante dali. Ele diz que uma lenda conta que o castelo saiu flutuando do vale e aterrissou na montanha. Cilan então fala o quão lindas e saborosas são as frutas dos pomares ao redor. Ash então se mostra desesperado por algumas frutas e quando Iris pergunta se ele está com fome, ele responde que está sempre com fome.
 


Enquanto exploram o castelo, Ash, Iris e Cilan compartilham alguns macarons entre si, mas Victini, que está invisível, continua roubando os macarons de Ash, para seu desespero. O grupo ouve fogos de artifício do lado de fora, o que faz Victini engasgar com um macaron enquanto o grupo percebe que precisa se apressar para o torneio de batalha da cidade. Ash acaba esbarrando com o Victini invisível, o que o deixa confuso, mas ele logo ignora e continua seguindo. O grupo então se vê perdido no enorme castelo, quando Damon aparece e diz que vai ajudá-los a encontrar a saída, pois ele trabalha ali na restauração do local.

Ao chegarem no local, eles veem algumas barracas de frutas e alguns Pokémon fazendo truques. Mais à frente, eles são atraídos por um enorme Golurk Brilhante que traz consigo uma barraca com vários itens de Victini. Victini, que continua seguindo eles, observa-os de uma árvore, e uma mulher, Juanita, aparece e conta que Victini habitava aquele lugar há muito tempo atrás protegendo a Espada do Vale e que ele era conhecido por trazer poderes às pessoas. Em uma mesa próxima a eles está a Equipe Rocket, que como sempre está atrás deles tentando alguma armação.
 


Em outra cena, o prefeito da cidade de Eindoak, Mannes, aparece para anunciar a abertura do Festival da Colheita. Ele explica como vai ser a competição de batalhas. Ash e os outros, que vieram para a cidade justamente para essa competição, escolhem os Pokémon que usarão, já que, segundo as regras, cada participante poderá usar apenas um Pokémon. Então, é mostrada uma sequência de batalhas entre os protagonistas e alguns treinadores que estão participando. Enquanto é mostrada essa sequência, é tocada uma das músicas famosas da temporada Branco e Preto. Iris e Cilan perdem suas batalhas, mas Ash continua vencendo as que ele está participando. Em certo momento, Ash está batalhando com um treinador que usa um Samurott e, obviamente, Ash perderia por estar usando o seu Tepig, mas Victini dá um pouco do seu poder para o Pokémon para que ele consiga vencer a batalha, o que de fato acontece.

Em certo momento, uma jovem, Carlita (que é filha da Juanita), desconfia que Tepig só venceu por causa do poder de Victini. Carlita então desafia Ash para uma batalha para comprovar as suas dúvidas. Ela então usa o seu Hydreigon e Ash o seu Scraggy. Quando Hydreigon dá um golpe em Scraggy, Carlita fica atenta e percebe que Victini se aproxima do Pokémon para dar a ele o seu poder, fazendo com que Hydreigon seja derrotado e Ash vença a batalha. Após o fim da batalha, Carlita conta para todos sobre como Victini deu seu poder para que Ash vencesse a batalha e, nesse momento, Ash se lembra de tudo que aconteceu desde quando tentou salvar os Deerling e percebe que de fato foi Victini que o ajudou. Cilan então pega alguns de seus Macarons na bolsa e dá para que Ash consiga fazer com que Victini apareça. Victini então aparece, mesmo ainda tendo um pouco de receio, para todos.

Após saber que Victini realmente deu seu poder para seus Pokémon ganharem as batalhas, Ash se empolga e pega Victini nos braços e começa a girar, o que assusta o Pokémon e o faz chorar. Depois dele sumir, Pikachu então pega outro Macaron e dá a ele, fazendo com que ele apareça e fique bem com todos. Victini então passa a andar com Ash e os outros pela cidade. A Equipe Rocket trama um plano para pegar Victini e usar seus poderes. Ao chegarem em um local com alguns pilares, Ash tenta fazer com que Victini passe, mas ele não consegue por algum motivo. Isso faz com que ele fique envolto por uma chama. Ao expelir essa chama de seu corpo, Victini a lança em direção a Ash, mas não o atinge. A chama faz contato com uma espécie de barreira invisível que acaba ficando visível quando é atingida pela chama. Victini foge em direção ao castelo.



Carlita leva todos ao encontro de sua mãe e ela conta que a vila possui barreiras invisíveis que impedem que Victini passe além dos pilares que estão em volta de toda vila. Ash e todos estão no castelo e lá eles encontram Mannes e Damon, que acaba revelando a todos ser filho de Juanita e irmão de Carlita. Sabendo do acontecido, todos saem à procura de Victini. Eles acabam encontrando Victini em um lago e Ash corre até lá para se desculpar pelo último ocorrido, mas por Victini estar invisível, ele acaba tropeçando e caindo dentro do lago. Damon, então, repentinamente, diz que seu plano é usar um pouco do poder de Victini.

Após essa sequência, todos se encontram dentro de uma espécie de biblioteca e Mannes fala que tanto ele quanto Juanita são descendentes de uma tribo chamada "Povo do Vale" e que essa tribo faz parte da lenda do castelo e da cidade de Eindoak. Após pegar um livro, Mannes e Juanita começam a contar a história de Victini e do Povo do Vale. Há muito tempo atrás existia um rei que possuía um Victini e governava um lugar chamado de "Reino do Vale". Nesse reino existia um poder que conseguia deixar todo o local em harmonia e perfeita sincronia com a natureza e as pessoas que ali viviam. O Rei possuía dois filhos gêmeos que tinham diferentes qualidades que o fizeram ser chamados de "Herói de Ideais" e "Herói da Verdade". Os dois irmãos carregavam consigo os dois Pokémon lendários, Zekrom e Reshiram. Em algum momento da história, os dois irmãos se tornaram rivais, fazendo com que até os lendários entrassem em guerra e consequentemente ferissem um ao outro, o que acabou fazendo-os entrar em um sono profundo se transformando em pedras.

A guerra causou danos sérios ao Reino do Vale. A Força do Dragão se tornou caótica, o que praticamente obrigou o Rei a usar o poder de Victini. Para que o poder de Victini fosse bem aproveitado, o rei criou uma barreira ao redor do castelo usando os pilares de proteção e então, com todo o povo da cidade em segurança, o castelo foi levantado e levado até o topo da montanha para conter a energia do Dragão. Todo esse processo exigiu muito do rei, que acabou por falecer. Após a morte do Rei, os gêmeos esconderam suas pedras em locais seguros. E com o passar do tempo, as pessoas perderam a ligação com a terra e a natureza.
 


Damon então revela que seu desejo é trazer o Reino do Vale de volta à vida e é por isso que ele quer usar um pouco do poder de Victini. Damon diz também que iniciou uma jornada tentando convencer o povo do vale a reviver a Vila da Terra, mas eles sempre negavam as suas investidas (o que explica o início do filme). Quando parecia que estava prestes a desistir, Damon ouve uma voz dizendo: "É até aí que você vai pelos seus ideais?" e logo em seguida: "Se eles não tem tanto valor, abandone-os". Damon percebe que a voz vem das profundezas do castelo e vai até lá acompanhado de Mannes, na mesma caverna em que Ash achou os cristais. Ali Damon encontra a Pedra Escura que faz com que Zekrom apareça e com sua ajuda consiga convencer o Povo do Vale a reconsiderar a decisão de ressurgir a Vila da Terra.

Na sala em que Damon estava com os outros, o povo da vila entra e convence Juanita a reviver a Vila da Terra. No jardim, Ash, Victini e seus amigos dormem embaixo de uma árvore. Victini então tem um sonho com o antigo Rei. No sonho, o rei pede perdão por tê-lo deixado sozinho e vai embora. Após isso, Ash, Cilan, Victini e Iris acordam. Ash acaricia Victini. Victini leva todos para verem o nascer do sol. Victini aponta para o oceano, que está do outro lado dos pilares. Ash entende que Victini deseja conhecer o oceano e promete que o levará lá. Damon vai até o topo do castelo com seu Sigilyph. Com os poderes psíquicos de Sigilyph, ele ativa um mecanismo e move os pilares protetores. Os pilares vão em direção ao castelo, o que obriga Victini a ir até lá, fugindo para não ser ferido pela barreira.

Ash e seus amigos correm pelas escadas do castelo para chegar ao topo e ver o que está acontecendo. Quando Victini chega, Damon pede emprestado o seu poder. Victini é preso nos pilares e é levado a uma espécie de altar. Os pilares sugam os poderes de Victini contra sua própria vontade, aumentando o poder psíquico dos vários Solosis e Duosion que estão no castelo, o que faz com que eles consigam movê-lo no ar, liberando a energia da Força da Terra, o que começa a restaurar a vida na Vila da Terra, para onde o castelo se direciona.

Ash, Cilan e Iris escutam um grito de Victini. Eles então vão em direção à ele e encontram Victini sofrendo por causa dos pilares que estão sugando toda sua energia e poder. Ash corre para salvar Victini, mas é impedido pela Gothitelle de Damon que usa o golpe Confusão para impedi-los. Nesse momento, Juanita e Carlita entram e pedem para que ele pare com tudo aquilo. Ash ordena que Pikachu use o seu Choque do Trovão em Gothitelle e depois Esfera Elétrica para destruir os pilares que estão sugando a energia de Victini, mas o ataque é impedido por Zekrom. Juanita então usa seu Golurk para parar o lendário, mas ele é derrotado. Damon então ordena que Gothitelle use Confusão para deter a todos, inclusive sua mãe e sua irmã.



No lado de fora, a energia da Força do Dragão muda de cor de verde para roxa, indicando que ela está entrando em colapso mais uma vez, neste momento, Victini tem uma lembrança do castelo aterrissando na montanha para conter a Força do Dragão em colapso e o antigo Rei dizendo que o castelo não poderá se mover novamente, pois, caso se mova, o Força do Dragão será mais uma vez liberada. O Rei pede a Victini para que ele jamais deixe o castelo se mover de novo. Esta lembrança está sendo compartilhada com Ash, que ao acordar diz a todos que se o castelo se mover mais uma vez a Força do Dragão será perturbada e o mundo será destruído.

Juanita diz que o único jeito de tudo isso parar é usando o outro dragão que foi usado pelo outro filho do Rei, o Reshiram. Todos então vão até a caverna de cristal para tentar achar a outra Pedra. Ash e Pikachu se separam e enquanto seguem para tentar encontrar Reshiram, escutam uma voz que diz: "Você possui o desejo de perseguir seus ideais?" e em seguida uma energia que se parece com chamas começa a destruir os cristais, tudo para levar Ash até onde estava a Pedra Branca.

A pedra então se ilumina e levita no ar e uma voz ecoa dela dizendo: "Qual é o seu desejo? A sua verdade?". Ash então responde que seu maior desejo é libertar Victini e cumprir sua promessa de levá-lo até o mar - e então, Reshiram surge com todo o seu esplendor e diz à Ash que é a sua coragem que se torna a sua verdade.
 


Nesse momento, Mannes chega em seu helicóptero e diz que o Força do Dragão está destruindo toda a cidade. O Golurk de Juanita luta contra Zekrom novamente. Quando Zekrom daria o golpe final em Golurk, Ash chega montado em Reshiram, que despertou na caverna de cristais, para salvá-lo. Reshiram consegue levar Ash ao castelo, mas assim que chegam, Zekrom o ataca, levando-o para fora do castelo. Nesse momento, Ash e Pikachu entram em uma batalha contra Gothitelle. Lá fora, os dois dragões travam uma batalha feroz e quanto mais se atacam, mais a Força do Dragão entra em colapso. O último ataque de Reshiram faz com que Zekrom caia no meio da energia da Força do Dragão, mas Reshiram o salva.

Zekrom, vendo a destruição causada pela Força do Dragão, se convence que aquilo deve ser parado, então os dois dragões seguem para o castelo. Lá, a batalha contra Gothitelle continua, mas Pikachu consegue finalmente derrotá-la e Ash sobe no altar para tentar salvar Victini. Zekrom chega e Damon pede que ele ataque Ash, mas ao invés disso, o dragão ataca os pilares que prendem Victini, libertando-o. Então, Zekrom e Reshiram mostram a Damon a destruição que a Força do Dragão fora de controle está causando e Damon pede que os dragões emprestem seu poder para que ele possa usar a Espada da Terra para conter a Força do Dragão. Infelizmente a energia já está muito fora de controle e se direciona à Espada da Terra, usando o poder dos Pokémon psíquicos para causar ainda mais destruição. Damon diz que todos devem sair dali, pois o castelo está desmoronando.

Ash não consegue sair pois os pilares de proteção estão sob o castelo, e Victini não consegue passar por eles. Os pilares se colidem com o castelo, fazendo com que Damon caia. A Espada da Terra começa a subir cada vez mais para o céu, atingindo uma altitude em que o ar é rarefeito e a temperatura é bem baixa. Damon aparece montado em Golurk e pede para que Reshiram e Zekrom destruam os pilares. Eles começam a atacar, mas os ataques só fazem com que os pilares sejam jogados uns contra os outros, envolvendo assim Ash, Pikachu e Victini. Zekrom e Reshiram atacam os pilares na esperança de destruí-los, mas nada acontece.

Ash fica cada vez mais sem ar e começa a chorar por não ter conseguido cumprir a promessa de levar Victini ao mar. As lágrimas de Ash congelam antes mesmo que toquem o chão. Victini usa todas as suas forças e consegue usar o seu ataque assinatura, o V-Create, que destrói os pilares. Após isso, Victini desaparece, Ash desmaia e a Espada da Terra volta ao chão. Após toda essa sequência, Damon pede que Golurk, Reshiram e Zekrom usem seus poderes para enterrar o castelo e fazer com que a Força do Dragão seja contida. Ash então vai à praia e chora ao lembrar da promessa que fez à Victini, pega um Macaron e joga em direção ao mar, mas algo invisível o pega e o come. Como era de se esperar, era Victini. Ash então entende que o Pokémon recuperará o Vale da Terra sozinho, fazendo com que tudo volte a ser como era antes. Nesse momento, Reshiram e Zekrom voam juntos pelo oceano e vão embora. Ash, Cilan e Iris se despedem de todos e dão seguimento a jornada pela região de Unova.


Curiosidades

  • Pokémon Preto: Victini e Reshiram e Pokémon Branco: Victini e Zekrom são juntos o 14º filme da série. Ele possui duas versões, uma com o lendário principal Reshiram e outro com o lendário principal Zekrom. É o primeiro filme com a presença de Iris e Cilan;
  • O diretor Yuyama Kunihiko pesquisou locações na França (incluindo Nice, Gourdon, Tourrettes-sur-Loup e Mont Saint-Michel) como parte da pré-produção deste filme;
  • Se as duas versões forem contadas juntas, esses filmes estreiam 34 novos Pokémon, mais do que qualquer outro filme da série;
  • Esta é cronologicamente a primeira vez que Cilan mostra seu medo de Purrloin;
  • Os personagens de mãe e filha mostrados pela primeira vez em Lucario e o Mistério de Mew também fazem uma aparição nesses filmes, aparecendo logo após Ash derrotar Tatsuki;
  • Este é o primeiro filme de Pokémon a estar disponível em sua versão original em japonês em Blu-ray, lançado em dezembro de 2011;

Erros

  • Em ambos os filmes, pouco antes de Victini se revelar ao grupo, Ash pergunta a Victini se ele lhe emprestou seus poderes. Quando Ash diz isso, seus lábios não se movem com o resto de sua boca;
  • Na dublagem inglesa, a voz de um Reuniclus pode ser ouvida em muitas cenas envolvendo Solosis e Duosion no castelo, apesar do fato de Reuniclus só poder ser visto lá durante cenas de flashback para o Reino do Vale;

Matéria escrita originalmente por: Daniel Henrique
Matéria revisada e atualizada por: Tom Santos

3 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Olha aí o Pikachu ainda estava usando o Volt Tackle no filme Black, mas tb estava usando o Electro Ball no filme White...Hum, interessante.
    Os ataques nos filmes pokemon são diferentes do que no anime né? Mas nos dois eles ficam legais

    Ow pessoal, eu tava pensando em um ataque novo para a Woobat da Jessie e o Amoonguss do James, já q esses dois pokemons só sabem 3 ataques e os outros (Yamask e Frillish) sabem 4 ataques. Pensei nesses:

    Woobat: Attract ou Supersonic
    e
    Amoonguss: Seed Bomb ou Energy Ball

    E aí, o que acham?! Espero q algum desses ataques sejam aprendidos por eles e o James pegue d volta o Cacnea ou o Chimecho, o que é meio difícil, já q eles estão em outras regiões...mas vai q um imprevisto acontece, né?

    ResponderExcluir
  2. acho dificil chimecho e cacnea voltar,os pokemons sai pra dar lugar a outros da nova geração, se chimecho ou cacnea voltar vai ser só pra evoluir,vc esqueceu de mencionar o yamask, axo que ele deveria evoluir e aprender will-o-wisp ou ominous wind

    ta faltando mencionar que os macarons no fim são de cores diferentes em cada versão um é rosa e o outro é amarelo, o outro passaro(mandibuzz ou braviary)aparece nos creditos

    e é claro tãtãtã tornadus e thundurus aparece nos creditos provocando um vendaval ou tempestasde de raios, e a musica muda em ambas versões no jp e ing

    ResponderExcluir
  3. Eu ja espero a volta do chimecho,ja que pode ter uma evolução em pokemon xy,talvez ganhando o tipo fada,tb pode ter a volta do trace ja que o maril dele ganhou o tipo fada e a volta de antigos pokemons do ash,ja que teve a volta do charizard...meu Deus,não tem nada haver o que eu to escrevendo em relação ao filme ;-P kkk Por:anonimo7

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال