Pokémon - Zoroark: Mestre das Ilusões

Zoroark: Mestre das Ilusões

  • Nome japonês: Pocket Monsters Diamond & Pearl the Movie: Supreme Ruler of Illusions: Zoroark
  • Nome americano: Pokémon: Zoroark: Master of Illusions
  • Nome brasileiro: Zoroark: Mestre das Ilusões
  • Data de lançamento original:
    • Japão: 10 de julho de 2010
    • Estados Unidos: 05 de fevereiro de 2012
    • Brasil: 10 de março de 2012

História

O filme começa com o narrador falando um pouco sobre o mundo Pokémon. É mostrado um treinador usando seu Donphan em uma batalha contra Ash, e após ela, o trio segue para o Centro Pokémon mais próximo. Ali, Ash, Dawn e Brock assistem juntos na TV um jogo de aquecimento da Copa do Mundo de Baccerbol (Pokémon Baccer World Cup), um jogo cujo objetivo é uma equipe de três Pokémon fazerem gols em alguns arcos flutuantes.


Disfarçada de faxineiros, a Equipe Rocket aparece e pergunta para Brock o que estão assistindo. Brock responde que é um jogo de Baccerbol. Ash e Dawn dizem que eles irão assistir à copa do mundo na cidade de Crown. Em seguida, eles assistem na TV a equipe do magnata Kodai, formada por um Raikou, Suicune e Entei. A enfermeira Joy aparece e Brock dá em cima dela, mas é paralisado por um soco de Croagunk.

Um Zorua e sua mãe Zoroark são transportados em um avião. Um portão se abre e eles são cercados por Raikou, Suicune e Entei. As feras lendárias estão sob o comando de Kodai e sua assistente, Rowena. Kodai faz com que as feras ameacem Zoroark para que ele se transforme em uma delas, para testar suas habilidades de ilusão. Em seguida, Zoroark se transforma em Raikou. Zoroark encobre o lugar com uma forte neblina, mas é apenas uma ilusão. Kodai e Rowena usam seus relógios anuladores de ilusão e agora não enxergam as ilusões de Zoroark.

Kodai usa novamente o seu relógio, mas dessa vez o usa para transformar as feras lendárias em poliedros: Raikou, Suicune e Entei são apenas ilusões criadas por esses dispositivos. Após isso, Zoroark volta à sua forma original. Kodai manda um Ninjask capturar Zorua e paralisa Zoroark com alguns raios para que ela não possa proteger seu filhote. Kodai pretende usar Zorua para que Zoroark o obedeça. Ninjask leva Zorua até Kodai por um túnel, mas Zorua consegue escapar no meio dele. Ele escapa por um buraco no túnel e cai no meio de um corredor. Lá, um Scizor o encurrala, mas ele usa sua habilidade e se transforma em um Scizor. O Pokémon inseto se confunde e Zorua consegue fugir, mas é arrastado pela corrente de ar na parte externa da aeronave, e acaba caindo.


Um bando de Hoppip, Skiploom e Jumpluff passa por ali, e Zorua colide com um Skiploom,. Porém, antes que alcance o chão, ele usa sua habilidade e se transforma nesse Pokémon. Como Skiploom, Zorua consegue flutuar, o que detém sua queda. Enquanto isso, em um jardim da cidade logo abaixo, um portal se abre e Celebi aparece, rapidamente sumindo de vista.

Ash e seus amigos caminham em direção à cidade de Crown. Eles se perdem e acabam chegando a uma floresta. Em um balão, a Equipe Rocket os observa. Zorua (Skiploom) se choca com o rosto de Jessie, James e Meowth, fazendo-os ficar pendurados no balão. Zorua cai e chega ao chão. Ele é cercado por um grupo de Vigoroth. Ash e seus amigos chegam e espantam os Vigoroth, mas Zorua "fala" que não precisava da ajuda deles. Ash e seus amigos se espantam ao saber que Zorua pode falar usando a telepatia. Zorua diz que deseja salvar sua mãe. Zorua mostra seu poder ao se transformar em Ash, deixando todos impressionados.

Quando Kodai e Zoroark saem do avião, ele ordena a Zoroark que ela mostre às pessoas suas habilidades. Kodai usa ilusões para fingir que está com Zorua. O Celebi que estava afastado da cidade há 20 anos voa pela cidade de Crown e árvores florescem, encantando os Pokémon da região. Zoroark se transforma em Suicune e corre pela cidade de Crown, destruindo várias coisas e colocando medo na população. Em seguida, se transforma em Entei, causando ainda mais destruição. Kodai aparece na TV e diz que agora suas feras lendárias são controladas por Zoroark. Ele pede desculpas e fala que todos devem deixar a cidade para ficar protegidos. Zoroark se transforma em Raikou e cobre a cidade com uma névoa, que é apenas uma ilusão.


Ash e seus amigos encontram todos evacuando a cidade de Crown e são impedidos de entrar. Kodai fala novamente na TV e diz que ninguém poderá entrar na cidade até que ele consiga recapturar as feras. Zorua se transforma em Brock e sai correndo em busca de sua mãe. Ash, Brock e Dawn seguem Zorua. Um repórter chamado Karl aparece e diz que já tinha ouvido falar de Zorua. Ele pega na cauda de Zorua que está transformado em Brock e o Pokémon volta ao normal.

Kodai observa Celebi em seu computador. Ele diz que já sabia que Celebi apareceria graças à sua visão. Nesse momento, Kodai tem uma visão. Nessa visão, ele vê Ash, Dawn, Pikachu e Karl tentando tocar em uma ondulação do tempo que se forma perto de um relógio de contagem regressiva. Karl, Ash, Dawn, Brock, Pikachu e Zorua vão até a cidade de Crown por meio de uma antiga passagem subterrânea, e no caminho Karl comenta que está investigando Kodai. Segundo o repórter, Kodai é conhecido como o homem que pode prever o futuro e que seria capaz de fazer qualquer coisa para conseguir o que quer. Enquanto isso, na cidade, Zoroark encontra Zorua. Ela corre para encontrar seu filhote mas é recapturada por Goone, um dos capangas de Kodai. Esse Zorua era apenas mais uma ilusão de Kodai.

Quando chegam a cidade, Karl percebe que ela não está destruída como foi visto na TV. Karl diz que toda destruição deve ser uma ilusão de Zoroark, que está sob o comando de Kodai. Junto com Ash e seus amigos, o verdadeiro Zorua corre pelas ruas à procura da mãe. Kodai tem outra visão. Ele vê novamente a ondulação do tempo. Ele vê Celebi saindo de um portal, um relógio com uma contagem regressiva e as feras lendárias correndo pela cidade. Junto de seu Shuppet e Mismagius, Kodai sai pela cidade à procura da ondulação do tempo. Ele pede para que Shuppet use o movimento Previsão (Foresight), mas não encontra nada. Em seu computador, ele vê Ash e companhia correndo pela cidade. Ele se lembra que os viu em sua visão.


Junto com Ash e seus amigos, Zorua continua à procura de sua mãe. Zorua começa a correr na frente e acaba trombando com um Mightyena e um Tangrowth, sendo que o Pokémon de planta consegue colocar Zorua para dormir usando Pó do Sono (Sleep Powder). Logo é revelado que os Pokémon pertencem a Joe, avô de Karl; e à Tammy, dona de uma floricultura. Tammy os convida para comer um lanche em sua floricultura, explicando um pouco sobre a cidade e sobre como ela foi revitalizada após um incidente há 20 anos que acabou com todo o verde do lugar. Porém, Zorua acorda e, inquieto, sai correndo à procura de sua mãe.

Zorua corre por um jardim cheio de árvores e arbustos e é cercado por vários Pokémon. Eles começam a atacar Zorua, mas Pikachu e Piplup chegam e começam a lutar ao lado de Zorua. De repente, Celebi aparece e acalma a todos. Zorua pede para que Celebi o ajude a procurar sua mãe. Celebi, Zorua, Pikachu e Piplup saem do jardim à procura de Zoroark.

Quando os treinadores tentam seguir os Pokémon, acabam sendo encurralados e capturados por Kodai. Rowena tenta invadir o computador em que todos os dados de Kodai ficam. Ao adivinhar a senha (VISÃO), ela vê alguns dados sobre antigas profecias e se apressa a copiá-los para seu microcomputador. Em uma das telas, ela vê uma caixa e vai até o local da câmara para ver o que é. A caixa se transforma em uma jaula e lá ela encontra Ash e seus amigos. Ela solta seus cabelos e revela ser uma jornalista que está investigando Kodai.


Rowena liberta Ash e seu amigos, e todos fogem em um bote. Rowena explica que Kodai está à procura da ondulação do tempo, que aparece sempre que Celebi visita a cidade. Ela diz que a ondulação do tempo é um ponto focal temporário que coleta energia do tempo. Essa ondulação dura apenas um dia e fornece energia suficiente para que Celebi viaje no tempo. Ela explica que Kodai deseja essa energia para prever perfeitamente o futuro. Há 20 anos, Kodai tocou na ondulação do tempo que se formou na cidade de Crown, ganhando o dom de ter visões do futuro. Mas a mesma energia fez com que todas as árvores e plantas da cidade morressem.

Celebi, Zorua, Pikachu e Piplup continuam a busca por Zoroark, subindo em uma grande árvore nos arredores da cidade. Mas Kodai aparece e manda seus Pokémon atacarem Celebi. Zorua usa sua habilidade de ilusão, mas é atacado e a ilusão se desfaz. Zoroark consegue escapar da aeronave na qual estava preso e encontra os verdadeiros cães lendários, que possuem uma coloração brilhante (Shiny). Kodai tenta ferir Celebi para obrigá-lo a criar uma ondulação do tempo. Zorua pula no rosto de Kodai, fazendo com que ele caia. Kodai se revolta e os ataca, deixando Celebi inconsciente. Na hora em que Kodai iria capturar Celebi, Pikachu o impede e Kodai manda seus Pokémon atacarem Pikachu e Piplup. Eles caem da árvore em que estavam, mas são salvos por dois Togekiss. Ash, Karl, Rowena e companhia aparecem. Eles resgatam Celebi e os outros Pokémon e fogem.

Kodai fica frustrado ao ver a fuga, mas sabe exatamente o que Rowena irá fazer e manda um objeto espião atrás deles. Achando que era um inimigo, os três cães lendários começam uma luta contra Zoroark. O Pokémon tenta despistar os cães lendários com suas ilusões, mas é cercado por eles. Karl leva Ash e seus amigos até a oficina de seu avô. Tammy e Joe explicam para Ash e seus amigos que Entei, Suicune e Raikou estão atacando Zoroark com o objetivo de proteger a cidade. Rowena explica que a ondulação do tempo aparecerá próxima de um relógio, e que Karl foi até todos os relógios da cidade mas não encontrou nada. Joe diz que há um relógio que Kodai provavelmente não foi. É um relógio em contagem regressiva para a copa do mundo, que fica próximo ao estádio de Baccerbol. Kodai escuta toda conversa pelo seu pequeno aparelho espião e parte rumo ao relógio.


Ash e seus amigos percebem o aparelho espião de Kodai e partem rumo ao relógio também, pegando o atalho subterrâneo para chegar primeiro. Zoroark continua sua luta com os cães lendários e é cercado por eles novamente. Ele usa uma ilusão e prende os cães lendários em cristais azuis. Karl e Rowena chegam e Rowena usa seu relógio de pulso para acabar com a ilusão que está prendendo os cães. Vários Pokémon selvagens que vivem na cidade aparecem para tentar explicar aos cães lendários que Zoroark não é uma ameaça.

Ash, Brock e Dawn seguem rumo ao estádio. Kodai aparece em um carro junto com Goone. Kodai manda seu capanga batalhar com eles antes que cheguem ao estádio, e Brock e Dawn ficam para deter Goone enquanto Ash vai ao estádio com Celebi, Zorua e o Bronzor de Karl. Kodai parte rumo ao estádio junto com seu Shuppet e sua Mismagius também. No meio do caminho, Ash e Kodai se encontram. Pikachu começa uma batalha com Mismagius, e Ash manda Celebi chegar à ondulação do tempo antes que Kodai chegue lá. Kodai para a batalha quando vê Celebi indo até a ondulação do tempo. Enquanto isso, Dawn e Brock continuam a batalhar para ganhar tempo. Quando estavam prestes a perder, Zoroark aparece e derrota Goone.

O Shuppet de Kodai começa uma batalha com Celebi. Celebi é atingido por um raio e se transforma em Zorua. Os Pokémon de Kodai atacam o Bronzor e o derrotam. Zorua tenta revidar, atacando Kodai e mordendo seu relógio, mas o magnata captura o Pokémon noturno com uma extensão mecânica vinda de sua luva. O grito do Zorua chama a atenção de Zoroark, que parte para aquele local. Ash, Pikachu e o verdadeiro Celebi chegam ao relógio. Quando estavam há poucos metros dele, Kodai aparece e Mismagius os paralisa com um ataque. Zoroark aparece e tenta atacar Kodai, mas para quando Kodai mostra Zorua ferido em suas mãos.


Kodai tortura Zorua com alguns choques, e seu Shuppet ataca Zoroark com um raio. Kodai vai até o relógio onde está a ondulação do tempo. Com suas luvas, Kodai toca a ondulação do tempo, drenando a energia que sai do portal. Ash diz que se ele fizer isso, as árvores e plantas da cidade irão morrer, mas Kodai responde que isso pouco importa para ele. Uma energia negra se espalha pela cidade e todas as árvores e plantas morrem. Mas de repente, as árvores e plantas que morreram voltam ao normal. A energia que Kodai absorveu desaparece e a ondulação do tempo reaparece, pois foi tudo uma ilusão de Zoroark. Kodai diz que isso não devia acontecer por causa de seu relógio anulador de ilusões. Mas Kodai se lembra da mordida que Zorua deu em seu relógio anteriormente, danificando o dispositivo.

Karl e Rowena aparecem. Ferido, Zorua se arrasta até sua mãe. Karl manda Shuppet usar uma Bola das Sombras (Shadow Ball) nele, mas Zoroark pula na frente e o protege, ficando ferido. Kodai usa o aparato de suas luvas para dar um choque em Zoroark, que já estava ferida. Zoroark consegue se livrar da corrente usando um golpe, e Piplup ataca Mismagius, liberando Ash, Pikachu e Celebi. Mismagius tenta atacar Celebi, mas Brock e Dawn chegam e Piplup o protege. Pikachu ataca Mismagius e o derrota.

Kodai se desespera ao perceber que será difícil tocar na ondulação do tempo e corre até ela. Quando iria tocá-la, os três cães lendários aparecem e cercam Kodai, que foge amedrontado. Ferida, Zoroark desmaia. Kodai tenta fugir em sua aeronave, estacionada dentro do estádio, mas quando estava decolando, ela desaparece. Kodai cai dentro do estádio de Baccerbol, ficando ferido no chão. A aeronave era uma ilusão de Zoroark, que havia a preparado antes de desmaiar.


Zorua tenta acordar Zoroark, mas nada acontece. Todos temem o pior. Zorua cria uma ilusão, levando-os até o campo em que moram. Celebi passa pela ondulação do tempo que ali estava e logo retorna, usando o fluxo de energia para curar Zoroark. Após isso, a ilusão se desfaz. Celebi voa pelos jardins ali perto do estádio, fazendo várias flores aparecerem no local. Eles se despedem e Celebi vai embora. No estádio, Kodai vê sua conversa com Ash no telão, na qual estava falando que pouco se importa com a cidade. Essas imagens são transmitidas em toda a cidade, toda população vê e se revolta com Kodai. Em seguida, a policial Jenny leva Kodai para a delegacia. Karl, Rowena, Zorua e Zoroark partem em um navio para uma nova região, e ao se despedir, Ash promete que irá encontrar Zorua quando for lá.

Curiosidades

  • Esse é o único filme da série Diamond & Pearl que é um filme independente. Os outros três filmes são parte de uma trilogia envolvendo Dialga, Palkia e Arceus.
  • O cenário do filme é baseado em vários locais na Holanda e na Bélgica, como Magere Brug, Rio Amstel, Kinderdijk e Bruxelas.
  • Esse filme marca a primeira vez que todas as três feras lendárias aparecem ao mesmo tempo no anime, e pela primeira vez Raikou recebe um papel de protagonista em um filme.
  • Este filme também marca a primeira vez que Pokémon lendário Shiny aparece nos filmes (no caso, Raikou, Entei e Suicune). A Equipe Rocket inclusive comenta que eles parecem um pouco diferentes do que a ilusão criada por Zoroark.
  • Este filme termina com a Equipe Rocket sendo os últimos personagens a aparecer antes dos créditos, um padrão encontrado nos primeiros filmes, e pausado após o filme Celebi: Voz da Floresta.
  • Professor Rowan, Rhonda, Johanna, Paul, Zoey, Barry, Nando, Kenny, Conway, Ursula, Cynthia e Palmer fazem aparições rápidas nos créditos do filme, junto com os líderes de Ginásio de Sinnoh que Ash lutou e a Elite dos Quatro. A maioria deles apareceu com um de seus Pokémon.
  • Ethan, protagonista das séries Gold e Silver, faz uma participação especial no início do filme com um Donphan, que usa na batalha contra Ash. Isso faz com que este seja o segundo filme em que Ash batalha contra um Donphan logo no início. A primeira foi no filme Mewtwo Contra-Ataca.
  • A Oficial Jenny vista neste filme tem um símbolo de estrela em seu chapéu, que era o mesmo símbolo usado pela Jenny em Viridian City, a primeira Oficial Jenny a aparecer no anime. A primeira arte oficial da Oficial Jenny também tem essa estrela em seu chapéu.
  • Esta é a primeira aparição de um Pokémon da Quinta Geração, antes da série Best Wishes;
  • Durante a cena em que Celebi voa em torno da cidade, quando acalma os Pokémon que estão brigando, e quando revive Zoroark, versões refeitas da melodia da Voz da Floresta, do filme Celebi: Voz da Floresta, podem ser ouvidas.
  • Nas primeiras transmissões do Cartoon Network, todo o prólogo foi cortado, com o filme começando imediatamente na sequência do título. Este corte foi feito pelo Cartoon Network sem a permissão da The Pokémon Company International, e foi restaurado em transmissões futuras, após 16 de Fevereiro de 2011.
  • O boné de Karl tem uma imagem de um Woobat nele. Este Pokémon só tinha sido revelado oficialmente quatro dias antes do lançamento deste filme.
  • O termo Baccerbol vem de uma fusão de basquete com futebol.
  • Durante a partida de Pokémon Baccerbol, o locutor anuncia o time de Kodai como o Nimbasa Legends. Nimbasa City é uma cidade que aparece na Geração V, sugerindo as possíveis origens de Kodai;
  • Em sequência ao título, logo depois de Zoroark: Mestre das Ilusões ser exibido, uma parte da música de Lostlorn Forest pode ser ouvida.
  • Este filme marca a estreia de um sistema de escrita criada para o anime, que começaria a ser utilizado de forma consistente a partir da série Best Wishes em diante.

Erros

  • Nos créditos, a boca do Rhyperior de Palmer fica com a mesma cor de seu chifre e da parte superior do corpo do Pokémon.
  • Quando Kodai veicula seu pedido de desculpas pelo ataque das feras lendárias à cidade, Peg (a garota de cabelo roxo fã de Magnemites) aparece com olhos num formato oval e com pupilas visíveis, sendo que durante o restante do filme esse detalhe não aparece.
  • Quando Ash pergunta a Kodai o que ele quer dizer sobre não permitir que eles fiquem em seu caminho, as presilhas de Dawn ficam na mesma cor do cabelo da garota.
  • Dentre os Pokémon que usam Rajada de Sementes (Bullet Seed) ao tentar libertar Celebi, está um Kricketune, que não consegue aprender tal golpe nos jogos.

Edições

  • Na versão original, a senha que protege os arquivos de Kodai é "Ondulação do Tempo", e na versão americana é alterada para "VISION". Essa alteração foi devido a "Ondulação do Tempo" possuir seis caracteres em japonês, mas onze na língua inglesa.
  • Quando Zorua é atingindo pelo pó do sono, ele murmura "Eu não estou com sono!" na versão oriental, mas no Ocidente ele fica em silêncio.
  • Quando Zorua é capturado por Kodai, no original japonês ele diz "Maa... não pude fazer nada", enquanto na versão ocidental ele comenta que "não me resta muito tempo".
  • Houve uma troca na música de encerramento: no Oriente é tocada a faixa "Ice Cream Syndrome", enquanto no Ocidente é tocada uma nova música, "I Believe in You".

Texto originalmente elaborado por: NANABS.
Texto atualizado e revisado por: Prof. BrUNO.

5 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. esse na minha opnião é o filme com melhor imagem em HD que existe, nem mesmo os novos parece ter tanta qualidade, tipo esse filme foi o que melhor explorou a qualidade hdtv pq usou muitos cenarios vivos como o rio onde a equipe rocket boia, e a planicie da ilusão do zorua ^^

    ResponderExcluir
  2. bem qe vcs podiam fazer comentarios e curiosidades dos filmes.

    ResponderExcluir
  3. porque voce não posta o filme 14 e 15,já da para postar eu já assisti o filme 14

    ResponderExcluir
  4. Phelipe Nascimento14/07/2013, 21:39

    Eu acho que seria melhor se vocês desponibilisacem os filmes pra BAIXAR assim como os episódios

    ResponderExcluir
  5. Os episódios e filmes podem ser encontrados para baixar no menu Multimidia.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال