Pokémon: Arceus e a Joia da Vida



  • Nome Japonês: Pocket Monsters Advanced Generation the Movie: Arceus: To the Conquering of Space-Time
  • Nome Americano: Pokémon: Arceus and the Jewel of Life
  • Nome Brasileiro: Pokémon: Arceus e a Joia da Vida
  • Data de lançamento:
    • Japão: 18 de julho de 2009
    • Estados Unidos: 20 de novembro de 2009
    • Brasil: 21 de novembro de 2010

História

Durante a conhecida introdução sobre o mundo Pokémon presente nos filmes da franquia, é mostrada uma batalha Pokémon entre a campeã da região de Sinnoh, Cynthia, e Palmer, o Líder da Torre de Batalha, também da região de Sinnoh. Nesse meio tempo, Dialga, Palkia e Giratina aparecem no que parece ser um acontecimento que está gerando grandes danos ao mundo fora do Espaço-Tempo. Arceus também aparece, tendo um diálogo com alguém que o traiu, não entregando a ele a Joia da Vida, levando-o jurar trazer justiça à humanidade.

Ash, Dawn e Brock aparecem chegando na cidade de Michina, local rodeado pela natureza e que fez com que eles levassem um longo tempo para chegar lá. Após ficarem aliviados de chegar em Michina, eles vão logo se refrescar em um rio que passa pelo local e enquanto estão se divertindo, são surpreendidos por melancias boiando na água na direção deles, o que os deixa confusos e felizes por achar aquelas frutas por ali. Nesse momento, duas crianças, Kato e Kiko, aparecem dizendo que as melancias pertencem a eles, mas que Ash e os outros podem ficar com elas caso vençam uma batalha ali, naquele momento.

Sem hesitar, eles aceitam e decidem fazer uma batalha em dupla entre Ash e Dawn contra as duas crianças. Ash e Dawn enviam Pikachu e Piplup e as duas crianças mandam Beautifly e Heracross. Após uma batalha acirrada, Ash e Dawn vencem e ficam com as melancias. Kato e Kiko dizem que eles precisam conhecer as ruínas presentes na cidade - e é isso que todos fazem.



Ash, Dawn e Brock chegam a um lugar lindo com um grande lago e uma enorme rocha onde há ruínas no topo. Enquanto ficam deslumbrados com a beleza daquele lugar, eles são surpreendidos com uma tromba d'água que libera uma forte energia, fazendo com que Piplup e Pikachu sejam levados até lá. Nesse momento, dois jovens chamados Sheena e Kevin aparecem e um deles chama Dialga para salvar os dois Pokémon. Após salvar Pikachu e Piplup, Dialga libera um poderoso Rugido do Tempo e destrói a tromba d'água, fazendo com que Giratina seja liberado de um portal na água. Giratina vai em direção a Dialga e começa a atacá-lo ferozmente.

Nesse momento, os dois jovens pedem que Ash e os outros fujam dali pois é muito perigoso. Sheena tenta se comunicar com Giratina, mas falha, fazendo com que o Pokémon demonstre mais ainda a sua ira. Depois, Ash corre em direção a Dialga com o intuito de ajudá-lo e rapidamente Giratina se lembra de Ash e Pikachu de quando estavam juntos em uma outra aparição do Pokémon. Giratina se acalma e Sheena diz que está na hora de transcender os limites do Tempo e do Espaço, lembrando que o Pokémon é mal compreendido, e faz com que ele abra um portal para que volte ao mundo reverso.

Após Giratina partir, Sheena e Kevin se apresentam e Sheena revela que é a guardiã das ruínas junto com Kevin, e que ela tem a habilidade de conectar seu coração com o dos Pokémon. Sheena explica para todos que existe uma lenda na cidade que cita uma Criatura Trovão e seu Mestre ao mesmo tempo que ela revela que o encontro deles não foi por acaso, dando a entender que Ash e Pikachu seriam o Mestre e a Criatura Trovão. Então, ela os convida para irem até as ruínas.



De repente, outra tromba d'água surge fazendo com que raios destruam algumas árvores do local e quase machuquem Dawn, mas Kevin a salva. A tromba d'água continua causando problemas e até deixa Dialga preso em uma das trombas, o que faz com que Palkia apareça e tente salvar Dialga usando Fenda Espacial e a habilidade de dobrar o espaço-tempo. Após tudo desaparecer, Sheena agradece aos lendários e eles vão embora.

Enquanto estão dentro da ruína, Ash e os outros questionam sobre os itens que existem dentro daquele local. Sheena e Kevin dizem que o item que sempre está em movimento se chama Eixo do Tempo-Espaço, que é capaz de indicar a condição de mudança contínua do tempo e do espaço. Eles também dizem que estão desde muito tempo investigando acontecimentos onde o espaço e o tempo são interrompidos. Eles citam alguns acontecimentos que acontecem nos filmes 10 e 11 - O Pesadelo de Darkrai e Giratina e o Cavaleiro do Céu -, revelando que o mundo real está apoiado no mundo reverso, sendo este o que Giratina se encontra.

Sheena e Kevin falam das dimensões de Dialga, Palkia e Arceus, sendo que esse último foi capaz de criar todos os mundos existentes. Além disso, ela comenta que existe um presságio que cita que muito em breve Arceus despertará de seu sono. Nesse meio tempo, alguns redemoinhos de energia começam a acontecer no campo onde Arceus está e acabam distorcendo o espaço e o tempo, o que faz com que as dimensões em que Dialga e Palkia estão se choquem. Essa colisão aconteceu na cidade de Alamos e apareceu em uma cena no filme 10. Ela acabou gerando uma batalha entre Dialga e Palkia e afetou Giratina e seu mundo. E foi justamente devido a esses acontecimentos que Giratina estava atacando Dialga naquele momento (que antes já havia sido mostrado no filme 11).



Sheena fala também sobre a lenda do lugar. Ela diz que Arceus guarda um rancor enorme pela humanidade e que deseja levar todos eles à justiça. Ela fala que no passado Arceus foi capaz de destruir alguns meteoros que estavam causando destruição entre os Pokémon. Durante seu nobre ato de tentar salvar a vida de todos aqueles que ele criou, Arceus perdeu 16 de suas placas, fazendo-o ficar à beira da morte. Arceus então foi salvo por um homem chamado Damos, que conseguiu devolver todas as suas placas de vida. Como ele percebeu que Michina estava devastada, por pena, ele decidiu remover os poderes presentes de suas placas de Água, Terrestre, Planta, Elétrico e Dragão para criar a Joia da Vida.

Arceus então transformou a cidade de Michina em um lugar lindo e fértil e confiou a Joia da Vida a Damos para guardar e proteger, pois qualquer dano à Joia colocaria a vida de Arceus em perigo. Em um episódio dessa história, Damos deveria devolver a Joia para Arceus durante o eclispe solar, mas ao invés disso, Damos o atacou e quebrou a promessa, deixando Arceus tão furioso que ele foi capaz de destruir o santuário - caindo em um sono profundo para curar seus ferimentos. Damos se negou a entregar a Joia da Vida para Arceus porque ele acreditava que Michina se tornaria a mesma terra devastada de antes. Sheena então conta que é descendente de Damos e, nesse momento, ela mostra para todos a Joia da Vida que agora está sob seus cuidados. Sheena revela que pretende devolver a Joia para Arceus e acabar com a impressão que Arceus guardou durante todo esse tempo. A Equipe Rocket, que estava seguindo-os, observa atentamente e o Eixo Tempo-Espaço começa a se mexer violentamente, fazendo com que Arceus apareça com o intuito de cumprir a sua promessa de trazer justiça.



Arceus então começa a destruir tudo e é surpreendido por Sheena, que carrega consigo a Joia da Vida. Sheena explica que é ancestral de Damos e que sua família guardou a Joia durante todo esse tempo com o intuito de devolver para ele e se desculpar por tudo que aconteceu no passado. Então, surpreendentemente, Arceus destrói a Joia da Vida, revelando que aquela que Sheena carregava era falsa. Arceus lança um poderoso ataque e manda a Equipe Rocket para longe. Sheena tenta se conectar com Arceus para fazê-lo entender que ela não sabia que era falsa, mas como já havia sido mostrado antes, Sheena não consegue se conectar com um Pokémon quando ele está tomado pelo ódio.

Arceus lança mais uma vez o ataque Julgamento contra Sheena e os outros, mas Dialga e Palkia aparecem e os protegem. Impressionado com a forma com a qual Dialga e Palkia estão protegendo os outros, Arceus, irritado, lança poderosos ataques contra eles, fazendo com que o local seja ainda mais destruído. Dialga e Palkia continuam lançando os ataques, mas são impedidos pelas Placas de Vida de Arceus. Giratina também aparece para ajudá-los, mas a ira de Arceus é tão grande que nada funciona até aquele momento. Dialga então consegue enviar todos, menos Kevin, para o passado, para o dia em que Damos teria que devolver a Joia da Vida para Arceus.

Nesse ponto, é mostrado que Damos trocou a Joia da Vida e guardou a verdadeira. Ele ordenou que os seus Pokémon atacassem violentamente Arceus com raios poderosos. O furioso Arceus começou a destruir todo o local fazendo com que Damos e um misterioso homem que o acompanhava caíssem junto aos destroços.

Querendo entender mais ainda, Sheena tenta se comunicar com Dialga pedindo que o Pokémon os enviasse para um momento ainda mais antigo. Atendendo ao pedido de Sheena, Dialga envia todos para um passado ainda mais distante e eles vêem vários soldados, o lendário Heatran e o misterioso homem que estava com Damos no dia da traição a Arceus. Esse homem pede que seu Bronzong use o Hipnose em Ash, Dawn e Brock, mas não em Sheena, pois após Sheena revelar que veio do futuro, esse homem se mostrou curioso em saber do que se trata.



Na cena seguinte, é mostrado Pikachu e Piplup sendo jogados em uma espécie de cela com vários Pokémon adormecidos. Nesse momento, um Pichu aparece e consegue salvar Pikachu e Piplup com uma passagem ali dentro da cela. Ash, Dawn e Brock são levados para uma outra cela subterrânea, e lá encontram Damos e um senhor, que fala que eles foram hipnotizados pelo ataque de Bronzong. Damos está ali na mesma cela e fala que aquele homem se chama Marcus. Ele diz que Marcus era seu assistente, e o traiu e o enganou para o impedir de entregar a Joia da Vida a Arceus.

Ash e os outros repreendem Damos pelas suas atitudes, mas ele se defende dizendo que foi enganado. Então, eles percebem que Marcus manipulou Damos com o Hipnose do Bronzong para conseguir o que queria. Em uma sequência de acontecimentos, é entendido que os Pokémon no passado eram chamados de "Criaturas Mágicas" e que eles eram obrigados a fazer trabalhos que não queriam. Nesse meio tempo, Pikachu, Piplup e Pichu conseguem salvar um Cyndaquil e uma Chikorita de suas obrigações.

Na cela onde estão com Damos, Ash e companhia explicam para ele sobre a sua traição a Arceus e a sua reputação no futuro. Damos se mostra surpreso. Então, é mostrado um flashback de quando Arceus salvou a terra e os Pokémon, o que o deixou quase à beira da morte. Esse flashback mostra que Damos também consegue se comunicar com os Pokémon, assim como Sheena, e como Arceus confiou a Damos suas placas para ajudar na revitalização da cidade de Michina. Sheena, que está em uma conversa com Marcus, revela sobre as coisas que acontecerão no dia em que Arceus vier buscar a Joia. Ele então entrega a ela um cajado com a Joia da Vida para ela entregar a Arceus e impedir o que iria acontecer. Marcus, no entanto, retirou a Joia da Vida sem que Sheena percebesse.

Antes de estabelecer o pedido de Arceus no passado, é mostrado uma cena do futuro em que Palkia, Giratina e Dialga continuam lutando contra Arceus e a Equipe Rocket acha um cajado com a Joia da Vida dentro dele. No passado, já começa a acontecer o eclipse solar, assim como Arceus falou a Damos que iria acontecer. Sheena, por sua vez, vai ao encontro do Pokémon para entregá-lo e impedir os terríveis acontecimentos futuros. Nesse meio tempo, Pikachu e os outros conseguem a chave para libertar Ash, Dawn, Brock e Damos.

No santuário, Sheena abre o cajado e descobre que a Joia da Vida não está lá. Marcus aparece e ordena que muitos Pokémon ataquem Arceus, já que ele sabia como Arceus escaparia segundo o que Sheena havia lhe contado. Ele então ordena que joguem uma água de prata, que acaba deixando Arceus impossibilitado de se mover e de destruir o santuário - como aconteceria. Marcus ainda ordena que os Pokémon continuem atacando Arceus, o que faz com que o local onde Sheena está desabe. Contudo, Damos surge e a salva da queda, e ela entende todos os últimos acontecimentos em que ele não fez o que a lenda diz que faria.



Ash e Dawn vão atrás de Marcus para impedi-lo e Pikachu e Piplup lutam contra Bronzong e Heatran. Sheena e Damos usam a sua habilidade para fazer com que os Pokémon parem de atacar Arceus, que também tentam um contato, mas novamente falham, já que o Pokémon está tomado de ódio. Após perceber que as correntes estão controlando Bronzong e Heatran, Pikachu e Piplup as destroem, fazendo com que os Pokémon se voltem contra Marcus.

Nesse meio tempo, a Joia da Vida acaba caindo, mas felizmente é recuperada por Pikachu, que corre em direção a Arceus para devolvê-la. Porém, o Deus Pokémon já está quase morrendo, fazendo com que aquele passado comece a se desfazer e todos que vieram do futuro voltem para sua época. Damos consegue fazer contato com Arceus, dando a ele a energia necessária para que o Pokémon consiga absorver a energia da Joia da Vida e evitar que o pior aconteça.

Arceus consegue absorver a energia e todos aqueles que foram mandados de volta para o futuro voltam, o que faz com que a água de prata jorre por todos os lados, alagando o santuário. Arceus corre para salvar todos que estavam ali e os leva para um local seguro. Nesse local, todos comemoram por tudo ter dado certo, mas Ash e todos os outros precisam voltar para o futuro e tentar fazer com que Arceus consiga entender o que aconteceu. Todos se despedem de Damos, e Dialga, nesse momento, leva-os de volta para o futuro.

Chegando no futuro, a batalha ainda continua entre os lendários. Arceus está prestes a usar um ataque que destruiria tudo, mas ele consegue ter uma lembrança das coisas que aconteceram e para de atacar. Por lembrar de tudo que aconteceu, tudo começa a voltar ao normal. A Joia da Vida que estava no cajado com a Equipe Rocket desaparece e tudo que havia ficado aos destroços devido aos poderosos ataques de Arceus começa a se reestabelecer. Dialga, Palkia e Giratina têm a sua energia recuperada devido à incessante batalha. Arceus percebe que a humanidade não é mais da forma que ele imaginou e diz que o mundo é magnífico, o que faz o Pokémon se estabelecer naquele meio. Ele então se despede de todos e vai embora com uma forte luz. Ash, Dawn e Brock voltam para sua jornada por Sinnoh.


Curiosidades

  • Nos créditos do filme, é revelado que Markus tornou-se empregado de Damos, ajudando-o a cultivar as terras de Michina;
  • Nesse filme existe breves aparições dos filmes 10 e 11 (O Pesadelo de Darkrai e Giratina e o Cavaleiro do Céu) da franquia, fazendo assim uma ligação entre alguns acontecimentos;
  • O diretor e os produtores foram para a Grécia em agosto de 2008 para usar o país como base para o cenário fictício do filme. Entre os locais que visitaram estavam Acrópole, Micenas, Delfos e Metéora;
  • O filme foi confirmado nos cinemas japoneses em julho de 2008, ao final dos créditos de seu antecessor, Giratina e o Guerreiro do Céu, com um teaser que mostrava Giratina, Dialga e Palkia prontos para a batalha pelas ruínas que lembram o Pilar da Lança;
  • Embora já tenha acontecido com os amigos de Ash antes, esta é a primeira vez que o próprio Ash viaja no tempo;
  • O eclipse solar mais longo do século 21 foi visível no Japão poucos dias após a estreia deste filme, que usa o evento astronômico como um arauto da aproximação de Arceus;
  • Este também é o segundo filme que mostra Pokémon Lendários que apareceram em um filme anterior: Palkia de O Pesadelo de Darkrai e Giratina de Giratina e o Guerreiro do Céu, além de Dialga, que esteve em ambos;
  • Este é o primeiro filme a estrear nos Estados Unidos no mesmo ano em que estreou no Japão. Isso faz de 2009 o primeiro ano em que dois filmes Pokémon foram lançados nos Estados Unidos;
  • Assim como era padrão nos filmes da série original, a abertura inglesa deste filme é a mesma da temporada correspondente , o que não acontecia desde Lucario e o mistério de Mew;
  • Este é o terceiro filme em que Ash e seus amigos não encontram a Equipe Rocket;
  • Ash, Dawn e Brock podem ser vistos vestindo suas roupas de inverno brevemente durante os créditos finais. Isso marca a primeira e única vez que eles foram vistos usando-o desde a partida da Cidade de Snowpoint;
  • Além de suas breves aparições no prólogo e créditos finais, Giratina só aparece em sua Forma Alterada ao longo do filme. No entanto, sua forma de origem foi vista brevemente antes de se transformar para lutar contra Dialga;

Erros

  • Quando Jessie segura a Joia da Vida na mão após descobri-la no cajado, durante a queda, a Joia da Vida é recolocada no cajado;
  • Quando Pichu, Pikachu e Piplup estão se esgueirando nas vigas, quando eles chegam às vigas sobre a água prateada, uma cena mostra Piplup abrindo caminho próximo à parede, mas a próxima cena o mostra no meio do feixe sobre a água prateada;
  • Quando Arceus está brilhando em uma cor verde, removendo a armadura do Pokémon, um Electrike e um Nosepass são vistos no lugar do Manectric e do Probopass, fazendo com que pareça que o Pokémon foi devoluído;
  • Quando Ash e seus amigos voltam no tempo, Sheena diz a eles que eles voltaram para quando Damos fez sua promessa a Arceus. O dia em que eles voltaram, no entanto, foi quando ele traiu Arceus;
  • Entre os Pokémon que atacaram Arceus com Shock Wave estavam Baltoy e Claydol, apesar de ambos serem incapazes de aprender o movimento legalmente;
  • Giratina usa dois Will-O-Wisps (Labareda) de cores diferentes, um é vermelho e o outro é azul;

Matéria revisada e atualizada por: Leandro Lemos

5 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. kkkkk que dedicação hein, resumiu o filme inteiro ufa ^^

    ResponderExcluir
  2. Aí no final você fala que Markus virou empregado de Damos,mas ele não morreu na hora em la dentro começou a cair as rochas?

    ResponderExcluir
  3. Arceus salvou todos, inclusive Markus ^^

    ResponderExcluir
  4. Um excelente resumo Daniel, parabéns XD

    ResponderExcluir
  5. Alguém aí pode me dizer um site confiável para assistir a esse filme, queria muito ver! :(

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال