Estados Alimentares

Os estados alimentares são condições específicas nas quais os Pokémon são submetidos. Existem cinco principais estados, além de mais três estados secundários. Estes estados são representados por ícones pequenos ao lado da barra de Hp do Pokémon. Os estados são causados por ataques ou efeitos de habilidades como Static. Assim como causam, algumas habilidades e movimentos são usados pelos Pokémon para se livrar dos efeitos, outros entretanto, utilizam-se do efeito para conseguir vantagens nas batalhas, como no caso de Bad Dreams ou Snore. Com exceção de Sleep e Freeze que podem durar um certo número de turnos, os outros efeitos só são curados no centro Pokémon, por itens, ou se Pokémon for substituído e tiver a habilidade Natural Cure. Os estados alimentares também são curados por itens, alguns específicos para cada estado e outros que curam todos os estados. Vejamos abaixo uma tabela com os itens de cura e após, cada estado explicado:

Full Heal

Full Restore

Lava Cookie

Lum Berry
Heal Powder

Old Gateau

Casteliacone


Estados Alimentares Principais



Queimado

Burn

Burn (Queimado/Queimar) é uma condição única; ela faz com que surjam queimaduras no Pokémon, deixando seu corpo avermelhado ou envolto em chamas. Em geral, Burn é causado por efeitos de habilidades ou ataques do tipo fogo, entretanto, quatro não são deste atributo, são eles: Fling (se o Pokémon estiver segurando um Flame Orb), Ice Burn, Tri Attack e Scald. Burn tem dois efeitos principais em batalha: A perda de 1/8 do Hp ao fim de cada turno, além da diminuição de 50% do poder de ataque do Pokémon, mas este último tem um efeito reverso se o Pokémon tiver a habilidade Guts, ou seja, ao invés de haver redução de 50% do ataque do Pokémon, há um aumento também de 50% do ataque. Ao contrário do que muitos pensam, Burn também apresenta algumas vantagens, estas são: O aumento do Ataque, Defesa, Velocidade e Ataque especial se o Pokémon tiver as habilidades Guts (já citado acima), Marvel Scale, Quick Feet e Flare Boost respectivamente (o mesmo acontece com Paralysis e Poison); Facade dobrará seu poder, indo de setenta à cento e quarenta (o mesmo acontece com Paralysis e Poison) e, o último efeito é o aumento de 1.5x das chances de captura do Pokémon. São imunes a Burn Pokémon do tipo fogo, porém se algum Pokémon já está sob efeito da condição e muda seu tipo para fogo ele se mantém queimado. O mesmo se aplica as habilidades, se um Pokémon muda sua habilidade para Water Veil, que torna seus usuários imunes a Burn, o estado irá permanecer, a não ser que tal Pokémon tivesse as habilidades Trace ou Role Play. Algumas habilidades e condições (ou ambas em conjunto) também aumentam chances de cura do estado bem como as chances de imunidade. Além dos itens de cura que vimos pouco acima, também curam Burn os itens Rawst Berry, Kuo Berry e o Burn Heal.

Congelado


Freeze (Congelado/Congelar) é um estado que faz com que o corpo do Pokémon fique completamente ou parcialmente congelado. Mesmo congelado, o Pokémon poderá realizar alguns ataques, em sua maioria do tipo fogo - com exceção de Scald, os ataques que os Pokémon podem realizar congelados ( Fusion Flare, Flame Wheel, Sacred Fire, Flare Blitz) são do tipo fogo. Pikachu, mesmo sem saber ataques do tipo fogo já mostrou ser capaz de se descongelar utilizando seus poderes elétricos. Os Pokémon com Heal Bell e Aromatherapy curam todos os estados de todos os Pokémon da mão do jogador. O calor gerado pela luz solar intensa também impede o congelamento dos Pokémon durante a batalha, ataques do tipo fogo também removem o estado por inteiro e, além destes se o Pokémon tiver a habilidade Magma Armor ele é imune ao congelamento. Ao contrário dos outros estados, nenhum dos ataques que podem congelar o oponente tem 100% de probabilidade de congelamento, sendo o máximo 30% de Secret Power, que não é um ataque do tipo gelo. Os itens Ice Heal e Aspear Berry curam os Pokémon congelados. Existe também a probabilidade do Pokémon se curar sem interferência externa, isto é, sem o uso de itens, ataques ou leva-lo ao centro Pokémon.

Paralisado


Paralysis (Paralisado/Paralisar) é um estado causado geralmente por ataques ou contato com tipo elétrico. Tem como efeito a diminuição de 25% da velocidade total do Pokémon, a não ser que este tenha a habilidade Quick Feet, nestes casos suas velocidade aumenta 50%. Paralysis também faz com que o Pokémon ocasionalmente perca seu turno por não poder atacar. De todos os ataques e habilidades que podem causar Paralysis - Body Slam, Bolt Strike, Bounce, Discharge, DragonBreath, Fling, Force Palm, Freeze Shock, Glare, Lick, Secret Power, Spark, Stun Spore, Thunder, Thunderbolt, Thunder Fang, ThunderPunch, ThunderShock, Thunder Wave, Tri Attack, Volt Tackle, Zap Cannon, Effect Spore e Static - cabe destacar Effect Spore que, causa Paralysis (10%), Sleep (11%) e Poison (9%) sem controle do usuário. Os ataques Rest e Refresh curam o estado do Pokémon que os usa, SmellingSalt tem o dano dobrado se o usuário está paralisado e após atacar cura o oponente. Magic Guard e Limber tornam o Pokémon imune a Paralysis, e Shed Skin, que tem 30% de chances de curar os outros estados tem ⅓ de curar Paralysis. Os itens Parlyz Heal e a Cheri Berry também curam o estado.

Envenenado


Poison (Envenenado/Envenenar) é um estado com muitas particularidades, a primeira delas é por não afetar dois tipos de Pokémon; Steel e Poison. Outra particularidade sua é ter uma subdivisão; Badly Poison. Poison não tem um efeito secundário, ela apenas infringe 1/8 (1/16 na geração I) de dano na Hp do Pokémon ao fim de cada turno, tal efeito pode ter um efeito reverso se o Pokémon tiver a habilidade Poison Heal, ou seja, ao invés de perder 1/8 da Hp ao fim de cada turno o Pokémon ganha este 1/8. Poison também tira o Hp do Pokémon fora da batalha, e sem o uso de itens ou habilidades, o Pokémon ficará perdendo HP até ser restaurado em um centro Pokémon. O estado também aumenta as chances de captura do Pokémon em 1.5x e, de maneira similar à Burn, Pokémon com a habilidade Toxic Boost ganharão um aumento de 50% de seu poder de ataque. Assim como outros efeitos, Poison também pode ser adquirido em um andar específico da pirâmide de batalhas, no caso o segundo, bem como pode ser contraído através do Battle Arcade. Pokémon que trocam sua habilidade para Immunity, tornarão-se imunes aos efeitos, mas quando a habilidade normal do Pokémon voltar ele ficará envenenado novamente. Em gerações anteriores, Twineedle podia envenenar Pokémon do tipo Steel, tirando a tal imunidade do tipo, além disso, pode-se envenenar Pokémon deste tipo usando Soak e mais tarde voltando o tipo do Pokémon ao normal, assim ele manteria o estado e ao mesmo tempo o tipo Steel. Para curar Poison são usados os Antidotes, as Pecha Berries e as Drash Berries

Poison também possui uma subdivisão - o Bad Poison. O Bad Poison se dá quando um Pokémon já envenenado é atingido pela segunda vez pelos ataques Poison Fang, Toxic, Toxic Spikes e Fling se o atacante estiver equipado com uma Toxic Orb. A única diferença do Bad Poison para o Poison é que o Pokémon com Bad Poison perde 1/16 de seu Hp na primeira rodada, 2/16 na segunda, 3/16 na terceira e assim por diante. A partir da geração III, ao trocar o Pokémon o Bad Poison não se convertia novamente em Poison como nas gerações anteriores, ao invés disso seu ''timer'' zera. Após as batalhas, o Bad Poison volta a ser somente Poison.

Dormindo

Sleep

Sleep (Dormindo/Dormir) é um estado que pode ser adquirido de diversas maneiras; podendo ser auto-induzido, causado pelo oponente ou por desobediência. Quando o Pokémon está dormindo, ele está totalmente imobilizado, sem poder realizar nenhuma ação. O estado atualmente tem um ''timer'', que varia entre 1 e 3 turnos, este ''timer'' zera a cada vez que o Pokémon é substituído. Os Pokémon desobedientes são aqueles que estão em leveis muito altos obtidos por trocas quando o jogador não tem determinado número de insígnias, durante as batalhas, eles dormem e atacam a si mesmo. A habilidade Insomnia impede que o Pokémon caia no sono. A Poké-flute e a Blue Flute (pode ser tocada através do PokéGear) assim como os ataques Wake-up Slap, que também aumenta a base de poder. Pokémon com Substitute não podem ser postos para dormir. Sleep Talk e Snore só podem ser usados enquanto o Pokémon está dormindo. Rest é um movimento que auto-induz este estado com o intuito de restaurar as energias do usuário, inclusive no competitivo usa-se a estratégia ''RestoChesto'', isto é, equipar o Pokémon com uma Chesto Berry e, botá-lo à dormir com Rest, assim ele irá restaurar as energias e acordar no mesmo turno. Além da Chesto Berry, o item Awakening desperta os Pokémon de seu sono.


Outros Estados


Confusão

Confusion

Confusion (Confusão) é, como próprio nome já diz, uma condição que deixa o Pokémon confuso, desorientado. Confusion não é um dos estados alimentares, ele assim como os próximos que veremos abaixos serão tratados por Pseudo-Estados. Confusion faz com que o Pokémon acerte os ataques nele mesmo, tendo chances de 50% disto acontecer. Confusion tem uma duração variável, de um à quatro turnos de ataque, turnos de recarga após o uso de Hyper Beam ou suas variações. Um Pokémon dormindo ao usar os ataques Snore ou Sleep Talk pode também se atingir. Ataques que ocupam mais de um turno, como Fly terão seus dois turnos contados separadamente, dobrando as chances do Pokémon se atacar. Mesmo assim, Confusion tem um efeito positivo, aqueles Pokémon com Tangled Feed recebem um aumento na sua evasão. Confusion pode ser curado usando as Persim e Lum Berries e a Yellow Flute, além disso, são imunes a este efeito os Pokémon com a habilidade Own Tempo. Este efeito pode ser passado através de Baton Pass. No anime, os Pokémon com Confusion costumam se atacar e atacar suas duplas se houver. Seus olhos ficam com redemoinhos, como se ele estivesse fora de combate, ou então ficam com uma grande estrela. Podem aparecer também Torchic rodeando sua cabeça ou pequenas estrelinhas Ainda no anime, os Pokémon atingidos pelo ataque Teeter Dance, geralmente de Mime Jr. começam a dançar hula. De todos os ataques que provocam tal estado, destaca-se Chatter que, dependendo do volume da gravação pode confundir o usuário.

Amedrontado

Flinch (Amedrontado/Amedrontar) é quando o Pokémon hesita em atacar, devido muitas vezes ao medo. Flinch geralmente é causado por ataques físicos, ou por certos ataques sob os efeitos de uma King's Rock ou Razor Fang (chances aumentam em 10%). A habilidade Inner Focus previne que o Pokémon não ataque devido a Flinch, e a habilidade Steadfast faz com que o Pokémon ganhe velocidade toda vez que seja atingido pela condição.

Apaixonado

Attract

Infatuation (Apaixonado/Paixão) é um efeito que se assemelha em efeitos a Confusion. Ambos têm como consequência os 50% de chances do Pokémon atacar a si mesmo. Um Pokémon pode ficar apaixonado somente por Pokémon do sexo oposto, e normalmente se apaixona ao ser atingido pelo Attract. Também, quando um Pokémon atinge um ataque que faça contato no oponente com habilidade Cute Charm ele (ou ela) tem 30% de chances de se apaixonar. Um Pokémon apaixonado segurando um Destiny Knot pode fazer o oponente se apaixonar também. O efeito termina quando o Pokémon é retirado da batalha, consome uma Mental Herb ou ouve uma Red Flute. A habilidade Oblivious faz com que os Pokémon fiquem imunes à tal condição. Este estado não pode ser transferido por Baton Pass.

Estados Alimentares no TCG


Assim como nos jogos, os estados alimentares estão presentes também no TCG. Os estados alimentares não estiverem sempre nos jogos de cartas, foram introduzidos em meados de 2002/2003 com lançamento de sets como Neo Genesis e Ruby e Sapphire, e eram ativados por ataques específicos, como Char de Quilava. A lógica é a mesma, entretanto, com algumas pequenas diferenças. Uma destas é que um Pokémon pode estar sofrendo de dois efeitos ao mesmo tempo, sendo que estes não podem ser Confused (Confuso), Paralyzed (Paralizado) ou Asleep (Adormecido), estes efeitos se anulam, outra diferença é que se o Pokémon evolui ou vai para o banco os estados somem, ou no caso de Paralyzed somem no fim do seu turno (o efeito impede que o Pokémon ataque ou recue, assim como Asleep).

No TCG as mecânicas dos estados são praticamente as mesmas, mas estas sofreram alterações para se adequarem ao jogo. Os estados Poison e Burned têm seus marcadores, assim como os marcadores de dano, e estes mesmos têm seus efeitos baseados na adição de marcadores de danos.

Para os estados Paralyzed, Asleep e Confusion, as cartas devem ser posicionadas de formas específicas, por exemplo, em sentido anti-horário quando o Pokémon está dormindo, ou paralisado, e virado para o jogador quando o Pokémon está confuso. Já que mencionamos Confusion, cabe citar que, os efeitos da confusão são os mais variáveis, eles requerem que o jogador jogue cara ou coroa para decidir se o Pokémon recua ou se seu ataque vai atingir ele e seu oponente (o dano autoinfligido do estado tem como base 20, mas deve se aplicar qualquer variável, podendo ser esta fraquezas, resistências, efeitos, etc.).
Vejamos abaixo os dois botões de estados, que representam Burned e Poisoned e devem ser posicionados sobre o seu Pokémon quando ele sofre de alguma das duas condições, ou ambas:



Espero Que Tenham Gostado!!!
Não se esqueçam de comentar!!!

6 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Exelente!!! materia continue assim.

    ResponderExcluir
  2. muito legal essa matéria, as matérias que vocês fazem é sempre bem explicadas nos mínimos detalhes, continue assim! :D

    ResponderExcluir
  3. Achei muito legal
    Mas duxtox nao e veneno como ficou envenado?

    ResponderExcluir
  4. Cascoon tava envenenado e evoluiu, por isso Dustox ta envenenado

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas informações que esse site tem nos proporcionado ... gostei da matéria

    ResponderExcluir
  6. Pq "Estado alimentar"?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال