Individual Values


Individual Values - Definição

Individual Values ou simplesmente IVs, são números ocultos que fazem que um Pokémon se torne único, sendo raras as vezes em que dois Pokémon de mesmas espécies têm o mesmo número de IVs. Elas são o número que está associado a cada stat, indicando seu valor, dando ao Pokémon mais velocidade, ataque, Hp... As IVs são determinadas na estrutura do Pokémon assim que ele aparece, choca do ovo, é dado por um NPC ao jogador e todas as outras formas de captura. Em gerações anteriores, como a segunda, as IVs influenciavam além disso o sexo do Pokémon, sendo ele macho quando suas IVs de ataque eram maiores que seu índice de definição do gênero, e fêmea quando menor, tornando impossível adquirir uma fêmea com stats de ataque altos. Na mesma geração as IVs influenciavam também a aparição de Pokémon shinies, para isso as IVs do Pokémon deveriam ser 10 em defesa, velocidade e especial além de ter de ser 2, 3, 6, 7, 10, 11, 14, ou 15 em ataque. A partir da geração III, estes fatores além das letras que os Unown seriam, começaram a ser medidos pelos valores de personalidade do Pokémon, mas as IVs manteram a função de indicar o tipo do Hidden Power, dependendo se seu valor é ímpar ou par. A partir da terceira geração as IVs atingiram seu valor máximo, indo de 0-15 à 0-31.

Como sei quantas IVs tem meu Pokémon?

Bem, na verdade o jogo não oferece ao jogador a possibilidade exata das IVs do Pokémon. Para o número exato ou aproximado são usadas as calculadoras de IVs, como dos sites Legendary Pokémon e Serebii, lembrando que quanto menor o level do Pokémon, mais complicado é o cálculo e existem mais chances da calculadora errar ou não conseguir efetuar a conta. Uma maneira menos usada é o cálculo manual, baseando-se nas duas fórmulas, uma para medir o HP e outra para os demais status. O jogo, a partir da quarta geração, começou a indicar características do Pokémon por pequenas frases em seu sumário. Mesmo não estando associado ao valor das IVs, é interessante sabermos que um homem no centro Pokémon de Mistralton nos jogos da 5ª geração irá dizer a você o tipo de seu Hidden Power, isto ajuda as calculadoras a fazer a conta. Outro modo de saber aproximadamente quais são as IVs do Pokémon é conversando com o garoto de cabelo azul na Gear Station, ele lhe dirá frases dependendo do número de IVs de seu Pokémon. Apesar destas frases, ainda é impossível saber o número exato das IVs in-game, já que este garoto dá as frases baseando-se em se o número de IVs do Pokémon está entre determinados valores. Vejamos as frases que garoto lhe dirá:

--> IVs Gerais:

- Total de IVs entre 0 e 90:
- ''This Pokémon's potential is decent all around.''
- Total de IVs entre 91 e 120:
- ''This Pokémon's potential is above average overall."
- Total de IVs entre 121 e 150:
- "This Pokémon has relatively superior potential overall."
- Total de IVs entre 150 e 186:
- "This Pokémon has outstanding potential overall."

--> IVs específicas (medida do maior valor):

- IVs entre 0 e 15:
- "It's rather decent in that regard."
- IVs entre 16 e 25:
- "It's very good in that regard."
- IVs entre 26 e 30:
- "It's fantastic in that regard."
- 31 em algum stat:
- ''It can't be better in that regard."

Para você que quer tentar o cálculo manual, deve-se utilizar as fórmulas abaixo:

- Fórmula HP: (((HP - level - 10) * 100) / level) - EP/4 - (base stat * 2) ( Base Stat = Base de status do Pokémon; EP = Effort Points)

- Fórmula para outros stats: (((stat / nature) - 5) * 100 / level) - EP/4 - (base stat * 2) ( Base Stat = Base de status do Pokémon; EP = Effort Points; Nature = Stats aumentados ou diminuidos em 10% pela Nature do Pokémon )

A influência das IVs em batalhas
Dois Dragonite estão batalhando, ambos com o mesmo level. Um deles usa Dragon Pulse e tira metade do HP do oponente, este último usa o mesmo ataque e nocauteia adversário. Por que isso aconteceu? Simples, o Dragonite que atacou primeiro deveria ter valores menores em algum atributo, podendo ser HP ou Special Attack. As IVs também podem decidir qual Pokémon ataca primeiro, por exemplo, se ambos os Dragonite usassem ExtremeSpeed (obtido somente HG/SS) aquele que tiver maiores IVs em Speed atacará primeiro. Em muitos casos as IVs são decisivas, podendo inclusive mudar o rumo das batalhas. As IVs também são importantes para montagem de movesets, principalmente os usados no metagame, mas para isso é claro deve-se saber seu valor aproximado. Lembrando que não basta seu Pokémon ter ótimas IVs mas movesets, nature e EVs ruins, o que conta no fim é a estratégia e o ''conjunto da obra''.

Passando as IVs adiante

Como passar as IVs do meu Pokémon para seu filhote? Muitos se perguntam isso, mas estes não sabem que existem certos meios de se passar as IVs para a próxima geração de Pokémon. Ao breedar seu Pokémon, três valores aleatórios são herdados dos pais e outros três surgem aleatóriamente, ou seja, se os pais tiverem atributos perfeitos, o filho pode herdar seus valores. Esta mecânica passou por alterações na passagem da 4ª para 5ª geração; a partir de BW todos os atributos têm chances iguais de 50% de serem passados aos filhos, mas na 4ª geração HP e defesa tinham um percentual pouco menor de serem herdados. Os valores percentuais que determinam de quem as IVs serão herdadas são iguais para machos e fêmeas, confiram:

- 25% de chances do filhote herdar 3 IVs do pai e nenhuma da mãe;
- 25% de chances do filhote herdar 3 IVs da mãe e nenhuma do pai;
- 25% dele herdar 2 IVs do pai e 1 da mãe;
- 25% dele herdar 2 IVs da mãe e 1 do pai.

Em HG/SS, surgiu um novo método para se passar as IVs de pai para filho. Os Power Itens (itens que podem ser comprados no Battle Frontier/Subway ou no Pokémon World Tournament), já usados na passagem das EVs, começaram a funcionar também com as IVs. Este método, entretanto, só serve para se passar um IV por vez, ou seja, das três IVs dos pais, somente aquela IV que o determinado Power Item abrange será passada em diante, as outras dependem da sorte. Também, se for equipado um Power Item em cada um dos membros do casal, haverão 50% de chances das IVs do pai serem passadas e 50% das IVs da mãe, tornando-se assim impossível passar 2 IVs com tais itens. Vejamos na tabela abaixo os Power Itens e os stats que eles passam para os recém-nascidos:

Power Weight - HP

Power Bracer - Ataque

Power Belt - Defesa

Power Lens - Sp. Ataque 

Power Band - Sp. Defesa

Power Anklet - Velocidade


Mesmo assim, criar um Pokémon com as IVs perfeitas é uma tarefa difícil, além de ter que contar com a sorte. A possiblidade de passar suas IVs em diante é uma das mais fáceis e mais complexas. À medida que você vai avançando no processo, mais difícil fica, pelo fato dos Power Itens só poderem passar uma das IVs. Ainda sim, com bastante sorte, pode-se conseguir que o filhote já nasça com 31 IVs em algum stat sem o auxílio dos pais ou itens. As chances disso acontecer são de aproximadamente 0,03125 ou se preferirem, 1 a cada 32 ovos produzidos poderão vir com IVs perfeitas, claro este número vale somente para um estado, para dois a chance é de 1 em 1024 e para os seis estados completos é de 1 em 1.073.741.824. Lembrando que, para um Pokémon bastam apenas 3 IVs, como no caso de uma Chansey, ela daria uma ótima Wall se tivesse IVs máximas somente em Defesa, HP e Sp. Defesa, mas para ser melhor que uma Blissey deveria estar equipada com Eviolite. Mas, para você que quiser deixar seu Pokémon com IVs perfeitas lembre-se que o processo pode durar semanas ou até meses, então só me resta desejar-lhes boa sorte!

Considerações Finais
Como podemos ver, as IVs influenciam e já influenciaram muitas coisas dentro do jogo. Nas batalhas competitivas elas são decisivas (Ex: Um Pikachu no level 100, com IVs de 28, Nature Neutra e 253 Effort Points em ataque, terá um ataque de 206, enquanto um Pikachu no level 100, com IVs de 5, Nature Neutra e 253 Effort Points em ataque, terá um ataque de 183). Passar as IVs não é uma tarefa fácil, leva tempo, esforço e sorte (e ovos, muitos ovos), além disso, outras maneira não citada de conseguir as IVs perfeitas é manipulando o RNG, mas veremos isto talvez em outras matéria. A primeira vista parece ser complicado, mas com o passar do tempo, as IVs já não serão um problema para você!


Espero que tenham gostado e que isto seja útil em sua jogatina!
Não deixem de comentar!!!

6 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. nao entendi muito, na vdd essas coisas mais tecnicas como nature, IV, ability e etc eu nao entendo direito como usar pra conseguir pokemons melhores e talz

    ResponderExcluir
  2. ou ja assisti o pokemon 07 achei nesse site
    http://www.sakuraanimes.com/episodioslegendados2/14551-pokemon-best-wishes-ii-e

    ResponderExcluir
  3. Isso pra mim era muito difícil de entender, mas agr ficou bem mais claro! Ótima matéria!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Dan! e Cris é fácil, depois de ler mais uma vez você entende! Tudo depende do seu Pokémon!

    ResponderExcluir
  5. acho que eu iria precisar ter um QI maior de 200 para conseguir entender o_o
    larga mão. Me dá até dor de ver isso ai.

    ResponderExcluir
  6. Queria saber se Pokémons macho são mais 'forte' que Pokémons fêmea? sempre tive essa dúvida alguém poderia me responder (y) :) k) ...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال