Pokémon Shiny no Anime

Gyarados Shiny Anime Pokémon

Assim como nos jogos da franquia Pokémon, os Pokémon Shiny (Pokémon Brilhante) são criaturas que possuem uma coloração diferente da padrão para a respectiva espécie. Dada a sua raridade, poucos exemplares de Pokémon Shiny apareceram no anime desde o surgimento da mecânica na saga correspondente aos jogos da 2ª Geração (Pokémon Gold, Silver e Crystal).

Entretanto, ainda que a existência dos Pokémon Shiny tenha surgido apenas na 2ª Geração dos jogos, antes já era possível encontrar Pokémon com cores diferentes exclusivas do anime. Estes Pokémon não são catalogados oficialmente como Pokémon Shiny, uma vez que sempre é levado em consideração o padrão de cor dos jogos da saga principal para dizer se o Pokémon é Shiny ou não.

Pokémon Shiny que apareceram no anime

Noctowl

Noctowl Shiny Anime Pokémon

Sendo o primeiro Pokémon de coloração rara que apareceu no anime, Noctowl Shiny é também um dos mais famosos, já que é um dos Pokémon de Ash Ketchum. Até hoje, é o único Pokémon Shiny capturado pelo protagonista.

Noctowl surgiu pela primeira vez no Episódio 154 - Cérebro de Ave! da série original, tendo participando das Conferências de Prata e do Lírio da Ilha Valley no decorrer das séries. Atualmente vive no Laboratório do Professor Carvalho, em Pallet, junto com os demais Pokémon do Ash. Sua última aparição foi no Episódio 142 - O Sonho Continua da série Branco e Preto.

Shuckle

Shuckle Shiny Anime Pokémon

A versão Shiny de Shuckle foi vista no Episódio 172 - O Remédio Bombástico! da série original. Neste episódio, é dito que o Shuckle de casco azul tem uma capacidade de produzir um suco especial utilizado na fabricação de um medicamento capaz de garantir que os Pokémon que o bebem obedeçam a seus treinadores.

Gyarados e Mega Gyarados

Gyarados Shiny Anime Pokémon

Um dos Pokémon Shiny mais famosos dos jogos da saga principal de Pokémon também fez sua aparição no anime. O Gyarados Vermelho surgiu pela primeira vez no Episódio 235 - Evolução, Eis a Questão!, em que fazia parte de um experimento da Equipe Rocket. Contudo, pelo fato de o Pokémon ter sido forçado a evoluir, ele não conseguiu completar a evolução, permanecendo na cor vermelha de quando ainda era um Magikarp - e se torna um Pokémon furioso.

O Campeão Lance, então, batalha contra o Pokémon para fazê-lo se acalmar e acaba capturando-o, prometendo a Ash que cuidará do Pokémon. A última aparição do Gyarados Shiny de Lance foi no Episódio 1109 - Batalha de Titãs!, em Jornadas Pokémon, quando Lance desafia Leon, o Campeão da Região de Galar e Monarca do Campeonato da Coroação Mundial.

Mega Gyarados Shiny Anime Pokémon

Outro Gyarados Shiny que surgiu no anime foi visto sendo utilizado por Lysandre, líder da Equipe Flare, em sua batalha contra Ash e Alain no Episódio 942 - Afastando-se dos seus Sonhos! da série XY. Porém, este aqui foi capaz de megaevoluir.

Magneton

Magneton Shiny Anime Pokémon

Um Magneton Shiny foi visto no Episódio 270 - Essa dá Empate! da série original. Ele foi usado por Jackson em sua batalha contra Ash na Conferência da Liga de Prata. Magneton Shiny foi capaz de derrotar Pikachu e Cyndaquill de Ash, mas acabou perdendo para Bulbasaur.

Swellow

Swellow Shiny Anime Pokémon

A Líder de Ginásio do tipo Voador da região de Hoenn, Winona, possui um Swellow Shiny. Ele foi visto no Episódio 361 - Batalha de Ginásio nas Alturas! na série Geração Avançada. Na batalha pela Insígnia do Ginásio, Swellow derrota o Grovyle de Ash, mas perde para o próprio Swellow do treinador de Pallet.

Magikarp

Magikarp Shiny Anime Pokémon

No Episódio 368 - Dia do Julgamento! (Geração Avançada), um Magikarp Shiny foi mostrado em um flashback do personagem Jimmy, em que ele o troca por um Charmeleon.

Outro Magikarp Shiny também aparece no Episódio 828 - Atrás do Ouro!, da série Pokémon XY. Outro diferencial é que ele é maior que os Magikarp padrão. Aparece também um Magikarp Shiny na primeira parte do Episódio 1123 - Nade, Pule e Conquiste a Vitória!, de Jornadas Pokémon.

Donphan

Donphan Shiny Anime Pokémon

Uma Donphan Shiny foi vista no Episódio 390 - Expectativas de Encontro!, da série Geração Avançada. Neste episódio, vários Donphan machos estão tentando chamar atenção da Donphan Shiny, mas ela acaba ficando com um de sua espécie que estava machucado.

Dustox

Dustox Shiny Anime Pokémon

Na série Diamante e Pérola, Episódio 541 - Destinos Cruzados!, a Dustox de Jessie acaba se apaixonando por um Dustox Shiny que pertencia ao Austin. No final, Jessie decide que seu Pokémon precisa viver seu grande amor e o solta, destruindo sua Poké Bola para que o Pokémon fique livre.

Metagross e Mega Metagross

Metagross Shiny Anime Pokémon

A fim de impressionar Giovanni, o trio da Equipe Rocket decide capturar um Metagross Shiny. Esse evento aconteceu no Episódio 585 - Macarrão? Tô Fora! da série Diamante e Pérola.

Mega Metagross Shiny Anime Pokémon

Além deste, outro Metagross Shiny foi visto no Especial da Mega Evolução II, em que o Campeão da região de Hoenn, Steven, utilizou um em uma batalha contra Alain e seu Mega Charizard X. O Metagross de Steven é capaz de megaevoluir.

Pichu

Pichu Shiny Anime Pokémon

Um Pichu Shiny fez uma pequena aparição no quarto encerramento japonês da série Diamante e Pérola (Episódios 124 ao 144) correndo junto com a Pichu de Orelha Cortada do Filme 12 - Arceus e a Joia da Vida. O Pichu Shiny também é conhecido como Pichu com cor de Pikachu.

Ditto

Ditto Shiny Anime Pokémon

A personagem Narissa possui um Ditto Shiny que é chamado de Ditto 2. Ele faz uma aparição no Episódio 641 - Lidando com uma Fera em Dose Dupla! da série Diamante e Pérola, em que acaba enfrentando e sendo derrotado pelo Infernape de Ash.

Raikou, Entei e Suicune

Raikou, Entei e Suicune Shiny Anime Pokémon

O trio de Feras Lendárias aparece em suas formas Shiny no 13º Filme da franquia Pokémon, Zoroark - Mestre das Ilusões.

Ariados

Ariados Shiny Anime Pokémon

O Ariados Shiny apareceu no primeiro especial da série Pokémon Diamante e Pérola (Episódio 660 - Dawn - Partindo em uma Nova Jornada!), em que era líder de um enxame de Ariados. Ele acabou sendo derrotado pelo Quilava de Dawn.

Hydreigon

Hydreigon Shiny Anime Pokémon

No 14º Filme da franquia, Pokémon Branco - Victini e Zekrom, a personagem Carlita possui um Hydreigon Shiny.

Golurk

Golurk Shiny Anime Pokémon

O Golurk Shiny de Joanita é visto no 14º Filme da franquia, Pokémon Preto - Victini e Reshiram. Sua chama, ao voar, é azul.

Onix

Onix Shiny Anime Pokémon

No Episódio 748 - Expedição na Ilha Onix!, da série Branco e Preto, Ash e seus amigos (incluindo Dawn, que estava de passagem por Unova) visitam a Ilha Onix após ouvirem rumores de um espécime raro que habita no local. Esse Onix raro era um Pokémon Shiny.

Em Jornadas Pokémon, Episódio 1111 - Batalha de Reide nas Ruínas!, o personagem Cássio Brilho acaba mostrando seu Pokédex que contém um Onix Shiny capturado.

Genesect

Genesect Shiny Anime Pokémon

Nos eventos do Filme 16 - Genesect e a Lenda Revelada, a Equipe Plasma consegue reviver cinco Pokémon pré-históricos na forma de Genesect, sendo um deles vermelho. O Gensect Shiny também surge em flashback no Episódio 780 - Meowth, Colress e a Equipe Rivalidade!, da série Branco e Preto.

Druddigon

Druddigon Shiny Anime Pokémon

Um Druddigon Shiny aparece na série Pokémon Branco e Preto no Episódio 797 - Um Pokémon de uma Cor Diferente! Aqui, a Líder de Ginásio do tipo Dragão da região de Johto, Clair, acalma o Druddigon Shiny após ele ser atacado pela Equipe Rocket. No final, ela acaba capturando o Pokémon.

Hawlucha

Hawlucha Shiny Anime Pokémon

No Episódio 858 - Quando Luz e Sombra Colidem!, da série XY, surge um Hawlucha Shiny, que fazia parte de um grupo de teatro itinerante, tornando-se rival do Hawlucha de Ash.

Rayquaza e Mega Rayquaza

Mega Rayquaza Shiny Anime Pokémon

No 18º filme da franquia, Hoopa e o Duelo Lendário, o Pokémon Mítico acaba convocando um Rayquaza Shiny para defender a cidade que estava sendo atacada por outros Pokémon Lendários. Este Rayquaza Shiny foi capaz de megaevoluir.

Dragonair

Dragonair Shiny Anime Pokémon

No Episódio 918 - As Escolhas da Classe Mestra!, de Pokémon a Série: XY, a personagem Amelia utiliza um Dragonair Shiny na sua apresentação na Performance Pokémon da cidade de Fleurrh.

Phantump

Phantump Shiny Anime Pokémon

Um pequeno Phantump Shiny acaba se perdendo de seus amigos no Episódio 926 - Fazendo Amigos e Influenciando Vilões!, da série XY. Bonnie e seus amigos, então, decidem ajudá-lo.

Pikachu

Pikachu Shiny Anime Pokémon

O Pikachu Shiny que aparece no anime é o chefe de um bando de Pikachu que vive no Vale Pikachu, em Alola. Sua aparição ocorreu no Episódio 1042 - Um Montão de Pikachu!, da série Sol e Lua.

Gengar e Mega Gengar

Mega Gengar Shiny Anime Pokémon

Pokémon principal do personagem Alva, Gengar Shiny, bem como sua forma mega evoluída, aparece no 19º Filme da franquia, Volcanion e a Maravilha Mecânica.

Gardevoir e Mega Gardevoir

Mega Gardevoir Shiny Anime Pokémon

Assim como Gengar, a forma Shiny de Gardevoir e sua mega evolução aparecem no 19º Filme da franquia, Volcanion e a Maravilha Mecânica. É o Pokémon principal da personagem Kimia.

Charjabug e Vikavolt

Charjabug Shiny Anime Pokémon

Dado a Horácio pelo seu pai, o Charjabug Shiny é visto pela primeira vez no Episódio 992 - Uma Corrida Eletrizante!, em Pokémon a Série: Sol e Lua, em que o utiliza numa corrida de carros movido a eletricidade de Charjabug. No entanto, durante a corrida, Horácio acaba esgotando a energia e perde para o Charjabug de Chris.

Vikavolt Shiny Anime Pokémon 
Mais tarde, no Episódio 1057 - Pesquisa em Evolução!, da série Sol e Lua, Horácio leva seu Charjabug para o Grande Cânio de Poni para evolui-lo em Vikavolt.

Mimikyu

Mimikyu Shiny

A Mimikyu de Acerola é um Pokémon Shiny e foi visto pela primeira vez no Episódio 1024 - Por Que Não me dá uma Pulseira Z? na série Sol e Lua. Além disso, é dito que esta Mimikyu é um fantasma, já que flutua pelo ar e não pode ser filmada ou fotografada.

Tapu Koko

Tapu Koko Shiny Anime Pokémon

Tapu Koko em sua forma Shiny foi visto na série Pokémon Sol e Lua no Episódio 1051 - Enfrentando a Criatura Interior!, em que ajudou a sua contraparte de cor padrão a abrir uma fenda que levaria Ash e Pikachu para as Ruínas Ultra.

Magearna

Magearna Shiny Anime Pokémon

Um Magearna Shiny foi encontrado por Mauro numa loja de antiguidades. Ele então planejou reativá-lo para que pudesse fazer companhia à sua filha, Lílian, mas acabou desaparecendo antes de conseguir.

O Pokémon foi encontrado pela própria Lílian, que decidiu restaurá-lo. Ao reagir às emoções da Lílian, Magearna acorda e revela a localização de Mauro, levando Lílian, Gladion e Samina ao encontro de seu pai.

Magearna Shiny aparece pela primeira vez no anime no Episódio 1067 - A Princesa Secreta!, em Pokémon a Série: Sol e Lua.

Guzzlord

Guzzlord Shiny Anime Pokémon

Dois Guzzlord Shiny aparecem no Episódio 1091 - Confronto de Movimentos Z!, da série Sol e Lua, em que causam problemas na cerimônia de encerramento da Conferência da Liga Manalo.

Psyduck

Psyduck Shiny Anime Pokémon

O primeiro Pokémon de Cássio Brilho foi um Psyduck Shiny, o que o motivou a iniciar uma jornada para capturar todos os tipos de Pokémon Shiny. Ele surge no Episódio 1111 - Batalha de Reide nas Ruínas!, em Jornadas Pokémon.

Swinub, Slakoth e Bagon

Bagon Shiny Anime Pokémon

Além de Onix e Psyduck, também no 1111 - Batalha de Reide nas Ruínas! de Jornadas Pokémon, Cássio Brilho mostra no seu Pokédex que possui outros três Pokémon Shiny: Swinub, Slakoth e Bagon.

Celebi

Celebi Shiny Anime Pokémon

Um Celebi Shiny é visto no final do Episódio 1129 - Uma Viagem pelo Tempo! de Jornadas Pokémon e também no 23º Filme da franquia, Segredos da Selva.

Larvesta e Volcarona

Larvesta Shiny Anime

No Episódio 1177 - Missão de Teste! As Escamas Douradas de Volcarona!, Ash e Goh visitam novamente a região de Unova. Dentro de uma caverna, eles se deparam com um caçador que tenta roubar ovos de Larvesta. Os dois aventureiros até tentam impedir o caçador, mas quem leva o título de herói do dia é um Larvesta Shiny que aparece cuspindo fogo em todos pra proteger os ovos, e logo após evolui para um lindo Volcarona Shiny.

Volcarona Shiny Anime

Voltorb

Voltorb Shiny Anime

Um dos Pokémon que mais se destacam quando o assunto é a diferença entre sua versão normal e shiny, apareceu no episódio 1178 - Um Confronto?! Pokemaníacos Azuis! Logo no início do episódio, Ash e Goh aparecem correndo atrás de um Voltorb Shiny e aparentam saber muito bem da raridade do Pokémon. Após quase trombarem em Chloe, Voltorb tenta saltar sobre ela, mas Goh lança uma Poké Bola e captura seu primeiro Pokémon shiny.

Nihilego

Nihilego Shiny Anime Pokémon

Um Nihilego Brilhante foi descoberto no episódio 1208 - Lílian e Mauro: Uma Reunião na Tundra!, em Crown Tundra na região de Galar. Este Nihilego foi responsável por resgatar Mauro, pai de Lílian e Gladio, e esposo de Samina, quando ele caiu em uma Ultrafenda Espacial. Com as memórias confusas, Nihilego assumiu a forma de Lílian, em uma ilusão, e passou a viver com Mauro como sua filha. No episódio, Lílian, Gladio e Samina finalmente encontram Mauro e descobrem o que aconteceu com ele depois do seu desaparecimento. Com a situação resolvida, a família convida Nihilego para viver com eles. No episódio seguinte, 1209 - Um Retorno Triunfante! O Campeão de Alola!, Gladio usa o Nihilego Brilhante no Battle Royal de Alola.

Pokémon de Coloração Exclusiva do Anime

Butterfree Rosa

Butterfree Rosa Anime Pokémon

Talvez o Pokémon de coloração alternativa mais famoso do anime Pokémon, a Butterfree rosa apareceu pela primeira vez no Episódio 21 - Adeus, Butterfree! da série original, além de ter aparecido no 20º Filme da franquia, Pokémon: Eu Escolho Você!

No entanto, por mais que esta variante seja a mais conhecida, ela não é a forma Shiny do Butterfree nos jogos, que possui um corpo mais arroxeado e olhos verdes.

Pokémon do Arquipélago Laranja

Butterfree Arquipélago Laranja Anime Pokémon

Ainda que as variantes regionais tenham surgido nos jogos apenas na 7ª Geração (Pokémon Sun e Moon), alguns Pokémon com coloração diferente foram vistos nas Ilhas Laranja no anime, muitos anos antes da mecânica das formas regionais.

Vileplume Arquipélago Laranja Anime Pokémon

Alguns Pokémon com cores diferentes das padrões e das Brilhantes que aparecem durante os eventos das Ilhas Laranja foram: Butterfree com asas douradas, Raticate vermelho, Nidoran Macho e Fêmea com cores mais quentes, Vileplume com pétalas laranja e Paras vermelho.

Onix de Cristal

Onix de Cristal Anime Pokémon

Onix de Cristal é uma variante que foi vista no Episódio 89 - O Onix de Cristal! da série original. Seu corpo cristalizado se deu por causa da pressão vulcânica contida na Ilha Sunburst, no Arquipélago Laranja. Devido à camada de cristal, este Onix é resistente a golpes do tipo Água.

Pokémon rosa da Ilha Pinkan

Nidoking Rosa Anime Pokémon

No Episódio 90 - Tudo Rosa! da série original, os Pokémon que habitam a Ilha Pinkan, no Arquipélago Laranja, possuem coloração rosa devido a dieta a base de Frutas Pinkan. Alguns Pokémon que foram vistos com esta coloração foram: Caterpie, Weedle, Pidgey, Rattata, Nidoran Macho e Fêmea, Nidoking, Vileplume, Paras, Venonat, Diglett, Mankey, Primeape, Bellsprout, Exeggutor, Rhyhorn e Rhydon.

Lapras

Lapras mais claro Anime Pokémon

No Episódio 115 - Viva Las Lapras! da série original, a mãe do Lapras de Ash é vista com uma coloração mais clara que a dos demais Lapras.

Snorlax de Neve

Snorlax de Neve Anime Pokémon

No Episódio 04 - As Férias de Inverno de Pikachu: Snorlax, O Homem de Neve, de Pokémon Chronicles, Pikachu e seus amigos encontram vários Snorlax brancos em uma área gelada de Johto.

Kecleon Roxo

Kecleon Roxo Anime Pokémon

No Episódio 207 - Cadê os Kecleon?, da série original, Madison possui um Kecleon roxo chamado Reddy. Este Kecleon faz referência à série de jogos Pokémon Mystery Dungeon, em que também há um Kecleon roxo.

Sudowoodo dourado

Sudowoodo Dourado Anime Pokémon

Em uma tentativa de fazer seu Sudowoodo imune a golpes do tipo Água, um treinador chamando Keenan (Episódio 449 - Nem Tudo Que Reluz é Ouro! da Geração Avançada) decide fazer um experimento em seu Pokémon, tornando-o dourado. Mais tarde, os efeitos são revertidos e Sudowoodo volta a ter sua cor padrão.

Mareanie e Toxapex

Mareanie Roxo Anime Pokémon

No Episódio 1009 - Lutando Para Não Chorar!, da série Pokémon Sol e Lua, um Mareanie de cor diferente se apaixona pela Mareanie do James. No decorrer do episódio, ele acaba evoluindo para Toxapex, com o intuito de atrair a Pokémon fêmea, mas ela acaba dispensando-o para ficar com James.

Toxapex Roxo Anime Pokémon

Gengar de Ash

Gengar Ash Anime Pokémon

O Gengar que Ash capturou no Episódio 11 da série Jornadas, Melhor amigo... Pior Pesadelo!, possui uma coloração diferente dos Gengar que surgiram ao decorrer dos anos no anime. Isso porque, desde a primeira série da franquia Pokémon, Gengar é retratado da cor preta, uma vez que esta era a cor do Pokémon nos primeiros jogos.

Contudo, ao passar das gerações, Gengar, nos jogos, passa a ter um roxo mais claro, muito mais semelhante a cor do Gengar de Ash.

Matéria atualizada por: Lucas Pasion

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

20 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Num episódio onde ocorreu um Concurso Pokémon, quando apareceu a vista de entrada do lugar, apareceu 3 pokémon de cores diferentes. Estes foram Marill, Breloom e Shroomish. Não se sabe se eles são mesmo Shiny ou se foi erro do anime. <eles são de coloração errada, pois o breloom shiny é vermelhor, e o marill shiny pe verde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ali tava falando que é cor diferente, "Não se sabe se eles são mesmo Shiny ou se foi erro do anime." le dnv.

      Excluir
  2. O Buterfree rosa é um caso especial na primeira geração não existiam shinys e o buterfree shiny é bem diferente

    ResponderExcluir
  3. porque varios dos pekemons das tabelas quase numca apareçe.. tipo poregon. ou demoram muito tempo para que possamos ver???

    ResponderExcluir
  4. MAs aqui na pagina? Ta aparecendo tudo normal...e nem tem do porygon

    ResponderExcluir
  5. Renê Cavalera26/01/2012, 15:42

    Tem um episodio da primeira temporada, em que um Gastly cria ilusões também. Uma delas é a fusão do vennosaur com blastoise, que na dublagem eles chamam de venostoise.

    ResponderExcluir
  6. nos iniciais dos filmes a maquina não clonou direito,no pikachu com certeza foi por que ele tem aqueles poderes de pre-ve as ondas e ai os olhos dele brilhavam,o gengar,alakazam,jigglypuff era pq q eles eram magicos e ai tinham aqelas marcas mesmo,a professora ivy ja explicou q é pq q o clima tropical do arquipelogo é diferente dos continentes e resulta nessa mutação.o ónix é por que q o corpo dele é feito mesmo de crista,talvez porque q foi esposto a uma pressão ou coisa do tipo q mudou o tipo das rochas dele,os rosa é pq das frutas q comiam.os lapras é o clima do arquipelogo tb,os snorlax éra pela"magia do natal"mesmo, "o gente vcs prescisam tirar mais esses pes do chão qando vão assistir qualquer coisa da televisão".,os smeargles ja foi explicado no anime e ai tb.o marill e o resto foi erro mesmo no anime., o rayquaza tava na imaginação deles"coisa q vcs não tem"e tudo pode acontecer né nesse lugar. o machoque realmente não tem explicação minha,mas vamos seguir em frente.outro sem explicação é o toxicroak e o tauros foi mais um erro.ps:é + facil o jogo ter inspirado no butterfree q o butterffree tr inspirado o jogo,pois o anime foi criado ao mesmo tempo q os jogos gold/silver. por isso é mais facil,e uma prova do q estou dizendo é verdade sobre o butterffree é q o ho-oh foi inventado no pk gold/silver. então seria mesmo impossivel disso acontecer,a menos q o anime tenha inspirado o jogo a criar o ho-oh.em fim espero q entendam a minha "internetigaria" kkk e q entendam o q eu qiz dizer.pfavor não se sintam ofendidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que vc acha que esses shinys estão nos casos especiais? Porque eles não eram shinys de verdade. Vê se presta mais atenção na próxima vez.

      Excluir
  7. olhem ainda falta shiny moth que apareceu no ebipisodi 66 una virtute roja em espanhon e o big lax o elder zard so

    ResponderExcluir
  8. esqueceram do sudowoodo shiny que aparece na batalha da fronteira

    ResponderExcluir
  9. Aquele Sudowoodo não era shiny, era apenas pintado de dourado '-'

    ResponderExcluir
  10. hoje tava jogando pokemon white e apareceu um frillish shiny!!!!! O.O

    ResponderExcluir
  11. No caso do Swellow shiny, nos jogos ele não aparece shiny.

    ResponderExcluir
  12. Não seria melhor incluir o caso do Butterfree rosa nos 'casos especiais'? Afinal, como vocês mesmos escreveram, ele não era Shiny.

    ResponderExcluir
  13. o butterflee rosa essó para deixar mas atraenta]




































    ResponderExcluir
  14. o jigglypuff também é shiny



    ResponderExcluir
  15. faltou dizer a chance de conseguir um shiny...
    1/8192

    ResponderExcluir
  16. O swellow da Winona não shiny nem em r/s/e e nem em ORAS

    ResponderExcluir
  17. Faltou falar do Mew que aparece na abertura da primeira temporada de Pokémon. Podem até argumentar que foi erro de coloração, mas o fato é que ele tinha realmente a cor do Mew shiny. Provavelmente esses casos inspiraram o surgimento dos shinys. Ainda teve a mãe do Lapras do Ash nas Ilhas Laranja, já quando estava próxima de estrear a temporada de Johto.

    ResponderExcluir
  18. Em Kalos Já apareceu Hawlucha Negro, Phanthump Branco e o Dragonair Shiny de uma performer

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال