O que é Pokémon TCG?

Pokémon Trading Card Game

O termo "TCG" do Pokémon TCG vem de "Trading Card Game", que pode ser traduzido como "Jogo de Trocas de Cartas" ou então "Jogo de Cartas Colecionáveis". No Brasil, a tradução ficou como Pokémon: Estampas Ilustradas e é um dos TCGs mais conhecidos do público, ao lado de Magic e Yu-Gi-Oh!. O Pokémon TCG foi criado no Japão pela Media Factory em 1996, sendo lançado três anos depois na América do Norte e, desde então, no restante do mundo. Atualmente, quem detém os direitos sobre o TCG é a Pokémon Company International.

O TCG foi o primeiro jogo de cartas de Pokémon. Ainda que outros cards da franquia tenham sido lançados antes de 1996, eles eram voltados somente para coleção. Em 1999, a Wizards of the Coast (mesmo grupo responsável por Magic: The Gathering) lançou o Pokémon TCG no Ocidente. Em 2003, a licença do TCG foi transferida para a Pokémon Company International. Uma das grandes diferenças do TCG ocidental para o do Japão é o verso das cartas.

O Pokémon TCG é um jogo em que cada um dos jogadores usam um baralho (deck) com 60 cartas (cards) para batalhar e ver quem é o vencedor, seguindo determinadas regras. O foco do combate são os Pokémon, representados por diversas cartas. Para ajudá-los na batalha contra o oponente, há também cartas de Itens, Estádios, Apoiadores (treinadores) e Energias. Todos as cartas são ilustradas, contando com a contribuição de diversos artistas. Apesar de o foco do TCG ser centrado no jogo, há quem colecione as cartas simplesmente por suas artes. Até o final de março de 2020, foram vendidas 30.4 bilhões de cartas, em 77 países e regiões diferentes e traduzidas em 13 idiomas.

Pokémon TCG Cartas

O Pokémon TCG tem um conjunto de regras próprias que o diferencia de outros jogos de cartas, e as ideias e temas abordados em suas expansões costumam seguir o rumo dos jogos principais. Contudo, o TCG possui mecânicas próprias, inclusive introduzindo conceitos que não figuram nos jogos, como Poké-Power, Poké-Body, Pokémon EX, Pokémon GX, Pokémon V e muitos outros. Além disso, em quase todas as séries de expansões houve uma nomenclatura de carta que fosse mais forte que o normal, como os Pokémon EX, Pokémon LV. X, Pokémon VMax e diversas outras. O Pokémon TCG conta com inúmeras expansões, divididas ao longo de 8 séries, que seguem as gerações dos jogos:

  • A série Original corresponde à 1ª Geração; 
  • As séries Neo e E-card são referentes à 2ª Geração; 
  • A série EX corresponde à 3ª Geração dos jogos;
  • As séries Diamond & Pearl, Platinum e HeartGold & SoulSilver pertencem à 4ª Geração;
  • A série Black & White corresponde à 5ª Geração; 
  • A série XY é referente à 6ª Geração; 
  • A série Sol e Lua equivale à 7ª Geração; 
  • A série Espada e Escudo corresponde à 8ª Geração dos jogos de Pokémon. 

A evolução de Pokémon se reflete em cada expansão e também em cada série, em que novas mecânicas são introduzidas e até mesmo o design das cartas é alterado conforme as gerações.

Charizard TCGCharizard GXCharizard VCharizard VMAX

No Brasil, o TCG foi distribuído pela Devir Livraria, que deteve os direitos do jogo até 2010. A partir de então, a Copag adquiriu a licença e assumiu o papel de distribuição e divulgação do jogo. A Copag fez grandes contribuições ao Pokémon TCG aqui no Brasil, incentivando novos jogadores com promoções, torneios, preços mais acessíveis e o lançamento de expansões de forma simultânea com os Estados Unidos

Por falar em torneios, as cartas em língua portuguesa são consideradas válidas em competições 
organizadas pela Play! Pokémon, e os jogadores brasileiros se destacam no cenário competitivo regional e internacional. Em 2011, o brasileiro Gustavo Wada foi campeão mundial da categoria Junior (até 12 anos).

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o Pokémon TCG, visite as outras páginas que estão em nosso menu.

Matéria elaborada por: NANABS
Matéria revisada por: Thalys Caires

Jonathan

e-mail para contato:j-silva-pessoa@bol.com.br

5 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Sabesempre quis poder ter um Deck de TCG, alguem poderia me informar como conseguir um????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um amigo meu conseguiu um desse na RiHappy

      Excluir
  2. Simples,vá nesse site e se localize e ache a loja mais proxima http://www.copag.com.br/pokemon/index.php/onde-comprar/

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Cara eu sei que todos são livres pra dar sua opinião, se vc prefere o yu-gi-oh procure outro site que aqui é pkmn

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال