Os Animais do Mundo Real que Deram Origem aos Pokémon (Parte 2)


Dando continuidade a nossa série de matérias que irão mostrar os animais que inspiraram os Pokémon, vamos seguir falando sobre as outras regiões do nosso mundo Pokémon. Nessa matéria iremos falar um pouco sobre as regiões de Unova, Kalos, Alola e Galar, mostrando os animais que inspiraram diretamente cada Pokémon dessas regiões.

Se você ainda não conferiu a Parte 1, que fala das regiões de Kanto, Johto, Hoenn e Sinnoh, clique aqui!

Pokémon de Unova

Saindo um pouco do universo regional do Japão que conhecemos nas regiões anteriores, chegamos a Unova que foi inspirada em Nova York, nos EUA. Unova foi claramente inspirada na região metropolitana de Nova York. Todo o conjunto da região lembra a famosa cidade dos EUA, principalmente a cidade de Castelia.

Lillipup


A Pokédex de Unova é gigantesca e a maioria de seus Pokémon são inspirados na biodiversidade local, mas também em animais de outros locais que por algum motivo ligam-se aos arredores. Abrindo essas inspirações temos Lillipup, o Pokémon filhote que foi claramente inspirado em um Cão da raça Yorkshire Terrier (Canis lupus familiaris). É um cão de raça dócil e que é muito usado como companhia para grandes famílias por ser de pequeno porte. Suas evoluções seguem a mesma inspiração, só que com toques de outras raças de cães.

Zebstrika


Zebstrika e a sua forma inicial foram claramente inspirados na Zebra (Equus zebra). Nessa imagem em questão podemos ter uma clara representação de Blitzle e Zebstrika. As zebras são animais que vivem nas planícies africanas e são conhecidas por suas listras que usam para confundir os predadores. O tipo Elétrico desses Pokémon pode ser explicado pelo fato das zebras serem rápidas quando querem para fugir dos inimigos.

Sewaddle


A nossa lagartinha de Unova foi inspirada nas larvas da espécie Borboleta-capitã-pintada-prateada (Epargyreus clarus). Essas lagartas possuem uma forte coloração verde que usam para se camuflar e a parte de seu rosto é modificada para parecer um animal que dá medo. O que deixa essas lagartas ainda mais incríveis é o fato de que essas espécies utilizam as folhas na construção de seu casulo, assim como Sewaddle e sua linha evolutiva.

Dwebble


Dwebble foi inspirado no Caranguejo-eremita (Dardanus calidus). A principal característica desse caranguejo é usar o que encontra no meio para fazer a sua "casa", no caso, uma concha, já que ao longo de sua vida a sua concha natural é mole e sem proteção. Geralmente ele usa conchas vazias de animais mortos para abrigar e proteger seu corpo frágil. Sua evolução, Crustle, vai pelo mesmo caminho, porém possui inspiração em rochas específicas.

Archeops


Um dos fósseis de Unova foi baseado no Archaeoperyx (A. siemensii), animal pré-histórico que ficou conhecido como a "primeira ave". Devido a necessidade de locomoção e de alimentação, esses animais evoluíram seus membros para planar, já que o voo era predominante de algumas espécies que ainda não o dominavam muito bem. Muitos dos dinossauros extintos foram os que sucederam as aves atuais e as galinhas domésticas são as aves mais próximas de seus parentes extintos.

Minccino


Minccino foi claramente inspirado na Chinchilla (Chinchilla lanigera), animal dócil da família dos roedores que vivem em muitos lugares da América. Esses animais possuem caudas longas que o ajudam na locomoção e principalmente em suas atividades diárias em busca de alimentos. A sua evolução, Cinccino, segue pelo mesmo caminho, mas ganha outras inspirações no conjunto.

Swanna


A linha evolutiva de Swanna foi baseada no conto do Patinho Feio, mas todo seu design e suas características foram inspiradas no Cisne-mudo (Cygnus olor), uma ave comum com uma linda plumagem branca e com nados delicados. O voo dessas aves são ligeiramente rápidos e elas vivem constantemente migrando em épocas de inverno.

Sawsbuck


Sawsbuck foi inspirado no Cervo-David-Père (Elaphurus davidianus), uma espécie de cervo bem peculiar que em épocas de reprodução decoram seus chifres com o que encontram nas redondezas. Isso explica muito o design de Sawsbuck que ganha um extra com as quatro estações do ano.

Beartic


Beartic foi inspirado no Urso-polar (Ursus maritimus), uma espécie de urso que vive nas regiões mais frias do planeta. Esses ursos possuem uma grande habilidade de nadar longas distâncias em busca de presas como focas e filhotes de algumas espécies de baleias. Sua pré-evolução, Cubchoo, parece ter sido inspirado em um filhote de urso-polar, mas sua inspiração veio de resfriados e de outros derivados de épocas geladas.

Stunfisk


Stunfisk foi inspirado no Linguado (Pleuronectes platessa), uma espécie de peixe que vive enterrado debaixo da areia para se proteger e caçar suas presas. Seu corpo achatado permite que ele se esconda debaixo da areia com muita facilidade.

Braviary


Chegamos a um Pokémon que possui uma inspiração um tanto quanto incrível. Braviary foi inspirado na Águia-careca (Haliaeetus leucocephalus), ave nacional dos EUA que possui uma importância muito grande para todos os americanos. Como Unova é baseada em Nova York, que é uma das grandes metrópoles dos EUA, esse Pokémon possui um arsenal de inspiração que vale a pena falar. Como ele foi inspirado na águia símbolo dos EUA, sua paleta de cores e as suas plumagens carregam também as cores da bandeira e os gorros de guerra usados pelos homens nativos americanos que são muito bem conhecidos. Por isso, os Braviary são exclusivamente do gênero masculino. Rufflet, pré-evolução desse Pokémon, também possui a mesma inspiração, porém traz consigo as características de alguns outros filhotes de aves de rapina.

Pokémon de Kalos

Kalos teve sua região inspirada na França. A França é conhecida como um país da moda e que muitos dos itens dessa região são justamente inspirados nisso, principalmente os concursos nas quais os treinadores usam para enfeitar seus Pokémon que possuem características únicas.

Fletchling


Abrindo a Pokédex de Kalos temos a ave regional, Fletchling. Fletchling foi inspirado no Tordo-japonês (Larvivora akahige), uma ave pequena com uma característica única que é a região de sua face ser toda alaranjada. Essas aves são rápidas e são predominantes em muitas regiões.

Fletchinder


Fletchinder foi inspirado em uma outra espécie de Tordo, assim como sua pré-evolução, o Tordo-chama (Petroica phoenicea). Essa ave predomina principalmente a Austrália, de onde é nativa, e recebe esse nome devido às suas cores vivas que lembram chama, o que explica muito também o tipo secundário deste Pokémon.

Scatterbug


A nossa lagartinha de Kalos foi inspirada nas larvas de Mariposa-do-tapete (Trichophaga tapetzella). Essas lagartas, quando ameaçadas, lançam um pó que impede os inimigos de se aproximarem. Assim como o animal, Scatterbug lança um pó venenoso para se proteger.

Pangoro


Pangoro foi inspirado em um Urso-panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca). São animais com temperamento calmo, mas que detestam ser provocados. São animais herbívoros e que preferem muitas vezes viver sozinhos. No mundo Pokémon, Pangoro carrega consigo essas mesmas características.

Espurr


Uma das inspirações e talvez a principal de Espurr foi uma espécie de gato Britânico, o Scottish Fold (Felis catus). Esses gatos possuem uma pelagem com uma coloração diferente e suas orelhas são dobrados e abaixadas, assim como as do Pokémon. São gatos muito comuns pela região e são muito procurados pela sua aparência única.

Dragalge


Dragalge foi inspirado no Dragão-marinho-comum (Phyllopteryx taeniolatus), uma espécie de cavalo-marinho australiano que vive em meio às algas para se camuflar e se proteger. São conhecidos pelo seu tamanho que os difere de outras espécies de cavalos-marinhos. A coloração e o tipo de Dragalge pode ser uma crítica à poluição dos oceanos, principalmente os da Oceania.

Clauncher


A lagostinha de Kalos foi inspirada no incrível Camarão-atirador (Alpheus digitalis). Essa espécie possui uma característica única que é impulsionar água de sua pata maior para afugentar os inimigos; característica bem clara do Clauncher e de sua evolução, Clawitzer.

Heliolisk


Heliolisk foi inspirado no Lagarto-de-pescoço-franzido (Chlamydosaurus kingii), uma espécie de lagarto nativo da Oceania que é capaz de correr grandes velocidades. Quando está em modo de defesa, ele expande a pele ao redor de seu pescoço para mostrar que são grandes e para afastar os inimigos. Sua pré-evolução segue a mesma inspiração, porém com pequenos detalhes de outros lagartos.

Pokémon de Alola

Chegando em Alola, temos uma região totalmente baseada no Havaí. O Havaí possui praias paradisíacas e uma paisagem que vislumbra qualquer um. Essa região trouxe algo diferente das regiões anteriores de Pokémon, além de mostrar toda a sua cultura que é incrível e admirável.

Pikipek


Abrindo a região de Alola temos Pikipek, a ave regional, que foi inspirada no Pica-pau-pilado (Dryocopus pileatus). Essas aves possuem um poderoso bico que são usados para perfurar a madeira das árvores em busca de larvas para sua alimentação. Seu corpo pequeno não impede essas aves de se colocarem no meio de grandes predadores.

Yungoos


A inspiração de Yungoos foi bem pensada e detalhada juntamente com os jogos. Sua inspiração foi no Mangusto-indiano-pequeno (Urva auropunctata), espécie de mangusto que foi introduzido nos EUA, em especial no Havaí, para controlar a população de roedores existentes. O mangusto é um animal diurno e os ratos são noturnos. Como consequência, essa predação ao controle dos roedores não surtiu efeito, uma vez que o alvo desse animal era outro, gerando assim a fama de espécie invasora. Nos jogos, Yungoos e sua evolução Gumshoos, bem como Rattata e Raticate de Alola possuem uma espécie de "rivalidade", uma vez que os Pokémon são colocados como dispersadores de ninhos desses roedores. Nos jogos, Yungoos e Gumshoos são encontrados durante o dia e Rattata e Raticate durante a noite, o que explica muita coisa dessa relação do mundo real.

Oricorio


Oricorio foi inspirado na Trepadeira-havaiana (Drepanis coccinea), uma espécie de ave nativa da região que possui um bico peculiar que foi modificado para se adaptar às diferentes flores ela usa para se alimentar. Suas diferentes formas se explica justamente pelo fato desta ave se alimentar de diferentes tipos de néctar de uma infinidade de flores existentes. Nos jogos, cada Oricorio possui um tipo néctar preferido e sua forma muda de acordo com a ilha em que ele é encontrado.

Cutiefly


Cutiefly claramente foi inspirada na pequena Mosca-abelha (Anastoechus nitidulus). Essa espécie de mosca vive em muitos lugares onde existe uma grande incidência de flores, pois elas se alimentam de pólen e do néctar das flores. O movimento assinatura dessa linha evolutiva, o Pollen Puff, pode ter sido inspirado principalmente por isso. A evolução de Cutiefly, Ribombee, segue o mesmo caminho da inspiração, porém são mais notórios contos do mundo das fadas.

Dewpider


Dewpider possui um design incrível. Esse Pokémon foi inspirado na Aranha-sino-mergulhadora (Argyroneta aquatica), uma espécie de aranha que vive em lagos e que é capaz de criar bolhas de ar para sobreviver em seu ninho debaixo d'água. Incrível demais! Araquanid segue a mesma linha, mas compartilha principalmente características com outras aranhas que vivem perto da água.

Komala


Komala claramente foi inspirado no Coala (Phascolarctos cinereus), espécie de marsupial australiano que é conhecido por dormir mais de 20 horas por dia. Esses animais vivem no topo das árvores de Eucalipto se alimentando e completando todo seu ciclo de vida.

Bruxish


Bruxish foi baseado em uma espécie de peixe comum nas praias havaianas, o Peixe-gatilho-retangular (Rhinecanthus rectangulus). Esse peixe faz parte de uma grande família na qual os membros possuem dentes poderosos que usam para se alimentar nos grandes recifes de corais.

Pokémon de Galar

A oitava região do mundo Pokémon, Galar, foi inspirada principalmente no Reino Unido. Muito esperada pelos fãs por mostrar a visão dos jogos e do anime sobre uma região tão memorável pelos seus grandes castelos, vivência e cultura única.

Skwovet


Abrindo a Pokédex de Galar temos Skwovet, o Pokémon atrevido. Skwovet foi claramente inspirado no Esquilo-cinza-oriental (Sciurus carolinensis), uma espécie de esquilo considerada em muitos lugares da Europa como uma espécie invasora devido a sua rápida reprodução e métodos de alimentação. Embora por muitos sejam vistos dessa forma, os esquilos em seu potencial possuem uma grande importância para a manutenção das florestas.

Greedent


A forma evoluída de Skwovet, Greedent, foi inspirada no Esquilo-vermelho-euro-asiático (Sciurus vulgaris). Essa espécie de esquilo está ameaçada de extinção e vive em vários locais da Grã-Bretanha. Sua natureza de esconder comida e de parecer muitas vezes "bobo" traz claras referências ao Greedent, que após evoluir passa a se preocupar mais com a alimentação.

Wooloo


Nossa ovelhinha Wooloo foi inspirada na espécie de Ovelha Valais Blacknose (Ovis aries). Essa ovelha doméstica é conhecida pela sua lã muito macia e pelo seu rosto todo negro. Sua carne também é muito consumida na região de onde ela vem que é Valais, na Suíça.

Dubwool


A evolução de Wooloo, Dubwool, foi inspirada em outra espécie de Ovelha. A espécie Ovelha de Jacob (Ovis aries sp.). Essa espécie possui uma característica única que é a de possuir quatro cornos na região de sua cabeça. Essa espécie é domesticada e vários pastores fazem criação desses animais no Reino Unido.

Chewtle


Chewtle foi inspirado na Tartaruga-mordedora-comum (Chelydra serpentina), uma espécie de tartaruga com a cabeça grande e com um grande poder de defesa. Quando ameaçadas, elas lançam sua cabeça para frente para morder qualquer coisa com sua mandíbula poderosa. Sua evolução compartilha essa mesma inspiração, mas com outras espécies de tartarugas em mente.

Yamper


Yamper foi inspirado em uma raça de cachorro muito comum no País de Gales, o Welsh Corgi (Canis lupus). Essa é uma espécie de cão pequeno que se tornou famoso por ser uma raça muito usada pela Rainha Elizabeth II.

Cramorant


Cramorant foi inspirado no Cormorão-mergulhador ou Corvo-marinho-de-bico-pequeno (Microcarbo melanoleucos). Essa espécie, quando ameaçada, vomita uma substância para se defender e afugentar seus inimigos. Uma das características de Cramorant é exatamente essa, de lançar ou atirar algo de seu bico em direção ao seu oponente.

Centiskorch


Centiskorch foi inspirado na Centopeia-de-fogo (Orphnaeus brevilabiatus). O nome já sugere muita coisa ao tipo desse Pokémon. Essa centopeia recebe esse nome por ser bioluminescente e lembrar a cor do fogo.

Pincurchin


Pincurchin foi inspirado em uma certa espécie de Ouriço-do-mar, o Ouriço-escavador (Echinometra mathaei). Esse animal vive nas águas rasas de praias da República Maurícia. Seu comportamento pode fazer referência à capacidade de alguns ouriços-do-mar injetarem veneno para se defender. No mundo Pokémon, ao invés de Pincurchin ter o tipo venenoso, ele possui o tipo elétrico, já que o Pokémon usa seus espinhos para expelir eletricidade.

Frosmoth


Frosmoth foi inspirada na Borboleta-urso-lanoso-do-ártico (Gynaephora groenlandica), uma espécie de borboleta capaz de suportar -70ºC. Elas entram em um estado de dormência que as fazem suportar temperaturas muito baixas. Elas são muito comuns na Groenlândia.

Morpeko


O Pikaclone de Galar foi inspirado no Hamster-dourado (Mesocricetus auratus). Assim como todas as outras espécies, os hamsters são animais domesticados e muito encontrados como companhia para crianças. Esses animais são muito territorialistas e sua maneira de viver depende muito de como eles são tratados, já que quando não alimentados corretamente se tornam violentos. Isso explica o fato de Morpeko ter duas personalidades, uma delas inclusive se tornando violenta a maior parte do tempo. 

Com Morpeko fechamos a Pokédex de Galar e seguimos para a próxima matéria que falará exclusivamente dos Pokémon de Paldea.

Leandro Lemos

Graduado em Ciências Biológicas, Pós-graduando em Zoologia e especializado em Entomologia. Poke-fã desde que se entende por gente. Viciado nível hard e apaixonado por toda a franquia. Hoje, como bom fã, busco levar informação e aguçar a curiosidade daqueles que buscam informações sobre Pokémon, fazendo com que todos, assim como eu e toda equipe da PBN, tenham Pokémon em sua vida.

3 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Muito bacana e informativa, não conhecia alguns dos animais apresentados.
    No aguardo da parte 3.

    ResponderExcluir
  2. outra curiosidade é que o yungoos tbm foi inspirado em outro animal o Trump ex presidente do eua kkkkkkkk

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال