Os Animais do Mundo Real que Deram Origem aos Pokémon (Parte 1)

Zoologia Pokémon - Os Animais do Mundo Real que Deram Origem aos Pokémon

O mundo Pokémon é um mundo semelhante ao nosso mundo real. Ele está dividido em regiões com diferentes nichos onde humanos e esses seres vivem em harmonia compartilhando tudo o que existe nele.

Pokémon são criaturas únicas que possuem poderes especiais capazes de enfrentar qualquer coisa e utilizá-los em diferentes momentos. Muitos desses momentos são em batalhas, onde Pokémon trabalham ao lado de seus treinadores - humanos - com o intuito de vencer e se tornarem mais fortes. Como Pokémon remete muito ao nosso mundo real e em toda a sua Biologia, muitas coisas relacionadas a ele, incluindo os Pokémon, são baseados em seres de nosso mundo, onde a grande maioria abrange a Zoologia.

Biologia é a ciência que estuda as diferentes formas de vida existentes e a Zoologia é uma área da Biologia que se estuda os animais e toda a sua evolução, seja animais existentes ou extintos. Essa matéria vai mostrar alguns Pokémon que foram diretamente baseados em seres do mundo real, incluindo as suas características, mostrando assim como a relação do mundo que tanto amamos tem a ver com o mundo em que vivemos.

Essa matéria será dividida em três partes: esta primeira falando sobre dos Pokémon das quatro primeiras regiões (Kanto, Johto, Hoenn e Sinnoh), a segunda sobre as quatro regiões seguintes (Unova, Kalos, Alola e Galar) e a terceira que falará sobre os Pokémon de Paldea. Então sem mais delongas, vamos lá?

Pokémon de Kanto

A região de Kanto foi inspirada em uma região do Japão que também se chama Kanto, localizada na ilha de Honshu. Alguns Pokémon dessa região foram inspirados em animais dessa região.

Caterpie


Caterpie foi inspirado em lagartas do gênero Papilio, mais especificamente conhecida como Lagarta-cauda-de-andorinha-asiática (Papilio troilus). Esses animais, quando estão em sua forma larval, se protegem dos inimigos através do mimetismo, ou seja, eles se desenvolvem para imitar alguma característica de certos indivíduos do meio em que vivem. Nesse caso, elas imitam algumas serpentes devido às machas que possuem no corpo que lembram grandes olhos.

Metapod


Metapod foi inspirado em um casulo de uma espécie de lagarta, a Lagarta-das-couves (Pieris rapae). Essa espécie, ao se tornar casulo, adquire a forte coloração esverdeada para se camuflar entre as folhas até seu estágio final.

Beedrill


Beedrill foi baseado em uma espécie de vespa asiática extremamente agressiva, a Vespa-grande-asiática (Vespa mandarinia). Essa espécie é a maior espécie de vespa existente e possui um forte veneno capaz de matar até um ser humano e até dizimar diversas colmeias de abelhas.

Arbok


Arbok, famoso Pokémon da Jessie, foi inspirado na Cobra-indiana (Naja naja). Essa espécie de serpente possui uma peçonha poderosa e uma capacidade de amedrontar seus inimigos erguendo seu "capuz", que nada mais é que ela comprimindo seus músculos para parecer maior.

Sandslash


Sandslash foi claramente inspirado em um Pangolim (Manis spp.), mamíferos terrestres que quando ameaçados se enrolam exibindo suas grandes escamas que recobrem o seu corpo.

Scyther


Scyther é um Pokémon do tipo Inseto que foi inspirado no Louva-a-deus-europeu (Mantis religiosa). Esses insetos são predadores incríveis e vivem em florestas camuflados e prontos para atacar suas presas. Seu nome popular vem do fato de que quando parados se assemelham a uma pessoa em pose de oração. Esse, sem dúvida, é meu animal favorito. Incrível!

Pinsir


Pinsir, outro inseto de Kanto, foi inspirado no Besouro-cervo-japonês (Prosopocoilus inclinatus), inseto com uma característica bem aparente: possui "chifres" longos que são usados em batalhas em épocas de acasalamento e para se alimentar.

Pokémon de Johto

A região de Johto também foi baseada no Japão, mais especificamente em duas regiões: Kansai e Chubu. Chubu faz fronteira com a região anterior, Kanto, então muitos Pokémon dessa região também foram inspirados na fauna local.

Furret


Furret é um Pokémon que foi inspirado em uma espécie de Furão, o Furão-mustela (Mustela furo). Esses animais são ágeis e rápidos, além de serem carnívoros, se alimentando de pequenos mamíferos e alguns invertebrados.

Noctowl


Um dos clássicos Pokémon de Ash, Noctowl foi baseado na Coruja-águia-da-eurásia (Bubo bubo). Essas aves de rapina gigantes possuem um conjunto de sentidos bem apurados e usam sua excelente audição para capturar suas presas.

Ledyba


Ledyba foi claramente inspirado na Joaninha-de-sete-pintas (Coccinella septempunctata). Esses insetos clássicos de nosso mundo possuem uma aparência doce, mas são formidáveis insetos carnívoros.

Ariados


Ariados foi inspirado em uma aranha japonesa, a Aranha-formiga (Myrmarachne formicaria). Essa espécie de aranha conseguiu se desenvolver para se parecer uma formiga e se infiltrar dentro de um formigueiro sem ser percebida. Assim, ela consegue se alimentar das formigas desavisadas e conseguir abrigo.

Yanma


Yanma é um inseto de Johto que foi baseado na Líbelula-dardo (Sympetrum pedemontanum). Essa pequena libélula possui a habilidade de voar rapidamente e se alimentar em áreas com grande incidência de água.

Wooper


Wooper é um Pokémon que foi claramente inspirado nas salamandras Axolote (Ambystoma mexicanum). A principal característica desse anfíbio é se manter no estágio larval mesmo depois de adulto.

Murkrow


Murkrow foi inspirado na Gralha-preta (Corvus corone). Esse animal, assim que avistado, é sinônimo de azar e má sorte, assim como dito na Pokédex de Murkrow.

Heracross


Heracross, inseto clássico do time de Ash, foi inspirado pelo Besouro-rinoceronte-japonês (Allomyrina dichotoma), espécie que possui um grande chifre usado em épocas de acasalamento e para defender seu território.

Donphan


Donphan foi inspirado em algumas espécies de elefantes de pequeno porte, mais precisamente no Elefante-pigmeu (Elephas maximus). A sua principal característica é seu tamanho muito menor que o dos elefantes que costumamos conhecer.

Pokémon de Hoenn

A região de Hoenn, assim como Kanto e Johto, foi baseada no Japão, mais especificamente na ilha de Kyushu, a terceira maior ilha do país.

Treecko


Começando os trabalhos por essa região, temos o nosso inicial de Planta. Treecko parece ter sido inspirado em espécies de Dilophosaurus, um dos maiores carnívoros no início do período Jurássico. Treecko está aqui por outro motivo: seu aspecto, característica e até o seu tipo foi inspirado na Lagartixa-rabo-de-folha-satânica (Uroplatus phantasticus), uma espécie de lagarto que se camufla entre as folhagens para fugir dos predadores e capturar as suas presas.

Wurmple


Wurmple, a nossa lagartinha de Hoenn, foi baseada nas lagartas da espécie Rabo-de-andorinha-pipevine (Battus Philenor). Esses animais, quando em sua fase larval, possuem um corpo espinhoso usado para amedrontar seus inimigos e para se proteger.

Taillow


É inegável a semelhança do Taillow com uma espécie de andorinha de nosso mundo real. Taillow foi claramente inspirado na Andorinha-celeiro (Hirundo rustica), uma ave rápida e astuta que consegue se adaptar bem em diferentes ambientes. Sua evolução, Swellow, possui a mesma inspiração, porém com retoques de outros animais como falcões e algumas espécies de aves.

Ninjask


Ninjask e toda a sua linha evolutiva foram inspirados nas cigarras. Ninjask especificamente foi baseada na Cigarra-gigante-das-pastagens (Megatibicen dorsatus). Essas cigarras são rápidas e possuem um tamanho fora do normal se relacionarmos com outras espécies de cigarras. Lembrando que sua contraparte, Shedinja, foi baseado em uma casca de cigarra morta.

Corphish


A lagostinha do time do Ash, Corphish, foi baseada no Lagostim-vermelho-do-pântano (Procambarus clarkii), uma espécie de Lagostim invasor de áreas pantanosas e que causa certos problemas. Assim como o próprio Pokémon e a sua evolução que possui o tipo Sombrio como secundário, o Crawdaunt.

Kecleon


Kecleon foi baseado no Camaleão-velado (Chamaeleo calyptratus). Assim como os camaleões, essa espécie possui uma grande habilidade em se camuflar e se "perder" durante o meio onde vive. Essa camuflagem serve para se alimentar e para fugir de predadores. Kecleon usa todas essas e adiciona uma a mais para conseguir vantagem em batalhas.

Pokémon de Sinnoh

A região de Sinnoh foi baseada em uma mais uma ilha japonesa, a ilha de Hokkaidō. Seus vilarejos são marcantes e contemplam uma biodiversidade incrível, assim como a região Pokémon com seus muitos lagos notórios. Sinnoh é dita por muitos como a melhor região do mundo Pokémon, além de possuir Pokémon com características únicas assim como suas inspirações.

Monferno


Monferno é mais um inicial que foi inspirado em um animal. Sua aparência, características e métodos de sobrevivência foram baseados no Macaco-de-nariz-arrebitado-dourado (Rhinopithecus roxellana). Esse animal habita as montanhas geladas da China e vive em bandos para se aquecer na maioria das vezes.

Starly


Mais uma ave regional que teve sua inspiração diretamente ligada a um animal de nosso mundo. Starly foi baseado no Estorninho-de-bochecha-branca (Spodiopsar cineraceus). Esta ave vive em todo continente asiático e sua principal característica é a sua vocalização, que faz com que a ave seja bem conhecida. Suas demais evoluções também foram inspiradas nesta ave, mas com requintes de outros animais.

Bibarel


Bibarel foi inspirado no Castor (Castor canadensis), um roedor semiaquático que é conhecido por construir grandes represas naturais no intuito de se manter confortável em épocas de escassez. Essas represas mantêm o seu ambiente o ano todo, beneficiando também a vida humana.

Burmy


Burmy foi inspirado no Bicho-do-cesto (Oiketicus kirbyi), inseto que é capaz de criar um casulo com qualquer coisa presente no meio, desde pequenos gravetos a pequenos fragmentos encontrados. Esses casulos protegem seu pequeno corpo frágil de ataques de predadores. Assim como o animal, Burmy muda seu casulo de acordo com o meio em que vive e por isso possui três formas diferentes que vai até a sua evolução para Wormadam. Já sua evolução para Mothim dá-se pelo fato que o Bicho-de-cesto passa por uma metamorfose, assim como as borboletas, e se transforma em uma pequena mariposa que só atinge a sua maturidade se for macho.

Toxicroak


Toxicroak foi baseado no Sapo-peludo-wolverine (Trichobatrachus robustus). Apesar da aparência não distinguir muito, o que inspirou essa espécie de sapo foi seus dedos. Esse sapo, quando se sente ameaçado, quebra seus dedos retraindo-os em armas afiadas, assim como o design de Toxicroak.

Manaphy


Um dos Pokémon míticos de Sinnoh, Manaphy foi inspirado em uma criatura marinha chamada Anjo-do-mar (Clione limacina), esta criatura habita águas profundas e são muito raras de serem vistas. São animais hermafroditas e seus ovos são transparentes com um núcleo vermelho, lembrando o ovo de Phione. No mundo Pokémon, a única forma de Phione nascer é chocando de um ovo de Manaphy.

Leandro Lemos

Graduado em Ciências Biológicas, Pós-graduando em Zoologia e especializado em Entomologia. Poke-fã desde que se entende por gente. Viciado nível hard e apaixonado por toda a franquia. Hoje, como bom fã, busco levar informação e aguçar a curiosidade daqueles que buscam informações sobre Pokémon, fazendo com que todos, assim como eu e toda equipe da PBN, tenham Pokémon em sua vida.

2 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Muito bacana a matéria. Algumas das informações já tinha em outros lugares, mas mesmo assim é interessante ver os diferentes tipos de animais que serviram de inspiração para diferentes pokemons

    ResponderExcluir
  2. Matéria incrível! Já estou ansioso pelos próximos!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال