A Minha Experiência no Campeonato Mundial de Pokémon 2023

Campeonato Mundial de Pokémon 2023 VG

Por: Maik

E aí, pessoal, beleza? Quem é fã de Pokémon tá ligado que rolou o Campeonato Mundial no Japão, lá em Yokohama, dos dias 11 a 13 de agosto, né? Foi um verdadeiro show de batalhas e estratégias, e eu tô aqui pra contar como foi acompanhar essa festa direto do país onde tudo começou!

Antes de tudo, saca só: o evento teve torneios finais de vários jogos da franquia, incluindo Pokémon VG (o que a galera joga no Nintendo Switch atualmente em Pokémon Scarlet e Violet), Pokémon TCG, Pokémon GO e Pokémon Unite. E não era qualquer um que estava lá não, viu? Só os caras que se classificaram ao longo da temporada que rolou entre setembro de 2022 e julho de 2023.

Nessa temporada, eu tentei entrar de cabeça no formato oficial de VG, participando de eventos oficiais pra garantir minha vaga (spoiler: não consegui [sad]). Mas, no meio disso tudo, acabei trazendo várias dicas e novidades pra página da PBN. Desde o começo, meu objetivo maior era ir pro Japão - sempre foi um sonho conhecer esse lugar cheio de cultura e Pokémon. Em março, depois de um regional não tão bom em Natal, eu sabia que ia ser difícil classificar, então decidi: independente de me classificar ou não, eu iria pro Japão de qualquer jeito! E aí, sim, realizei esse sonho. Fui pro Japão durante o Mundial e agora vou compartilhar com vocês como foi essa experiência, a visão de um jogador de VGC amador, haha.

 

Clima de Pokémon

Vocês não vão acreditar como Pokémon é gigante no Japão! Lá você tromba com gente com chaveiros, camisetas e tudo mais da franquia o tempo todo, principalmente perto do evento. E falando nele, quanto mais você chegava perto do local, mais a coisa ficava intensa. A atmosfera Pokémon dominava a região, era tipo um sonho pra qualquer fã!

 

Estrutura do evento


Sobre a decoração do evento, eu curti demais! As escolhas dos temas foram incríveis e eu não conseguia ficar parado, queria explorar cada cantinho do palco principal. Só que nem tudo foi perfeito. Por ser um Mundial, achei que as áreas de VG estavam meio expostas demais, e não ficava claro quando as rodadas estavam rolando. Não joguei no palco principal, então não posso dar muitos detalhes, mas teve umas desconexões que, num evento desse tamanho, não eram legais.

 

Ah, e só pra constar, tive sorte de ser sorteado pra comprar o ingresso de espectador e consegui estar lá no evento, mas nem tudo foram só flores. Infelizmente, nos outros sorteios, como as vagas para atividades como a Poké Parada ou o parques exclusivos, a história foi outra. As vagas eram mega limitadas e, nesse quesito, o azar deu o ar da graça.


Desempenho dos brasileiros no VG

Ah, sim, nossos jogadores brasileiros arrasaram! Tivemos cinco representantes na categoria Master do VG: Raul Gioielli, André Fumis, Hugo Nascimento, Lee Gengar e Gabriel Agati. Desses, só dois passaram pro Day 2: Agati (que já estava previamente classificado) e Hugo, sendo que o Hugo foi o primeiro brasileiro a passar do Day 1 pro Day 2 num Mundial de VG! Infelizmente, tanto o Hugo quanto o Agati caíram no Day 2 e não chegaram nos playoffs (Agati por muito pouco, faltou 1 vitória), mas mesmo assim, orgulho demais por eles!

 

Resultados

Os japoneses dominaram e levaram todos os títulos do VG, em todas as categorias: Júnior, Sênior e Master. E um alemão chegou na final do Master na sua primeira temporada oficial de VG! Incrível, né?

Cerimônia de encerramento

Apesar de algumas batalhas finais não terem sido tão emocionantes, a cerimônia de encerramento foi demais! Ganhamos pulseiras luminosas e rolaram anúncios incríveis, inclusive com o Tsunekazu Ishihara falando ao vivo! Isso só me deixou mais empolgado pra próxima temporada e pra quem sabe chegar lá como jogador. Ah, e o kit que os competidores ganham no Mundial é sensacional!

Polêmicas

Uma coisa que causou bastante polêmica foi a quantidade de times com Pokémon ilegais. De quase 900 times avaliados, quase 55% tinham Pokémon ilegais, conhecidos como genned. Isso gerou muito debate na internet e, agora com a permissão de usar Pokémon do Pokémon Home, jogadores que não possuem todos os jogos da franquia vão sofrer para formar times, já que trocar Pokémon com conhecidos pode ser arriscado.

Para finalizar

Queria agradecer a todos que acompanharam minha jornada, desde o regional em Natal. Foi incrível entrar de cabeça nesse mundo competitivo e eu não vou parar por aqui. A próxima temporada já começou e tem regional na América do Sul marcado pra 23 e 24 de setembro em Curitiba. Tô dentro e esse é o meu jeito de viver! Valeu e até mais!

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال