Como foi o maior Regional de Pokémon da América Latina que aconteceu no Brasil?

maior Regional de Pokémon da América Latina

Por: Maik

Olá, treinadores! Aqui estou mais uma vez para falar como é a experiência de jogar torneios oficiais Pokémon!

E desta vez eu não tive que atravessar o Brasil para jogar! Diferente do regional de Natal, o regional que rolou agora em maio, foi aqui na minha cidade natal, São Paulo!! E atendendo as expectativas, o torneio foi muito grande!

maior Regional de Pokémon da América Latina 
Sim, o Regional de São Paulo foi o maior da América Latina! Foram 312 jogadores de VGC, 238 jogadores de GO e 860 jogadores de TCG, um total de 1410 jogadores inscritos! É gente demais!

Eu fui para jogar Pokémon VGC, pois o meu objetivo, além de me divertir, é aprender como funciona a corrida para disputar o Campeonato Mundial de Pokémon. E como já falamos anteriormente, para disputar o mundial existem cinco tipos de torneios que um jogador pode participar para ganhar CP (pontos para se qualificar para o mundial) e o Regional é um deles!

Evento

Os eventos oficiais de Pokémon aqui no Brasil são organizados pela Copag, e neste regional aconteceram torneios de Pokémon VGC, TCG e de Pokémon GO! As inscrições foram abertas no dia 21 de março, e o evento aconteceu nos dias 05 e 06 de maio de 2023, no centro de convenções Pro Magno, em um lugar superacessível, perto do Metrô Barra Funda, que é uma das principais estações de metrô daqui de SP.

A transmissão das partidas de VGC aconteceram no canal da Copag e a narração ficou por conta do Ruben, Mega Machado e Edu Cunha, que são pessoas reconhecidas da comunidade de VGC, sendo o Edu um campeão mundial!

Narradores Pokémon Regional de São Paulo 2023 

Formato

Os torneios oficiais Pokémon normalmente são no formato suíço. Em São Paulo, pela quantidade de jogadores, tivemos 9 rodadas de suíço onde 32 jogadores se classificaram para o segundo dia.

Destaque para os jogadores brasileiros que representaram mais uma vez e foram em peso para o concorrido dia 2, com Caio Lattanzi como top 1 e João Henves na sétima posição:

VGC Master Day 2 Regional Pokémon São Paulo 2023 

Fase eliminatória

Infelizmente a fase eliminatória não foi tão boa para nós, brasileiros, e a final acabou sendo entre dois estrangeiros bem conhecidos no VGC da América Latina: Joaqun Salermo [AR] e Paul Ruiz [EC], sagrando o argentino campeão com seu surpreendente Orthworm.

Pokémon Regional de São Paulo Campeão VGC Masters 
Abaixo você confere como ficou o Top 8 e a premiação de cada um com seus respectivos times. Destaque para o Flutter Mane que apareceu em muitos times!

Times Pokémon VGC Top 8 Masters Regional São Paulo 2023 
Como sabemos, para um brasileiro receber o convite para o maior torneio de Pokémon na temporada 2023, ele precisa conquistar no mínimo 200 CP. Com o ótimo desempenho dos brasileiros no regional de SP, temos mais jogadores qualificados para o mundial que vai rolar em agosto em Yokohama no Japão:

Ranking Brasileiros VGC

Minha participação

Meu objetivo era me divertir e foi alcançado!

No começo do torneio eu estava indo melhor do que o esperado e fui até o quinto round com grandes chances de me classificar para o Day 2. No entanto, o cansaço bateu e comecei a perder diversas partidas por falta de concentração, cometendo erros que eu não costumava cometer.

Então vou deixar uma dica aqui: não subestime o cansaço de jogar diversas partidas seguidas. Sim, apesar de divertido, torneios longos não são fáceis e cansam muito o corpo e a mente. Então se preparem! Mas não se assustem, pois vale a pena!

A melhor parte foi encontrar tanta gente que, assim como eu, ama Pokémon! Me senti dentro do mundo Pokémon! Foi incrível!

Pokémon Regional de São Paulo 2023

Minha opinião final é que o regional de SP foi ainda mais incrível! Ainda não tenho certeza de qual será o próximo torneio oficial que irei participar, mas estou planejando ir com força total nos eventos que vão rolar logo depois do mundial e buscar a tão sonhada vaga para o mundial de 2024!

Uma coisa é certa, o formato VGC de Scarlet e Violet está incrível e, a cada torneio que acontece, temos mais e mais jogadores participando. Então se você ama batalhas Pokémon, vem jogar com a gente!

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال