Pokémon Adventures - Arco Sun e Moon


Assim como é tradição em Pokémon Adventures, o arco Sun e Moon apresenta personagens novos, uma nova região, novos Pokémon, com o diferencial de que os protagonistas famosos como Red ou Emerald não participam no desenrolar desta história. É como se fosse um arco fechado ou até um spin off de Pokémon, tendo pouca relação com os arcos anteriores.

O garoto Sun e a garota Moon


Logo no primeiro capítulo somos apresentados aos protagonistas. Sun é um garoto cheio de energia que trabalha como mensageiro (courrier, no original) além de fazer outros pequenos serviços por fora, já que seu sonho é juntar 100 milhões de ienes o mais rápido possível. Moon é o oposto de Sun em personalidade, mais reservada e sem a energia explosiva de Sun. Ela é uma farmacêutica, tanto de Pokémon quanto de humanos, e por onde anda leva consigo uma caixa de medicamentos.

Moon conhece Sun em uma praia de Alola. Sun estava limpando a areia de Pyukumuku para um evento da Equipe Skull. Como os contratantes não quiserem pagar Sun, que deixou bem claro que precisava juntar uma boa soma, o garoto, usando seu Meowth de Alola, derrota os capangas em uma batalha Pokémon.

Sun logo descobre que Moon veio de outra região (ainda não sabemos qual) e que ela estava indo fazer uma entrega ao Professor Kukui. Sun se prontifica em fazer a entrega, já que na batalha a garota se molhou toda com água do mar.

No caminho para o laboratório Pokémon, uma rachadura aparece no céu e de lá sai um Pokémon misterioso. Ele aparenta ser do tipo elétrico e batalha contra o Meowth e o Litten de Sun. O Pokémon desaparece sem deixar vestígios, restando apenas um pedaço de pedra suspeito que Sun recolhe.

Pokédex de Rotom

Chegando no laboratório, o Professor Kukui estava testando os ataques de Rowlet e Popplio nele mesmo, como uma forma de conhecer a fundo os Pokémon. Moon acha tudo isso muito irresponsável, mas mesmo assim ela faz sua entrega, pois havia pego uma carona com Sun. A entrega era mais nada menos que um Pokémon de Sinnoh: Rotom! A ideia do Professor Kukui era que o Rotom se associasse a uma Pokédex especialmente feita para ele, já que o corpo dele é feito de plasma e ele pode se apropriar das máquinas próximas a ele, como uma geladeira ou uma máquina de levar.


Mas na hora da fusão algo acontece,  Rotom não consegue se apropriar da Pokédex e acaba expulso do aparelho. Logo se descobre o motivo: Sun havia derrubado água salgada na Pokédex, dando um curto circuito em Rotom.

O festival Full Force

Os Kahunas locais (semelhante aos Líderes de Ginásio das outras regiões) decidem montar uma competição em uma arena improvisada. Ele querem tanto agradar os Tapu (Pokémon Guardiões das ilhas de Alola) quanto entregar um Amuleto do Desafio da Ilha ao vencedor. Obviamente que Sun e Moon vão acabar participando, mesmo sem querer, dessa competição.

Antes do início, Moon salva um Pokémon misterioso chamado Nebby, que andava com Lillie, uma das participantes da competição. Mas ao salvar Nebby, Moon cai de uma ponte. O céu racha novamente e de lá sai o Pokémon que havia enfrentado Sun. Ele salva a Moon e Nebby para depois desaparecer.


O Festival Full Force começa com Sun batalhando o Masked Royal. Sun usa seu Litten enquanto seu adversário usa um Rockruff e depois um Munchlax. Como Sun imagina que o amuleto deve valer uma boa grana, ele fica entusiasmado para vencer. Masked Royal é derrotado. A segunda batalha é com Gladion, claramente o futuro rival de Sun em competições, contra Hau, o neto do Kahuna da ilha Melemele. Gladion ganha sem muito esforço. Na terceira batalha temos Sun novamente contra o Líder da Equipe Skull, Guzma, mas usando seu Litten e Meowth, Sun vence o Masquerain e Golisopod de Guzma.


Agora é a vez da Moon enfrentar o Gladion. Descobrimos que ela é uma treinadora de Pokémon venenoso, tendo um Grimer de Alola (ele é todo colorido) e um Mareanie. Mesmo com suas táticas de envenenamento para enfraquecer o adversário, Moon perde para Gladion, que irá enfrentar Sun na grande final.

Em uma batalha difícil, Sun quase perde com seu Litten, mas a pedra que caiu do Pokémon misterioso brilhou em um momento dando ao Litten um poder a mais, fazendo seu ataque Brasa sair mais forte que o normal. Sun foi o vencedor do Amuleto do Desafio da Ilha.

O desafio da ilha

Ao acordar no veleiro do Professor Kukui, Sun descobre que o Pokémon misterioso que lhe deu a pedra era Tapu Koko, mas Hala, um dos Kahunas de Alola, pegou a pedra para estudar seus poderes. Por algum motivo ainda não compartilhado, os Tapu de cada ilha de Alola estão enfurecidos. O Festival Full Force foi necessário para escolher o Desafiante das Ilhas, aquele que irá entrar em contato com os Tapu e entender o que está acontecendo. Sun só aceita essa tarefa por uma boa remuneração, afinal ele precisa juntar sua quantia. Então ele é contratado para entregar uma Mirage Berry para cada um dos quatro Tapus de Alola, berry que será como uma oferenda na esperança de que eles se acalmem.


Enquanto Sun e Moon descem na ilha de Akala, o competidor Gladion é contratado pela Equipe Skull como Enforcer, mas algum diz que Gladion não é malvado como o resto da equipe.

Chegando em Akala, Sun logo encontra três Capitães do Desafio. O primeiro que Sun enfrenta é Kiawe e seu Marowak de Alola. Mesmo sem poder usar o poder de Litten, já que a pedra não estava com ele mais, Sun derrota Kiawe. Agora era a vez do desafio de Lana. Ela leva Sun para outro local (Brooklet Hill) e pede que ele enfrente e vença o Pokémon Totem da ilha (o Pokémon mais forte em cada ilha se chama Totem).


Enquanto Sun enfrenta os Capitães do Desafio da ilha de Akala, Moon se junta a Mallow para procurar a Mirage Berry na Lush Jungle. Como o próximo desafio de Sun é no mar, ele encontra um Wishiwashi como guia até onde o Totem Pokémon apareceu pela última vez. Por fim, ele descobre que o pequeno Pokémon foi treinado por Lana e sua habilidade especial é de se unir com outros de sua espécie para ficar maior e mais forte. Sun batalha contra ele e vence, fazendo com que Wishisashi o escolhesse como treinador.

Moon e Mallow encontram o Tapu de Akala (Tapu Lele) sendo atacada por um Pokémon desconhecido através de uma fissura no céu. Elas fazem tudo o que podem para ajudar Tapu Lele até que a própria fissura se fecha levando o Pokémon inimigo embora. Moon aproveita para recolher lascas da casca de Tapu Lele para confecção de seus remédios. O passado de Moon vem à tona e parece que ela estava querendo ajudar um Piplup de um Centro Pokémon, que foi envenenado por engano. As lascas da casca de um Tapu era um dos ingredientes, então Moon pede para seu chefe deixá-la procurar na região de Alola. Depois de muito procurar e com a ajuda de seus Pokémon, Moon e Mallow encontram uma Mirage Berry.

Chega a notícia de que Kiawe foi atacado.

O Z-Move

Todos partem para a cidade de Konikoni, onde tem o Memorial Hill, local onde os da realeza de Alola descansam. Sun, Moon, Lana e Mallow encontram Kiawe machucado. A equipe Skull aparece e batalha contra os amigos de Kiawe. Ainda ferido, o capitão de desafio entrega um Z-Crystal para Sun e diz que Gladion que o deixou assim. Eles fogem do local para que Kiawe possa explicar como o Z-Crystal funciona. Primeiro é preciso um Z-Ring, segundo um Z-Crystal para encaixar no Z-Ring, e por último, deve-se aprender um Z-Move.


Logo que Sun aprende o movimento, Gladion aparece com Tapu Lele derrotado ao seu lado. Moon explica que Gladion só derrotou o Tapu de Akala porque ele já estava ferido lutando contra o Pokémon da fissura. Sun recebe um Z-Ring, assim ele pode usar seu Z-Move com Litten. Seu Pokémon se torna capaz de usar o Z-Move do tipo Fogo: Inferno Overdrive! O ataque foi tão forte que rachou a máscara que o Pokémon misterioso de Gladion usava. Gladion deixa Tapu Lele aos cuidados de Moon e avisa que a fissura no céu abre caminho para que Pokémon desconhecidos chamados de Ultra Beasts possam atravessar, como de outra dimensão.

Sun entrega a Mirage Berry para Tapu Lele, afinal ele foi contratado para isso. O Tapu se cura e agradece curando, com uma dança nos céus, o Pokémon de todos que batalharam. O desafio final começa, já que Sun precisa enfrentar e vencer Tapu Lele em combate. Todos o ajudam nessa batalha e o Tapu fica satisfeito com a escolha do Desafiante das Ilha.

As Ultra Beasts

Viajando com o barco do Professor Kukui para a próxima ilha, todos se separam após o barco naufragar em um ataque. Sun desperta em um local com Lillie e uma Capitã do Desafio, enquanto Professor Kukui e Moon são resgatados pela Fundação Aether, uma ilha santuário para Pokémon feridos.

O teste da Capitã Acerola, da ilha de Ula'ula, é pedir que Sun apenas tire uma foto de um Pokémon em um mercado abandonado. Logo, Sun e Lillie descobrem que o mercado é morada de Pokémon fantasmas e que seu alvo é o líder deles, um Mimikyu. Sun não só tira uma foto dele, como também o captura para a sua equipe. Lillie quer apresentar o Nebby para o Mimikyu, mas seu Cosmog mudou de forma e agora não responde nem escuta, transformado em um Pokémon casulo.


Os Capitães do Desafio decidem enfrentar a Equipe Skull, já que sempre que uma Ultra Beast aparecia, alguém da equipe estava por perto. Ao chegar em sua base, os Capitães do Desafio são cercados por Ultra Beasts controlados pelo líder da Equipe Skull, Guzma. Enquanto isso, Sun e Lillie são abordados por Dexio e Sina, da região de Kalos, que pedem um favor ao mensageiro: capturar células Zygarde pela região de Alola. Como Sun precisa de dinheiro, ele aceita o serviço.

Sun, Moon e Lillie chegam na sede da Equipe Skull para ajudar os Capitães do Desafio. Descobre-se que Guzma também tinha um Cosmog, como o da Lillie antes de evoluir para a forma de casulo, e é assim que as fissuras no céu estavam sendo abertas. Gladion aparece e enfrenta Guzma, que confessa estar sendo liderado por Lusamine, a presidente da Fundação Aether. A batalha termina com as Ultra Beasts se espalhando pelas quatro ilhas da região de Alola e com Guzma sendo sugado para o outro lado da fissura que seu Cosmog abriu.


Conversando com Moon, Sun confessa que precisa dos cem milhões de ienes para comprar a ilha da Fundação Aether de volta para sua família, pois ela pertencia ao seu avô. Dois membros da Polícia Internacional aparecem e pedem informações aos dois jovens.

A origem das Ultra Beasts revelada

Anabel e seu subordinado Looker são membros da Polícia Internacional. Eles querem a ajuda de Sun com informações e também em batalha. Sun cobra caro por seus serviços, e mesmo assim a dupla de policiais realiza o pagamento. Sun e Moon contam tudo o que sabem, quais Ultra Beasts que apareceram e suas características. Anabel dizia o nome de cada uma delas, como se já soubesse ou as conhecesse. Isso porque ela veio da mesma dimensão das Ultra Beasts.


Os quatro são atacados por uma Ultra Beast chamado Blacephalon. A batalha só termina quando Tapu Bulu aparece e expulsa a Ultra Beast do local. Sun aproveita, dessa vez junto de Moon, para entregar a Mirage Berry ao Tapu da ilha. A dupla promete que se foram os humanos que trouxeram as Ultra Beasts para Alola, então serão os humanos que vão resolver tudo. Tapu Bulu aceita a berry sob este acordo.

Sun parte para a última ilha, Ilha Poni, morada de Tapu Fini. Ele descobre que é a única ilha de Alola que ainda não tem um Capitão do Desafio. A caixa de berries que Sun carregava foi roubada por uma dupla de Crabrawler. Seguindo os Pokémon ele encontra seu esconderijo, um Steelix Boat abandonado, e enfrenta o líder deles, um Crabominable. Tentando proteger a caixa com as berries, Sun fica completamente paralisado pelos ataques do líder dos Crabrawler.

Um Mudsdale, controlado por Hapu, salva Sun. Hapu é neta do antigo Kahuna de Poni e ela precisa se mostrar digna a Tapu Fini de que pode ser uma Capitã do Desafio da ilha. Ela enfrenta Crabominable e o vence (com uma pequena ajuda de Sun) e Tapu Fini, a que tudo assistia, aceitou Hapu como Kahuna. Sun, ainda imobilizado, pede para que Hapu entregue a Mirage Berry para Tapu Fini.


Em uma batalha entre Gladion e a Equipe Skull, descobre-se que Gladion e Lillie são irmãos e que sua mãe é nada mais que a presidente da Fundação Aether. Eles partem para Poni Canyon. Sun e Hapu também seguem para o mesmo destino, pois lá está o túmulo do avô dela. Uma equipe da Fundação Aether, comandada por Faba, também seguem para o mesmo local.

Batalha em Vast Canyon

Crabominable pede para ser treinado por Hapu, mas ela, agora como Kahuna de Poni, não teria tempo para se dedicar ao Pokémon. Sun pede para que ele o aceite como treinador. No caminho para o canyon, Gladion conta a sua irmã a Lenda de Alola sobre o Sol e a Lua (nome do arco). Existiam dois Pokémon, assim como as Ultra Beasts, um era a Grande Besta Lunar e o outro a Grande Besta Solar. Gladion deseja capturá-los para poder enfrentar as Ultra Beasts.


Todos se encontram em Vast Canyon e o Cosmog da Equipe Skull também evoluiu para Cosmoem, em sua forma de casulo. O Cosmoem de Lillie reage ao Cosmoem da equipe e ambos flutuam no céu, um de frente para o outro. Hapu conta a Lenda de Alola sobre o Sol e a Lua. Parece que a Grande Besta Lunar e a Grande Besta Solar só podem acordar quando duas flautas são tocadas. Hapu tem a flauta do sol e sem querer, Sun a toca perfeitamente. A outra flauta pertence a Lillie, e cabe a Moon tocá-la dessa vez.

É no altar de Poni, em Vast Canyon, que os lendário de Alola despertam através dos casulos dos Cosmoem. A Grande Besta Lunar é Lunala e a Grande Besta Solar é Solgaleo. Anabel, por ser da dimensão das Ultra Beasts, resolve contar o que sabe. Lunala e Solgaleo também são Ultra Beasts de sua dimensão. Eles vieram para Alola e fizeram um acordo com os Tapu para proteger as quatro ilhas. Os lendários de Alola seu unem aos Capitães do Desafio, junto a Sun e Moon, para lutar contra as Ultra Beasts.


Sun aproveita a confusão para comprar a ilha de seu avô de Faba, segundo em comando da Fundação Aether. Mas Faba gargalha e diz que ele inventou tudo, pois a ilha não está a venda. O valor de cem milhões de ienes foi escolhido por ser um valor absurdo e que ele lamentava Sun ter perdido cinco anos de sua vida juntando tamanha quantia. É nessa hora que uma fissura é aberta no céu, a garra de uma Ultra Beast agarra Solgaleo e Sun puxando-os para dentro da fissura que se fecha. Moon vai atrás junto com Lunala.

A dimensão Ultra

Passaram seis meses com Sun e Moon vivendo na dimensão das Ultra Beasts. A dupla está perdida pela Ultra Deep Sea, um dos locais dessa dimensão. A única Ultra Beast desse local é Nihilego, o qual faz derreter aos poucos aos roupas da dupla, mas graças a Moon, eles trocam por mudas de roupa de sua mochila.


Lunala aparece e pousa em um cogumelo gigante próximo. O Pokémon Lendário estava sendo montado por duas pessoas, Zossie e Dulse. Eles são habitantes da Dimensão Ultra, fazendo parte do Esquadrão de Reconhecimento Ultra, e estão trabalhando junto com a Fundação Aether. Lunala reconhece Moon e entra em sintonia com a treinadora. Por falta de espaço, Sun, Moon e Zossie sobem em Lunala, mas Dulse fica para trás.

Zossie explica que a Dimensão Ultra está sempre escura depois que o "Blinding One" roubou a luz do céu. Parece que a Fundação Aether está desenvolvendo Beast Balls, para que se possa capturar as Ultra Beasts, com ajuda dos habitantes da Dimensão Ultra, que abrem a fissura no céu para passar de uma dimensão a outra. Então eles chegam em Ultra Megalópolis.


No centro da cidade tem a Torre Megalo, único foco de luz de todo o lugar. Mas antes de entrarem, as portas se fecham devido ao ataque da Ultra Beast Stakataka. Sun, com ajuda de Moon e seus Pokémon, consegue derrotar a Ultra Beast. Então o Blinding One ataca Lunala, o que já havia feito com Solgaleo, assumindo a forma de Necrozma. E é enquanto Sun, Moon, Lunala e Solgaleo enfrentam Necrozma que aparece a Presidente da Fundação Aether, Lusamine. Ela, para que se tornasse uma só com uma Ultra Beast, se funde a um Nihilego (parece uma água-viva), tornando-se a querida mãe de todas as Ultra Beasts. Nessa hora Guzma é libertado, pois era a Ultra Beast que se fundiu a Lusamine que o mantinha prisioneiro.


Com as Beast Balls, Lusamine quer capturar Necrozma, mas Sun aproveita para pegar uma Beast Ball e captura o Stakataka para seu grupo. Uma fissura se abre e luz surge nos céus (já que Ultra Megalópolis está sempre na escuridão). Do outro lado, novamente em Alola, Sun é resgatado de cair ao chão por um Pokémon desconhecido, nada mais que a forma 100% de Zygarde, mas Moon cai em outro local e acaba prisioneira de Faba. Guzma também volta e tem muito o que pensar depois de tudo que aconteceu. Graças ao cordão da Lillie, que tinha uma foto da família unida, Lusamine quebra a união com a Ultra Beast, voltando à sua consciência.


Zygarde versus Necrozma

A batalha final por Alola se aproxima. Caso Zygarde não seja páreo contra Necrozma, toda a luz da região será sugada deixando Alola como a Dimensão Ultra, em total escuridão. Quando todos unem suas forças, Sun inclusive usando a Ultra Beast Stakataka e seu Litten evoluindo para a forma final Incineroar, Necrozma absorve um pouco da luz dos céus de Alola e se transforma em Ultra Necrozma.

 

Zygarde, com sua forma 100%, segura as pontas até que Solgaleo aparece. Moon é resgatada por Gladion na ilha da Fundação Aether. Faba, que estava por trás de tudo, acaba sendo devorado por Nihilego e atravessa uma fissura. Assim, Moon chega ao campo de batalha junto de Lunala. Com Solgaleo usando Sunsteel Strike, Lunala usando Moongeist Beam e Zygarde usando Core Enforcer, o Ultra Necrozma é derrotado e acaba capturado por uma Beast Ball.


Vários meses depois, o Professor Kukui faz uma ligação para Moon, que havia voltado para a região de Sinnoh, e lhe conta as novidades. As Ultra Beasts que ficaram em Alola foram derrotadas e capturadas pelos Capitães e Kahunas das quatros ilhas, e assim mandadas de volta à sua dimensão.


Sun abriu uma empresa de courrier (mensageiros), contratando o Capitão de Desafio Kiawe e outros dois funcionários da Fundação Aether. Moon cura o Piplup de sua irmã e decide se mudar para a região de Alola e ajudar na recuperação de Lusamine, que está em coma desde que se separou de Nihilego. Gladion, ao lado de Solgaleo, decidiu procurar por Faba.

Assim termina as aventuras na região de Alola, com todos felizes e seguindo seus sonhos.

Leonardo Lucena

Mestre em Ciências Sociais, professor de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio, faz parte da geração que teve a felicidade de conhecer Pokémon em seu lançamento, se apaixonando no instante em que escolheu o Bulbasauro como inicial. Continua escolhendo os iniciais até hoje.

1 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال