Em 2020, após receber reclamações da comunidade a respeito do formato Padrão da época, do valor das cartas, da falta de diversidade entre os baralhos etc., o jogador profissional e produtor de conteúdo Alex Silva (Plus Power) decidiu, extraoficialmente, um novo formato para o Pokémon TCG: o Jornada.
Hoje, embora não seja mais dirigido por Alex, o formato tem uma comunidade forte e dedicada, a qual, capitaneada pelo também produtor de conteúdo Song Fuê (campeão da Copag Cup - Latam Master III), tem mantido o formato ativo e atualizado.
Vamos, então, aprender mais sobre esse formato 100% brasileiro e acessível para jogadores iniciantes/casuais.
Texto elaborado em colaboração com Felipe Becker, especialista no Jornada.
OBS.: as listas de todos os baralhos citados estão disponíveis em texto no final do artigo.
Qual é a proposta do formato Jornada?
Como já comentado, o Jornada foi pensado, inicialmente, como uma alternativa ao formato Padrão. Até hoje, dois pilares mantiveram-se: acessibilidade e diversão.
Para garantir isso, o caminho seguido foi o banimento de acordo com determinados critérios, de modo a permitir que jogadores possam montar baralhos, competir e se divertir com suas cartas favoritas. Os critérios de banimento podem ser resumidos em dois:
- Cartas com nível de poder muito alto em relação ao resto do formato;
- Cartas que são genéricas e desestimulam a criatividade e a inovação.
Ao mesmo tempo, como a rotação da temporada não afeta o formato, é mais difícil que baralhos percam utilidade rapidamente. Contudo, nenhuma estratégia é 100% otimizada e dominante, de modo que sempre há abertura a novas ideias e mudanças com o lançamentos.
Quais cartas são válidas no Jornada?
Para o Jornada, são válidas cartas de todas as coleção desde Sol e Lua 1, independente da legalidade delas no Padrão. Todos os Pokémon com Caixa de Regra e os Apoiadores Aliados são proibidos. As demais cartas banidas estão nas imagens abaixo:
Quais são os baralhos?
Zapbeast
Gardevoir
Zoroark Spread
Para fechar com estilo, um baralho mais complexo, cujo objetivo é espalhar dano pela mesa e causar nocautes múltiplos. Para isso, faz-se proveito da sinergia entre Roxie e a Habilidade Bomba Devastadora do Weezing (CEC), além de Pokémon Estágio 1 com função defensiva ou ofensiva, os quais podem ser trazidos a campo pela Habilidade Transformação Fantasmagórica do Zoroark (EVS).
Tierlist
Para ajudar na escolha de seu primeiro baralho, foi elaborada uma tierlist rankeando os baralhos conhecidos do Jornada. É possível ver como há muitas opções conhecidas, embora nem todas sejam relevantes para o metagame.
Onde jogar?
Conclusão
Afinal, se você não tem se divertido no Padrão ou está aberto a experiência inéditas, o Jornada merece uma chance para te conquistar, sendo especialmente convidativo a iniciantes e jogadores sem muitos recursos para investir.
Um manual mais detalhado e elaborado por Song Fuê está disponível aqui. Lembre-se que a lista de banimentos pode não estar atualizada.
Para mais conteúdo dedicado à franquia Pokémon, mantenha-se atento à Pokémon Blast News, em especial a nossa página dedicada ao Pokémon Trading Card Game!
Adicional: Listas citadas em formato de texto.