Pokémon TCG - Conhecendo o Formato Jornada

Logo Jornada

Em 2020, após receber reclamações da comunidade a respeito do formato Padrão da época, do valor das cartas, da falta de diversidade entre os baralhos etc., o jogador profissional e produtor de conteúdo Alex Silva (Plus Power) decidiu, extraoficialmente, um novo formato para o Pokémon TCG: o Jornada.

Hoje, embora não seja mais dirigido por Alex, o formato tem uma comunidade forte e dedicada, a qual, capitaneada pelo também produtor de conteúdo Song Fuê (campeão da Copag Cup - Latam Master III), tem mantido o formato ativo e atualizado.

Vamos, então, aprender mais sobre esse formato 100% brasileiro e acessível para jogadores iniciantes/casuais.



Texto elaborado em colaboração com Felipe Becker, especialista no Jornada.



OBS.: as listas de todos os baralhos citados estão disponíveis em texto no final do artigo.



Qual é a proposta do formato Jornada?













Como já comentado, o Jornada foi pensado, inicialmente, como uma alternativa ao formato Padrão. Até hoje, dois pilares mantiveram-se: acessibilidade e diversão. 

Para garantir isso, o caminho seguido foi o banimento de acordo com determinados critérios, de modo a permitir que jogadores possam montar baralhos, competir e se divertir com suas cartas favoritas.  Os critérios de banimento podem ser resumidos em dois:

  • Cartas com nível de poder muito alto em relação ao resto do formato;
  • Cartas que são genéricas e desestimulam a criatividade e a inovação.

Assim, cartas como o Crobat (UNB), inúteis nos formatos tradicionais, podem estrelar decks competitivos no Jornada.


Baralho de Crobat - formato Jornada

Ao mesmo tempo, como a rotação da temporada não afeta o formato, é mais difícil que baralhos percam utilidade rapidamente. Contudo, nenhuma estratégia é 100% otimizada e dominante, de modo que sempre há abertura a novas ideias e mudanças com o lançamentos. 

Quais cartas são válidas no Jornada?

Para o Jornada, são válidas cartas de todas as coleção desde Sol e Lua 1, independente da legalidade delas no Padrão. Todos os Pokémon com Caixa de Regra e os Apoiadores Aliados são proibidos. As demais cartas banidas estão nas imagens abaixo: 

Banlist Jornada Parte 1

Banlist Jornada Parte 2

Banlist Jornada - Parte 3

Quais são os baralhos?

Entre a vasta variedade de decks no Jornada, destacamos três competitivas e com estratégias distintas:

Zapbeast

Zapbeast é o baralho mais bem sucedido do formato até então. A estratégia é direcionada a ataques rápidos com o Zapdos (TEU), em combinação com Eletropoder, para causar mais dano, e Corda de Fuga, para derrubar Pokémon no Banco adversário.

As Ultracriaturas (Buzzwole, Kartana, Xurkitree, Celesteela e Nihilego), por sua vez, tornam as partidas mais interessantes, ao adicionar ataques condicionados a determinadas situações de jogo. Dessa forma, o usuário e o oponente precisam pensar turnos à frente antes de realizar nocautes.

Baralho de Zapbeast - formato Jornada

Gardevoir

Para quem gosta de Pokémon dos tipos Psiquíco ou Fada, esta é uma boa alternativa. A linha evolutiva da Gardevoir (ASR) mantém o ritmo ao longo dos turnos por meio de Habilidades de compra de cartas e aceleração de Energia. Intuitivo, direto e ideal para quem coloca consistência em primeiro lugar.

Baralho de Gardevoir - formato Jornada

Zoroark Spread

Para fechar com estilo, um baralho mais complexo, cujo objetivo é espalhar dano pela mesa e causar nocautes múltiplos. Para isso, faz-se proveito da sinergia entre Roxie e a Habilidade Bomba Devastadora do Weezing (CEC), além de Pokémon Estágio 1 com função defensiva ou ofensiva, os quais podem ser trazidos a campo pela Habilidade Transformação Fantasmagórica do Zoroark (EVS).

Baralho de Zoroark - formato Jornada

Tierlist

Para ajudar na escolha de seu primeiro baralho, foi elaborada uma tierlist rankeando os baralhos conhecidos do Jornada. É possível ver como há muitas opções conhecidas, embora nem todas sejam relevantes para o metagame.

Onde jogar?

A comunidade realiza tanto eventos físicas, concentrados no estado de São Paulo, quanto eventos online. 

A melhor maneira de entrar em contato com outros jogadores e seguir atualizado sobre novos baralhos e banimentos é por meio deste servidor no Discord. Lá, você também pode solicitar um convite para um grupo no WhatsApp, caso considere mais prático.

Conclusão

Afinal, se você não tem se divertido no Padrão ou está aberto a experiência inéditas, o Jornada merece uma chance para te conquistar, sendo especialmente convidativo a iniciantes e jogadores sem muitos recursos para investir.

Um manual mais detalhado e elaborado por Song Fuê está disponível aqui. Lembre-se que a lista de banimentos pode não estar atualizada. 

Para mais conteúdo dedicado à franquia Pokémon, mantenha-se atento à Pokémon Blast News, em especial a nossa página dedicada ao Pokémon Trading Card Game!

Adicional: Listas citadas em formato de texto.

Matheus Gomes

Estudante de desenvolvimento web e programação, Matheus dedica parte de seu tempo livre ao Pokémon Trading Card Game, principalmente como organizador de torneios online. Na PBN, busca familiarizar os leitores ao incrível mundo do TCG competitivo.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال