Mangá Pokémon Adventures - Arco Sword e Shield

Pokémon Adventures Sword e Shield

Com publicação iniciada em junho de 2020 no Japão, o mangá Pokémon Adventures - Arco Sword & Shield vem adaptando a história dos jogos Pokémon de mesmo nome. Nossos novos protagonistas são Henry Sword, um garoto calmo especialista em equipamentos Pokémon (como o nabo de Farfetch'd, a varinha de Braixen, etc.) e Casey Shield, uma treinadora enérgica e barulhenta que está ajudando a Professora Magnólia com o estudo do fenômeno Dynamax.

Henry Sword e Casey Shield

Em uma demonstração de um simulador de Dynamax criado por Casey, um jovem rapaz chamado Marvin acaba se assustando e caindo de um precipício, mas é salvo por Henry e acaba integrando o grupo, servindo como um meio para introduzir as mecânicas do jogo de maneira mais orgânica.

Os quatro (Henry, Casey, Marvin e a professora) viajam na casa móvel da professora Magnólia estudando Dynamax e se preparando para desafiar os líderes de ginásio da região. Depois de obterem o patrocínio do campeão da região, o invicto Leon, após ajudá-lo a pastorear um rebanho de Wooloo, Henry e Casey despertam o interesse de todos os líderes de ginásio.

Magnólia, Sonia e Marvin 

Através de um flashback de um ano atrás, é explicado como os nossos protagonistas se encontraram pela primeira vez. Henry estava querendo entrar na Slumbering Weald em busca de uma espada e escudo lendários e Casey buscava Whishing Stars que haviam caído no mesmo lugar. Os dois decidem entrar juntos e acabam encontrando as Whishing Stars, mas são confrontados por dois Pokémon misteriosos. Ao perceber que eram apenas uma ilusão, Henry os atravessa e chega a uma espada e escudo enferrujados, mas depois disso os dois acabam desmaiando e todos os Pokémon de Casey somem.

Zacian e Zamazenta Pokémon Adventures

Os dois entram no torneio de desafio de ginásio também para ajudar Casey a buscar seus Pokémon através da mídia, investigar mais sobre os eventos misteriosos do local e sobre os Pokémon que encontraram lá, além de se fortalecer para encontrá-los novamente. Sônia, neta de Magnólia e assistente dela, bem como estudiosa das lendas de Galar, também os ajuda nessa jornada.

Pokémon Adventures - Marnie, Hop e Bede

A trama vai progredindo conforme Casey e Henry desafiam os líderes de ginásio, enfrentam rivais como o animado Hop, a reservada Marnie e o arrogante Bede pelo caminho e vão obtendo mais informação sobre as lendas de Galar e também sobre Rose, o presidente da liga de Galar e da empresa mais poderosa da região.

Bede, que estava secretamente a serviço de Rose coletando Wishing Stars, acaba vandalizando uma ruína de Galar e é expulso do desafio. Casey acaba sendo derrotada pela líder de ginásio de Ballonlea, Opal, mas ao menos consegue se reunir com seus Pokémon perdidos eventualmente e consegue recuperar parte de sua memória que foi perdida junto com eles. Opal se interessa em Bede e o treina para ser seu sucessor como líder de ginásio.

O dia mais sombrio

É revelado que a busca das Wishing Stars de Bede servia para alimentar um plano de Rose para resolver um problema energético de Galar que aconteceria em 1.000 anos, mas que traria novamente o dia mais escuro da região através do Pokémon Eternatus. Rose tinha o apoio de Sordward e Shielbert, que supostamente seriam descendentes do herói que teria expurgado esse dia sombrio no passado e que foram os responsáveis pelo sequestro dos Pokémon de Casey e de um ataque a Sônia quando ela descobriu a conexão entre eles. Pokémon em toda a região começam a ficar gigantes com o poder Dynamax, causando caos e destruição por toda parte.

Pokémon Adventures - Sordward e ShielbertPokémon Adventures - Leon e Sonia

Sordward e Shielbert, munidos da espada e do escudo enferrujado, batalham contra Eternatus, mas são completamente derrotados. Então, os líderes de ginásio que haviam se juntado para impedir os planos de Rose se colocam na linha de frente para tentar combatê-lo. Ao ser inicialmente derrotado, Eternatus assume sua forma verdadeira Eternamax e, com os líderes não sendo capazes de derrotá-lo, Zacian e Zamazenta, os Pokémon misteriosos que Casey e Henry haviam encontrado quando se conheceram, aparecem como a última esperança.

Agora em posse da espada e do escudo enferrujado depois de resgatá-los dos supostos heróis, Henry tenta restaurá-los, mas percebe ser incapaz. Casey pede para que ele os dê aos Pokémon lendários, mas em um momento egoísta ele se nega e quando Zacian e Zamazenta partem para o ataque, a espada e o escudo levitam e, num flash de luz, tanto as feras lendárias quanto Eternatus e Henry desaparecem.

Com o desparecimento de Eternatus, a destruição iminente parece ter sido evitada, mas todos os envolvidos sofreram alguma consequência. Alguns dos líderes de ginásio ficaram hospitalizados devido ao ataque venenoso de Eternatus e Rose foi preso.

Oleana, assistente de Rose, auxilia Casey a procurar a espada e escudo enferrujados acreditando que Eternatus pode estar apenas recuperando suas forças e essas são as chaves para derrotá-lo. A espada e escudo estão em lugares diferentes e Casey, Bede, Marvin, Hop e Marnie se organizam para procurar pelos artefatos e por Henry nas Isle of Armor e Crown Tundra.

Aventura na lha e na Tundra

    Case e Marvin vão para a Ilha enquanto Bede, Hop e Marnie vão para a Tundra em busca de pista sobre o escudo e espada enferrujados e do parceiro perdido. Henry se reune com seus amigos que havia sido encontrado por Mustard e depois de ser tratado do veneno de Eternatus começa a treinar com Mustard para superar sua fraqueza de ficar fascinado pelas ferramentas, recebendo um Kubfu, que evolui para Urshifu e entrando definitivamente para seu time depois de uma batalha contra o Mestre. Somos apresentados a Klara e Avery, dois aspirantes a líderes de ginásio que vieram treinar com Mustard apenas como um atalho, mas que acabam ajudando nas buscas do grupo, principalmente na procura pela seiva especial necessária para purificar o veneno de Eternatus.

    Enquanto Casey e Henry se reuniam e começam a busca pelos artefatos enferrujados, o grupo que foi explorar a Tundra se une a Peoni para encontrar os 3 pássaros lendários Articuno, Molares e Zapdos por terem apresentado resquício de partículas presentes no escudo enferrujada. A busca faz com que se separem, e o Moltres de Galar acaba levando Hop para a Ilha da armadura, revelando onde estava o escudo. Henry se agarra em Moltres, que volta para a Tundra e consegue se reunir com Bede. Guiados por Callyrex, eles conseguem ajudar a reunir o Rei com seu fiel corcel Spectrier e encontrar a espada enferrujada. Henry, que já havia purificado o escudo, consegue as purificar do veneno da espada bem a tempo do início de um novo dia mais escuro, dessa vez muito maior em escala.

Pokémon Adventures - MustardPokémon Adventures - Klara e Avery

O confronto final

   
 Os líderes de ginásio se envolvem e ajudam Casey e Henry a devolver as relíquias aos seus donos, Zacian e Zamazenta. Apesar da interferência de alguns nobres que tentaram imitar o comportamento de Sordward e Shielbert, os lendários conseguem derrotar Eternatus finalmente. Quando Oleana tenta aprisionar Eternatus, Casey pede para que eles tentem viver em harmonia com o Lendário ao invés de simplesmente selá-lo. Apesar da imprensa tentar chamar os líderes de ginásio e os nossos protagonistas de heróis, eles se recusam a aceitar esse título, reservando-o para Zacian e Zamazenta.



Depois da batalha final, temos um avanço temporal onde vemos Sônia e Casey revelando que Rose foi justificável em suas ações, já que dados de sua pesquisa apontavam que a sociedade de Galar desmoronaria em poucos anos caso as partículas de Galar não fossem acumuladas no presente. O arco se encerra revelado que Henry desistiu do desafio aos líderes de ginásio e que ele vai viajar para estudar o uso de ferramentas por pokemons em outras regiões, com a silhueta de um Tinkatink indicando que ele planeja viajar para Paldea enquanto Hop e Marnie lutam na final do torneio.



O arco Sword e Shield tem uma abordagem bem diferente dos outros. A natureza dos protagnistas contrasta de uma forma complementar e podemos ver as falhas de Henry de forma clara, especialmente quando deixa sua ambição tomar conta na primeira luta contra Eternatus. O envolvimento constante dos líderes de ginásio é, mais uma vez, um ponto fortíssimo do mangá que faz esse mundo parecer muito mais vivo e verossímil.

João Pedro L. Bravo

Formado em Comunicação Social pela UnB, é fã da franquia desde pequeno, começando sua jornada no Crystal. Ávido colecionador de jogos, caçador de shiny e leitor do mangá.

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