Como se Preparar para um Torneio Presencial de Pokémon VGC


Por: Gabriel Menegon “Gmaster”

É inegável que a pandemia trouxe uma série de limitações em diversas áreas de nossa sociedade. Com isso os eventos presenciais de Pokémon tiveram que dar uma pausa e passaram a ser inteiramente online, porém com a pandemia perdendo força, foram anunciados novos eventos presenciais oficiais para 2023.

Infelizmente, os torneios locais ainda não pontuam com CP (Championship Points), os famosos pontinhos necessários para receber o convite para o campeonato mundial de Pokémon, apenas torneios maiores anunciados pela TPCI, porém estamos na expectativa de que eles possam ser liberados a qualquer momento em 2023. Então por isso, nós do VGC Brasil estamos voltando com força nessa retomada e preparamos este texto para você que nunca experimentou um torneio presencial ou ainda sente dificuldade de se preparar para um. Caso tenha dúvida de como estão distribuídos os torneios e ligas locais, temos uma matéria explicando tudo sobre isso neste link.

Em Outubro de 2022, no Rio de Janeiro, tivemos um torneio informal simbolizando a retomada dos torneios de VGC com direito a transmissão e narração, o qual você pode acessar clicando aqui. Este evento fez tanto sucesso que jogadores de outros estados vieram ao Rio para poder participar deste evento. Graças ao feedback da comunidade, conseguimos compreender de uma forma positiva que há espaço para crescimento do cenário de VGC brasileiro e que é possível sim termos um público querendo esse tipo de evento.


Nos torneios oficiais utilizamos o formato suíço de pareamento. Neste formato, temos uma quantidade fixa de rodadas (dependendo do número de jogadores), então cada jogador participa de todas elas. Mesmo se estiver numa posição não muito boa, você ainda pode jogar e se divertir. Não há eliminação automática, apenas se o próprio jogador decidir e comunicar ao juiz responsável pelo torneio que deseja se retirar!

Cada rodada é definida através de um confronto melhor de 3, ou seja, você necessariamente deve jogar de duas a três partidas por rodada para receber a vitória. Isso gera um desgaste grande, já que cada rodada dura, em média, de 50 a 70 minutos (contabilizando jogo + ir pra mesa + começar a jogar). Um torneio pode começar com no mínimo 4 jogadores e 3 rodadas, podendo aumentar este número de rodadas a partir da quantidade de jogadores no torneio local. Uma vez que o torneio encerre as inscrições, a quantidade de rodadas será definida.

Este formato também é justo, uma vez que os jogadores que estejam ganhando enfrentam jogadores que também estejam ganhando e jogadores que estejam perdendo, enfrentam jogadores que recém perderam uma partida. Logo, temos um certo balanceamento de pontuações e também mais chances para todos que estejam com resultados parecidos. Caso deseje saber mais sobre este formato, há uma explicação detalhada neste link.


Mas afinal, depois de tanto tempo jogando apenas online, como podemos nos comportar e nos preparar para um desafio neste nível? Para esse pergunta que tem uma resposta nada trivial, precisamos seguir uma série de medidas descritas abaixo:

  • Esteja descansado antes de iniciar o torneio;
  • Identifique o seu tipo de estilo de desempenho;
  • Guarde o máximo de informações possíveis;
  • Evite desgastes desnecessários;
  • Esteja alimentado e hidrate-se;
  • Atente-se aos detalhes dos seus oponentes;
  • Emoções sob controle;
  • Divirta-se.

Vamos explorar cada uma dessas medidas em detalhes a seguir.

Esteja descansado antes de iniciar o torneio

Assim como em torneios online há um certo desgaste físico e emocional, os presenciais possuem até mais desgaste, pois além da fadiga do deslocamento até o evento ou entre as rodadas, estamos em um ambiente no qual não estamos tão familiarizados enquanto jogamos, além de termos uma socialização maior através de conversas entre pessoas.

Isso nos gera uma soma de fatores que podem impactar o nosso desempenho. Quantas vezes estávamos jogando e pensamos em parar de jogar por um tempo? Em um torneio presencial não conseguimos fazer isso, pois temos pouco tempo entre rodadas para um certo descanso antes do próximo confronto (se sua partida terminar logo, tem mais tempo, se for a última, terá apenas tempo de tomar uma água).

Por essa razão, certifique-se de descansar bem na noite anterior ao evento, isso pode ajudar na sua tomada de decisão durante as partidas.


Identifique o seu tipo de estilo de desempenho

Antes de mais nada precisamos identificar nosso estilo de jogo. Não digo da maneira que você joga uma partida, mas sim do seu desempenho ao longo das inúmeras partidas realizadas em sequência ao longo de todo o torneio. Isso não tem nada a ver com jogo, mas sim com a nossa personalidade. Precisamos verificar em que momento nós conseguimos entrar de vez na competição.

Mas como assim, Gabriel? Irei demonstrar: Sempre fui uma pessoa muito lenta no início mas, depois que consigo me acostumar com a situação, me sinto mais confortável e confiante em minhas decisões. Há pessoas que já são o oposto: possuem uma melhor performance inicialmente e que vão caindo de desempenho ao longo do tempo.

Identificar esse estilo nos auxilia na maneira que devemos jogar e impacta em nossa colocação e performance em um torneio.


Guarde o máximo de informações possíveis

Já conseguimos descansar, pensamos em como iremos jogar, então agora já podemos ir para a ação. Treine bastante com um time que você goste, pois assim você consegue prever quais são as fortalezas e fraquezas dele. Desta maneira, conseguiremos evitar um desgaste mental de como lidar com certas situações. Dar uma olhada em quais times estão em alta no momento também é uma ótima pedida para testar confrontos.

Com o treinamento, você saberá especificamente qual papel aquele Pokémon no seu time irá desempenhar. Quais golpes seu Pokémon irá resistir, entender quem é mais rápido, o quanto de dano seus Pokémon causarão aos do oponente e quais são as melhores combinações entre seu time são exemplos do que pode te ajudar a ter em mente antes de iniciar o torneio.

Evite desgastes desnecessários

É comum nós ficarmos pensando na partida que acabamos de participar, seja ganhando ou perdendo, sempre iremos cair na velha questão: “e se…”. Neste caso não podemos ficar pensando muito nesse ponto. Isto nos gera uma distração desnecessária. Concentre-se nos próximos capítulos e partidas. O que aconteceu, já aconteceu, o importante são os próximos passos que você terá de enfrentar. Aproveite o tempo de intervalo de rodadas para andar um pouco, ir ao banheiro e comer ou beber algo, esqueça do passado e foque no presente.

Analisar as partidas passadas ajudam a melhorar sim, mas tem o momento certo. Tome notas da partida anterior para não esquecer e analise após o torneio acabar. Pode ser sozinho ou com amigos e até mesmo pedir a opinião de jogadores mais experientes que estejam no torneio!


Esteja alimentado e hidrate-se

Dependendo do número de rodadas do torneio, é necessário uma pausa para alimentação dos competidores e staff. Isso pode ser feito desde o menor torneio, até um torneio a nível internacional. No caso de torneios grandes como regionais, por exemplo, é comum que os competidores cheguem no evento às 8h da manhã e apenas saiam do evento à noite. Por conta disso, é extremamente importante que você leve alguma garrafa com água para que possa se hidratar, além de levar algum lanche. Este tópico é um dos mais importantes em um torneio, uma vez que o tempo de descanso é quase inexistente. Aproveite ao máximo este momento de descanso para focar em você e deixe o jogo de lado até o momento da próxima rodada.

Atenção apenas em um detalhe: alguns locais de torneio não permitem que leve comida de fora. Consulte o organizador ou local para saber de mais detalhes.


Atente-se aos detalhes dos seus oponentes

Mesmo durante a partida, você percebe algumas situações em que seu oponente toma uma decisão esperando alguma decisão sua (os famosos predicts), isto foi possível pois ele verificou o seu comportamento, seu padrão de jogada. Com os torneios presenciais isso ficou possível de avaliar, uma vez que durante a escolha de jogadas é possível você olhar por cima da tela e ver as reações e expressões do seu oponente. Basicamente nós temos trejeitos de movimentação corporal e facial que podem ser padrões de acordo com a situação. Por que acha que jogadores de poker usam bonés, capuz ou óculos? Cada pessoa expressa de uma certa maneira o momento de fazer alguma jogada, identifique isso no seu oponente e entenda o padrão de jogada dele(a).


Emoções sob controle

Diferente dos torneios online, onde não vemos o oponente e outros jogadores, no presencial é bem diferente. Falar alto, xingar e comemorar com extravagância não são permitidos. Os dois primeiros pontos são mais fáceis de compreender o motivo, mas comemorar não pode?

Imagine que para você estar comemorando, o seu oponente está numa situação não muito agradável. Pode ser um golpe crítico, um paralisado ou até o desfecho de uma partida acirrada. Numa batalha presencial, temos ambas emoções presentes ao mesmo tempo, e os oponentes devem respeitar o momento do outro. Está tudo bem comemorar a vitória na mesa, mas guarde a euforia para comemorar fora da mesa.

Perder também não é fácil, a batalha poderia estar acirrada ou você ter errado todos os golpes e ainda ter levado todos os críticos possíveis. Tente lembrar que isso não é culpa do oponente, são mecânicas do jogo, e naquele momento infelizmente não foram favoráveis para você. Uma batalha acirrada pode ser mais fácil de aceitar, mas mesmo assim deixa um gosto amargo. Está tudo bem sentir raiva e frustração, porém é preciso ter controle sobre essas emoções.

E fique atento, dependendo da situação, esses comportamentos também podem gerar penalidades durante o torneio. Provocações fora da área de jogo também não são permitidas. Para saber mais sobre este tema, sugiro dar uma olhada nos documentos oficiais de Espírito do Jogo e de Inclusão.


Divirta-se!

E lembre-se sempre: divirta-se, não fique se cobrando achando que você tem que ir para ganhar o torneio. O importante sempre é se divertir jogando e conversando com seus amigos! Tenha certeza em se divertir primeiro, o que vier depois é lucro. Em alguns locais é até tradição os jogadores saírem para comer ou passear depois do torneio!


Então, o que achou destas dicas? Deixe nos comentários! Lembrando que temos uma página da comunidade de VGC Brasil onde listamos todas as ligas que ocorrem em vários estados. Quem sabe você não faz algumas novas amizades? Preparados para a nova jornada do VGC 2023? Te esperamos no próximo torneio!

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال