Mangá Pokémon Adventures - Arco Platinum

Pokémon Adventures Arco Platinum

No início, o lema “Temos que pegar” movia a franquia ao sucesso. A ideia de capturar, trocar e batalhar com 151 Pokémon diferentes instigava os fãs e cativava o público. Porém, após quatro gerações, será que somente isso é necessário? O universo criado era imenso, vasto, com inúmeras possibilidades e, assim, nas terras de Sinnoh, Pokémon mergulha em sua mitologia. Lendas são mostradas nas telas dos consoles, enquanto também são exploradas nas páginas do mangá Pokémon Adventures.

Os autores não pouparam volumes para esse objetivo. O arco de Diamond e Pearl é um dos mais longos do mangá, dando a atenção que o tema merece. Sua sequência não é tão longa, mas carrega uma extrema importância para o fechamento da saga. O arco Platinum é intenso e bem construído.

Zona de batalha e o início da aventura

Battle Zone Platinum Pokémon Adventures

Platinum Berlitz chega na Zona de Batalha, uma área na região de Sinnoh que busca atrair fortes treinadores, o local perfeito para se obter informações sobre a entrada do mundo reverso – objetivo principal da nossa protagonista. Logo em sua chegada ela se encontra com Looker, investigador da polícia internacional que anda atrás da equipe Galática. Imediatamente ambos juntam forças e nossa história se inicia.

Nesse mangá, há dois pontos bem estabelecidos que ditam o andar da obra: a evolução de Platinum na zona de batalha e a busca pelo mundo reverso. Com uma boa distribuição de páginas para cada local, os autores conseguem desenvolver o enredo em um ritmo equilibrado. Os primeiros capítulos são reservados ao avanço da garota na zona de batalha, que é dividida em:

  • Área de batalha, aonde se encontra a batalha da fronteira, que por sua vez é composta por:
    • Battle Factory
    • Battle Arcade
    • Battle Castle
    • Battle Hall
    • Battle Tower
  • Área de sobrevivência
  • Área de resorts

Partindo para batalha da fronteira, Platinum avança mostrando incríveis habilidades, foco principal dessa parte do mangá. A caracterização dela como uma forte treinadora é um grande acerto por parte dos autores. Além disso, toda mecânica das cinco instalações da batalha da fronteira são mostradas, elevando o nível de dificuldade das partidas (e forçando esse redator a jogá-las novamente). Looker entra em cena como o alívio cômico da obra, usando vários dispositivos da polícia internacional e acrescentando pouco para a história, mas fornecendo alguns bons risos.

Looker Pokémon Adventures 

Próximo à zona de batalha encontra-se a montanha Stark, a qual é o lar de Heatran, Pokémon lendário dos tipos Fogo e Aço. Atrás dele encontramos Charon, cientista da equipe Galática, cuja intenção é controlar todos os lendário da região de Sinnoh. Apesar do plot batido a fórmula se encaixa e, no fim, o vilão consegue capturar o Pokémon de lava, buscando fortalecer seu arsenal. O interesse no mundo reverso também faz parte dos planos e, dessa forma, a história avança.

Velhos conhecidos

O foco agora gira em torno da dupla de amigos Diamond e Pearl. Angustiados pelos acontecimentos da saga anterior, os garotos partem a pedido do professor Rowan em busca do Rotom, aliados com o presidente da associação Pokémon o grupo sai em sua jornada. O ritmo mais lento cai bem após intensas lutas na Zona de batalha e na montanha Stark. Introduzindo personagens importantes nesse novo arco, o enredo lentamente se volta para a exploração do mundo reverso, de forma natural e coesa. Vale destacar a aparição do Rotom. Sua personalidade travessa, juntamente com sua habilidade de assumir diferentes formas ao possuir eletrodomésticos garantem um bom fanservice aos seus fãs.

De repente temos uma quebra no equilíbrio, tanto na velocidade do enredo como no próprio continente de Sinnoh. Giratina surge na cidade de Eterna! Imediatamente Diamond e Pearl correm até lá, e deparando-se com o rei do outro mundo os garotos tentam desesperadamente enfrentá-lo. No meio do embate, um poderoso Shadow Force atinge Diamond, fazendo seu corpo desaparecer e o enviando para o mundo reverso.

Giratina acerta Diamond Pokémon Adventures
Diamond atingindo! O ataque de Giratina acerta em cheio

Mundo reverso e um final completo

A parte final do arco vem com tudo para fechar todas as pontas. Com pessoas importantes presas no outro lado, todos os grupos se dirigem para Sendoff Spring, no qual foi localizada a entrada para o mundo reverso.

Enquanto isso, preso no mundo de Giratina, Diamond encontra Cyrus, o líder desaparecido da equipe Galática, e mostrando uma notória mudança em seus pensamentos ele se mostra completamente arrependido de suas ações, fruto da derrota sofrida no final do arco anterior. Sua conversa de redenção com Diamond é um excelente trecho para finalizar a participação de umas das maiores equipes vilãs da franquia. Dialga e Palkia também aparecem por aqui. Os Pokémon do espaço e do tempo estão petrificados e presos, gerando um desequilíbrio entre os dois mundos.

Os capítulos passam e o confronto é inevitável! Charon surge, Giratina entra na batalha também. Nossos protagonistas usam todos os meios na tentativa de estabelecer a ordem novamente. A luta segue até a cidade de Sunyshore, aonde Cynthia lança um poderoso Draco Meteor finalizando, assim, o confronto. Por fim, alguns pontos importantes acontecem: Dialga e Palkia são libertados, Giratina retorna ao mundo reverso, Cyrus dissolve a equipe Galática e Looker é chamado para a região de Unova, deixando um ovo com Diamond.

Mundo Reverso Pokémon Adventures Platinum
A entrada para o mundo reverso. O final se aproxima.

Pokémon Platinum é a cereja do bolo que fecha a quarta geração nas páginas do mangá. Um arco bem articulado, fluido e que consegue incorporar características dos consoles dentro da sua história. A presença de personagens marcantes, somada à toda mitologia do universo Pokémon, garantem a qualidade de toda obra e abre as portas para os próximos arcos.

Vini

Natalense raiz, cresceu cantarolando aberturas de animes. Colecionador de mangás e apaixonado por pokémon! Frustrado por não ter completado o álbum de figurinhas, mas realizado por ter o pôster do primeiro filme.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال