Pokémon TCG - Resumo dos Regionais de Joinville e Indianápolis e do SPE de Bilbao

Play! Pokémon - Logo

Os fãs de Pokémon competitivo certamente ficaram satisfeitos com o fim de semana dos dias 07 e 08 de maio. Com torneios de várias modalidades (TCG, VGC, Unite, GO) e em diversas localidades, não faltaram opções para jogadores e espectadores.

Quanto ao TCG, foco desta publicação, houve três grandes eventos oficiais: o Special Event de Bilbao (Espanha), o Regional de Indianápolis (Estados Unidos) e o Regional de Joinville (Brasil). Falaremos um pouco sobre cada um deles abaixo.

SPE de Bilbao

  • Número de jogadores: 320 (total)
  • Campeão: Alessandro Cremascoli - Whimsicott V-ASTRO
  • Formato: Padrão (SSH-BRS)

Primeiro Special Event desde a retomada da temporada, Bilbao contou com 276 jogadores na categoria Master. O youtuber italiano Alessandro Cremascoli, mais conhecido como iCaterpie, superou o tricampeão internacional Tord Reklev e conquistou seu primeiro Regional na carreira. Os baralhos utilizados foram Whimsicott V-ASTRO e Urshifu VMAX/Moltres de Galar, respectivamente.

Whimsicott V-ASTRO - 1º no SPE Bilbao - 2022.1

Urshifu/Moltres - 2º no SPE Bilbao - 2022.1

Mais informações sobre o torneio estão disponíveis na Limitless e na PokéStats, incluindo listas de mais jogadores.

Regional de Indianápolis

  • Número de jogadores: 1134 (total)
  • Campeão: Ian Robb - Arceus V-ASTRO/Aves de Galar
  • Formato: Padrão (SSH-BRS)

Maior torneio da temporada até agora, Indianápolis recebeu 1017 jogadores na categoria Master. A final foi protagonizada pelos americanos Ian Robb (Arceus/Aves de Galar) e Isaiah Bradner (Arceus/Beedrill). Foi o quarto título regional de Ian.

Arceus/Aves de Galar - 1º - Indianápolis 2022.1

Arceus/Beedrill - 2º - Indianápolis 2022.1

Entre os 16 melhores colocados, apenas um baralho não continha Arceus V-ASTRO ou Mew VMAX.

Mais informações sobre o torneio disponíveis na Limitless e na PokéStats, incluindo listas de mais jogadores.

Regional de Joinville

  • Número de jogadores: 262 (total)
  • Campeão: Pedro Pertusi - Arceus V-ASTRO/Lucario V-ASTRO
  • Formato: Padrão (SSH-BRS)

Último Evento Premier da temporada no Brasil, Joinville teve 222 jogadores na categoria Master. Pedro Pertusi sagrou-se campeão regional pela primeira vez em sua carreira e garantiu U$5.000 de premiação. Renan Fioriani, que chegou invicto à final, ficou em segundo lugar, utilizando o baralho de Mew VMAX.

Assim como em Bilbao, Mew e Arceus dominaram as posições mais altas e preencheram todo o top 8.

Arceus/Lucario - 1º - Joinville 2022.1

Mew VMAX - 2º - Joinville 2022.1

A ocasião também ficou marcada pela primeira edição do Ladies Event, torneio secundário exclusivo para o público feminino e promovido pela Copag como incentivo às jogadoras, sobretudo as iniciantes. 

Mais informações sobre o torneio disponíveis na Limitless e na PokéStats, incluindo listas de mais jogadores.

Arceus V-ASTRO/Lucario V-ASTRO

Arceus V-ASTRO - BRS 123Lucario V-ASTRO - SWSH 214

Presente no deck campeão, o Lucario V-ASTRO foi certamente uma das maiores surpresas do fim de semana, não apenas por ser sua primeira grande aparição no competitivo, mas também porque ela sequer foi lançada no Brasil, já que se trata de uma carta exclusiva de um produto selado que ainda não foi adaptado para os brasileiros pela Copag.

Seu primeiro ataque, Fighting Knuckle é suficiente para nocautear praticamente todos os Pokémon-V Básicos e até alguns VSTAR, com poucos aumentadores de dano. Seu Poder V-ASTRO, Aura Star, é uma excelente resposta a baralhos que tendem a colocar muitas Energias em campo. 

Para tornar o baralho mais completo, Crobat VMAX e Hoopa V são alternativas de atacantes. Ambos golpeiam na Fraqueza do Mew VMAX (tipo Escuridão), e o Hoopa tem o bônus de golpear na Fraqueza de vários dos Pokémon do tipo Luta, entre os quais o Urshifu VMAX Golpe Fluido é o mais relevante.

Crobat VMAX - SHF 45Hoopa V - FST 253

Em suma, a lista tem funcionamento similar a outras listas de Arceus. Algumas delas já foram comentadas numa postagem anterior da PBN.

Conclusão

Encerrados os eventos oficiais no Brasil, é hora de torcer para aqueles que vão se aventurar em terras estrangeiras e, principalmente, que vão representar o país no Mundial, em agosto. Enquanto isso, todos podem se preparar para a chegada de Estrelas Radiantes, no dia 27 de maio. Uma previsão das melhores cartas da nova coleção será publicada em breve.

Quer jogar Pokémon TCG em alto nível no conforto de sua casa, contra jogadores do mundo todo e concorrendo à premiação em dinheiro? Conheça o Carteado Challenges!

Para mais conteúdo de Pokémon, fique ligado à Pokémon Blast News, em especial a nossa página dedicada ao TCG!

Matheus Gomes

Estudante de desenvolvimento web e programação, Matheus dedica parte de seu tempo livre ao Pokémon Trading Card Game, principalmente como organizador de torneios online. Na PBN, busca familiarizar os leitores ao incrível mundo do TCG competitivo.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال