Pokémon TCG - Regional de São Paulo: Como foi o evento?


Enfim aconteceu o primeiro evento oficial presencial de Pokémon TCG! Em uma manhã fria e chuvosa de São Paulo, mais de 300 jogadores lotaram o Amcham Business Center no primeiro dia de disputas. A Copag conseguiu organizar o evento muito bem, e os jogadores, staffs e visitantes cumpriram à risca os protocolos de saúde. Haviam lojas parceiras vendendo Decks, Boosters e cartas avulsas, além de itens promocionais.

Formato

Todo mundo tem dúvida, mas o formato de campeonato no modelo suíço é bem simples de entender. Na primeira rodada os confrontos são sorteados de maneira aleatória. Nas rodadas seguintes, os jogadores com o mesmo número de vitórias jogam entre si e assim sucessivamente. Os jogadores se enfrentam em uma disputa de "melhor de três", onde aquele que vencer duas é declarado o vencedor do confronto. Vitória vale 3 pontos, empate vale 1 e derrota nenhum.

Aprendendo a jogar

Paralelo ao evento, ao lado dos estandes das lojas parceiras, ficava um estande com diversas cartas para que jogadores iniciantes pudessem montar seus baralhos e jogar partidas com seus amigos. A Copag disponibilizava cartas de Pokémon básicos e evolução, cartas de treinador e energias. Havia sempre um professor acompanhando as partidas e explicando as regras para os novos treinadores.

Presença Feminina

Na categoria Master, somente 13 dos 301 competidores eram meninas. Para incentivar a participação feminina em futuras competições, a Copag, junto com algumas jogadoras, fizeram uma campanha super legal chamada #mulheresnojogo. O apoio rendeu um sorteio de uma Box da coleção Celebrações e a sortuda da vez foi a Larissa Furigo.


Presenças internacionais

Muitos vêm de outros países para jogar o torneio, principalmente por valer pontuação no ranking internacional. Era esperada a presença de jogadores sul americanos, mas também tivemos europeus e norte-americanos nas disputas. A mãe do americano Bodhi Robinson, que jogou a categoria Sênior, disse que o filho fez questão da participação dele por aqui. Disse ela: "Olhei as passagens e consegui uma viagem barata, ainda bem. Ele faz o que ama e gosto de estimular isso nele. O acompanho desde que ele começou a jogar competitivamente aos 6 anos. Enquanto as notas estiverem boas na escola vou continuar a apoiá-lo". Bodhi terminou o primeiro dia com 11 pontos, 3 vitórias e 2 empates.

Desistir? Jamais!

Às vezes as primeiras rodadas podem ser bem duras e isso desanima os competidores por ficarem de fora da classificação final. Fabio Cozzolino, de Curitiba, começou perdendo as três primeiras partidas, mas continuou até o final. "Vim de longe e a passagem de volta já está comprada para outro dia, vou melhorar nas próximas e tentar ganhar algum prêmio". Na quarta partida ficou de fora do sorteio e venceu as 5 partidas seguintes garantindo um prêmio!

Presença ilustre

Gustavo Wada, campeão mundial, estava presente! Com 5 vitórias e 1 empate no torneio principal, disse à PBN que a experiência foi muito legal. "É muito melhor jogar presencialmente do que no virtual. Foi bom para aquecer para a temporada. Daqui duas semanas vou para a Alemanha defender um título internacional que tenho por lá. Estou confiante.". Vale reforçar que, desde o regional de São Paulo, o internacional da Alemanha já rolou e Wada foi o campeão da competição!

Vencedor do Primeiro dia

Ricardo Pereira Celebroni (Toddy) foi o grande vencedor da primeira noite. Com 8 vitórias e um empate contra o vice líder Leonardo Lauri, fechou o primeiro dia de competição com 25 pontos. Seu canal no Youtube é repleto de vídeos sobre TCG com muito estudo dos principais baralhos que poderiam aparecer na competição. Ele disse à PBN após o final do dia: "Eu estou tranquilo, cara, porque estou jogando. Estou feliz porque estou fazendo algo que eu amo com muita calma. O resultado é uma consequência e sigo sem pressão, pois se acontecer de eu cair amanhã, ao menos eu me diverti e tive um resultado maravilhoso, pra mim isso já basta. E, claro, essa conquista não é só minha, muitas pessoas me ajudaram". 

Segundo dia - Copa Copag e copinhas

Para aqueles que não se classificaram no torneio principal, a Copa Copag era uma nova chance de sair com prêmios do evento. Também ocorreram pequenas copinhas onde um grupo de jogadores se inscreviam em determinado formato de tiro curto valendo bons prêmios também.

Durante muitas rodadas ao longo do dia, em um ritmo similar ao Regional, os jogadores se mantiveram presentes jogando muitas e muitas partidas. Gustavo Wada confirmou o favoritismo e venceu a Copa Copag.

Regional - Finais

O segundo dia do Regional começou acirrado. Com os 32 melhores jogadores classificados do dia anterior, foram realizados mais 5 rodadas para se definir o Top 8. 


O Top 8 Master ficou composto pelos jogadores: Leonardo Lauri (1º), Pedro Pertusi (2º), Bruno Sermann (3º),  Paulo Anderson (4º), Ricardo Pereira Celebroni (5º), Dalton Acchetta (6º), Fabrizio Inga Silva (7º), Thiago Giovannetti (8º).


As partidas finais foram disputadas com os seguintes jogadores:

  • Junior - Henrique G. X Luiz E.
  • Sênior - Lucas J. X Vinicius F.
  • Master - Ricardo Pereira Celebroni (Toddy) X Bruno Sermann (Guerra)

O grande campeão!

Bruno Sermann (Guerra) foi o grande campeão da noite, após vencer Ricardo (Toddy) por 2 a 1. A primeira partida foi vencida por Guerra. Toddy empata a série no jogo seguinte. O terceiro jogo que atraía mais de 3000 pessoas em diversos canais de streaming repercutindo a disputa, Guerra emplacou a estratégia principal de seu deck. No último turno, ao ver que estava sem saída contra o Arceus VStar do adversário, Toddy entrega a partida parabenizando e aplaudindo o campeão.


Abaixo você confere algumas palavras que o Bruno Guerra concedeu para a nossa equipe:


Pokémon Blast News: O que achou da volta dos torneios ao presencial? Muito melhor que jogar online?


Bruno Sermann (Guerra): Fiquei muito feliz principalmente em rever amigos de outros estados. Para mim, o mais interessante no jogo é a interação que proporciona entre pessoas. Muito melhor que jogar online com certeza! Eu, particularmente, não vejo graça nenhuma nos torneios online, não sei explicar, apenas não é a mesma coisa.


PBN: Esperava estar no top 8 e, melhor do que isso, ser o campeão do regional desse ano?


Guerra: Não esperava estar nem no day2! hahaha. Eu não tinha os Arceus nem pretendia comprar, um amigo meu aqui de Curitiba me falou uma semana antes do campeonato que tinha uma linha de 2-2 sobrando, a partir desse momento fui atrás do que faltava e consegui montar o deck de última hora, não estava muito treinado então acabei aprendendo a jogar melhor durante o torneio.


PBN: Como foi o preparo para o torneio? Escolha do deck, estratégias. Amigos ajudaram? Quem?


Guerra: Como escolhi o deck faltando poucos dias para o evento minha preparação não foi das melhores. Joguei algumas partidas com amigos e acabamos decidindo a lista 3h30 de sábado. Escolhi jogar com esse deck por sentir que ele tinha como jogar contra tudo. Toda galera aqui de Curitiba me ajudou com treinos, um agradecimento especial para o Partala e Leo que me emprestaram algumas cartas para o torneio.


PBN: O que achou do jogo final contra o Toddy?


Guerra: Antes queria dizer que eu estava torcendo muito pelo Toddy durante o day2, é um cara muito gente boa e que tem uma história muito legal no jogo. 


A final foi muito leve para mim por já estar muito feliz com meu resultado. Em relação à partida, eu já sabia meu caminho para vitória marine+cume, porém essa é uma jogada de sorte, no game 1 e game 3 consegui travar ele e acabei saindo vencedor.


PBN: E o que espera de Joinville? Acredita que chega como favorito?


Guerra: Mesmo estando em uma fase muito boa no jogo não me sinto favorito e vou bem tranquilo para Joinville, sem grandes pretensões. 


Obrigado pelo convite da Pokémon Blast News para essa entrevista e desejo boa sorte a todos que vão para Joinville, abraço!



O regional de Joinville acontecerá neste próximo final de semana, nos dias 07 e 08 de maio. Boa sorte a todos os competidores!

João Meireles

João Meireles (Johnny), tem 30 anos e mora em São Paulo. Formado em Administração na USP, e agora cursa Gestão de Políticas Públicas. Fã de Pokémon desde a Eliana na Record e Yellow no GameBoy, jogou TCG, e (quase) todos os principais jogos da franquia. Usa Pokémon GO para sair do sedentarismo e correr, mas dá aleluia quando o ovo é de 2km. Entusiasta de competições, sonha em ver um torneio no Brasil maior que o CBLOL.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال