A Elite dos 4 no Anime - Os Treinadores mais Fortes do Mundo Pokémon

Elite 4 Anime Pokémon

Elite dos 4
são quatro treinadores Pokémon que são considerados os mais difíceis treinadores de se derrotar em uma batalha e os mais fortes de sua respectiva região, juntamente com o Campeão. A Elite dos 4 faz parte da Liga Pokémon, que é um evento que acontece anualmente com a presença dos melhores treinadores que, ao longo de sua jornada, conseguiram acumular as famigeradas oito insígnias de ginásio.

Para desafiar esses quatro fortes treinadores, é necessário, na maioria das vezes, conseguir vencer a liga. O embate contra esses quatro treinadores é conhecido como Liga dos Campeões, em que os melhores treinadores utilizam suas melhores habilidades para derrotar os quatro Elite e, ainda, o campeão. Ao longos dos muitos episódios do anime, alguns membros da Elite dos 4 apareceram - e é exatamente sobre isso que falaremos nesta matéria.

Bruno

Elite 4 Bruno Anime Pokémon

O primeiro membro da Elite dos 4 a aparecer no anime foi Bruno, treinador especialista em tipo Lutador. Bruno apareceu no episódio 73 - Domando o Onixperado! Ash e seus amigos foram ao encontro dele enquanto ele treinava em um lugar perto da cidade de Pallet, o que deixou Brock agitado, pois Bruno possuía muitas técnicas interessantes no meio de uma batalha que poderiam ajudar Ash em suas futuras batalhas.

Bruno é um forte treinador que possui muitas técnicas de se admirar e, segundo ele mesmo, não há segredos para treinar Pokémon, pois tudo o que importa é o vínculo criado com amor e amizade. Ele procura e prefere treinar com seus Pokémon em locais calmos e isolados, pois é assim que verdadeiros vínculos são formados e isso é o que mais importa no meio de uma batalha. No episódio de sua estreia, Bruno percebeu o que um Onix estava passando apenas sentindo a sua agitação. Na verdade, um Sandslash estava entre as rochas de seu corpo e estava causando dor. Percebendo isso, Bruno tirou o Pokémon de lá e ainda capturou aquele Onix.

Prima (Lorelei)

Prima Elite 4 Anime Pokémon

Prima faz parte da Elite dos 4 da região de Kanto e possui alguns Pokémon de Água e Gelo em sua equipe. Nos jogos principais da franquia Pokémon, o seu nome oficial é Lorelei, mas ela foi chamada de Prima na versão ocidental do anime. Ela fez sua estreia no episódio 101 - Batalha Errada na Ilha Mandarim! quando visitava as Ilhas Laranja. Ash, Brock e Misty (forte admiradora da Prima) assistiam uma batalha da treinadora enquanto ela derrotava sem pesar três treinadores seguidos. Prima carregava consigo a experiência de suas batalhas. 

No episódio em que apareceu, Ash, que após ir ao seu encontro junto com Brock e Misty, a desafiou para uma batalha. No meio da batalha, Prima se mostrou calma e sem muito motivo para se preocupar, pois tudo o que ela deveria fazer era esperar e confiar nos seus Pokémon para atacar no momento certo. Como já era de se esperar, Ash perdeu a batalha. Prima fez a batalha de sua maneira e foi capaz de vencer sem o mínimo esforço, o que pode ter sido acarretado também pelo excesso de confiança de Ash.

Agatha

Agatha Elite 4 Anime Pokémon

Agatha é uma treinadora formidável especialista no tipo Fantasma. Ela fez a sua estreia no episódio 408 - O Time do Esquema!, quando Ash acabou batalhando contra o seu Gengar no ginásio de Viridian. Ela estava atuando como uma líder de ginásio temporária. Forte e observadora, Agatha tem um lugar importante na Elite dos 4 de Kanto, pois carrega uma experiência de anos. Foi revelado que, no passado, Agatha era uma conhecida amiga do Professor Carvalho. Pelo fato dela ser uma senhora e parecer "frágil", muitos treinadores a subestimam, o que não se deve fazer, pois Agatha conhece muitas técnicas de batalha e muitas maneiras de executar seus movimentos.

Agatha é destemida e generosa, sempre aconselhando jovens treinadores a como batalhar e apontando os erros e acertos. Durante a sua batalha contra Ash, Agatha esperou o momento certo para realizar seus movimentos. Ela observou toda a cena e deu todo o tempo para Ash executar os ataques. Após a batalha, Agatha afirmou nunca ter se divertido tanto com uma batalha.

Drake

Drake Elite 4 Anime Pokémon

Drake é um capitão de navio severo e membro da Elite dos 4 da região de Hoenn. Ele fez a sua estreia no anime no episódio 377 - Caso de Vaidade! Drake é um especialista em tipo Dragão e, assim como Agatha, ele é observador e espera o momento certo para atacar. Por possuir muitos anos de experiência, Drake usa toda sua experiência para ajudar treinadores com seus objetivos e é por isso que muitas vezes ele convida alguns que ele considera amigo para irem ao seu barco.

No episódio que apareceu no anime, Drake convidou Ash e seus amigos para irem ao seu barco. Como já era de se esperar, Ash o convidou para uma batalha. Ash estava cheio de certeza que ganharia, pois como o primeiro Pokémon de Drake foi Shelgon, ele imaginou que a velocidade do Pokémon seria fácil de se derrotar. Após comprovar que estava errado, Ash sentiu a pressão quando perdeu a batalha. Drake usou todas as habilidades dos seus diferentes Pokémon (Shelgon, Altaria e Salamence). Ash então percebeu que a sua arrogância não deu em nada quando desafiou um forte membro da Elite dos 4.

Na série Jornadas, Drake reapareceu no episódio 1185 - Missão de Teste! A Equipe de Pesquisa do Mergulhador do Mar Profundo! para ajudar Ash e Goh a capturar um Kingdra. Ash e Goh viajaram para Hoenn, onde partiram em uma aventura para encontrar um Kingdra, o que fez com que eles encontrassem Drake por acaso. Por Kingdra ser um Pokémon tipo Dragão, Drake usou toda a sua experiência para audá-los nessa captura.

Lucian

Lucian Elite 4 Anime Pokémon

Na região de Sinnoh, todos os membros da Elite dos 4 apareceram no anime. Essas são consideradas por muitos as melhores participações desses treinadores. O primeiro a aparecer foi Lucian, o leitor especialista em tipo Psíquico. Lucian apareceu em dois episódios, sendo o primeiro 503 - Tropa de Elite!, e depois no episódio 508 - Um Desafio de Elite!, quando foi mostrado enfrentando a campeã Cynthia em uma batalha.

Por ser um hábil leitor, Lucian carrega uma longa lista de estratégias as quais ele aprendeu com os livros de sua coleção. Ele utiliza todas essas estratégias em suas batalhas, fazendo com que ele seja um forte treinador difícil de se derrotar. Na sua estreia no anime, Lucian batalhou contra Dawn e seu Buizel. Lucian usou seu poderoso Bronzong e facilmente venceu a batalha. Na sua segunda aparição, Lucian enfrentava a campeã Cynthia em uma dura batalha na Liga dos Campeões, mas ele não conseguiu vencê-la.

Aaron

Aaron Elite 4 Anime Pokémon

Aaron é o especialista em tipo Inseto e membro da Elite dos 4 em Sinnoh. Ele é o mais novo treinador a fazer parte da Elite dos 4 e fez a sua estreia no episódio 567 - O Experiente e os Amadores! Aaron vive no meio da floresta para ficar mais próximo ao ambiente de seus Pokémon e é onde ele gosta de realizar seus treinos. No episódio que ele fez a sua aparição, foi mostrado que um dos primeiros Pokémon que ele se aproximou foi um Wurmple, justamente o que o marcou profundamente por não conseguir se destacar nas batalhas. No mesmo episódio ele felizmente reencontrou o seu Wurmple, dessa vez já evoluído como Beautifly.

Apesar de jovem, Aaron possui uma longa lista de táticas para conseguir sucesso em suas batalhas. Em um relance no episódio seguinte, foi mostrado Aaron na televisão tendo uma dura batalha contra Cynthia pela Liga dos Campões, na qual cuminou em sua derrota. Ele utilizou seu mais novo Beautifly, mas Cynthia teve sucesso com seu Gastrodon.

Flint

Flint Elite 4 Anime Pokémon

Flint é o membro da Elite dos 4 de Sinnoh especialista no tipo Fogo. Ele é um treinador com uma estratégia interessante e que utiliza cada pedaço da batalha para o seu sucesso. A estreia de Flint no anime foi no episódio 633 - Flint Brilha no Fogo! enquanto observava Ash e seus amigos. Flint é muito amigo de Volkner, líder de ginásio de Sunyshore. Desde pequeno, eles batalhavam juntos protegendo os Pokémon e combatendo pessoas ruins. Flint venceu a Liga de Sinnoh muito novo e, por isso, foi chamado para fazer parte da Elite dos 4, onde ele defende seu lugar com muita destreza.

Durante a sua aparição, Flint ao lado de Ash tentou convencer seu amigo Volkner a voltar a batalhar no ginásio de Sunyshore. Após uma série de acontecimentos pela cidade, Volkner volta a batalhar e Flint assiste a batalha dele contra Ash, na qual fica deslumbrado com o modo como a batalha foi feita. Flint reaparece no episódio 648 - Quatro Estradas que Divergem em um Porto Pokémon! para batalhar contra Jasmine, líder de ginásio especializada em tipo Aço. Flint, ao lado de seu poderoso Infernape, também desafiou Cynthia pela Liga dos Campões, mas perdeu para o seu então poderoso Garchomp.

Flint reaparece no anime como um dos participantes do Campeonato da Coroação Mundial na série Jornadas, sendo um dos oito melhores treinadores em destaque na Classe Mestra. Flint desafia Leon em uma batalha com seu Infernape contra Charizard, mas não é capaz de derrotar o campeão. 

Bertha

Bertha Elite 4 Anime Pokémon

Bertha, a quarta e última personagem da Elite dos 4 de Sinnoh a aparecer no anime, apareceu no episódio 638 - Um Disfarce de Elite! Bertha é especialista em tipo Terrestre e, assim como os membros mais experientes, Bertha se porta de uma sabedoria fora do comum. Tudo o que ela aprendeu ao longo de sua jornada como treinadora, ela aplica em suas batalhas. Exímia observadora, Bertha procura sempre atacar no momento certo para não errar nenhum movimento. Bertha acredita que os Pokémon são perfeitos do jeito que são e que utilizar de artimanhas para o mal tende a ser uma das piores coisas que existe.

Ash desafiou Bertha para uma batalha e que foi fácil para ela vencer. Ash ainda tentou fazer com que seu Torterra tentasse uma estratégia diferente, mas o Hippowdon de Bertha se saiu melhor em todos os sentidos.

Caitlin

Caitlin Elite 4 Anime Pokémon

Caitlin é um dos membros da Elite dos 4 da região de Unova e, assim como Lucian, também é especialista no tipo Psíquico. Ela apareceu no episódio 751 - A Abertura da Copa Junior!, em que batalhou contra Cynthia em uma batalha de demonstração. Caitlin foi a única personagem da Elite de Unova a aparecer no anime. Caitlin possui uma personalidade calma e tranquila, e gosta de batalhar com elegância executando seus movimentos com muita delicadeza.

Durante a sua batalha de demonstração contra Cynthia, Caitlin usou a sua Gothitelle e, durante os dez minutos de batalha, as duas conseguiram executar movimentos limpos e ambos os lados não se rendeu, pois a batalha deu empate. Caitlin voltou a aparecer no final da Copa Junior.

Siebold

Siebold Elite 4 Anime Pokémon

Na região de Kalos, todos os membros da Elite 4, exceto Drasna, tiveram uma aparição em algum momento do anime. Siebold, especialista em Pokémon aquáticos, apareceu no episódio especial 827 - Especial Mega Evolução I. Nesse especial, ele batalha contra Alan e ambos utilizaram seus Pokémon Megaevoluídos, sendo uma batalha de Mega Blastoise contra Mega Charizard X. Siebold é um treinador que pouca vezes batalha, exceto quando as batalhas, segundo ele, valem a pena. 

No especial em que ele aparece, Alan vai até seu restaurante, pois ele também é um chef de cozinha, em busca de batalha. Ele só aceitou devido ao fato dele ter um Pokémon capaz de Megaevoluir. Após esse especial, Siebold apareceu na série principal de relance em um flashback no episódio 942 - Afastando-se dos seus Sonhos!

Wikstrom

Wikstrom Elite 4 Anime Pokémon

Wikstrom, membro da Elite 4 de Kalos e especialista no tipo Aço, apareceu brevemente no Filme 17 - Diancie e o Casulo da Destruição, batalhando com seu Mega Scizor contra Diantha, a campeã de Kalos. Mais recentemente, ele apareceu em um dos episódios da série Jornadas, no episódio 1153 - A Busca dos Cavaleiros!. Wikstrom é um treinador com grandes inspirações em cavaleiros, e isso se deve pelo fato de sua linhagem ter tido grandes fortes cavaleiros. 

Wisktrom lidera o Castelo da Cavalaria , que é uma espécie de Castelo com vários obstáculos e vários desafios nas quais os treinadores possam aprimorar suas habilidades em batalhas. Um dos últimos desafios, mostrados no anime, foi a batalha contra um de seus Pokémon. Wikstrom foi responsável por ajudar Ash a fortalecer seu vínculo com Farfetch'd, bem como ajudar Goh evoluir seu Scyther para Scizor.

Wikstrom reapareceu no episódio 1200 - Ash e Clemont! Treinamento Especial de Amizade!, tendo uma batalha de treinamento contra Drasna, que estava se preparando para a batalha contra Ash no Campeonato da Coroação Mundial. No episódio 1201 - Classe Ultra! Vs Elite 4 Drasna!, Wikstrom acompanha a batalha e incentiva Sirfetch'd depois de descobrir que ele tinha evoluído.

Malva

Malva Elite 4 Anime Pokémon

Malva é uma treinadora especializada em Pokémon tipo Fogo e uma habilidosa treinadora. Malva apareceu em alguns episódios e especiais, sendo a membro da Elite dos 4 de Kalos a mais aparecer no anime. Isso se deu pelo fato de que Malva realiza trabalhos també como repórter.

Malva também é/foi parte da Equipe Flare, e nunca ficou claro de que forma ela se uniu a eles e como ela se aproximou do chefe da Equipe, Lysandre. Malva estreou no episódio 900 - Destino Enevoado, Futuro Brilhante!, quando ela estava fazendo uma reportagem sobre o Professor Sicômoro. Malva também foi destaque em um dos especiais da série XY, quando ela e seu Mega Houndoom enfrentaram Alan numa dura batalha, na qual acarretou em sua derrota. Malva ainda apareceu para fazer a cobertura da Liga de Kalos.

Drasna


Drasna apareceu pela primeira vez no episódio 1200 - Ash e Clemont! Treinamento Especial de Amizade!, onde Ash a viu na TV logo após chegar em Kalos.. Mais tarde no episódio, ela foi vista tendo uma breve batalha de treinamento com Wikstrom no Castelo de Cavalaria. No episódio seguinte, Drasna e Ash se enfrentaram no Campeonato da Coroação Mundial. Ela provou ser uma oponente extremamente desafiadora, mas no final, Ash foi capaz de derrotá-la, aumentando sua classificação. Neste episódio, foi revelado que Clemont também lutou contra ela uma vez e foi facilmente derrotado.

Os Campeões da Elite dos 4

Lance

Lance Elite 4 Anime Pokémon

Lance é um dos treinadores mais distintos quando se diz respeito a Elite dos 4. Ele venceu as Ligas de Kanto e de Johto, tornando-se assim o campeão daquelas regiões. Ele é um treinador duro que procura sempre fazer seu melhor no meio de uma batalha e, devido às suas estratégias, ele consegue sucesso na maioria das vezes. Lance é um treinador especializado em Pokémon do tipo Dragão e seu arsenal comporta fortes Pokémon com habilidades únicas. Apesar de possuir vários Dragões, Lance tem um Gyarados Shiny (Gyarados vermelho) como um de seus parceiros.

Lance também trabalha como um investigador em uma organização conhecida como G-men. Lance também trabalhou infiltrado na Equipe Magma e na Equipe Rocket na intenção de desvendar mistérios escondidos nas quais fariam mal aos Pokémon. Ele fez a sua estreia no episódio 238 - A Fúria da Inocência! quando foi mostrado que ele foi enviado para se infiltrar na Equipe Rocket para investigar um esquema com um Gyarados Shiny no Lago da Fúria. Mais tarde Lance, após acalmar o Gyarados, o captura como seu Pokémon.

Lance retornou ao anime nos episódios 373 - Ganhando Groudon! e 374 - A Luta das Lendas!, onde ele se infiltrou na Equipe Magma e ajudou a impedir a batalha entre Groudon e Kyogre. Mais recentemente, Lance retornou na série Jornadas no episódio 1109 - Batalha de Titãs! onde ele participou do Campeonato da Coroação Mundial e batalhou contra Leon numa dura batalha que culminou na vitória do seu oponente.

Steven

Steven Elite 4 Anime Pokémon

Steven é um dos membros da Elite dos 4 e o campeão da Liga de Hoenn. Ele é considerado um dos melhores treinadores daquela região e é especializado em Pokémon do tipo Aço. Steven é um treinador que pesquisa pedras diferentes pelas regiões por onde passa e é filho do Sr. Stone, dono da Corporação Devon. Steven já havia sido citado anteriormente em alguns episódios, mas só veio aparecer de fato no episódio 298 - Um Buraco Cheio de Problemas!, quando Ash e seus amigos estavam passando por um problema após caírem em uma caverna com alguns Aron. 

Steven retornou mais tarde, na qual teve uma importância maior quanto ao seu título na série XY em um especial de Mega Evolução. Steven foi desafiado por Alan e seu Charizard para uma batalha, onde aceitou e usou o seu poderoso Metagross Brilhante que conseguia megaevoluir. A batalha foi interrompida por Lysandre, mas Steven teve um papel importante nesse momento. Em um outro especial, ele retornou para investigar uma pedra ao lado da equipe de Lysandre, e depois apareceu assistindo a batalha de Alan contra Malva. Ele batalhou ao lado de Ash e seus amigos e todos os líderes de ginásio de Kalos para deter os planos da Equipe Flare.

Cynthia

Cynthia Elite 4 Anime Pokémon

Cynthia - perfeita - é considerada uma das melhores treinadoras, não só de sua região que é Sinnoh, mas também de todo o mundo Pokémon. Cynthia não possui um tipo específico de Pokémon, seu arsenal é longo e ela possui diferentes tipos de Pokémon. Cynthia é uma arqueóloga e está sempre atenta em tudo que acontece em sua volta. Ela é uma treinadora que durante as batalhas procura sempre o melhor momento para atacar, não esgotando seus Pokémon ou de seus oponentes. Seus Pokémon estão num nível muito alto e ela sempre trabalha ao lado deles para conseguir se sair bem, mas seu parceiro número um é o seu famigerado e igualmente poderoso Garchomp.

Cynthia é a um membro da Elite dos 4 de Sinnoh e atual campeã da região. Muitos treinadores a enfrentaram em batalhas, mas todos fracassaram e muitos deles foram membros da Elite dos 4 como Lucian, Aaron e Flint. Ela é o membro que mais apareceu no anime desde a sua estreia e, todas as vezes que apareceu, ela manteve uma certa importância. A sua estreia se deu no episódio 508 - Um Desafio de Elite! quando Ash e seus amigos se mostraram empolgados ao saber de sua presença na cidade. Cynthia retornou em alguns outros episódios onde sua participação teve uma grande importância na relação entre Ash, Paul e Chimchar.

Pela região de Unova, Cynthia apareceu na abertura da Copa Junior, onde ela batalhou contra Caitlin, membro da Elite dos 4 da região. Cynthia retornou em alguns outros episódios dessa região onde Ash e seus amigos, incluindo Dawn, ficaram em sua casa de verão. Cynthia foi mencionada algumas vezes no anime e apareceu em alguns flashback de alguns filmes, mostrando assim a sua importância.

Mais recentemente, Cynthia apareceu também na série Jornadas em um episódio na qual Ash estava tendo uma batalha contra Volkner, no Campeonato da Coroação Mundial. Ela voltou a aparecer mais vezes, incluindo no especial em que Ash e seus amigos contam com a ajuda de Arceus para deter um Heatran fora de controle. Atualmente, Cynthia está na Classe Mestra do Campeonato da Coroação Mundial, sendo uma dos oito treinadores mais fortes. 

Alder

Alder Elite 4 Anime Pokémon

Alder é um forte treinador considerado por muitos como sábio e inspiração para muitas crianças da região. Alder se mostra calmo e tranquilo nas batalhas e procura utilizar suas próprias técnicas em batalhas para conseguir vencer. Alder é o atual campeão da região de Unova e faz parte do seleto time da Elite dos 4. Ele já havia sido citado em um flashback de Trip durante uma batalha na qual ele participava, mas a sua estreia se deu no episódio 713 - Ash Desafia o Campeão! quando Ash e seu rival Trip desafiaram o campeão para uma dura batalha.

Posteriormente, Alder apareceu como um dos anfitriões da Copa Junior, na qual o campeão o desafiaria para uma batalha. Trip teve a chance de enfrentar Alder em uma batalha após ter conquistado a Copa Junior, mas ele e seu Serperior não foram capazes de derrotar Alder e seu Bouffalant. Apesar do seu jeito meio maluco, Alder consegue entender bem o sentimento dos Pokémon e isso ficou claro quando ele parou um Gigalith para retirar um prego que o estava machucando.

Alder costuma ser visto flertando com outras mulheres, como a Enfermeira Joy e até mesmo Cynthia. Apesar de Alder ter sido apresentado como o Campeão de Unova durante a série Preto e Branco, ele já não possui mais esse título. Na série Jornadas, Iris se tornou a Campeã da região de Unova.

Diantha

Diantha Anime Pokémon Elite 4

Diantha é uma treinadora forte da região de Kalos e uma formidável atriz de cinema. Diantha, assim como Cynthia, não possui um tipo específico de Pokémon, e sua equipe é formada por diferentes tipos, mas o seu Pokémon parceiro é a sua Gardevoir. Diantha já demonstrou ter admiração por treinadores fortes com grande potencial. Diantha é uma membro da Elite dos 4 e a atual campeã da região. Ela tem a glória e uma legião de fãs que admiram seu trabalho incrível tanto como atriz quanto como campeã. Durante as suas batalhas, Diantha espera os ataques do seus oponentes com muita paciência e controla o campo de batalha.

Diantha havia aparecido em uma batalha pela televisão onde a sua Gardevoir facilmente derrotou o seu oponente sem um mínimo esforço. Diantha e Gardevoir possuem um forte vínculo, fazendo com que os comandos sejam mandados apenas através do olhar, além do fato de Gardevoir poder megaevoluir. Diantha apareceu em diversos episódios da série XY e um dos momentos mais lembrados é da sua batalha contra Ash no episódio 927 - Patrocinando uma Batalha de Pesquisas! Ash incrivelmente se saiu bem ao lado de seu Greninja, mas Diantha deu trabalho com sua Gardevoir.

Diantha também apareceu na fase final da série XY, acompanhando a Liga Kalos e ajudando a deter os planos da Equipe Flare. Recentemente, ela foi vista em na capa de uma revista que Jessie estava lendo no episódio 1123 - Nade, Pule e Conquiste a Vitória!

A Elite 4 de Alola

Em Alola, os membros da Elite dos 4 dos jogos Pokémon Sun e Moon e Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon apareceram em diversos momentos do anime, porém nenhum deles se apresentava como membro oficial da Elite. Isso aconteceu porque a Liga Pokémon abordada no anime Sol e Lua teve uma temática diferente das temporadas anteriores, e foi realizada pela primeira vez na região na fase final da série. Assim, ainda não havia uma Elite 4 consolidada.

Vale lembrar que nos jogos principais, os membros da Elite dos 4 se diferenciam dependendo da versão jogada, mas eles são Pandam, Olivia, Acerola, Molayne e Kahili. Entre eles, Acerola e Kahili participaram da primeira Liga Pokémon da região no anime. Acerola ficou entre os 16 melhores, sendo derrotada por Kiawe. Kahili, por sua vez, participou da etapa preliminar, mas não conseguiu se classificar.

Leandro Lemos

Graduado em Ciências Biológicas, Pós-graduando em Zoologia e especializado em Entomologia. Poke-fã desde que se entende por gente. Viciado nível hard e apaixonado por toda a franquia. Hoje, como bom fã, busco levar informação e aguçar a curiosidade daqueles que buscam informações sobre Pokémon, fazendo com que todos, assim como eu e toda equipe da PBN, tenham Pokémon em sua vida.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال