Pokémon o Filme: Volcanion e a Maravilha Mecânica


  • Nome Japonês: Pocket Monsters the Movie: Volcanion and the Exquisite Magearna
  • Nome Americano: Pokémon the Movie: Volcanion and the Mechanical Marvel
  • Nome Brasileiro: Pokémon o Filme: Volcanion e a Maravilha Mecânica
  • Data de lançamento original:
    • Japão: 16 de julho de 2016
    • Estados Unidos: 05 de dezembro de 2016
    • Brasil: 16 de junho de 2017 (iTunes) / 10 de agosto de 2017 (Cartoon Network)

História

Durante a introdução que geralmente acompanha os filmes da franquia é mostrada uma sequência que explica o processo de evolução dos Pokémon. Essa em especial mostra a Mega Evolução, processo que permite que alguns Pokémon megaevoluam conectando-se com uma Mega Pedra e um item chamado Pedra Chave, que quando conectado com o vínculo com seu treinador, permite esse fenômeno.

Após a introdução, uma grande aeronave surge nos céus e é pilotada por Cherie e Levi, que percebem a presença de um ser vindo dos céus. Esse ser se trata do Pokémon Mítico Volcanion, que usa seu poder de vapor e alta pressão para alcançar a aeronave. Volcanion então consegue saltar sobre a aeronave e se mostra furioso em busca de algo. Levi, ao perceber a presença de Volcanion, libera dois de seus Pokémon, Alakazam e Glalie, para batalhar contra o Mítico. Levi usa um tipo de energia que se assemelha com a energia liberada pela Pedra Chave e Mega Pedra para megaevoluir seus Pokémon. Essa energia, chamada de Mega Onda, parece causar dor nos Pokémon, mas mesmo assim eles cumprem ordens de seu treinador. Enquanto os Pokémon atacam Volcanion, Levi lança uma espécie de bracelete magnético contra ele que, combinado com um ataque de Glalie, o faz cair da aeronave.

Após essa fervorosa sequência, são mostrados os protagonistas Ash, Serena, Clemont e Bonnie. Eles estão pendurando algumas roupas e travando uma batalha, quando de repente se deparam com Volcanion, ainda congelado, caindo do céu - deixando-os confusos. Ao perceberem a presença do Pokémon, Ash se vê preso no bracelete que também está preso em Volcanion. Volcanion, por não gostar dos humanos, tenta afastar Ash, mas por causa do bracelete magnético, não consegue. Volcanion novamente tenta ir embora, mas acaba levando Ash consigo devido a força eletromagnética causada pelo bracelete. Em mais uma tentativa de se livrar de Ash, o Pokémon aparece sobrevoando uma cidade que acaba caindo sobre um restaurante em que está a Equipe Rocket.


Na cena seguinte, é mostrada a aeronave pousada sobre o topo de um castelo com algumas pessoas e uma espécie de contêiner. Lá aparece um menino, um príncipe chamado Raleigh, cumprimentando o Pokémon Mítico Magearna, que surge de dentro do contêiner. Magearna se lembra de seu passado e se lembra de seu criador, a pessoa que a apresentou todas as coisas boas. Lá no topo do castelo também está um homem chamado Alva, que observa tudo atentamente.

Nesse momento Volcanion surge com Ash grudado a si e é revelado que o que Volcanion estava procurando era Magearna. Cherie e Levi liberam seus Pokémon mais uma vez e Alva chama seu Gengar Brilhante para a batalha. Eles ordenam que seus Pokémon sejam envolvidos pela Mega Onda, causando assim a mega evolução para a batalha. Na cena seguinte é mostrada uma garota chamada Kimia no meio de uma investigação e recebe informações importantes de sua assistente Flamel. Kimia é a princesa do Reino de Azoth e é irmã mais velha de Raleigh. Ainda durante a batalha, Glalie, mais uma vez, usa seu Raio Congelante para congelar Volcanion e o impedir de chegar perto do Pokémon.

Raleigh explica que Magearna foi criada há mais de 500 anos através de uma ciência arcana por um homem chamado Nikola. Nikola foi um grande inventor do Reino de Azoth e foi responsável por criações importantes para todas as pessoas da época. Todas as criações de Nikola possuíam um atributo voltado aos Pokémon e Magearna foi a sua criação mais importante, pois ela foi apresentada à família real e deixada como companheira da princesa da época. Magearna, apesar de ter sido criada por um humano, é considerada um Pokémon - um Pokémon Artificial.

Nesse momento, Volcanion consegue escapar do gelo de Glalie e parte para buscar Magearna, mas é impedido pelos Pokémon adversários. Antes que os ataques dos Pokémon façam contato, Serena, Clemont e Bonnie aparecem para ajudar. Volcanion aproveita e leva Magearna para um lugar seguro. Clemont fica deslumbrado com o reino, já que ele foi criado por uma pessoa que pensou nos mínimos detalhes. Por fim, com a ajuda de Dedenne, os companheiros de Ash conseguem chegar no local onde o garoto se encontra.


Ainda nervoso com tamanha proximidade dos humanos, Volcanion revela que não confia nos humanos e em Pokémon que trabalham ao lado dos humanos. Clement tenta usar suas criações para quebrar o bracelete que prende Ash e Volcanion, mas falha. No castelo, a Equipe Rocket oferece sua ajuda a Raleigh e os outros para encontrar Ash, já que eles estão sempre atrás do garoto e companhia.

Volcanion tem que levar Magearna de volta pra casa, mas por estar "grudado" a Ash, acaba levando todos consigo. O local para onde eles têm que ir se chama Planalto Enevoado, é um local especial com muitos Pokémon no qual Magearna pode viver feliz. No caminho, Ash tenta se aproximar de Volcanion, mas falha. Volcanion tem muitos motivos para odiar os humanos e deixa claro que só pelo simples fato de um humano ter lançado um bracelete eletromagnético para prendê-lo, já é o suficiente. A Equipe Rocket consegue localizar todos e os surpreendem enquanto dormem. Eles estão com um Pinsir e um Heracross que usarão contra todos, já que Alva os deu com o intuito de capturar Magearna. Jessie e James estão trazendo consigo a Mega Onda e nesse momento fica claro que ela foi criada com a ciência não arcana e faz com que os Pokémon megaevoluam e não precisem do vínculo entre treinador-Pokémon. Por este motivo os Pokémon sentem dor quando megaevoluem, já que estão sendo forçados a isso.

Volcanion pede que Serena, Bonnie e Clemont levem Magearna para longe enquanto batalha contra a Equipe Rocket. Quando estão correndo, eles são surpreendidos por um buraco no caminho e acabam caindo. O buraco foi feito pela Equipe Rocket e antes que eles possam dar continuidade ao plano, Kimia aparece com seu Gardevoir Brilhante e ataca-os após megaevoluir e usar o Clarão Deslumbrante. Do outro lado, Volcanion continua batalhando contra Pinsir e Heracross. Ele usa um poderoso ataque que causa uma explosão e uma cratera no chão, mandando os Pokémon para longe. Nesse momento, Kimia chega com os outros em sua pequena aeronave.


Quando estão na aeronave, Kimia explica que seu irmão é ingênuo e que age daquela forma porque acredita em tudo que Alva diz. Ela explica que Alva diz que tudo isso que está acontecendo é pelo bem do reino e irá beneficiar a todos. Raleigh desde criança sempre foi fascinado por Nikola e suas criações, e quando descobriu que Alva era um pesquisador, ficou admirado e por isso faz questão de estar sempre com ele e acreditar no que ele diz. Pelo chão da floresta está Ash e Volcanion (que recusou subir na aeronave por ser uma criação de um humano) indo em direção ao Planalto Enevoado.

Ao chegarem no Planalto, todos ficam deslumbrados pelas lindas flores no local. No canto da floresta está Cherie e Levi, vigiando e fazendo sentinela para saber o que irão fazer. Enquanto adentram mais na área, um Fletchling vem avisar a Volcanion sobre um ocorrido: um Amaura ferido e com um tipo de rede no pescoço. Ao chegarem mais perto para ajudar, um caçador lança uma bomba em direção a todos que acaba atingindo Volcanion e abalando a aeronave onde os outros estão. Volcanion rapidamente usa uma névoa para confundir o caçador enquanto fogem para um lugar seguro e possam ajudar Amaura.

Ao chegarem em uma área com um grande lago, Ash e os outros avistam alguns Pokémon - que ao perceber a presença deles, se escondem assustados. Serena usa seus itens de cura para ajudar Amaura na intenção de o Pokémon melhorar mais depressa e, enquanto o Pokémon dorme, Magearna toca uma música que faz todos relaxarem. Ao perceber que Volcanion está ferido, Kimia oferece ajuda, mas o Pokémon rejeita e vai em direção a uma caverna que abriga uma fonte termal, perfeita para ele.


No dia seguinte, todos estão prontos para mais um dia e se preparam para o café da manhã. Clemont trabalha para ajudar Kimia a consertar uma das peças de sua aeronave. Ele tem dificuldade em cortar as peças, mas felizmente, com a ajuda de um Gulpin, ele consegue com mais facilidade. Gulpin usa um de seus golpes venenosos que é capaz de derreter algumas coisas e é justamente com esse golpe que Clemont consegue destruir e cortar os braceletes que prendem Volcanion e Ash. Enquanto conversam, Volcanion conta a Ash que todos os Pokémon do Planalto em algum momento foram machucados no passado e por isso eles estão relutantes e assustados. Sem contar que é o principal motivo dele não gostar dos humanos, pois ele acredita que os Pokémon não precisam de humanos para nada.

A tranquilidade do local dura pouco após a chegada de Cherie e Levi. Eles usam uma rede especial elétrica para machucar os Pokémon e usam vários Pokémon capazes de megaevoluir. Levi lança uma proposta: deixar todos em paz caso Magearna vá com eles para a aeronave. Magearna, querendo proteger a todos, acaba cedendo e indo com eles. Na aeronave deles está Raleigh e Alva a espera de Magearna. Chegando na aeronave, Raleigh, ainda sem saber do plano de Alva, pede que eles contem sobre o que se trata o plano para o reino. Nesse momento, Alva pede que seu Gengar use o Olhar Malvado enquanto remove a sua Cor Alma, fazendo com que Magearna automaticamente desligue e fique sem vida.


Na aeronave de Alva, Meowth, por ser um Pokémon, consegue sentir a dor através da Cor Alma de Magearna, fazendo com que Jessie e James fiquem tristes e tentem resgatar para levá-la de volta à seu lugar de destino. Alva ordena que seu Gengar lance um Psíquico sobre eles e os lancem pra fora da aeronave. Na aeronave de Kimia, Volcanion conta como conheceu Magearna. Ele conta que há 500 anos, mais ou menos, ele conheceu Magearna no Planalto e que ela foi o primeiro Pokémon que não se assustou com as suas explosões. Dia após dia, Magearna cuidava dos Pokémon que eram desamparados enquanto Volcanion vagava pela floresta a procura de alguns que foram deixados para trás por algum motivo pelos humanos.

Flamel liga para Kimia e conta que ela descobriu um desenho em volta do reino de Azoth. Ela conta que Nikola projetou cada detalhe daquele reino e que, em caso de emergência, o reino se transformaria em uma fortaleza flutuante - o que é justamente o que Alva quer: um reino só seu que possa ser controlado. Para isso acontecer, ele precisa da Cor Alma de Magearna.

Ao tentar atacar a aeronave de Kimia, Alva percebe que algo está errado e após um flashback de uma conversa entre Nikola e Magearna, fica claro que para proteger o reino e a todos, Magearna está lutando - mesmo tendo sua Cor Alma arrancada. Cherie e Levi liberam os Pokémon que podem megaevoluir e usam a Mega Onda para isso. Controlados pelo forte poder psíquico de Mega Alakazam, os Pokémon megaevoluídos travam uma batalha no ar contra os Pokémon de Ash. Ao chegarem no local, todos travam uma forte batalha na intenção de impedir Alva. Em certo momento, Geleca sai da bolsa de Bonnie e convoca todos os seus componentes para ficar mais forte.


Com a ajuda de um item, Kimia consegue localizar a origem do poder vindo da Cor Alma de Magearna e pede para Volcanion usar uma explosão para abrir uma passagem e chegar até lá. Ao chegarem lá, eles são surpreendidos por correntes elétricas que os prendem enquanto Alva força mais e mais a Cor Alma de Magearna. Ele planeja destruir o Planalto Enevoado para que Magearna pare de resistir, uma vez que parte de seu coração ainda tenta. Além disso, ele quer destruir o Planalto para que o coração seja partido, já que ele se parte quando aquilo que se ama é destruído.

Preparando para lançar um último raio que irá destruir todo o Planalto, Alva é impedido por Geleca, que após chamar todos os seus componentes, se transforma em sua forma 100%, usando uma proteção extremamente poderosa combinada com os ataques dos Pokémon do Planalto. Com Alva coberto de raiva, Volcanion consegue se soltar e soltar a todos e antes que seu Gengar lance um ataque, e Ash o impede com os ataques de Pikachu. O cajado de Alva cai e Ash rapidamente o pega, lançando-o em direção à engrenagem em que está a Cor Alma de Magearna. O cristal que estava no centro do cajado se quebra e faz com que os Pokémon megaevoluídos pela Mega Onda voltem para a sua forma normal.


Ash consegue recuperar a Cor Alma de Magearna e nesse momento Alva tenta fugir, mas é impedido por um ataque de Greninja e cai da aeronave. Com a Cor Alma em mãos, eles a colocam de volta em Magearna fazendo-a acordar, mas não agir como antes. Na realidade, Magearna ficou em um estado em que não é mais capaz de se comunicar. Mesmo tendo recuperado Magearna, todos ainda têm que resolver o problema em relação à fortaleza flutuante cair sobre o Planalto - para isso, eles precisam explodir o local para que todos os Pokémon do Planalto fiquem bem. Volcanion se oferece para explodir, mas não está sobre um corpo de água, até que Raleigh se lembra dos tonéis de água que existem na aeronave. Ele pede que todos saiam da aeronave e levem Magearna com eles para que ele possa explodir e salvar o local e os Pokémon.

Volcanion lança um vapor para impulsionar a aeronave de Kimia e corre em direção ao centro da fortaleza, se desculpa com Magearna e explode todo o local, deixando todos tristes após perceber que o Pokémon se foi. De repente, uma névoa aparece e faz com que Magearna reconheça. Todos então percebem que Volcanion está ali, mas fraco. Volcanion abraça Magearna, mas cai no chão depois de usar toda a sua energia. Magearna então usa suas flores para fazer o Pokémon espirrar, o que acontece, causando uma explosão e deixando todos felizes.

Com tudo resolvido, Volcanion pede que Pikachu cuide bem de Ash e finalmente entende o real vínculo entre treinador-Pokémon. A Equipe Rocket, que assiste tudo de longe, fica feliz por finalmente tudo estar normal. Kimia leva todos de volta em sua aeronave, se despedindo assim de Magearna, Volcanion e de todos os Pokémon do Planalto Enevoado. Durante os créditos, algumas cenas importantes passam: Clemont conhece algumas máquinas no reino de Azoth, os Pokémon do Planalto enterram os destroços da fortaleza flutuante e Alva é pego por Kimia e preso.


Curiosidades

  • Este é o primeiro filme a não exibir um curta de Pikachu ao lado desde o 14º filme. O produtor executivo Okamoto Junya explicou que a decisão foi uma consequência do quão desafiador foi o curta anterior do Pikachu;
  • De todos os filmes estrelados por Pokémon Mítico, esta é a primeira vez que mais de um é protagonista;
  • Este é o primeiro filme a ter sua adaptação do mangá radicalmente diferente do filme em termos de enredo desde Pokémon: Alma Gêmea;
  • Este filme é a primeira vez desde Pokémon a Série: Preto e Branco em que a animação de Cauda de Ferro tem uma aparência CGI metálica;
  • Este é o filme de Pokémon de menor bilheteria no Japão até hoje;
  • Esta é a única aparição de um Pokémon da Geração VII antes de Pokémon a Série: Sol e Lua;
  • Este filme marca a única aparição de um Ambipom no anime além do que pertencia à Dawn;
  • Um Mega Sableye aparece no pôster principal deste filme como um membro do exército de Alva. No entanto, não está presente no filme em si;

Leandro Lemos

Graduado em Ciências Biológicas, Pós-graduando em Zoologia e especializado em Entomologia. Poke-fã desde que se entende por gente. Viciado nível hard e apaixonado por toda a franquia. Hoje, como bom fã, busco levar informação e aguçar a curiosidade daqueles que buscam informações sobre Pokémon, fazendo com que todos, assim como eu e toda equipe da PBN, tenham Pokémon em sua vida.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال