Top 10 Cartas da Nova Coleção Céus em Evolução

Rayquaza Evolving Skies Wallpaper

Por: João Alcim Neves (Instagram | DragoNews Podcast)

A coleção Céus em Evolução chegou! Essa é a 7ª coleção do nosso bloco Espada e Escudo e vem com tudo: os dragões finalmente voltaram! Para quem não notou, desde Sol e Lua: Eclipse Cósmico, nenhum Pokémon do tipo Dragão havia sido lançado. Agora eles voltaram e vieram com força total!

Para quem não está muito habituado com o lançamento das coleções no Japão, vamos entender um pouco como a nossa coleção Céus em Evolução foi formada. Na Terra do Sol Nascente, as coleções são sempre divididas em coleções menores. Em 9 de julho de 2021, foram lançadas duas coleções por lá: a Skyscraping Perfection e a Blue Sky Stream.

A Skyscraping Perfection foi centrada em Duraludon VMAX, uma carta do tipo Dragão, e trouxe algumas cartas do estilo Golpe Decisivo. Por outro lado, a Blue Sky Stream se centrou em Rayquaza VMAX e em cartas do estilo Golpe Fluido. Somando-se as duas coleções, junto com uma terceira chamada Eevee Heroes (lançada em maio de 2021 e trazendo várias cartas de eevelutions), temos a nossa coleção Céus em Evolução.

Ainda deveriam ser somadas aí 55 cartas que foram cortadas de Espada e Escudo: Reinado Arrepiante. Óbvio que a conta não fecha. Por conta disso, 90 cartas entre Skyscraping Perfection, Blue Sky Stream e Eevee Heroes foram cortadas da coleção ocidental. Mas não se preocupe: elas serão lançadas em breve e, muito possivelmente, esses cortes deixarão de ocorrer.

Outro ponto importante para se destacar: Céus em Evolução se tornará válida em torneios apenas em 10/09/2021. Ou seja: não haverá oficialmente um formato padrão União de Aliados-Céus em Evolução. Portanto, não devemos considerar a interação dessas cartas novas com outras que estamos muito habituados, como Soldadora, Comunicação Pokémon, Arceus, Dialga e Palkia-GX, dentre outras.

Com o lançamento da coleção, eu separei as minhas 10 cartas favoritas e que eu acho que podem trazer algum impacto no cenário competitivo. Sem uma ordem de preferência, mas seguindo a numeração da coleção, vamos lá!

1) Leafeon VMAX


Devo confessar que, à primeira vista, a carta do Leafeon VMAX não tinha me chamado a atenção. Posteriormente, pensando mais no meta que deve se formar quando Céus em Evolução estiver válida para torneios, comecei a enxergar potencial nela.

Com 310 de PS, Leafeon VMAX tem uma vida razoavelmente baixa, mas que compensa com outros elementos, especialmente seu primeiro ataque. Por uma energia de Planta e uma incolor, Leafeon VMAX causará dano igual a 60 vezes a quantidade de energia no custo para recuar do Pokémon Ativo do seu oponente.

Como conseguir que Leafeon VMAX consiga causar danos pesados nos Pokémon de seu oponente? Considere o estádio Mina de Galar (que aumenta em dois o custo de recuo de ambos os Pokémon Ativos), utilizar Sucateador de Ferramenta (para remover um eventual Balão de Ar), e o Bloqueador de Ferramentas.

Para energizar, será fundamental a habilidade de Leafeon V: “Uma vez durante o seu turno, você pode procurar em seu baralho por uma energia do tipo Grama e ligá-la a um de seus Pokémon. Se você usar essa habilidade, seu turno se encerra”. Usando essa habilidade no primeiro turno, já temos ao menos um Leafeon VMAX preparado para atacar no turno 2 e outro a meio caminho disso (com a energia que você pode ligar da mão).

Por fim, o segundo ataque de Leafeon VMAX pode ajudar muito durante as partidas: por duas energias do tipo Planta e uma energia incolor, causa 170 de dano e ainda cura 30 do próprio Leafeon VMAX. Esse ataque, além de conseguir nocautes em praticamente qualquer Pokémon adversário em dois ataques, ainda auxilia Leafeon VMAX a sobreviver mais turnos.

2) Suicune V


A 2ª Geração de Pokémon – sim, aquela que se passa em Johto no anime – é uma das minhas favoritas. Especialmente porque Pokémon Crystal foi um dos jogos de Pokémon que eu mais joguei. Quer coisa melhor do que ter um de seus Pokémon favoritos em uma bela carta como esse Suicune?

Vejo duas grandes possibilidades para ele: uma mais agressiva e outra mais voltada para decks do tipo controle. Primeiro, vamos entender o que ele faz. Suicune V possui uma habilidade muito interessante: “Uma vez durante o seu turno, se esse Pokémon for o seu Pokémon Ativo, você pode usar essa Habilidade. Compre uma carta”.

Em um formato Padrão que se prefigura tão veloz como o nosso, garantir mais e mais recursos em sua mão é fundamental. Desse modo, a habilidade de um ou até mesmo dois Suicune-V dentro de um mesmo turno pode garantir aquele recurso essencial para a vitória. Ele também pode ser usado por decks de controle para comprar recursos essenciais e garantir a manutenção do loop de controle no oponente.

O potencial atacante de Suicune V casa muito bem com baralhos focados na utilização da carta de Apoiador Melony, especialmente o Calyrex Cavaleiro Glacial VMAX. Isso porque, por uma energia do tipo Água e uma energia incolor, Suicune V causa 20 pontos de dano mais 20 pontos de dano para cada Pokémon no banco (seu e do seu oponente), podendo chegar a absurdos 220 pontos de dano, se ambos os bancos estiverem cheios, ou até 280, se o adversário for um Eternatus VMAX, por apenas duas energias.

A habilidade interessante, o ataque poderoso, a facilidade de energização e o fator surpresa de Suicune V fazem dele uma das cartas mais interessantes do tipo Água nessa nova coleção.

3) Milotic


Quem nunca foi alvo de uma Marine e perdeu todos os recursos importantes da partida no começo do jogo e deu aquela travada bonita? O novo Milotic vem como possibilidade para solucionar esse tipo de problema. Esse Pokémon é uma carta do tipo Água, estilo Golpe Fluido e estágio 1 (já reparou como eles estão em alta ultimamente?).

O ponto-chave de Milotic está em sua habilidade: “Todas as vezes que o seu Oponente jogar uma carta de Apoiador de sua mão, previna todos os efeitos dessa carta causados a você ou à sua mão”. Com Milotic em campo, nenhum apoiador do seu oponente poderá te afetar. Isso pode fazer com que ele veja jogo em baralhos que dependem muito da manutenção de recursos específicos na mão. Vamos ver o quanto ele pode ver jogo quando os torneios começarem.

4) Vaporeon VMAX e Jolteon VMAX


Vou usar a quarta posição para roubar um pouquinho: uma dupla de cartas muito interessante: Vaporeon VMAX e Jolteon VMAX. Apesar de ver mais potencial em Vaporeon VMAX, acho que os dois podem ver algum jogo juntos por conta da interação bacana em seus ataques. Vejamos.

O primeiro ataque de Vaporeon VMAX permite que, por uma energia incolor, possamos pegar um Pokémon do tipo Água da pilha de descartes e colocá-lo diretamente em nosso banco, ligando até três energias do tipo Água nesse Pokémon recuperado do descarte!

Perceba que o ataque não especifica que o Pokémon escolhido precisa ser básico. Então podemos recuperar um Pokémon Estágio 1, Estágio 2 ou até mesmo um VMAX e colocá-lo diretamente no banco e já com energias para atacar em nosso próximo turno. Com certeza é um ataque muito forte!

O segundo ataque de Vaporeon VMAX é tão forte quanto: por uma energia do tipo Água e duas incolores (lembrando que ele é um Pokémon Golpe Fluido, então aceita a Energia Golpe Fluido), causa 100 pontos de dano ao Pokémon defensor. Se o Pokémon defensor já possuir contadores de dano antes do ataque, causará 100 pontos de dano adicionais. Um dano muito pesado por um custo relativamente baixo.

Por que o Vaporeon VMAX pode ser um bom parceiro para Jolteon VMAX? Bastante simples! Jolteon VMAX possui apenas um ataque: por uma energia do tipo Elétrico e uma energia incolor, 100 pontos de dano no Pokémon Ativo e mais 100 pontos de dano em algum Pokémon do banco do oponente que já possua contadores de dano.

Assim, essas poderosas eevelutions podem se auxiliar para causar múltiplos nocautes ao oponente, garantindo uma grande vantagem na busca por prêmios.

5) Articuno de Galar, Zapdos de Galar e Moltres de Galar


Se me permitem, vou roubar mais uma vez (mas é a última!). Coloco os três pássaros lendários de Galar juntos porque eles possuem uma característica em comum muito interessante: a habilidade.

Apesar de terem nomes diferentes em cada um desses Pokémon, as habilidades são basicamente as mesmas. Ao jogar qualquer um deles de sua mão para o banco, você pode ligar junto duas energias básicas: tipo Psíquico em Articuno de Galar; tipo Lutador em Zapdos de Galar e tipo Sombrio em Moltres de Galar. Todos eles também possuem ataques por três energias: duas de seu tipo mais uma incolor.

Articuno de Galar vem com um dos melhores ataques, em minha opinião: descartando todas as energias do tipo Psíquico ligadas a ele, você poderá causar 120 pontos de dano em qualquer dos Pokémon do seu oponente, não aplicando Fraqueza ou Resistência aos Pokémon no banco. Um ótimo sniper para seu deck do tipo Psíquico e um parceiro valioso para Calyrex Cavaleiro Espectral VMAX.

Zapdos de Galar, por sua vez, causa 70 pontos de dano ao Pokémon defensor e abre a possibilidade de escolha ao jogador: se decidir descartar todas as energias ligadas a Zapdos de Galar, o Pokémon Ativo do seu oponente ficará paralisado. O ataque é extremamente situacional, apesar da condição de paralisado ser bem ruim para o Pokémon Defensor. O ponto aqui é: Zapdos de Galar pode ser uma ótima maneira de ter energias do tipo Lutador em campo para combinar com Sirfetch’d de Galar V, um ótimo atacante desse tipo e que, por sua habilidade, consegue “puxar” para si as demais energias em campo.

Moltres de Galar causa 20 pontos de dano, adicionados de 50 pontos de dano adicionais para cada Carta de Prêmio que seu oponente já pegou (atingindo um ápice de 270 de dano). É um dano muito pesado por pouca energia e com um trabalho relativamente pequeno. Além disso, Moltres de Galar pode contribuir muito com decks de Eternatus VMAX, sendo fonte de energia para os atacantes do tipo Sombrio com o uso de cartas como Substituição de Energia.

6) Sylveon VMAX


Essa é outra carta que eu não tinha visto tanto potencial quando foi revelada, mas depois se provou muito interessante para o meta que se desenha a partir do mês de setembro. Os dois ataques de Sylveon VMAX são interessantes de se usar durante a partida e ele possui muitos parceiros do estilo Golpe Fluido que podem ajudá-lo.

O primeiro ataque, por uma energia do tipo Psíquico, te permite ligar uma carta de energia de sua mão a um dos seus Pokémon, curando 120 pontos de dano do Pokémon que recebeu essa energia. Essa energia não precisa ser básica.

O brilho mesmo vem no segundo ataque: por três energias incolores, Sylveon VMAX causa 70 pontos de dano mais 30 pontos de dano adicionais para cada tipo de Pokémon diferente que houver no seu banco. Quais tipos diferentes podem ser usados? Outro Sylveon VMAX, Urshifu Golpe Fluido VMAX, Blaziken VMAX, Zeraora V, Octillery... Existem muitos parceiros possíveis e prováveis para fazer com que Sylveon VMAX seja um Pokémon muito forte para você considerar.

7) Medicham V


Para mim, uma das melhores cartas da coleção! Eu, sinceramente, não me lembro de outra carta com Medicham que aparecesse em Pokémon TCG com tanto potencial para modificar o meta dessa maneira.

Aqui você pode desconsiderar completamente o segundo ataque. Quem brilha é o primeiro. Por duas energias incolores (que podem ser pagas usando a Energia Golpe Fluido), Medicham V coloca 2 contadores de dano em um dos Pokémon do seu oponente. Se algum Pokémon for nocauteado por esses contadores de dano, você joga outro turno.

Sim, isso mesmo. Se você conseguir nocautear algum Pokémon com esse dano, o seu oponente simplesmente não joga e você começa um turno novo, comprando uma carta, podendo ligar mais energia e tudo o mais. Lembrando que você não pode usar esse ataque por dois turnos consecutivos.

Medicham V será uma adição certa em praticamente qualquer baralho que utilize Inteleon (da coleção Reinado Arrepiante) e nos demais decks do estilo Golpe Fluido, pela possibilidade de usar a Energia Golpe Fluido e facilmente energizá-lo para o ataque. Fique de olho nesse Pokémon e nas muitas possibilidades de parceiros que ele terá.

8) Umbreon VMAX


Outro dos grandes astros dessa coleção: Umbreon VMAX revive uma mecânica do bloco Sol e Lua e que foi muito apreciada durante sua permanência no formato Padrão: o gust effect por meio de habilidade. Gust effect é o tipo de efeito similar ao causado pelo Apoiador Ordem da Chefia: você escolhe um Pokémon no banco do seu Oponente e o força a se tornar o novo Pokémon Ativo.

Conseguir atacar os alvos certos é essencial em Pokémon TCG. Poder fazer isso sem gastar a carta de Apoiador do turno é ainda melhor. Essa possibilidade vai fazer com que Umbreon VMAX seja um parceiro muito desejado para muitos decks em nosso formato Padrão, especialmente Eternatus VMAX e Urshifu Golpe Fluido VMAX.

Contudo, não é só a habilidade de Umbreon VMAX que o torna uma carta excelente. Tanto Umbreon V quanto Umbreon VMAX possuem excelentes ataques que podem fazer uso da Energia de Golpe Decisivo, por serem cartas desse estilo de batalha.

Por uma energia do tipo Sombrio e duas energias incolores, Umbreon V causa 80 pontos de dano, podendo causar 80 pontos de dano adicionais se Umbreon V já tiver algum contador de dano. Você se lembra da habilidade de Houndoom? Acelerando a Energia Golpe Decisivo e colocando 2 contadores de dano em quem a recebe? Isso permite que Umbreon V tenha um dano mínimo de 180 (80 de dano base mais 80 adicionais do ataque e mais 20 de bônus da energia) se você utilizar Houndoom para conseguir energizá-lo.

Umbreon VMAX, pelo mesmo custo de energia (uma do tipo Sombrio e duas incolores), causa 160 pontos de dano sem efeitos adicionais, mas que podem receber o bônus de dano de várias Energias de Golpe Decisivo, tornando-o um atacante mortal.

9) Rayquaza VMAX


Um dos garotos-propaganda da coleção é Rayquaza VMAX! E não é por menos: com um ótimo ataque e uma habilidade excelente, Rayquaza VMAX tem tudo para ser parte de um deck poderoso em busca da vitória.

A habilidade de Rayquaza VMAX permite que o jogador não sofra com mãos ruins: “Uma vez durante o seu turno, você pode descartar todas as cartas de sua mão. Se fizer isso, compre 3 cartas”. Além disso, pode ser uma bela combinação com a carta de Apoiador Rossi, que permite ligar até duas energias básicas da pilha de descartes a um Pokémon VMAX ao custo de descartar toda sua mão.

Lembre-se: mesmo que Rossi tenha feito você ficar sem cartas na mão, você ainda poderá utilizar a habilidade para comprar 3 cartas. Afinal, uma mão sem cartas, ainda é uma mão de jogo.

O ataque de Rayquaza VMAX também tem um potencial avassalador: por uma energia do tipo Elétrico e uma energia do tipo Fogo, você poderá causar 20 pontos de dano mais 80 vezes a quantidade de energia do tipo Elétrico ou do tipo Fogo que escolher descartar de Rayquaza VMAX (ou uma ou outra, não pode descartar energias dos dois tipos).

Com a iminente rotação da Soldadora, acredito que o meio mais eficaz de acelerar energias em Rayquaza VMAX seja a Flaaffy, que possui habilidade muito similar a do recente Malamar (Sol e Lua: Luz Proibida), ligando uma energia básica do tipo Elétrico a um de seus Pokémon no banco. Tome cuidado com Urshifu Golpe Fluido VMAX se essa for a sua escolha!

10) Duraludon VMAX


Que tal atacar o Pokémon Ativo do seu Oponente com um arranha-céu, ignorando efeitos, além de ser imune a alguns tipos de ataques? Se você gostou dessa descrição, Duraludon VMAX é a carta certa para o seu estilo de jogo.

Duraludon VMAX vem a campo com uma habilidade fortíssima, prevenindo todo o dano causado a ele pelos Pokémon adversários que possuam energia especial ligada a eles. Com a grande quantidade de energias especiais no formato e os decks que utilizam exclusivamente delas, a habilidade de Duraludon VMAX pode garantir a sobrevivência em alguns turnos ou até mesmo simplesmente te fazer ganhar o jogo.

Seu ataque também é sensacional: por uma energia do tipo Lutador e duas energias do tipo Aço, Duraludon VMAX causará pesados 220 pontos de dano ao Pokémon defensor do oponente, ignorando todos os efeitos que houver naquele Pokémon. Ou seja, Duraludon VMAX ignora as habilidades de Decidueye, Altaria ou qualquer outro Pokémon que tentar se proteger de seu ataque.

Menções honrosas

Um top não seria um top sem que eu dedicasse algum espacinho às menções honrosas: cartas interessantes, mas que eu não vejo entre as 10 melhores cartas da coleção. Vamos lá:

1) Volcarona V


O primeiro deles é o Volcarona V. Isso porque ele possui um ataque que lembra muito o saudoso Victini Estrela Prisma: por uma energia de fogo, ele causa 20 pontos de dano mais 20 pontos de dano adicionais para cada energia básica na sua pilha de descartes. Depois de calculado o dano, todas as energias básicas devem ser embaralhadas no seu deck.

Ainda não sei qual tipo de baralho poderá fazer um bom uso desse tipo de ataque, mas é sempre interessante esse tipo de efeito no formato Padrão.

2) Pumpkaboo


Com a rotação chegando, perderemos uma carta muito interessante do formato padrão, o Marshadow: essencial para “quebrar” estádios de nossos oponentes de maneira mais fácil. No entanto, felizmente não ficaremos sem esse efeito graças ao Pumpkaboo.

O efeito não é exatamente o mesmo do Marshadow por conta de algumas diferenças sutis, mas é bom o suficiente para valer a pena considerá-lo em seus decks: “Quando você jogar esse Pokémon de sua mão para o seu Banco durante o seu turno, você pode usar essa habilidade. Descarte qualquer estádio em jogo”. Trilha para o Cume está atrapalhando suas habilidades? Pumpkaboo resolve. Mina de Galar te impede de recuar? Pumpkaboo resolve. Fiquem de olho nesse Pokémon porque ele pode ser muito importante.

3) Thievul


Outro efeito interessante do passado retornando para o formato Padrão. Você se lembra do Marshadow da coleção Lendas Luminescentes? Thievul possui uma habilidade que faz basicamente a mesma coisa: força os dois jogadores a embaralhar suas mãos em seus respectivos baralhos e comprar apenas quatro cartas.

Particularmente, eu gosto da carta, mas vejo Thievul um degrau abaixo de Marshadow, especificamente por ser um Pokémon Estágio 1. Ou seja, não possui o fator surpresa que tanto fez a fama de Marshadow no formato Padrão. Mesmo assim, é um efeito interessante e mais uma carta para ficar de olho.

4) Regidrago


Por último, mas não menos importante, a carta que deve produzir um dos melhores decks rogues desse início de formato: Regidrago! O tipo Dragão volta com tudo, especialmente com um Pokémon tão forte e interessante. Por duas energias incolores, Regidrago causa 30 pontos de dano, sem efeitos adicionais.

O ataque que mais importa vem logo em seguida: por duas energias do tipo Planta e uma energia do tipo Fogo, Regidrago causa 240 pontos de dano menos 20 pontos de dano para cada contador de dano que houver nele. Ou seja, com a vida cheia, Regidrago pode causar um dano pesado ao Pokémon ativo do seu Oponente sem muito esforço. Lembrando que ele pode jogar tranquilamente junto com Cherrim (que permite ligar quantas energias do tipo Planta quiser) e até mesmo o Tabu Bulu da coleção Reinado Arrepiante.

Fique de olho nesse Pokémon! Ele com certeza estará em um deck rogue em seu próximo torneio.

Essas foram as minhas cartas favoritas da nova coleção Céus em Evolução. Espero que você se divirta jogando com elas, especialmente nos torneios online que teremos por aí. Para ficar por dentro das novidades do Pokémon TCG competitivo, acompanhe o DragoNews Podcast!

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال