PvP em Pokémon GO - O Guia Completo (Parte 1) - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

06/09/2021

PvP em Pokémon GO - O Guia Completo (Parte 1)

PvP em Pokémon GO

Você já teve vontade ou curiosidade de se aventurar pelo mundo das batalhas PvP (Player versus Player, jogador contra jogador) no Pokémon GO, mas não sabia por onde começar? Já procurou guias ou informações na internet para te ajudar, mas não conseguiu entender nada do que eles diziam? Já desistiu de entender por que as ferramentas de avaliação sempre te dizem que aquele 100% do qual você tanto se orgulha não é recomendado para uso no PvP?

Pois se você respondeu que sim a alguma dessas perguntas, não se preocupe: os seus problemas acabaram! Nessa série de artigos que a Poké Blast News vai publicar, buscaremos esclarecer o funcionamento dessa tão polêmica mecânica do jogo desde os fundamentos mais básicos sobre como cada passo funciona até estratégias mais avançadas para você se aventurar nas mais diversas Copas que virão por aí. Vem com a gente!

O que é o PvP em Pokémon GO?

PvP é uma sigla em inglês que significa “Player versus Player”, ou jogador contra jogador. Isso significa que nesse estilo de batalhas você enfrenta diretamente uma outra pessoa real, e não um personagem de computador pré-programado (como é o caso da Equipe Rocket e dos Líderes das Equipes do jogo). Portanto, as batalhas acontecem em tempo real e qualquer descuido ou atraso em reagir pode te custar a vitória.

Existem várias formas de batalhar diretamente contra outro treinador tanto presencialmente quanto à distância, assim como também existem diversas Copas, Ligas e modalidades distintas. É preciso se atentar às regras de cada uma para poder melhor se preparar com antecedência. Geralmente as diferentes Copas e Ligas disponíveis possuem cada uma um regulamento determinando quais Pokémon podem participar, quais não podem, quais os limites de PC (Poder de Combate) aceitos, entre outras limitações que existem para trazer uma maior variabilidade ao jogo e não deixar as batalhas sempre repetitivas.

Como é uma batalha de PvP em Pokémon GO?

No PvP, dois jogadores se enfrentam de cada vez usando um time composto de três Pokémon diferentes. Ganha quem derrotar todos os Pokémon do adversário primeiro e permanecer vivo, OU, em caso de esgotarem o tempo limite da partida, ganha quem ao final do tempo tiver mais Pokémon vivos ou com maior porcentagem da vida restante. O tempo limite de duração para uma partida no PvP do Pokémon GO é atualmente de 270 segundos (4 minutos e meio), mas dificilmente uma partida chega a bater esse tempo, sendo a grande maioria resolvida antes do término do prazo.

Existem modalidades em que a vitória é decidida somente com uma batalha (confronto direto), enquanto em outras a vitória pode ser decidida no estilo MD3 (melhor de três, na qual vence quem ganhar ao menos duas das três batalhas). As regras sobre quais Pokémon podem ser utilizados nas batalhas, qual o limite de PC que eles podem ter, e outras restrições e liberdades nas escolhas são variáveis e definidas previamente em cada Copa, Liga ou Torneio, com uma publicação das regras acessível e disponível para consulta também com antecedência. É muito comum, inclusive, encontrar Pokémon que são banidos de uma determinada Copa ou Torneio e estão liberados em outras, pois cada modalidade tem as suas exigências próprias.

Por que as batalhas de PvP são diferentes das outras?

A primeira coisa que você vai notar assim que iniciar uma batalha de PvP é que elas são diferentes das outras que você encontra no jogo em uma série de detalhes importantes. Um dos aspectos mais relevantes diz respeito aos ataques ou movimentos que cada Pokémon vai usar.

Muitos ataques possuem valores de dano, duração e geração de energia diferentes para o PvP e para o PvE (Player versus Environment, na qual você batalha contra o computador, como é o caso de Reides e batalhas de Ginásio). Por conta disso, os sets recomendados para cada um com quais movimentos ele deverá ter serão frequentemente diferentes para o mesmo Pokémon a depender do uso que se pretende dar a ele, se é para PvP ou para Reides e outros usos.

Exemplo de Gardevoir para Reides vs. Gardevoir para o PvP em Pokémon GO

Outro aspecto importante para a escolha dos movimentos que um Pokémon vai levar para o PvP são os chamados “efeitos secundários”, que são efeitos adicionais que podem ocorrer a partir da utilização de determinados ataques. Há movimentos que podem dar um boost nos seus valores (aumentar a sua defesa, aumentar o seu ataque), há aqueles que podem abaixar os valores do adversário (abaixar o ataque dele, abaixar a defesa dele), e há ainda os que podem abaixar os seus próprios valores (abaixar o seu ataque, abaixar a sua defesa).

Ainda, há os que sobem ou diminuem esses valores em um, dois ou mais níveis. Alguns movimentos podem ter apenas uma chance de ativar seus efeitos secundários, como 10% em certos casos; outros, porém, podem ter esse efeito garantido todas as vezes. Explicaremos melhor sobre isso mais pra frente, em um artigo detalhado sobre efeitos secundários de movimentos. 


Movimento com possibilidade de ativação de efeitos secundários

Uma terceira diferença considerável quando se pensa em batalhas de PvP diz respeito às trocas do Pokémon combatente realizadas no meio da luta. Enquanto em Reides e batalhas de Ginásio você tem a possibilidade de realizar um número ilimitado de trocas do Pokémon que está em campo e não precisa esperar entre uma troca e a seguinte, no PvP você é limitado por uma contagem regressiva que se inicia a cada vez que você troca de Pokémon: você precisa esperar 60 segundos depois de realizar uma troca para poder trocar de Pokémon de novo. Por isso, saber a hora certa de trocar ou se aproveitar das trocas do adversário e dominar o relógio são aspectos importantíssimos da estratégia do jogo nas batalhas de PvP.

Não perca nos próximos artigos da nossa série sobre PvP: um glossário com gírias e termos em inglês comumente usados no ambiente competitivo e suas respectivas explicações, efeitos secundários, cálculo do PC para o PvP, como são as diferentes Copas e Ligas, e muito mais!

Post Top Ad