Pokémon Sword e Shield - Funcionalidades do Master Dojo

Frente dojo

O Master Dojo é uma área introduzida na expansão The Isle of Armor. É dentro desse local que se desenvolvem os principais acontecimentos da história secundária. Mustard, o dono do dojo, é quem nos guia durante essa jornada.

Após completar os desafios de Mustard, ele desbloqueia a funcionalidade conhecida como Following Pokémon, em que um Pokémon da equipe nos segue fora da batalha. Isso funciona apenas para o Pokémon que está em primeiro na equipe e somente na Isle of Armor. Os Pokémon aparecem em escala real e suas versões Shiny aparecem com sua coloração diferente. Além desse efeito visual, o nível de Hapiness do Pokémon pode chegar até 180 por andar ao nosso lado. É possível desativar essa funcionalidade dentro do Dojo, conversando com um Poké Kid vestido de Pikachu dentro da cozinha.

Following Pokémon

Além dos desafios de Mustard, dentro do dojo existem diversas funcionalidades úteis para nossa jornada como treinadores. A maioria delas é desbloqueada com melhorias no dojo, conhecidas como Dojo Upgrades. As melhorias podem ser desbloqueadas ao conversar com Honey, esposa de Mustard, e cada melhoria custa Watts. É necessário um total de 6.735.000 W para desbloquear as 14 funcionalidades do dojo.

Funcionalidade Detalhes Custo (Watts)
Corte de cabelo Novos cortes de cabelo com a temática do dojo 5.000
Rotomi Um terminal de Rotomi quebrado 10.000
Rotomi consertado Conserto do terminal Rotomi, permitindo acessar Box, Loto-ID e mudar o League Card 20.000
Máquina de bebidas Adiciona Fresh Water na máquina 30.000
Máquina de bebidas Adiciona Soda Pop na máquina 40.000
Máquina de bebidas Adiciona Lemonada na máquina 50.000
Ingredientes Permite pegar na geladeira Fruit Bunch, Moomoo Cheese, Large Leek e Sausage 100.000
Vitaminas Adiciona uma máquina ao lado das bebidas, que vende Iron e Protein. Quando compradas em grande quantidades, são aplicados descontos 200.000
Vitaminas Adiciona Calcium e Zinc na máquina 300.000
Vitaminas Adiciona HP Up e Carbos na máquina 400.000
Fundo da League Card Fundo da League Card com a cozinha do dojo 500.000
League Card League Card da Honey 800.000
Batalha contra Honey Batalha contra Honey, que usa a forma Gigantamax do inicial de Kanto que não escolhemos 1.000.000
League Card raro League Card raro com a Honey e as duas formas do Urshifu 3.280.000

Existem duas outras funcionalidades no dojo que não dependem do upgrade e que merecem destaque: a Max Soup e o Cram-o-matic. A primeira delas permite desbloquear a forma Gigantamax dos Pokémon, enquanto a segunda é uma máquina que fornece itens a partir de combinações.

Max Soup

Cooking Max Soup

Antes da Isle of Armor, era necessário contar com a sorte nas Max Raid Battle para pegar um Pokémon Gigantamax. A Max Soup veio para mudar isso. Ela é introduzida em um dos desafios de Mustard, que pede para coletarmos os ingredientes dessa sopa para nosso Urshifu ter acesso a forma Gigantamax. A partir daí, é possível cozinhar essa sopa sempre que tiver os ingredientes. Basta falar com o homem que fica na cozinha do dojo ao lado de uma panela dourada (sala da esquerda do dojo).

Os ingredientes necessários para cozinhar a Max Soup são três Max Mushrooms, que ficam espalhados em algumas áreas da Isle of Armor: Brawlers' Cave, Courageous Cavern, Forest of Focus e Warm-up Tunnel. A exceção para esses casos é apenas para o Urshifu, em que são necessários os três Max Mushrooms e um Max Honeyque é obtido de um evento da história derrotando uma Dynamax Vespiquen na Honeycalm Island.

Max Mushroom

Os Max Mushrooms são ingredientes raros. No entanto, existe um truque simples para que eles reapareçam com certa frequência. A cada 3 Max Raid Battles na Isle of Armor, existe a chance de um Max Mushroom reaparecer em uma das áreas disponíveis. Também há o reaparecimento natural, porém é um pouco mais demorado.

Outra informação importante: dar a Max Soup para um Pokémon que já tenha o Gigantamax Factor remove a habilidade de ele acessar a forma Gigantamax. Segue a lista dos Pokémon capazes de tomar a sopa.

Lista de Pokémon que podem tomar a Max Soup
Venusaur Charizard Blastoise Butterfree Pikachu Meowth
Machamp Gengar Kingler Lapras Eevee Snorlax
Garbodor Rillaboom Cinderace Inteleon Corviknight Orbeetle
Drednaw Coalossal Flapple Appletun Sandaconda Toxtricity
Centiskorch Hatterene Grimmsnarl Alcremie Copperajah Duraludon
Urshifu Single Strike
Urshifu Rapid Strike

Cram-o-matic

Cram-o-matic

O Cram-o-matic é um robô que parece o Cramorant, feito pelo filho de Mustard, Hyde. Ele fica na sala a direita do dojo e pode ser usado a qualquer momento por 500 Watts. É necessário salvar o jogo antes de cada uso.

O funcionamento básico do Cram-o-matic consiste em alimentá-lo com quatro itens para ele criar um novo item. Ele só aceita itens dos seguintes compartimentos da mochila: Treasures, Berries e Other Items. Existem receitas com resultados garantidos e outras receitas com resultados aleatórios dentro de um conjunto de itens, lembrando que a ordem em que os itens são alimentados afetam o resultado da combinação. Hyde nos vende algumas receitas em troca de 100 Watts.

Receitas para Poké Bolas

As Poké Bolas especiais podem ser feitas alimentando o Cram-o-matic com Apricorns. A Poké Bola resultante é aleatória dentro de um conjunto e suas probabilidades se modificam baseadas na combinação de cores dos Apricorns alimentados. Existe uma chance de 1% do Cram-o-matic produzir 5 Poké Bolas ao invés de uma. Além disso, para Poké Bolas, a ordem dos itens não afeta o resultado.

A tabela a seguir mostra as chances de obter as Poké Bola dentro de um conjunto. Se múltiplas cores forem utilizadas, as probabilidades são divididas proporcionalmente. Por exemplo, uma combinação de dois Black Apricorns com dois White Apricorns, resulta em 0,5% de chance de produzir uma Heavy Ball e 0,5% de chance de produzir uma Fast Ball. A mesma receita pode ser repetida e produzir resultados diferentes dentro do conjunto.

Chance
Black Apricorn Blue Apricorn Green Apricorn Pink Apricorn Red Apricorn White Apricorn Yellow Apricorn
24.70%
Poké Ball Poké Ball Poké Ball Poké Ball Poké Ball Poké Ball Poké Ball
24.70%
Great Ball Great Ball Great Ball Great Ball Great Ball Great Ball Great Ball
24.70%
Dusk Ball Dive Ball Ultra Ball Ultra Ball Ultra Ball Premier Ball Ultra Ball
24.70%
Luxury Ball Net Ball Nest Ball Heal Ball Repeat Ball Timer Ball Quick Ball
1%
Heavy Ball Lure Ball Friend Ball Love Ball Level Ball Fast Ball Moon Ball
0.10%
Safari Ball Safari Ball Safari Ball Safari Ball Safari Ball Safari Ball Safari Ball
0.10%
Sport Ball Sport Ball Sport Ball Sport Ball Sport Ball Sport Ball Sport Ball

A Safari Ball e a Sport Ball são as que possuem menor chance de produção (0,1%), seguidas pelas Poké Bola de Johto (1%). As Poké Bolas que vendem em lojas possuem todas a mesma chance de produção: 25% para cada cor de Apricorn alimentada.

Receitas de outros itens

Há uma lista de receitas garantidas, que são conhecidas como Special Recipes ou Guaranteed Combinations. Já as receitas aleatórias, são conhecidas como Standard Recipes ou General Results. Pelo fato de serem muito extensas, recomendamos acessar os seguintes links para ter acesso a lista de itens com seus valores e tipos:


As receitas aleatórias são calculadas usando um sistema baseado em tipo-valor, que é um pouco complicado. Para cada item do jogo, é atribuído um tipo de Pokémon como Inseto, Sombrio, Fogo etc e um valor específico entre 0 e 99. Cada item que sai como resultado da combinação possui um tipo e um intervalo de valor próprio.

Por exemplo, o TR18 - Leech Life é uma das recompensas possíveis. Sua combinação requer um item que represente o tipo Inseto e outros três itens que, somados, se encaixem no intervalo de valor do item desejado - que no caso é entre 21-30. O item que vai determinar o tipo deve ser o primeiro da combinação, de modo que o restante vai apenas modificar o valor numérico. 

Ao acessar as tabelas dos links de referência, é possível montar diversas combinações para obter o TR18 - Leech Life. Um exemplo: Grip claw (26) + Black Apricorn (0) + Pink Apricorn (0) + Red Apricorn (0). O Grip Claw representa o tipo Inseto e, somando os valores entre parênteses, é obtido o resultado Bug-26, que se encaixa no intervalo do item desejado.

Mizu

Doutorando em Engenharia Química, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno tanto no anime como nos jogos. Unindo habilidades do mundo científico com o incrível mundo de Pokémon, entrei na PBN em 2021 como redator para contribuir com a comunidade gerando conteúdo de qualidade.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال