Em março deste ano, os fãs brasileiros de Pokémon foram convidados a participar do PokéCenso 2021, um estudo do tipo censitário dedicado a compreender o perfil da comunidade Pokémon no Brasil. A pesquisa foi idealizada por Gabriela Ascioli e a equipe do site Pokémon News Center.
A iniciativa foi divulgada por diversos criadores de conteúdo focados em Pokémon e alcançou quase 4 mil respostas.
A seguir, você pode conferir quais foram os principais achados da pesquisa:
Perfil do Fã de Pokémon
- Homem (90,9%)
- Branco (67,3%)
- Paulista (37,4%)
- Cisgênero e Heterossexual (67,5%)
- Solteiro (62,9%)
- Entre 25 e 30 anos (32,7%)
- Cursando ou concluindo faculdade (25,9% e 25,6%)
- Morando com os pais (66,4%)
Características da Fanbase
- Pouco mais da metade dos entrevistados já possuem o Nintendo Switch. Na época da realização da pesquisa, mesmo o Wii U aparecia por um ponto a frente do Xbox One, seu concorrente de geração.
- Curiosamente, 49,3% dos fãs de Pokémon que responderam à pesquisa tem entre 10 e 24 anos. Na prática, isso significa que quase a metade da comunidade hoje é formada por pessoas que nasceram DEPOIS do lançamento original de Pokémon em fevereiro de 1996. Apenas 3% dos fãs que responderam ao Censo tem mais de 36 anos.
- A grande maioria do público utiliza-se de celulares para consumo de conteúdo. Com base em outras pesquisas fora do nicho, a fanbase de Pokémon segue a tendência de usar cada vez menos o Facebook com frequência.
- Cerca de 49,6% dos atuais fãs conheceram a franquia entre 2000 e 2010, frente aos 37,5% nos anos 1990 e aos 12,9% do período entre 2011 e 2021. É possível dizer que a nova onda gerada em 2016 por Pokémon GO teria seu maior mérito frente a “trazer de volta” os antigos fãs, do que apresentar a franquia a novos treinadores. Apenas cerca de 3% dos fãs conheceram a franquia após o lançamento do aplicativo.
- Independente da época, a televisão foi a verdadeira janela da franquia no Brasil. Algo praticamente impensável hoje em dia, cerca de dois terços dos fãs descobriram Pokémon através da TV.
- Mesmo com o hate direcionado para a primeira geração, ela ainda é a primeira opção da maioria. De cada 4 pessoas, ao menos uma tem a geração como favorita. Curiosamente, quando o assunto é a região de preferência, o fã se mantém entre Johto e Sinnoh, com 20,4% e 19,5%, respectivamente.
- No que toca a tipos, Fogo, Água e Dragão são os ideais. Junto, o trio tem mais de 43% dos votos. O tipo Pedra ficou em último lugar, com apenas 12 votos, ou 0,3%.
- Mesmo que em menor intensidade, o impacto de Pokémon GO continua sendo sentido até hoje. Depois dos jogos e do anime, a modalidade é a mais familiar entre os fãs, com cerca de 1.600 votos.
- Mais da metade dos fãs afirmaram que compraram pelo menos um jogo da franquia, entre spin-offs e jogos da série principal.
- Ter um canal é estar a frente no conteúdo de Pokémon. Apenas 15% dos entrevistados afirmaram não consumir conteúdo relativo no YouTube.
- Com mais de 10 anos de existência, a Pokémon Blast News é o Top of Mind entre as páginas de Pokémon. Mais de 48% dos fãs tiveram em mente o portal dentre as opções citadas na pesquisa, 40,6% acessam o site com frequência, e a página também possui o grupo do Facebook mais influente na pesquisa, com 18,7% das respostas.
- Confirmando a informação citada anteriormente, está ocorrendo de forma lenta uma debandada do Facebook. Quase 65% dos entrevistados cravaram não estar em nenhum grupo sobre Pokémon na rede social.
- As três sagas favoritas dos fãs são a Liga Índigo (23,5%), XY&Z (15,6%), e Diamante e Pérola (5,8%). Aventuras em Unova, foi a que teve menos votos, 8, conseguindo apenas 0,2% da totalidade.
- Em uníssono, Ash tem sim duas Ligas (Liga Laranja e Liga Alola). 2.175 pessoas responderam isso, ou seja, mais de 56% dos entrevistados. A Liga Alola foi unicamente reconhecida por 28,9%. Apenas 7,2% dos fãs que responderam ao Censo acreditam que até hoje Ash não conquistou nenhum título oficial ainda.
- Podcasts ainda não são uma unanimidade entre o fã. Aliás, muito pelo contrário. 89% dos entrevistados afirmaram não acompanhar nenhum podcast sobre Pokémon. Dentre os que acompanham, porém, a Casa do Carvalho se destaca, com 6,6% dos votos.
- Segundo o fã, o principal problema da comunidade atualmente são discussões rasas, ou seja, brigas por causa de jogo, região, ou algo favorito relacionado à franquia em geral, com 52,3% dos votos. O pessimismo dos próprios fãs para com Pokémon foi o segundo motivo mais listado, com 47,2%.
- Um dado curioso é em relação a percepção de “toxicidade”, ou seja, a sensação de desconforto que o fã tem em relação a comunidade. Foram feitas duas perguntas para o entrevistado. A primeira questionava se ele acreditava que a base de fãs do Brasil fosse tóxica. Nessa questão, 26,3% responderam que sim, ela era. Agora, na segunda questão, foi indagado quanto a PRÓPRIA percepção de toxicidade da pessoa para com a fanbase. Nesse caso, 93,5% responderam que não se viam como um indivíduo tóxico, ou seja, incômodo para a comunidade.
- Por fim, uma vontade comum para os fãs é a necessidade de jogos em português. Esse foi de longe o desejo mais repetido da fanbase. A redução de preços também foi citada várias vezes na questão.
Pokémon Favorito
Charizard foi o Pokémon que recebeu mais votos na pesquisa, sendo considerado o Pokémon favorito dos fãs brasileiros. Mais de 400 Pokémon foram selecionados como "favorito" para um determinado fã. Confira o top 10:
- #01 Charizard - 288 votos
- #02 Lucario - 168 votos
- #03 Gengar - 115 votos
- #04 Bulbasaur - 106 votos
- #05 Eevee - 105 votos
- #06 Greninja - 99 votos
- #07 Pikachu - 97 votos
- #08 Dragonite - 70 votos
- #09 Mewtwo - 70 votos
- #10 Umbreon - 64 votos
Tags
Notícia