Pokémon Unite - Mecânicas de Jogo

Pokémon Unite - Mecânicas de Jogo

Se tratando de um MOBA, era esperado que Pokémon Unite apresentasse o mesmo objetivo que outros jogos do mesmo gênero: destruir a base inimiga. No entanto, não é bem dessa forma. Na realidade, Pokémon Unite, em uma tentativa de se diferenciar um pouco do gênero que o inspira, alterou seu objetivo principal de partida para marcar a maior quantidade de pontos em um tempo estipulado.

Por conta disso, é importante entender de que forma funcionam as principais mecânicas de uma partida de Pokémon Unite. Nessa matéria, vamos explicar as quatro principais mecânicas: como marcar Pontos, como funcionam as Evoluções, o que são as Batalhas Lendárias e o que são os Itens.

Pontuação

Pokémon Unite - Pontuação

A pontuação é a única forma de se ganhar uma partida em Pokémon Unite. Você poderá obter pontos derrotando Pokémon Selvagens espalhados ao redor do mapa e, ao chegar nos círculos inimigos, confirmar estes pontos. Você pode conferir quantos pontos cada Pokémon fornece, em cada Estádio, clicando neste Link.

A quantidade de pontos que cada jogador pode obter varia conforme o tempo de partida - quanto mais tempo ela avançar, mais pontos um único jogador pode carregar consigo. A quantidade máxima, no entanto, chega apenas a 50. Além disso, quanto mais pontos um jogador tiver, mais tempo ele demorará para confirmar os pontos nos círculos. Vale ressaltar que, enquanto está confirmando os pontos, o jogador fica vulnerável a ataques de inimigos.

Existem 10 círculos espalhados pelo mapa, sendo 5 deles para cada time. Dois ficam na rota superior, dois na rota inferior, e um imediatamente em frente a base. Com exceção deste último, todos os outros comportam uma quantidade máxima de 100 pontos. Ao atingir essa quantidade, os círculos somem e os jogadores precisam avançar para o próximo.

No entanto, vale uma ressalva: nos minutos finais (2 minutos para partidas de 10 minutos ou 1 minuto para partidas de 5 minutos), todos os pontos confirmados nos círculos são dobrados para ambos os times. Isso significa que, se você estiver carregando consigo 50 pontos e conseguir confirmá-los neste tempo, você receberá 100 pontos ao invés dos 50 usuais.

Resumidamente, portanto, a mecânica funciona da seguinte forma: os jogadores coletam pontos derrotando Pokémon Selvagens e confirmam estes pontos nos círculos inimigos. Ao atingir 100 pontos em um único círculo, ele some e os jogadores precisam avançar para o próximo. Caso os quatro círculos de 100 pontos sejam consumidos, os jogadores precisarão atacar o último círculo, que fica em frente à base inimiga. Nos minutos finais de jogo, todos os pontos são dobrados.

Aumento de Nível

Pokémon Unite - Evolução de Charizard

Conforme uma partida avança, os Pokémon se tornam mais fortes e são capazes de evoluir. Tomando-se um Charmander como exemplo, ele evolui para Charmeleon no nível 4 e para Charizard no nível 9. A evolução aumenta as Estatísticas Base do Pokémon e, ainda, fornece a possibilidade dele trocar suas Habilidades. Vale ressaltar que nem todos os Estágios Evolutivos estão presentes no jogo: Lucario, por exemplo, não inicia em Riolu. O mesmo caso vale para Pikachu e Snorlax.

Falando sobre as Habilidades, esta é uma mecânica-chave de Pokémon Unite. Ao iniciar uma partida, você poderá escolher entre duas Habilidades no nível 1. Ao atingir o nível 2, você poderá abrir a outra. Conforme for subindo de nível, o jogo permitirá que você substitua uma das Habilidades por outra mais forte. E conforme subir de nível novamente, ele permitirá que você substitua a outra Habilidade. por outra também mais forte. Conforme chegar nos níveis finais, você poderá tornar essas duas Habilidades ainda mais fortes.

Alguns Pokémon são extremamente úteis logo nos níveis iniciais, o que é chamado de Pokémon "Early Game". Outros, contudo, precisam chegar nos níveis finais e receber Habilidades mais fortes para se tornarem realmente úteis - a estes, damos o nome de Pokémon "Late Game".

Caso você queira conhecer todas as Habilidades dos Pokémon, clique aqui. E caso você queira conhecer mais termos sobre Pokémon Unite, clique aqui para conhecer nosso Glossário.

Batalhas Lendárias

Pokémon Unite - Batalhas Lendárias


Todos os Estádios e Modos de Jogo de Pokémon Unite apresentam as chamadas Batalhas Lendárias em seus minutos finais. Caso seja uma partida de 10 minutos, o Lendário aparecerá aos 2 minutos finais; caso seja uma partida de 5 minutos, aparecerá no minuto final.

As Batalhas Lendárias consistem em um forte Pokémon Lendário que surge no centro do mapa e é disputado pelos dois times. O time que conseguir derrotá-lo (ou seja, dar o último golpe) ganhará uma quantidade de pontos e conseguirá marcar os pontos que têm consigo sem ter de aguardar o tempo de espera que existe normalmente. Basta encostar nos círculos e a pontuação será confirmada.

Itens

Pokémon Unite - Itens do Jogo

Como forma de simular essa mecânica de outros MOBAs, Pokémon Unite também apresenta uma mecânica de itens que podem ser dados aos Pokémon. O jogo divide estes itens em dois tipos: os Battle Itens e os Held Itens.

Os Battle Itens são itens ativáveis que podem ser escolhidos pelo Treinador antes de a partida começar, ainda na Tela de Seleção de Pokémon. Apenas um item pode ser escolhido por partida, embora ele possa ser utilizado várias vezes ao longo dos 10 minutos. Eles melhoram os atributos de seu Pokémon temporariamente e são importantes em vários tipos de estratégias.

Diferente dos Battle Itens, os Held Itens não são ativáveis - embora também precisem ser escolhidos antes de a partida começar, na Tela de Seleção de Pokémon. Eles consistem em itens que melhoram atributos do Pokémon permanentemente durante a partida, sem a necessidade de que o jogador precise lembrar de usá-los. Além disso, o jogador pode escolher até três Held Itens para seu Pokémon segurar em cada partida.

Se você quiser saber quais são todos os Held Itens e Battle Itens disponíveis em Pokémon Unite, clique aqui.

Se você quiser saber mais informações sobre Pokémon Unite, confira nosso Menu completo sobre o jogo clicando aqui.

Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال