Como todo MOBA, Pokémon Unite apresenta termos específicos provenientes de seu gênero. Jogadores menos familiarizados, por isso, podem muitas vezes ficar confusos e não entender corretamente as informações que estão sendo passadas tanto pelo próprio jogo quanto por criadores de conteúdo. Por isso, nessa matéria você poderá conferir o Glossário de Pokémon Unite com todos os termos que você precisa saber sobre o jogo. Seu intuito é apresentar aos jogadores as principais palavras comuns no gênero MOBA, já aplicadas ao contexto de Pokémon Unite.
Antes de partir para a tabela, vale algumas ressalvas:
- Várias palavras, por serem provenientes da língua inglesa, são "aportuguesadas" para se encaixar no nosso idioma. Isso é comum em jogos eletrônicos e foi aplicado para algumas traduções.
- Nem todas as palavras apresentam tradução literal. Várias delas foram inseridas no contexto de Pokémon Unite de modo a tentar passar a ideia por trás da palavra em si. Por isso, não estranhe quando observar que "Pool" foi traduzido para "Opções de Pokémon". Realmente não se trata de uma tradução literal.
Palavra | Tradução | Significado |
---|---|---|
All In | Tipo de jogada em que um time gasta todas as habilidades e itens para matar o time inimigo | |
Baitando | Isca. Vem de "Bait", do inglês | Ato de provocar um ou mais jogadores inimigos com o intuito de colocá-los em posições arriscadas |
Balanceado | - | Noção que determina que alguma mecânica de jogo é justa |
Blindar | Cego. Vem de "Blind", do inglês | Ato de escolher um Pokémon sem saber qual o Pokémon inimigo que será enfrentado |
Bot | - | Rota da parte de baixo do mapa |
Buff | Deixar mais forte | Quando os desenvolvedores do jogo deixam algo mais forte / Quando uma habilidade ou mecânica de jogo deixa um Pokémon mais forte |
Build | Construir | Combinação de itens escolhida para a partida |
Castar | Lançar | Ato de utilizar uma habilidade |
CC | Crowd Control, ou "Controle de Grupo" | Forma de se referir a atordoamento causado por habilidades. Se um Pokémon sofreu um atordoamento, diz-se que ele "sofreu um CC" |
Cem Zero | - | Situação na qual um Pokémon é morto instantaneamente, ou seja, sua vida foi de 100 a 0 rapidamente |
Comp | Abreviação de "Composição" | Conjunto de Pokémon escolhidos para a partida |
Cooldown | Tempo de Espera | Tempo que se passa entre o uso de uma mesma Habilidade |
Counter | Contragolpe | Quando um Pokémon é extremamente forte contra outro Pokémon, diz-se que ele é seu "Counter" |
Dar B | - | Ato de voltar para a base e recuperar vida |
Dash | Arrancada | Ato de avançar rapidamente para uma direção |
DC | Desconectar. Vem de "Disconnect", do inglês | Situação na qual um aliado ou inimigo perde conexão de Internet com a partida |
Dive | Mergulhar | Ato de tentar matar um Pokémon inimigo quando este está em um círculo inimigo |
Early Game | Início da Partida | Período em que a partida já está no final |
Engage | Engajar | Situação na qual um time ou jogador inicia o combate com outro time ou jogador |
Escalar | - | Aumento gradativo do poder de um Pokémon durante uma partida |
Face Check | Checar | Avançar por uma região sem visão |
Farm | Cultivar | Ato de matar Pokémon neutros para obter Pontos Aeos e Experiência durante a partida |
Feedar | Alimentar. Vem de "Feed", do inglês | Morrer diversas vezes, deixando o time inimigo mais forte |
Fight | Lutar | Lutar contra Pokémon inimigos |
Free Hit | Bater Livre | Situação na qual um Pokémon consegue realizar disparos sem sofrer danos ou bloqueios |
Gank | - | Ato de invadir a rota de um Pokémon inimigo oferecendo ajuda a um aliado |
GG | Good Game | Abreviação de "Good Game", saudação de fim de partida |
Givar | Dar/Entregar | Ato de desistir de um objetivo para que os inimigos possam conquistá-lo |
God | Deus | Adjetivo utilizado para se referir a alguém que está jogando muito bem |
Hitbox | Área de Impacto | Área invisível que representa o alvo para um personagem ou habilidade |
Jungle | Selva | Trechos do mapa entre as rotas, onde os Pokémon neutros se encontram |
KDA | Kill Death Ratio/Relação entre Abates e Mortes | Relação entre a soma do número de vezes que um jogador matou ou obteve assistências, dividido pelo número de mortes |
Kit | - | Conjunto de habilidades de um Pokémon |
Kite | Pipa | Ato de causar dano a um inimigo enquanto se desloca para longe dele |
Knock Up | Bater | Habilidade de atordoamento, que impede que Pokémon inimigos se movam durante alguns segundos |
KS | Kill Steal/Roubo de Abate | Situação em que um jogador mata um inimigo que seria morto por um aliado |
Lanes | Rotas | Rotas do mapa |
Laning Phase | Fase de Rotas | Fase inicial da partida, na qual os jogadores apenas farmam em suas respectivas rotas ou selva |
Late Game | Final de Partida | Período em que a partida ainda está no início |
Low | Baixo | Situação em que um jogador inimigo está com vida baixa |
Low Elo | Elo Baixo | Camadas mais baixas do ranking competitivo do jogo |
Main | Principal | Quando uma pessoa joga com apenas um Pokémon, diz-se que ela é main |
Match Up | Duelo | Relação entre Pokémon aliados e inimigos. Um duelo entre Charizard e Lucario, por exemplo, é chamado de Match Up entre esses dois Pokémon |
Mid | - | Rota da parte do meio do mapa |
MMR | Matchmaking Rating | Pontuação de classificação dos jogadores no modo competitivo do jogo |
Morar | - | Situação na qual um jogador abandona sua rota padrão para ajudar um aliado em outra rota constantemente (diz-se que ele está "morando" em outra rota) |
Movement Speed | Velocidade de Movimento | - |
Nerf | Deixar mais fraco | Quando os desenvolvedores do jogo deixam algo mais fraco/quando uma habilidade ou mecânica de jogo deixa um Pokémon mais fraco ou lento |
Noob | Novato | Jogador novo e sem grande conhecimento sobre o jogo |
OP | Overpowered | Quando um Pokémon ou habilidade está muito forte, diz-se que ela está "Overpowered" |
Outplay | Jogar Melhor | Situação na qual um jogador parece estar na vantagem mas de repente o outro ganha a jogada |
Pick | Pegar/Selecionar | Ato de escolher o Pokémon na tela de seleção |
Ping | Pingar | Avisos pontuais que os jogadores utilizam para se comunicar rapidamente pelo mapa |
Play | Jogada | Tipo de jogada que causa impacto, tanto negativo quanto positivo |
Poke | Cutucar | Tipo de dano que pode ser causado no Pokémon inimigo através de grandes distâncias |
Pool | Opções de Pokémon | Conjunto de Pokémon que um jogador sabe jogar |
Procar | Procedimento. Vem de "Procedure", do inglês | Ativar uma habilidade que depende de alguma interação |
Push | Empurrar | Avançar rapidamente por uma rota do mapa |
Quebrado | - | Quando um Pokémon ou habilidade está muito forte, diz-se que ela está "Quebrada" |
Range | Alcance | Alcance de um Pokémon ou habilidade |
Rework | Retrabalho | Situação em que a desenvolvedora do jogo altera as características de um item ou habilidades de um Pokémon |
Roubado | - | Quando um Pokémon ou habilidade está muito forte, diz-se que ela está "Roubada" |
Shield | Escudo | - |
Side | Lados | Rotas superior e inferior (Top e Bot, respectivamente) |
Skill | Habilidade | Habilidade de um Pokémon. Também pode ser usada como adjetivo para um jogador habilidoso |
Skill Shot | Tiro de Habilidade | Habilidade que exige mirar para acertar o inimigo |
Snare | Armadilha/Cilada | Habilidade capaz de prender o inimigo no local em que estiver |
Snowball | Bola de Neve | Situação na qual um jogador mata muitos inimigos cedo na partida, fazendo com que fique forte demais e difícil de ser morto |
Solar | Matar sozinho | Ato de matar um inimigo sem ajuda de aliados |
SoloQ | Fila Solo. Vem de "Solo Queue", do inglês | Um dos métodos para se encontrar partida no jogo. Quando um jogador começa a procurar uma partida, diz-se que ele está na "SoloQ" |
Splitar | Dividir. Vem de "Split", do inglês | Tipo de jogada em que um Pokémon fica em uma rota enquanto seus aliados ficam em outra rota |
Stackar | Pilha/Monte. Vem de "Stack", do inglês | Ato de acumular pontos que melhoram uma habilidade |
Startar | Iniciar. Vem de "Start", do inglês | Iniciar algum objetivo ou luta |
Stomp | Pisar/Pisotear | Vencer uma partida de maneira extremamente fácil. Quando isso ocorre, diz-se que um time "Stompou" e outro foi "Stompado" |
Stun | Atordoamento | Controle de grupo em que uma habilidade atordoa um Pokémon inimigo |
Tank | Tanque | Pokémon com muita vida e que dificilmente pode ser morto |
Taunt | Provocação | Controle de grupo em que uma habilidade força o inimigo a atacar o usuário |
Tiltar | Pender/Inclinar. Vem de "Tilt", do inglês | Estado de humor negativo relacionado à raiva que interfere na qualidade das jogadas de uma pessoa |
Top | - | Rota da parte de cima do mapa |
Trollar | Provocar. Vem de "Troll", do inglês | Situação em que um jogador toma uma decisão intencional para causar consequências negativas ao seu time. Também pode ser usado de forma cômica para brincar com alguém que está jogando mal |
Ult/Ultimate | - | Habilidade mais forte de um Pokémon |
Upar | Subir. Vem de "Up", do inglês | Ato de melhorar uma habilidade ou subir o nível de um Pokémon |
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