Pokémon TCG - Tipos de Cartas


O Pokémon TCG é um dos card games mais populares no Brasil e no mundo. Em março de 2021, mais de 34,1 bilhões de cartas já tinham sido comercializadas - isso significa que você poderia ter uma pilha de quase 30 mil Km de cartas Pokémon. A variedade de cartas é gigantesca, mas existem algumas classificações de acordo com tipo, expansão, localização e raridade, por exemplo.

Tipo

O TCG possui três grandes grupos de cartas: Pokémon, Energia e Treinador. De forma sucinta, as cartas de Pokémon dão seguimento ao jogo, as de Energia possibilitam que os Pokémon ataquem e recuem e os de Treinadores influenciam os aspectos da partida. Abordaremos rapidamente as características de cada um, mas caso você queira mais detalhes a respeito, pode consultar as respectivas seções aqui no site.

Tipos de Cartas Pokémon TCG

As Energias se dividem em duas categorias: Energias Básicas, que podem ter mais de quatro cópias por deck, e Energias Especiais, limitadas a quatro cópias por deck. As Energias Básicas provêm uma única Energia de determinado tipo e somente isso. Já as Energias Especiais podem prover mais de uma Energia, Energias de diferentes tipos, ou ainda ter um efeito adicional, de forma a beneficiar o Pokémon.
 
Carta de Energia Pokémon TCG

Os Treinadores se dividem em quatro categorias: Item, Ferramenta PokémonApoiador e Estádio. Os Itens representam objetos úteis, sendo que diversas cartas de Item podem ser jogados no mesmo turno. As Ferramentas Pokémon são um tipo de item que é ligado ao Pokémon. Apesar de diversas Ferramentas poderem ser jogadas no mesmo turno, um Pokémon só pode ter uma Ferramenta Pokémon ligada a ele.

Os Apoiadores representam os NPCs dos jogos, ou seja, treinadores que podem auxiliar o jogador ou atrapalhar o adversário. Já os Estádios representam arenas especiais que geram determinados efeitos em campo, podendo ajudar ou atrapalhar cada jogador durante uma partida. Tanto os Apoiadores quanto os Estádios têm sua jogada limitada a um por turno.

Cartas de Treinador Pokémon TCG

Por último, mas não menos importante, temos as cartas de Pokémon, que são o cerne do jogo. Para cada Pokémon adversário derrotado, o jogador pega um Prêmio. Vence a partida o jogador que pegar todos os Prêmios. Uma partida também pode ser vencida se o adversário não tiver Pokémon em campo ou estiver sem cartas no deck.

Três categorias de cartas Pokémon sempre estiveram presente no jogo: Pokémon Básico, Pokémon Estágio 1 e Pokémon Estágio 2. No decorrer do tempo, novas categorias de cartas Pokémon foram e são lançadas, porém estas continuam respeitando as três categorias principais originais. Atualmente, no bloco Espada e Escudo, temos os Pokémon V e VMax, mas apesar de suas particularidades, continuam sendo Pokémon Básico e Pokémon Estágio 1, respectivamente.

Os Pokémon possuem diversas categorias e, também podem ser agrupados por tipo. Quanto aos tipos de Pokémon (o type nos main games), não são todos que estão presentes no TCG. Os que estão presentes são: Planta, Fogo, Água, Elétrico, Psíquico, Lutador, Sombrio, Aço, Fada, Dragão e Incolor

Cartas de Pokémon TCG

Expansões

As Expansões do Pokémon TCG são um dos principais critérios de classificação das cartas. Cada carta tem sua expansão indicada por um símbolo na parte inferior do anverso. Até a expansão "Evolutions", o símbolo da expansão ficava no canto inferior direito, mas a partir da expansão "Sol & Lua", o símbolo passou a ficar no canto inferior esquerdo.

Um conjunto de expansões forma um bloco, e esses seguem os jogos como principal fonte de inspiração. Cada bloco introduz novos tipos de cartas e aspectos do jogo, além de pequenas alterações no design das cartas. Cada bloco tem suas respectivas cartas promocionais, que costumam seguir o design destas.

Expansões Pokémon TCG

Localização

As cartas de Pokémon TCG possuem um tamanho padrão de 6,3cm x 8,8cm, sendo caracterizados no Ocidente pelo verso em azul com uma ilustração de Poké Bola. Já a carta japonesa, por sua vez, tem seu verso mais colorido, trazendo também miniaturas das Energias presentes e uma borda amarelada. No anverso, não há grandes mudanças além do idioma e da mudança da cor da borda.

Localização das Cartas Pokémon TCG

Raridade

Um critério bastante usado para definir o valor de uma carta é a raridade, indicada na parte inferior do anverso, junto com o símbolo da expansão. Desde a primeira edição do TCG, a indicação de raridade segue um padrão constante.

Raridade das Cartas Pokémon TCG

Cabe lembrar que esse símbolo é apenas um indicativo referente à chance de encontrar uma determinada carta no booster. A raridade e o valor da carta propriamente dito podem variar conforme a expansão, seu uso no meta e sua demanda entre os jogadores. Essa demanda abrange diversas características do mercado de colecionismo.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال