No nosso mundo, a cada quatro anos, ocorrem os Jogos Olímpicos, um evento multiesportivo em que os melhores atletas de diferentes nações competem entre si por medalhas. No mundo Pokémon, por sua vez, um dos mais notórios eventos multiesportivos ocorre em Johto: o Pokéathlon.
Fazendo sua estreia em Pokémon HeartGold e Pokémon SoulSilver, o Pokéathlon Dome localiza-se na área norte de Goldenrond City, próximo ao National Park.
Os jogadores podem participar de 10 atividades diferentes, que são selecionadas a partir da escolha de 1 dentre 5 categorias disponíveis, sendo: Speed, Power, Skill, Stamina e Jump. Ao escolher Speed, por exemplo, o jogador participará de 3 atividades ligadas a essa categoria.
Categoria | Medalha | Atividade |
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Speed | Hurdle Dash, Pennant Capture e Relay Run | |
Power | Block Smash, Circle Push e Goal Roll | |
Skill | Snow Throw, Goal Roll e Pennant Capture | |
Stamina | Ring Drop, Relay Run e Block Smash | |
Jump | Lamp Jump, Disc Catch e Hurdle Dash |
Para participar do Pokéathlon, é preciso escolher 3 Pokémon. Semelhante aos Pokémon Contest, cada Pokémon possui um valor determinado de cada uma das cinco categorias de atividades. É possível aumentar esse valor por meio da produção e uso de Apricorn Juice.
Em cada atividade, o jogador enfrenta outros 3 participantes, ou Pokéathletes. Vencer um atividade recompensa o jogador com pontos - que podem ser posteriormente trocador por prêmios na Athlete Shop - e o Pokémon com uma medalha.
Atividades
Block Smash
Em Block Smash, o Pokémon deve quebrar um conjunto de 10 blocos de cimento o mais rapidamente possível. Para isso, o jogador deve clicar no touchscreen, sendo que o número de cliques varia de acordo com o valor de Power no Pokémon.
A pontuação de Block Smash é determinada a partir da quantidade de blocos quebrados. Quebrar 80 blocos faz com que o jogador consiga o primeiro lugar.
Block Smash faz referência a Tameshiwari (試し割り), técnicas de condicionamento corporal usadas para quebrar materiais como telhas e tábuas. Tais técnicas são utilizadas em diversas artes marciais como caratê, taekwondo, kung fu e jiu-jitsu.
Circle Push
Em Circle Push, o objetivo é fazer com que seus Pokémon fiquem dentro de círculos projetados em uma área retangular. No total, 12 Pokémon participam dessa atividade (3 de cada um dos 4 participantes). Ocorrendo em seis rounds, cada um com uma duração menor do que o anterior, o jogador precisa fazer com que seus Pokémon permaneçam dentro do círculo ao mesmo tempo que empurram os Pokémon adversários para fora.
Os círculos, por sua vez, variam de tamanho, sendo que quanto menor, maior a quantidade de pontos conseguidos ao ficar dentro deles ao final do round. Para conseguir o primeiro lugar é preciso angariar 40 pontos.
Disc Catch
Em Disc Catch, 12 Pokémon são posicionados em um píer com diferentes seções e precisam capturar discos lançados pelo ar. Cada seção possui um número que vai de 1 a 5. A pontuação é atribuída de acordo com a respectiva seção onde o disco foi capturado. Para capturar um disco é preciso pular, ou seja, clicar no Pokémon via touchscreen. Para obter o primeiro lugar é preciso conseguir 40 pontos.
Disc Catch faz referência a jogos que utilizam frisbees, sendo um amálgama de modalidades como o Guts Frisbee e o Double Disc Court.
Goal Roll
Goal Roll é uma versão de Futebol em que quatro equipes de três jogadores se enfrentam. Uma bola pequena e branca - ou, às vezes, uma grande e dourada - aparece no centro do campo, sendo necessário empurrá-la até um gol adversário para marcar pontos.
A atividade dura 90 segundos. Assim que um bola é arremessada em um gol, uma nova aparece no centro do campo. Um gol com bola branca marca 1 ponto, enquanto um com bola dourada, 2 pontos. Ao sofrer um gol, é retirado 1 ponto. O primeiro lugar fica com o time que obter 3 pontos.
Hurdle Dash
Hurdle Dash consiste nos Pokémon correndo em uma pista com obstáculos. Para fazê-los pular quando um obstáculo se aproxima, o jogador deve clicar na criatura via touchscreen. A pontuação é composta do tempo de prova de cada um dos 3 Pokémon somados. Caso o número seja menor ou igual a 100, o jogador conseguirá o primeiro lugar.
O correspondente olímpico dessa atividade é a Corrida com Barreiras, provas do atletismo que envolvem as corridas de 100 metros com barreiras (para mulheres), 110 metros com barreiras (para homens) e 400 metros com barreiras.
Lamp Jump
Em Lamp Jump, o jogador deve lançar seus Pokémon em direção a uma grade de bolas de luz. Cada luz acertada por um Pokémon adiciona um número de pontos seguindo a formula: 1 + número de lâmpadas tocadas antes dela até um máximo de 5.
Para chegar ao primeiro lugar, é preciso conseguir 350 pontos.
Pennant Capture
Pennant Capture é uma atividade de Captura de Bandeiras. De tempo em tempo, bandeiras aparecem pelo campo. O jogador, então, deve obter o máximo de bandeiras possível e levá-las até o ponto de início da atividade. Um Pokémon só pode segurar 9 bandeiras ao mesmo tempo.
O primeiro lugar fica com o Pokéathlete que conseguir capturar 3 bandeiras.
Relay Run
Relay Run, assim como a Hurdle Dash, é uma atividade de corrida. Aqui, os Pokémon percorrem uma pista circular e devem desviar de alguns obstáculos. Além disso, com o tempo, o Pokémon começa a ficar cansado, e precisa trocar de lugar com um de seus parceiros.
A atividade dura 90 segundos, e a pontuação é calculada com base em quantas voltas os Pokémon aliados conseguiram realizar. Para conseguir o primeiro lugar é preciso realizar 12 voltas. Relay Run, nesse sentido, assemelha-se às provas de Corrida de Revezamento, como as 4x100 metros e as 4x400 metros.
Ring Drop
Uma disputa em um campo quadriculado, Ring Drop consiste em empurrar seus oponentes para fora do campo enquanto assegura-se sua permanência nele. É possível trocar de Pokémon quando cai do campo ou quando se atinge um alto nível de cansaço.
Os pontos são obtidos à medida que se empurra, pula e/ou derruba os adversários. Empurrões valem 1 ponto; pulos, 2 pontos; e derrubadas, 10 pontos. Nenhum ponto é debitado caso um Pokémon seja derrubado por outro. Entretanto, caso um Pokémon caia por conta própria, a equipe perde 10 pontos. O primeiro lugar é do time que obter 70 pontos. Pode-se dizer que Ring Drop, em alguns aspectos, representa de forma lúdica o sumô.
Snow Throw
Finalmente, Snow Throw é a clássica atividade de guerra de bolas de neves, aqui moldada em um modelo de battle royale. Nessa atividade, 4 times com 3 Pokémon cada podem arremessar livremente bolas de neves em direção a qualquer Pokémon inimigo. Os Pokémon, entretanto, não podem se mover, apenas fazer e atirar bolas de neve.
A pontuação é contabilizada com base na quantidade de bolas de neve que atingiram os oponentes. O primeiro lugar fica com o time que conseguir acertar 30 bolas de neve.