Pokémon Contest nos Jogos - O Caminho para ser um Top Coordenador

Contest Pokemon - Pokemon Contest Spetacular

Bastante populares no anime, os Pokémon Contest foram introduzidos na terceira geração de jogos. Também chamados Torneios Pokémon, eles são eventos opcionais onde os treinadores e Pokémon são avaliados por um júri e plateia em suas exibições.

Da mesma forma que o anime, o objetivo dos jogadores é ganhar as fitas em cada um destes. A principal diferença é que nos jogos haverá duas divisões de classes não mostradas no anime:

  • Divisão por nível de dificuldade (rank): Normal, Super, Hyper e Master;
  • Divisão por Contest Stats: Cool, Beauty, Tough, Smart e Cute.

Vale ressaltar que essas divisões valem para todos os jogos em que os Torneios aparecem, da mesma forma que em todas as gerações você terá que enfrentar outros 3 treinadores em todas as competições para se qualificar a uma das fitas. 

Pokémon Contest

Os Pokémon Contest apareceram pela primeira vez nos jogos Ruby, Sapphire e Emerald e são totalmente semelhantes em todos eles. Em Ruby e Sapphire eles acontecem nas cidades de Verdanturf (Normal Rank), Fallarbor (Super Rank), Slateport (Hyper Rank) e Lilycove (Master Rank). Quanto ao Emerald, todos os torneios acontecem exclusivamente na cidade Lilycove.

Aqui os torneios são divididos em dois rounds. No primeiro, a plateia será o júri e vai avaliar os Pokémon de acordo com o Contest Stat do torneio disputado, ou seja, quanto mais alto, mais pontos o jogador vai ganhar. Apenas no segundo round é que serão testadas as habilidades dos Pokémon através de seus movimentos, semelhante ao que acontece no anime.

Contest Pokemon - Skills Round

O objetivo é atrair atenção dos jurados para seu Pokémon durante cinco turnos e evitando ao máximo repetir movimentos. Existe, inclusive, uma lista de combos interessante para não deixar que a atenção sob o Pokémon caía. A medição de atenção é definida através de corações vermelhos, e é possível diminuir a quantidade de corações dos Pokémon adversários e eles também podem tirar de seu Pokémon também.

Ao final dos turnos desta etapa, são somados os pontos dos dois rounds e é definido o vencedor, que vai receber uma das 20 fitas totais como recompensa e o jogador será qualificado a disputar em um rank superior.

Uma dica interessante para os torneios aqui é o uso de Pokéblocks (mistura de 3 ou 4 berries) e também possuir uma seleção de movimentos adequada para obter sucesso em ambos os rounds. Vale ressaltar que os movimentos também são classificados de acordo com os Contest Stats. O jogador pode acessar isso na tela Summary de determinado Pokémon e ver em qual stats o move se adequa.

Pokémon Super Contest

Nos jogos Diamond, Pearl e Platinum os Pokémon Contest voltaram e com novidades: agora com o nome de Pokémon Super Contest e ocorrem apenas no Contest Hall da cidade de Hearthome. Ao todo, o jogador vai passar por 3 rounds:

Visual Competition

O primeiro se trata de um desfile de moda Pokémon dividido em duas partes: na primeira o júri irá avaliar os Contest stats de seu Pokémon e na segunda a sua vestimenta, já que em Diamond, Pearl e Platinum é possível mudar o visual de seu Pokémon com alguns acessórios encontrados no decorrer do jogo.

Dance Competition

Contest Pokemon - Dance Copetition

O segundo round é de fato a grande adição da quarta geração aos Torneios: uma competição de dança. Aqui o jogador vai comandar seu Pokémon através de quatro botões na tela: Left (esquerda), Right (direita), Front (frente) e Jump (salto); o objetivo é copiar os passos escolhidos pelo Pokémon da vez da maneira mais correta possível, cujo número de passos irá variar entre 3 ou 4 passos escolhidos pelo participante.

O número de pontos obtidos nesta fase vai variar, sendo seu máximo de 64 nesta rodada da competição, sendo 1 ponto obtido para cada passo considerado Good, 2 pontos se considerado Excellent e nenhum ponto se julgado como Miss (como na foto anterior). A avaliação é feita de acordo com o momento em que a ação é realizada, então para obter mais pontos, a sincronia deve ser perfeita.

Acting Competition

Contest Pokemon - Acting Competition

E ainda não acabou, vamos ao terceiro e último round, que funciona da mesma forma que a segunda rodada dos Torneios na Geração III só que com duas diferenças notáveis. A primeira diferença está na quantidade de rodadas de apresentação: aqui foram reduzidas para quatro.

Outra diferença é a ordem das apresentações que passa a ser assim: o Pokémon mais bem qualificado ganha o "privilégio" de ser o último a se apresentar na próxima etapa, e o pior da rodada é o primeiro a se apresentar, e assim vai no decorrer das últimas rodadas.

A medição ainda é feita da mesma maneira: após a realização do movimento, aparecerá na tela uma quantidade de corações vermelhos. Detalhe, aqui será possível escolher para qual do três jurados o Pokémon deve se apresentar, o que vai acarretar no ganho ou perda de pontos, já que caso o treinador escolha um jurado idêntico a algum de seus rivais, ele pode não prestar tanta atenção no seu movimento. No fim, os pontos obtidos nesta etapa são multiplicados por 10.

Resultados Finais e Futuras Competições

E por fim, o resultado vai ser anunciado, mas com outra diferença na premiação. Além de uma das 20 fitas, o jogador vai ganhar um acessório adicional para utilizar em apresentações futuras.

Como os PokéBlocks não existem na 4ª geração de jogos, eles foram substituídos pelos Poffins, que são mais complicados de fazer, mas garantem aumento significativo em algum dos Contest Stats se forem bem preparados.

Outra adição interessante foram os Scarfs, que aumentam em 20 pontos o determinado Contest Stat. Para obter todos os 5 existentes nestes jogos, basta que o jogador apresente um Pokémon com algum dos stats maximizado a um garoto na cidade de Pastoria. Estes itens são muito importantes para o sucesso nos Torneios.

Pokémon Musical

Pokémon Musical Anime

Semelhante ao que acontece no anime, não existem Pokémon Contest nos jogos Black e White e também em suas versões Black 2 e White 2. Mas vale citarmos como menção honrosa o evento parecido que acontece na cidade de Nimbasa em ambos os jogos: o Pokémon Musical.

Neste evento, eles adaptam o Visual Competition da geração anterior e o transformam em um espetáculo de estilo, música e dança, cujas categorias agora são: Cool, Cute, Quirky e Elegant. O objetivo aqui é agradar a plateia, que irá ter um público diferente a cada apresentação, de acordo com a categoria do evento (composto só por homens ou somente mulheres, por exemplo).

Os rounds são divididos de maneira diferente também; aqui teremos a parte onde você deve vestir seu Pokémon com acessórios chamados Props, na sequência vêm a apresentação no palco, onde o seu Pokémon e outros três participantes dividirão os holofotes durante a performance visual, onde o jogador pode usar alguns itens adicionais nos momentos certos, ganhando mais pontos com o público. 

E, por fim, é o próprio público quem vai decidir qual a melhor apresentação da competição, e o resultado anunciado pelo dono do teatro. Mas o prêmio será entregue por um grupo de espectadores que estão aguardando na recepção do teatro, e poderão lhe presentear com alguns Props caso seu Pokémon se saia bem na apresentação.

Pokémon Contest Spetacular

Com o lançamento dos remakes Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire em 2014, os Pokémon Contest voltaram a aparecer, agora intitulados de Pokémon Contest Spetacular, a evolução final do conceito de Torneios Pokémon até o presente momento.

Em Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire vamos conhecer Lisia, sobrinha do líder de ginásio Wallace e super estrela dos Pokémon Contest da região. Ela irá presentear o jogador com o Contest Pass, necessário para acessar um dos 4 Contest Halls (localizados nas mesmas cidades que estão nos jogos originais).

Contest Pokemon - Pokemon Contest Spetacular

Introduction Round

A competição se inicia semelhante ao primeiro Round de Pokémon Ruby e Sapphire: seu Pokémon vai aparecer diante da plateia e ganhará pontos de acordo com o seu julgamento. Não existe de fato uma pontuação exata, mas para o jogador triunfar é necessário arrancar mais palmas do público. Para isso, basta apresentar um Pokémon com o Contest Stats elevado, seja por meio de PokéBlocks ou através do uso de Scarfs.

Talent Round

O segundo e último round da competição. Neste serão apresentados os movimentos do Pokémon que serão avaliados pelo júri. A grande novidade de fato se deve aos movimentos especiais, que são desbloqueados caso seu Pokémon complete o medidor fazendo com que ele ganhe mais pontos naquele turno.

Uma outra novidade é que é possível tirar fotos de seu Pokémon nesta fase, até mesmo usar uma foto sua de fundo enquanto o seu Pokémon realiza algum movimento.

Recompensas

Ao fim dos dois rounds, os pontos obtidos em cada rodada serão somados e teremos assim o anúncio do grande campeão. Os pontos azuis indicam os obtidos no round 1 e os vermelhos os pontos obtidos no round 2.

Mas, diferente dos Pokémon Contest de Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald, o jogador não ganhará uma fita, apenas vai desbloquear seu acesso ao ranking superior ao que ele está no momento. As 5 fitas apenas serão conquistadas quando o jogador vencer o Master Rank de cada um dos Contest Stats na cidade Lilycove. E mais, é possível obter uma fita adicional após conseguir todas as outras 5.

Porém, não desanime. Em Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire foi introuzido o conceito dos Fãs, parecidos com aqueles do Pokémon Musical, que te ajudarão fornecendo berries e itens diversos que lhe auxiliarão nos futuros torneios.

Você pode acompanhar uma matéria completa sobre o Pokémon Contest Spetacular clicando aqui.

Futuro dos Pokémon Contest

Com o anúncio dos remakes Brilliant Diamond e Shining Pearl, a tendência é que os Torneios retornem junto com eles, já que não houve nenhum evento semelhante nos jogos da sétima e oitava geração.

Seguindo a linha com o que aconteceu em Pokémon Omega Ruby e Alpha Saphhire, é possível que o Pokémon Super Contest reapareça com algumas novidades que o console Switch oferece. Lembrando que os jogos serão lançados em 19 de novembro de 2021. Vamos ficar de olho nas novidades!

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال