10 Curiosidades sobre Unova - A Cidade Nova York do Mundo Pokémon

Unova Mapa

A região de Unova coleciona muitos fãs e haters ao redor do mundo. Muitos deles comentam a variedade de Pokémon inéditos, outros comentam a exuberância de um mapa completamente diferente de tudo o que vimos nas quatro primeiras Gerações. Além disso, temos personagens cativantes e uma história muito boa! Por isso, veremos hoje 10 curiosidades sobre essa região tão querida por alguns fãs e não tão querida para outros.

Mapa

Começando pelo começo, o mapa da região de Unova é o primeiro que não foi baseado em uma província japonesa. Para quem não sabia, Kanto, Johto, Hoenn e Sinnoh são lugares reais no Japão que serviram de inspiração para as primeiras gerações dos jogos da saga core - até os nomes originais foram mantidos. Unova quebrou essa regra e nos mostrou um mapa todo voltado para os Estados Unidos. A cidade de Castelia, por exemplo, é uma recriação de Nova York, com os decks para navios e as pontes que levam as pessoas para os quatro cantos do país. A cidade de Nimbasa, por sua vez, é claramente uma referência a Las Vegas, onde todos podem se divertir! Consegue identificar mais alguma cidade baseada nas terras estadunidenses? Conte aqui nos comentários!

História

A história dos jogos é uma das mais atrativas e que mais fez com que os fãs se apaixonassem. Como sempre, você vai receber o seu primeiro Pokémon do professor da região, nesse caso a primeira professora do gênero feminino da história dos jogos: Professora Juniper. Em um embrulho bem feito, ela deixa o presente para você e seus dois amigos, que se tornariam então dois rivais: Cheren, o rapaz estudioso e determinado em atingir seus objetivos; e Bianca, uma jovem distraída que a princípio não sabe o que quer "ser quando crescer" e, durante sua jornada, encontra esse rumo.

Durante sua jornada para conseguir as oito insígnias da região, você conhecerá a Team Plasma. A equipe vilã tem como objetivo liberar os Pokémon de seus treinadores. Eles usam a retórica de que Pokémon confinados em Poké Bolas são infelizes e se machucam em batalhas e que, por isso, o ser humano não merece tê-los ao seu lado. No entanto, essa é apenas uma faceta para o verdadeiro plano do líder, Ghetsis, que quer simplesmente que os membros da equipe sejam os únicos que possam usar os Pokémon, e pior, para seus planos malignos de dominação mundial. 

Team Plasta GruntGhetsis

Logo no início, conhecemos o jovem N, um rapaz inexpressivo que fala rápido e adora testar você em batalhas para "ouvir seus Pokémon". Sim, ele tem uma curiosa habilidade de entender o que os Pokémon dizem. Depois, descobrimos que ele é o "rei" da Team Plasma. As aspas são porque ele não é nenhum rei. É, na verdade, mais um peão de Ghetsis, que de uma forma totalmente distorcida, odeia os humanos por confinarem e machucarem os Pokémon. Ao decorrer da história, você conhece mais sobre N, visto que a cada encontro ele conta algumas de suas características, como gostar de rodas-gigantes, entre outras coisas.


Preto no Branco

A premissa dos jogos Pokémon Black e Pokémon White era realmente um novo começo. Durante sua jornada, você não encontrará no mapa os Pokémon de gerações passadas, apenas os 156 naturais de Unova. O jogo também volta ao começo e se inicia na Rota 01. Isso deixou alguns fãs resistentes, afinal, o fator nostalgia sempre esteve presente nos jogos. No entanto, você pode transferir de outros jogos e assim usar seus Pokémon favoritos na sua jornada.

Ginásios

Uma coisa muito legal em Unova são os ginásios. Como cada líder tem uma profissão, seus ginásios têm a temática segundo o seu trabalho, como a biblioteca de Lenora, o restaurante dos irmãos sommeliers ou a mina de Clay. Elesa, a Líder de Ginásio que também trabalha como modelo, aceita os desafios no final de uma emocionante montanha-russa, mas nas continuações dos jogos ela finalmente dá uma repaginada em seu ginásio, que passa a ser uma passarela com várias modelos se apresentando. Elesa o aguarda no final dessa passarela em um estádio com diversos fãs chamando por ela.


Desafio à Elite 4

Essa parte também é um pouco diferente dos demais jogos. Aqui o seu objetivo é sim derrotar a Elite 4 e o Campeão para se tornar o próximo campeão de Unova, mas o principal objetivo do jogo está relacionado à Team Plasma. N, ainda sob influência de Ghetsis, pretende usar todo o seu potencial e o potencial do Lendário Pokémon Dragão para vencer o campeão Alder depois de apostar que se vencesse, todas as pessoas de Unova libertariam seus Pokémon.

Infelizmente, Alder perde a luta, e depois de uma belíssima cena mostrando o Castelo da Team Plasma surgindo do solo e rodeando todo o prédio da Liga Pokémon, N segue com seu plano e cabe a você derrotar de uma vez por todas a malvada Team Plasma. Só depois dos créditos, na segunda vez que você enfrenta a Elite 4, é que você consegue lutar contra Alder procurando se tornar o Campeão de Unova.

Castelo Team Plasma

Dream World

O Pokémon Dream World era uma extensão aos jogos Pokémon Black, Pokémon White, Pokémon Black 2 e Pokémon White 2. Nele, você podia enviar um Pokémon para a rede e conseguir diversos itens que poderiam ser trazidos de volta aos jogos no dia seguinte. Berries, itens de recuperação e até alguns itens de batalha podiam ser conseguidos através do Dream World. Era possível também visitar a "ilha" de outros treinadores e ajudá-los, regando suas Berries, por exemplo. Foi a primeira experiência online que um jogo da saga core teve que transcendesse as trocas e batalhas online.

Pokémon Dream World

Zorua e Zoroark

Da mesma forma que Lucario nos apresentou aos jogos da 4ª Geração através de seu filme (Lucario e o Mistério de Mew), Zorua e Zoroark fizeram o mesmo, também através de seu filme, que seria o último da 4ª Geração - o aclamado Zoroark: Mestre das Ilusões. O filme trouxe muito do que todos queriam ver: Pokémon Lendários Shiny, muitas batalhas e, claro, Zorua e Zoroark. No jogo, porém, só temos acesso aos dois através de eventos.

Para conseguir Zorua, você precisa de um Celebi especial recebido através de eventos apenas no Japão; e para conseguir sua forma evoluída, Zoroark, precisava das três bestas lendárias de Johto: Entei, Raikou e Suicune, mas em suas formas shiny, o que era possível também apenas em um evento que aconteceu somente no Japão. Depois, esses Pokémon foram distribuídos ao restante do mundo, mas apenas em eventos presenciais em lojas licenciadas.

ZoroarkZorua

Victini

Victini foi uma das estrelas dos primeiros filmes da 5ª Geração, os filmes gêmeos, Pokémon o Filme Branco: Victini e Zekrom, e Pokémon o Filme Preto: Victini e Reshiram. Nos jogos, Victini só podia ser obtido através de um item recebido por evento: o Liberty Pass. Com essa passagem, você pode pegar um navio em Castelia City e seguir até a Liberty Island, onde poderá capturar o Pokémon no Level 30. Victini também é creditado no Pokédex como o Pokémon de número 000, tornando-se o primeiro Pokémon do Pokédex de Unova, antes mesmo de Snivy.

Filmes Pokémon Victini

Pokémon Lendários

Aqui temos o trio de lendários da região, as As Forças da Natureza e as Espadas Sagradas. O trio de gênios é composto por Tornadus, do tipo Voador puro (o primeiro Pokémon com tipagem única de tipo Voador), Thundurus, dos tipos Elétrico e Voador, e o líder do trio, Landorus, dos tipos Terrestre e Voador. Sua origem é baseada no trio de Kamis, espíritos adorados no Xintoísmo. Esses Pokémon podem ser encontrados no modo história do game, no entanto, para ter acesso a Landorus, é necessário os outros dois, e como um reside em Pokémon Black e o outro em Pokémon White, há a necessidade de uma troca com um amigo.

Após ter os dois, basta levá-los até o Fertility Shrine, e assim que interagir com o templo, Landorus aparecerá para que você possa capturá-lo. Com a chegada de Pokémon Black 2 e Pokémon White 2, temos acesso também ao item Reveal Glass, que pode mudar as formas dos três para suas formas bestiais, conhecidas como Formas Therian.

Landorus, Thundurus e Tornados

O quarteto de espadas lendárias é constituído por Cobalion, dos tipos Aço e Lutador, Virizion, a espada de Planta e Lutador, e Terrakion, dos tipos Pedra e Lutador. Todos os três estão presentes no jogo no modo história, sem a necessidade de trocas. No entanto, o quarto membro desse grupo só podia ser recebido através de evento em Pokémon Black e White. Trata-se do Pokémon Mítico Keldeo.

Virizion, Terrakion e Cobalion

Guardiões

Há várias teorias sobre o quê Zekrom e Reshiram representam, mas a mais aceita pela comunidade é que sejam representações do equilíbrio entre luz e escuridão. No jogo, são chamados de Dragão Lendário dos ideais (Zekrom) e Dragão Lendário da verdade (Reshiram). Sendo Zekrom dos tipos Dragão e Elétrico e Reshiram dos tipos Dragão e Fogo, é dito que eles se curvariam perante um treinador que tenha ambas as qualidades (ideais e verdade), permitindo-se ser capturados.

Seu papel no desenrolar da história é muito importante, pois é contra eles que você lutará ao enfrentar N pela última vez, no castelo da Team Plasma. Dependendo da versão que estiver jogando, usará um dos dois para enfrentar o outro. Em Pokémon Black, você captura Reshiram e luta contra o Zekrom de N, e em Pokémon White acontece o oposto.

Reshiram e Zekrom

Em Pokémon Black 2 e Pokémon White 2, temos como guardião o terceiro dragão, Kyurem, dos tipos Dragão e Gelo. Nesses jogos, também somos introduzidos à fusão dentro do universo Pokémon, em que Ghetsis, mais uma vez tentando dominar o mundo, cria um dispositivo que faz Kyurem se fundir a Zekrom e Reshiram, tornando-se Black Kyurem e White Kyurem, respectivamente.


Pokémon Black e White foram lançados no Japão em 18 de setembro de 2010, na Europa em 04 de março de 2011, em 06 de março de 2011 nas Américas e em 10 de março 2011 na Austrália. As versões seguintes, Pokémon Black 2 e White 2, foram lançadas em 23 de junho de 2012 no Japão, 07 de outubro de 2012 nas Américas, 11 de outubro de 2012 na Austrália, 12 de outubro de 2012 na Europa e 08 de novembro na Coreia do Sul.

Esses foram os últimos games da franquia que tiveram datas diferentes de lançamento em diferentes locais do planeta. A partir de Pokémon X e Pokémon Y, todos os lançamentos de jogos da franquia se tornaram globais, com todos os países compartilhando a mesma data de lançamento.

Eduardo Galiani

Olá, meu nome é Eduardo, tenho 33 anos e sou um aquariano raiz! Sou formado em jornalismo e trabalho com assessoria de imprensa e como escritor, o que eu espero se tornar a minha principal fonte de renda um dia.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال