Torneios e Ligas de Pokémon VGC no Brasil

Pokémon Sword e Shield

Por: Jefferson “Jeff” Camelo (Twitter | Twitch)

Então você começou a jogar nas Rankeds de Double Battle de Pokémon Sword e Shield por influência dos artigos recentes aqui da Blast News em parceria com a VGC Brasil? E aí, já está se sentindo bem confiante com seu jogo ou ainda acha que ainda tem muito o que melhorar?

Independente de como você está se sentindo em relação a isso, tenho certeza que a melhor opção para avançar para o próximo nível é começar a participar de torneios e ligas do formato! Você deve estar pensando: “Mas sou tão inexperiente, como vou jogar um torneio? Para passar vergonha? Eu não!”. Eu sei, a maioria dos jogadores mais novos no formato pensam assim e costumam não participar de torneios por “medo de passar vergonha”, mas eu quero te mostrar que não tem motivo para sentir esse medo e que, na verdade, será muito benéfico para sua confiança e desenvolvimento no VGC!

Ash Oshawott Treinando

Bom, vamos começar pelo óbvio: participar de torneios e ligas será uma ótima oportunidade de aprender. Parece um pouco clichê falar assim, mas não deixa de ser uma grande verdade. Ao participar de uma Liga ou Torneio, você estará jogando contra jogadores que têm o mesmo objetivo de aprender e melhorar, sejam eles iniciantes ou mais experientes, podendo absorver bastante conhecimento sobre o jogo, seja observando o que os adversários fazem ou observando a si mesmo, analisando o que fez de certo ou que fez de errado e como melhorar nesses aspectos.

Não existe jeito melhor de se desenvolver no jogo do que jogando e se divertindo! Só assim você consegue medir o quanto está progredindo e o quanto ainda precisa melhorar para alcançar um nível em que você se sinta satisfeito. Sim, você não precisa ter a ambição de se tornar um campeão mundial por exemplo, alguns pretendem apenas se sentir realizados e satisfeitos com seu próprio jogo - mas isso não quer dizer que você não possa competir! O melhor é que você acaba conhecendo mais gente e fazendo amizades que podem ser bastante duradouras.

Por experiência própria, posso afirmar que o que mais me ajudou a evoluir nos últimos tempos foi participar de vários torneios em sequência. Isso me ajudou a entender melhor o jogo, lidar melhor com as derrotas (aprendendo com elas), pegar experiência para os próximos torneios e ir evoluindo gradativamente. Eu sei, cada um tem suas obrigações como trabalho, escola, faculdade, cuidar da casa, das crianças, dos pais, dos animais, entre outros, mas tenho certeza que sempre vai existir um torneio ou liga que se encaixa com seu tempo livre e oferece opções flexíveis para que você possa jogar!

Mustard Pokémon Sword Shield Isle of Armor

Existem vários tipos de ligas e torneios que você pode participar. Vamos começar falando de ligas brasileiras e onde encontrá-las.

Você com certeza já conhece os canais de contato da comunidade do VGC Brasil. Lá se encontram também os contatos de várias Ligas espalhadas pelo Brasil e que podem atender os requisitos que você procura. Cada liga é responsável por promover torneios que podem envolver desde premiação em pontuações de ranking próprio, brindes e até prêmios em dinheiro!

Existem as Ligas Abertas, em que pessoas de qualquer região do Brasil podem participar, e também as Ligas Regionais, que são destinadas à pessoas que fazem parte de uma determinada região do Brasil. Esta tem o objetivo de facilitar o encontro em possíveis torneios presenciais no futuro, pois devido à situação atual de pandemia, todas as ligas estão realizando torneios apenas de forma online.

Então entre em contato com as ligas, veja como funcionam os torneios realizados por elas e solicite a participação caso alguma delas tenha te interessado! Vale ressaltar que, por conta da pandemia, mesmo as ligas regionais não são tão rígidas para não aceitar que outra pessoa participe, principalmente se a região dessa pessoa estiver “caidinha” no VGC ou ela queira jogar com pessoas diferentes!

Pokémon Journeys Alola

Quanto a torneios independentes, existem várias formas de saber onde e quando vão acontecer. Nos torneios online realizados atualmente, a divulgação costuma ser feita de forma indireta, utilizando redes sociais, grupos de WhatsApp, Twitter e afins. Existem grandes torneios internacionais que são organizados regularmente, como o torneio online oficial da própria Pokémon Company, a Players Cup, que possui fase classificatória, fase regional e fase global; e os torneios organizados pela Victory Road, que contam com excelentes jogadores do mundo todo e possuem premiação em dinheiro (normalmente é cobrado um valor para participar, para custear a premiação e staff).

Contudo, também existem torneios menores, feitos por outras organizações ou criadores de conteúdo do Youtube/Twitch que também são ótimas oportunidades de treino. Os torneios podem ser feitos utilizando plataformas externas para contabilizar as batalhas ou podem ser realizados diretamente pelo sistema de Friendly Competition do próprio Pokémon Sword/Shield. É interessante ficar ligado nos canais de comunicação da comunidade do VGC Brasil e nos criadores de conteúdo brasileiros de VGC que também realizam a divulgação de vários torneios independentes acontecendo no Brasil e no mundo.

Pokémon Sword Shield Max Soup

É importante ressaltar que cada torneio tem suas regras específicas, formatos, plataforma utilizada para o jogo (Nintendo Switch ou simuladores online, como o Pokémon Showdown!), forma de participação (gratuito ou pago) e premiação, então você deve ler com atenção as regras de cada um deles antes de participar.

Como mencionado anteriormente, os torneios podem ser organizados utilizando plataformas de torneio externas. Uma das mais utilizadas e conhecidas atualmente é o Battlefy e Discord, utilizado inclusive pela própria Pokémon Company na realização da Players Cup. Então recomendo que você já possua um cadastro no site para facilitar as coisas na hora de participar dos torneios em breve!

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre as ligas e torneios pelo Brasil e pelo mundo? Aproveita e já vai correndo ver as opções da comunidade do VGC Brasil pra encontrar já o seu novo desafio! Manda uma mensagem inbox em qualquer rede social que eles te enviam o link do grupo de WhatsApp e te ajudam a se achar! Espero te encontrar em breve nos torneios da comunidade!

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال