Pokémon Sword e Shield - Itens do Competitivo e Onde Encontrá-los (Parte 1)


Por: Vanessa Reis (Vannys) - V.Create (Twitch, YouTube, Twitter)

Muitos itens são extremamente importantes no VGC. Alguns são mais conhecidos e outros não, mas uma coisa é certa: eles ficam em lugares variados no mapa de Galar. Por isso, este artigo auxiliará sobre a utilidade de alguns itens do VGC, bem como onde encontrá-los.
Fora o texto, fiquem também com o vídeo no meu canal, caso prefiram ir acompanhando cada item com seu console! - AQUI

Não conseguiremos falar de todos nesta matéria
, mas como estamos na 8ª Geração, vou abordar 8 itens a cada texto. No decorrer de outras matérias, manteremos nesses mesmos moldes.

Life Orb


O Life Orb é um item que foi introduzido na 4ª Geração e aumenta a força do movimento do Pokémon (seja ataque físico ou especial). No entanto, ele recebe dano ao usar movimentos que causam dano. O item também aumenta 30% do dano sobre oponente e recebe sempre 10% de dano em cima do HP após o uso. É importante ressaltar que ele não aumenta o poder em movimentos que não causam dano ou dano causado por confusão.

Na atual geração, esse item também aumenta o dano causado pelos movimentos Future Sight e Doom Desire, o que é um detalhe bem interessante!

Vários Pokémon podem se valer deste item: Charizard Gmax, Landorus, Hatterene GMax, Calyrex Shadow Rider, entre outros. Contudo, como é um item que aumenta o dano, ele é bem genérico, dando uma margem bem grande de utilidade em diversos outros Pokémon.

Life Orb Battle Tower

Em Pokémon Sword e Shield, este item pode ser encontrado para comprar usando 25 Battle Points (BP) na Battle Tower (ou a Torre do Rose, se preferir chamar assim) - na cidade de Wyndon - com o membro do Macro Cosmos, e na Isle of Armor, dentro do Dojo, usando o Cram-o-matic inserindo 4 Dynite Ore e uma Aguav Berry. Caso necessite do item com urgência, recomendo se dirigir até a Battle Tower mesmo.

Life Orb Cram-o-matic

Wide Lens


Existem muitos Pokémon que usam determinados movimentos que tem uma excelente utilização, mas quase sempre erram, devido a sua porcentagem de acerto baixa. Este item veio para salvá-los.

Wide Lens também é um item que foi introduzido na 4ª Geração e aumenta a porcentagem de acerto de movimentos. Recomenda-se utilizá-lo em Pokémon que usam golpes com baixa porcentagem de acerto, como Venusaur com Sleep Powder. Este movimento tem 75% de chance de acertar, mas com Wide Lens, essa porcentagem aumenta em mais 10%. Já ajuda bastante!

Em Pokémon Sword e Shield, este item pode ser encontrado com Sableye em Circhester (derrotando eles, há uma chance de chance de 5% de conseguir) e na Isle of Armor, dentro do Dojo, usando o Cram-o-matic inserindo 4 Maranga Berry.

Wide Lends Cram-o-matic 

Eject Button


Às vezes você está vendo um Pokémon que pode ser uma bela dor para seu time. Porque não tirar ele do campo, trocando de item com ele e causando um dano pequeno? Vamos descobrir mais sobre o Eject Button.

Introduzido na 5ª Geração, ele força a saída do usuário quando este recebe qualquer tipo de dano se estiver segurando este item, seja ele o portador original ou se o recebeu por meio de algum golpe (principalmente Switcheroo e Trick).

O Eject Button é muito utilizado em Pokémon com a habilidade Prankster (Whimiscott ou Grimmsnarl, por exemplo). O Prankster é uma habilidade que faz com que o portador seja o primeiro a se movimentar no campo quando se tratar de movimentos que causam algum tipo de status (Switcheroo, Trick, Tailwind, Thunder Wave etc.).

Um exemplo de como funciona no VGC: Você tem um Grimmsnarl segurando Eject Button e você usa o movimento Trick no Pokémon que deseja tirar do campo. Seu outro Pokémon aliado usa qualquer movimento no Pokémon que recebeu este item e você vai ver o Pokémon adversário saindo do campo. Isso se torna ainda mais interessante caso o adversário use Dynamax ou Gigantamax, pois com isso você fez com que ele desperdiçasse o turno dele da mecânica. Não é legal? É literalmente um botão de ejeção!

Em Pokémon Sword e Shield, você encontra este item na Battle Tower (ou Torre do Rose) na cidade de Wyndon, com o membro do Macro Cosmos por 20 BP.

Eject Button Battle Tower

Eviolite


Sabe aquele Pokémon que você encontra e nem é totalmente evoluído, mas é chato de derrubar? Provavelmente ele está segurando um item que chama-se Eviolite.

Eviolite é um item introduzido na 5ª Geração e aumenta a Defesa e Defesa Especial em 50% do Pokémon que estiver o segurando. No entanto, isso acontece somente se o Pokémon usuário não for totalmente evoluído (estiver na sua “meia evolução”).

Para explicar melhor, um Pokémon que é um excelente usuário de Eviolite no VGC é o Dusclops. Ele é a meia evolução de Duskull e Dusknoir. Esse item ajuda o Dusclops a resistir, mesmo diante de ataques super poderosos.

Uma informação importante é que caso seja um Pokémon transformado (como um Ditto transformado em um Dusclops), ele se baseia nos status originais. Na prática, é como se o Pokémon não estivesse segurando a Eviolite.

Em Pokémon Sword e Shield, este item pode ser encontrado na Isle of Armor dentro do Dojo, usando o Cram-o-matic e formando de 102 a 110 pontos - inserindo 4 Rocky Helmet, por exemplo.

Eviolite Cram-o-matic

Assault Vest


Alguns Pokémon, quando recebem dano do tipo especial, não caem, mesmo que o golpe seja super efetivo. Talvez ele esteja segurando o Assault Vest.

Este item foi introduzido na 4ª Geração e aumenta a defesa especial do portador em 50%. No entanto, este item apresenta um revés: quem o segura não pode usar nenhum movimento de status, como Swords Dance, Dragon Dance, Parting Shot, etc.

Ainda, um Pokémon que está segurando Assault Vest pode usar o movimento Instruct ou Dancer. Ele também não perde a utilidade quando o Pokémon está na forma Dynamax ou Gigantamax, como acontece com os itens do tipo Choice (Choice Band, Scarf, etc).

Nesta Geração, vários Pokémon foram ou ainda são excelentes usuários de Assault Vest, como Conkeldurr, Glastrier e Passimian.

Em Pokémon Sword e Shield, este item pode ser encontrado em Lake of Outrage na ilha que fica a noroeste (em uma árvore que existe próxima à um círculo de pedras nesse pedaço de ilha); na Battle Tower (ou Torre do Rose) por 25 BP com o membro do Macro Cosmos; e na Isle of Armor usando o Cram-o-matic, formando de 82-90 pontos. Para este item especificamente, não recomendo usar o Cram-o-matic, pois os ingredientes usados para fazer o Assault Vest são um pouco mais difíceis.

Assault Vest Battle Tower

Weakness Policy


Weakness Policy é um item consumível que funciona da seguinte forma: quando o Pokémon portador do item sofre algum dano que seja Super Efetivo, ativa este item que aumenta o Ataque e o Ataque Especial em 2 estágios. Legal, né? Se for usá-lo, lembre-se que você tem que permanecer vivo após receber esse ataque super efetivo.

Se o usuário já estiver com todos os estágios dos atributos elevados ao máximo, este item não funcionará. Pokémon que atualmente são bons usuários deste item são Lapras Gigantamax, Moltres de Galar, Rhyperior, Metagross, Tyranitar e Coalossal.

Em Pokémon Sword e Shield, este item pode ser encontrado em Lake of Outrage na ilha que fica a noroeste; na Battle Tower (ou Torre do Rose) por 20 BP com o membro do Macro Cosmos; e na Isle of Armor usando o Cram-o-matic formando de 92-100 pontos. Assim como para o Assault Vest, não recomendo usar o Cram-o-matic, pois os ingredientes usados para fazer o Weakness Policy são um pouco mais difíceis de se ter no inventário.

Weakness Policy Lake of Outrage

Safety Googles


Você quer proteger um dos seus Pokémon de dormir, dos efeitos de esporos, ou até mesmo sofrer danos de clima no campo? Este item vai te ajudar.

Safety Googles é um item introduzido na 4ª Geração e seu usuário fica imune a golpes de tipo powder (esporos, como o Sleep Powder), spore, e também danos causados pelo clima (quando está em tempestade de areia e de neve). No Pokémon VGC, temos alguns exemplos de usuários de Safety Googles, como Indeedee, Togekiss, Rotom-Heat e Incineroar.

Em Pokémon Sword e Shield, este item pode ser encontrado na Rota 7, descendo uma rampa em frente à ponte. Fica pertinho de uma barraca de acampamento e logo em baixo da plaquinha.

Safety Googles Rota 7

Leftovers


Um dos itens mais antigos do mundo Pokémon, o nosso miolo de maçã favorito. Leftovers é um item introduzido na 2ª Geração e recupera 1/16 do HP a cada fim de turno. Exemplos de grandes usuários de Leftovers no Pokémon VGC são Umbreon, Vaporeon, Jellicent, Suicune, Sylveon e Celesteela.

Em Pokémon Sword e Shield, este item pode ser encontrado em Bridge Field, Giant’s Cap, Giant’s Mirror, Hammerlock Hills, Lake of Outrage e nas árvores em Bridge Field (não balançando, mas sim nos brilhos que ficam pelo chão). Pode ser pego juntamente com o Munchlax (100% de chance).

Leftovers Pokémon Sword e Shield

Abaixo, deixamos também uma tabela resumindo o que faz cada item e onde encontrá-los em Galar. Além disso, você pode encontrar aqui mais informações sobre as combinações da Cram-o-matic.

Item Imagem Descrição Onde encontrar Receita no Cram-o-matic
Assault Vest Aumenta a defesa especial do portador em 50%. Mas este item tem um porém: quem segura ele não pode usar nenhum movimento de status. Na Battle Tower (ou Torre do Rose) por 25 BP com o membro do Macro Cosmos Usando o Cram-o-matic formando de 82-90 pontos
Eject Button O portador deste item é forçado a sair de campo quando ele toma qualquer tipo de dano. Você encontra este item na Battle Tower (ou Torre do Rose) na cidade de Wyndon, com o membro do Macro Cosmos por 20 BP -
Eviolite Aumenta a Defesa e a Defesa Especial em 50% do Pokémon que estiver segurando-o. Mas isso acontece somente se o Pokémon usuário não for totalmente evoluído - Formando de 102 a 110 pontos. Inserindo 4 Rocky Helmet por exemplo.
Leftovers Recupera 1/16 do HP de forma constante ao longo da batalha. Bridge Field, Giant’s Cap, Giant’s Mirror, Hammerlock Hills, Lake of Outrage e nas árvores em Bridge Field. Pode ser pego juntamente com o Munchlax (100% de chance) -
Life Orb Ele aumenta 30% do dano no oponente, mas recebe de volta 10% de dano em cima do HP após o uso. Pode ser encontrado para comprar com o membro do Macro Cosmos usando 25 Battle Points (BP) na Battle Tower Inserindo 4 Dynite Ore uma Aguav Berry.
Safety Googles Seu usuário fica imune a golpes de tipo powder (Sleep Powder, por exemplo), de tipo spore e de também danos causados pelo clima (quando está em tempestade de areia e de neve). Na rota 7, descendo uma rampa em frente a ponte. Fica pertinho de uma barraca de acampamento. -
Weakness Policy Quando o Pokémon portador do item sofre algum dano que seja tipo Super Efetivo, ativa este item que aumenta o Ataque e o Ataque Especial em 2 estágios. Pode ser encontrado em Lake of Outrage na ilha que fica a noroeste, na Battle Tower (ou Torre do Rose) por 20 BP com o membro do Macro Cosmos Usando o Cram-o-matic formando de 92-100 pontos
Wide Lens Aumenta a porcentagem de acerto de movimentos. Pode ser encontrado com Sableye em Circhester (chance de 5%) Usando o Cram-o-matic inserindo 4 Maranga Berry

Espero que tenham gostado! Na próxima semana, voltaremos para falar sobre outros itens e berries importantes para o VGC!

Quer aprender mais sobre os itens? Além de poder entrar em contato diretamente com a Vannys, existe o VGC Brasil, uma comunidade brasileira de jogadores de Pokémon vídeogame competitivo, na qual você poderá contar com a ajuda, trocar ideias, encontrar uma liga para treinar, participar de torneios online, ver materiais de criadores de conteúdo e ficar por dentro de tudo que acontece no cenário! Entre em contato com o VGC Brasil e comece a se divertir com mais gente!

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال