Kiawe (Anime)

Kiawe Pokémon

  • Nome: Kiawe
  • Nome Japonês: Kaki
  • Cidade Natal: Rancho Ohana
  • Voz Brasileira: Marcos Souza
  • Voz Americana: Marc Swint
  • Voz Original: Kaito Ishikawa

Kiawe estreou no episódio 952 - Alola às Novas Aventuras!, em que ele estava voando com seu Charizard para a escola. Mais tarde, ele foi visto em frente à entrada da escola, sendo assediado por um grupo de recrutas da Equipe Skull. Eles o desafiaram para uma batalha Pokémon e, se ganhassem, pegariam seu Charizard. Kiawe aceitou o desafio, mas ficou surpreso ao ver Ash e Pikachu intervirem para ajudá-lo. Usando seu Turtonator, Kiawe foi capaz de se defender do Yungoos e Zubat da Equipe Skull com facilidade. Ele então fez Turtonator liberar seu Movimento Z, Cataclismo Pírico, acabando com o Pokémon da Equipe Skull.

No episódio 953 - O Desafio do Guardião!, Kiawe notou a Pulseira Z no pulso de Ash e ficou surpreso ao descobrir que Ash recebeu o item da divindade guardiã Tapu Koko. Kiawe não tinha certeza se Ash tinha as dicas sobre o uso de Movimentos Z, mas ficou satisfeito ao ouvir Ash responder que respeitaria seu poder. No dia seguinte, Kiawe e o resto dos colegas de classe de Ash ofereceram a ele uma festa surpresa de boas-vindas. 

Como parte da surpresa de Kiawe, ele desafiou Ash para uma corrida de Tauros e venceu. Kiawe e os outros, mais tarde, seguiram Ash para a selva, onde ele testemunhou uma batalha entre Ash e a divindade guardiã. Após a batalha, Kiawe notou que o Eletrium Z de Ash havia quebrado, e disse à ele que ele ainda não estava pronto para executar Movimentos Z, pois ainda não havia passado pelos testes. Depois que todos concordaram em ajudar Ash, Kiawe relutantemente concordou em ajudar também.

No episódio 962 - O Jovem Kiawe Tinha uma Fazenda!, Kiawe aceitou levar Ash com ele em uma de suas entregas. Mais tarde, ele levou Ash para o rancho de sua família na Ilha de Akala, onde apresentou Ash para sua família. Depois de um dia trabalhando na fazenda, Ash notou Kiawe treinando com seu Turtonator. Kiawe então revelou que sua Pulseira Z e seu Charizard pertenciam a seu avô. Ele também disse a Ash que seu avô o inspirou a dominar os Movimentos Z do tipo Fogo. No dia seguinte, Kiawe e Ash fizeram uma entrega para Haroldo, mas foram atacados pelos recrutas da Equipe Skull que haviam encontrado anteriormente. Depois que Ash os derrotou, os dois terminaram sua entrega e tiveram uma batalha.

No episódio 985 - A Hora Principal da Verdade!, Kiawe mostrou a seus colegas o Festival do Fogo de Wela como parte de sua viagem de campo à Ilha de Akala. No entanto, Kiawe lutou contra um Marowak de Alola selvagem quando ele roubou a Coroa Wela e perdeu quando o Movimento Z do seu Turtonator não o nocauteou tão facilmente. Graças a um treinamento com Ash, Kiawe lutou contra Marowak novamente e venceu quando eles usaram seu Movimento Z como lance final. Depois que Marowak devolveu a coroa Wela, Kiawe ficou surpreso quando Marowak perguntou se ele poderia se juntar à sua equipe, mas ele aceitou o pedido e o capturou. Kiawe prometeu trabalhar arduamente com Turtonator e Marowak como parceiros.

No episódio 994 - Quando Regiões se Enfrentam!, durante uma viagem à região de Kanto, Kiawe teve uma batalha com Brock. Ele perdeu depois que o Movimento Z dele e de Turtonator não foi forte o suficiente para derrotar o Mega Steelix de Brock.

Entre os episódios 1002 - Determinação em Família! e 1005 - 10 Milhões de Motivos Para Batalhar!, Kiawe estava entre aqueles que ajudaram Lílian e Gladio em sua missão de resgatar sua mãe Samina depois que ela foi sequestrada pela Ultra Criatura Nihilego. No lar de Nihilego, ele usou seu Turtonator e Marowak contra a Salazzle de Samina. A batalha terminou quando Ash e Pikachu executaram Choque do Trovão Fulminante para derrotar Nihilego, libertando Samina de suas garras.

Kiawe Ultra Guardião

No episódio 1006 - A Nova Aventura dos Professores!, Kiawe compareceu ao casamento do Professor Nogueira e da Professora Bruna. Após a lua de mel, Samina pediu a Kiawe e seus colegas para se juntarem aos Ultra Guardiões, uma força-tarefa dedicada a lidar com quaisquer incidentes futuros da Ultracriaturas, e eles aceitaram.

Como parte dos Ultra Guardiões, Kiawe e seu Pokémon foram essenciais para o sucesso das missões do grupo. No episódio 1012 - Uma Missão de Ultraurgência!, Kiawe provou ser essencial para o sucesso da primeira missão dos Ultra Guardiões, para capturar um problemático Buzzwole que emergiu de uma Ultra Fenda Espacial na Ilha Melemele. Durante o confronto, Kiawe acidentalmente fez um movimento de flexão, o que distraiu Buzzwole e permitiu a Ash capturá-lo em uma Bola Criatura. Posteriormente, Buzzwole foi libertado e voltou para sua casa graças a uma Ultra Fenda Espacial aberta pela equipe de Samina.

No episódio 1021 - A Jovem Chama Volta a Atacar!, o Rancho Ohana foi ameaçado por Victor, que planejava transformá-lo em um hotel resort. Depois de recusar a oferta de Victor de comprar o rancho, Victor intimidou Kiawe e sua família. Turtonator foi nocauteado após proteger Malu do Trovão de Electivire, o que deixou Kiawe lutando contra Electivire com Marowak. Sua primeira tentativa de usar um Movimento Z juntos falhou, resultando na derrota de Kiawe. 

No dia seguinte, Kiawe e Marowak tentaram novamente, e desta vez, foram capazes de derrotar Electivire. Imperturbável, Victor trouxe escavadeiras enquanto Malu, Ohana e Kai se mantinham firmes. Felizmente, a oficial Jenny chegou bem a tempo de prender Victor e seus capangas sob várias acusações, salvando a fazenda.

No episódio 1038 - Enchendo a Luz Com Escuridão!, misteriosas nuvens negras apareceram sobre a região de Alola, fazendo com que todos os adultos em Alola perdessem sua energia e motivação. No dia seguinte, Kiawe e seus colegas embarcaram em sua 5ª missão, para investigar a situação no Altar Solar. Pouco depois de chegar, Samina revelou que Galdio se juntaria a eles como um novo membro. Para dispersar as nuvens, Kiawe, Ash, Vitória e Gladio combinaram seu Poder Z para alimentar um dispositivo que fez as nuvens desaparecerem com sucesso, mas eles descobriram uma Ultrafenda Espacial escondida no processo. 

Depois, Samina levou os Ultra Guardiões para as ruínas. Antes que pudessem traduzir o mural, os Ultra Guardiões foram forçados a voltar para fora, onde encontraram a Ultrafenda Espacial aumentando de tamanho. Naquele momento, um Lunala emergiu da Ultrafenda Espacial com um Necrozma perseguindo-o. O grupo foi finalmente capaz de resolver a crise que se desenrolava no episódio 1041Protegendo o Futuro!, em que eles, seus Pokémon, Lunala, os amigos de Poipole e todos em Alola compartilharam seu Poder Z com Necrozma, fazendo com que ele liberasse Nebulino

Depois que Ash e Gladio usaram Nebulino e Lunala para reabastecer a força de Necrozma para revertê-lo à sua forma verdadeira, ele restaurou o mundo natal de Poipole de volta ao seu estado original. Depois disso, os Ultra Guardiões, Nebulino e Lunala viajaram de volta para Alola através da Ultrafenda Espacial.

No episódio 1055 - Uma Pesquisa Apimentada!, Kiawe e seus colegas foram para a Ilha Poni para seus projetos de pesquisa individuais para a escola. O projeto de Kiawe era treinar com seu Pokémon. Kiawe viajou para as Ruínas da Esperança com Ash no episódio 1058 - Corram, Heróis, Corram!. Eles não conseguiram encontrar Tapu Fini, então Kiawe travou uma batalha contra Ash, mas isso enfureceu Tapu Fini - fazendo com que Ash, Pikachu, Turtonator e Marowak ficassem presos em um véu de água. 

Para libertá-los, Tapu Fini encarregou Kiawe de recuperar escamas de Tapu Lele dentro de um determinado período de tempo. Kiawe prosseguiu para a Ilha de Akala junto a Charizard e chegou às Ruínas da Vida, onde lutou contra Tapu Lele e recebeu algumas escamas. Retornando às Ruínas da Esperança, Kiawe libertou Ash e os outros, então recebeu um Aerium Z de Tapu Fini, que Kiawe passou a usar em seu Charizard.

Kiawe Voando em Charizard

No episódio 1080 - Batalha Real 151!, Kiawe estava entre os 151 Treinadores que participaram da Conferência de Manalo. Usando Turtonator, Kiawe participou da rodada preliminar da Batalha Real e estava entre os 16 treinadores restantes no final. No episódio 1082 - Batalhando Por Verdade e Amor!, ele enfrentou Acerola em sua batalha de primeira rodada. Apesar das estratégias complicadas de Acerola com seu Gengar recém-capturado, Kiawe acabou saindo vitorioso, avançando para o segundo turno. Mais tarde, foi revelado que seu próximo oponente seria Chris.

No episódio 1084 - Batalhando nas Alturas!, Kiawe enfrentou Chris no segundo turno e, antes do início da batalha, Chris revelou que começou a gostar de batalhar e gostaria de derrotar Kiawe um dia, apesar de saber o quão forte ele é. A batalha continuou no episódio seguinte, em que, após uma violenta troca de ataques, Kiawe acabou emergindo como o vencedor. Depois que o segundo turno terminou, foi revelado que o próximo oponente de Kiawe seria Gladio.

No episódio 1086 - Os Finalistas!, Malu chegou ao estádio, onde viu seu irmão lutar contra Gladio. Primeiro, o Lycanroc de Gladio derrotou Marowak antes de cair para o Explosão Focalizada recém-aprendido de Turtonator. A batalha continuou no próximo episódio, com Gladio usando Silvally para enfrentar Turtonator. Percebendo os ferimentos de Turtonator, Kiawe decidiu terminar a batalha com Cataclismo Pírico, mas sua tentativa falhou quando Gladio minimizou o dano dando a Silvally uma Memória de Fogo, permitindo-lhe derrotar facilmente o exausto Turtonator e eliminar Kiawe do torneio. Posteriormente, Kiawe parabenizou Gladio pela vitória e declarou-o como rival, além de Ash.

No episódio 1090 - Eis o Campeão!, Kiawe participou da cerimônia de premiação pela vitória de Ash na Conferência de Manalo, apenas para ser interrompida quando um Guzzlord chegou ao estádio por uma Ultra Fenda Especial. No episódio 1091 - Confronto de Movimentos-Z!, Kiawe ajudou a evacuar civis inocentes para um local seguro, apenas por um segundo, quando um Guzzlord Brilhante apareceu, forçando Kiawe, Gladio, Hibi, Lílian, Chris, Vitória e Lulú a lutar contra ele. Ao combinar seus Movimentos Z em um ataque gigante, Kiawe e os outros conseguiram lançar o  Guzzlord Brilhante de volta ao Ultra Espaço.

No episódio 1096 - Sonhando Com o Sol e a Lua!, com o fim da Liga Alola, Kiawe e seus colegas voltaram à rotina habitual na Escola Pokémon. Quando questionado sobre o que ele planejava fazer nas próximas férias, Kiawe afirmou que gostaria de lutar contra Ash para compensar por não terem lutado durante a Liga. Mais tarde, nas Ruínas da Vida, Olivia mencionou uma batalha entre Kiawe e Ash que terminou com a vitória de Ash. Posteriormente, Kiawe revelou que planejava terminar o desafio da ilha para eventualmente se tornar um Kahuna da Ilha como seu avô. Olivia sugeriu que, para Kiawe realizar seu sonho, ele deveria ampliar seus horizontes explorando o mundo.

No episódio 1097 - Obrigado, Alola. E a Jornada Continua!, Kiawe disse aos outros que passaria as férias ajudando e treinando com Olivia. Quando Lílian chegou, ela revelou que estaria partindo em uma jornada com Gladio e Samina para encontrar seu pai desaparecido, Mauro, com a ajuda da Magearna que ela despertou. No dia seguinte, Kiawe e os outros se despediram de Lílian, tirando uma última foto com ela antes que ela e sua família partissem em um navio de cruzeiro. Enquanto ele voava de volta para casa, Ash foi saudado por seus colegas de classe e Pokémon de Alola, que voaram em seus uniformes de Ultra Guardiões para dar a ele uma despedida final. Algum tempo depois, Kiawe fez uma última entrega na cozinha de Aina antes de partir para começar seu treinamento com Olivia.

Kiawe em Jornadas Pokémon

No episódio 1134 - A Minha Antiga Turma!, Kiawe participou da festa de boas-vindas realizada para celebrar a visita de Ash e Goh a Alola. Ele ficou descontente ao saber como raramente Ash e Goh lutavam entre si, e como tal, ele mais tarde desafiou Goh para uma batalha para ver se ele era um rival digno de Ash. Durante a batalha, Goh gritou com Kiawe e disse que ele não era rival de Ash, mas apenas um amigo e colega assistente de pesquisa. Kiawe usou Cataclismo Pírico no Raboot de Goh, mas antes que o movimento pudesse acertar, ele fez com que Marowak o pegasse fora do caminho. Depois, Kiawe pediu a Goh para cuidar de Ash, o que ele concordou.

Kiawe Jornadas Pokémon

Pokémon de Kiawe

Charizard

Kiawe Charizard

Turtonator

Kiawe Turtonator

Marowak de Alola

Kiawe Marowak

Histórico de Pokémon

# 952 - Alola às Novas Aventuras!
Kiawe já possuía Charizard e Turtonator.

#985 - A Hora Principal da Verdade!
Kiawe captura Marowak de Alola.

Revisão da Matéria por: Tom Santos

Prof. BrUNO

Professor de Química do Ensino Fundamental e Médio, Bacharel em Química Ambiental e Mestre em Química pela Unesp. Torcedor do Ash, treinador Pokémon, colecionador de cartas e histórias do anime. Entre uma aula e outra de química, gosta de usar Pokémon em algumas explicações. Encontrou na PBN uma forma de aprender e compartilhar mais sobre a franquia que é fã desde pequeno.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال