Equipe Rocket: Jessie, James e Meowth

Equipe Rocket Jornadas Pokémon

Quando estamos acompanhando o anime e estamos por dentro da história, pensamos nas famosas equipes vilãs e é quase impossível não se lembrar da mais icônica de todas: a famigerada Equipe Rocket. A Equipe Rocket é uma equipe vilã fundada na região de Kanto pela Madame Boss e é liderada pelo seu filho, o poderoso Giovanni. Eles procuram fazer o mal e explorar, de todas as formas, qualquer tipo de Pokémon. Para isso, eles tentam roubá-los e vendê-los em leilões com intuitos maléficos.

Dentro do anime, a Equipe Rocket é baseada em Kanto, tendo várias sedes e um grande exército, atuando em diversas regiões. Giovanni, o chefe, liderou o Ginásio da cidade de Viridian por muito tempo, mas o abandonou para se dedicar somente aos planos maquiavélicos da Equipe Rocket.

Team Rocket Trio

Equipe Rocket Pokémon

Jessie, James e o Meowth falante são os recrutas mais famosos da Equipe Rocket no anime Pokémon. No segundo episódio do anime, “Emergência Pokémon!”, eles fizeram a sua aparição oficial para Ash e Misty quando tentaram assumir o controle do Pokémon Center de Viridian.

Depois da sua primeira derrota para o Pikachu de Ash, eles passaram a tramar planos e tecer esse seu objetivo principal para conseguir capturar o Pokémon de alguma maneira. Jessie, James e Meowth formam uma equipe tão icônica quanto querida pelos fãs devido às suas incompetentes tentativas falhas de roubos, que os tornam incapazes de ajudar a Equipe Rocket com os principais planos.

O trio costuma ser mostrado como pobre ou com pouco dinheiro. Isso se deve por conta da quantidade de máquinas e fantasias que eles usam na tentativa de capturar o Pikachu de Ash. Eles, às vezes, também elaboram algumas tarefas diferentes das que costumam fazer, como vender comida em estádios ou criar itens falsos para vender para as pessoas. A Equipe Rocket também é conhecida pelas rimas icônicas que os tornaram um dos muitos personagens mais queridos de toda a franquia.

Jessie

Jessie Equipe Rocket

Jessie é um membro da Equipe Rocket. Ela é filha de Miyamoto, que era uma agente da Equipe Rocket de alto escalão. Quando Jessie tinha cinco de idade, Miyamoto partiu em uma missão supervisionada por Madame Boss para os Andes atrás de Mew. Jessie teve uma vida difícil e após o desaparecimento de sua mãe, ela foi colocada em um lar adotivo muito humilde onde, muitas vezes, ela tinha comer neve por causa da falta de comida. Isso foi mostrado no episódio 40 - Perdidos na Neve!

Anos depois, Jessie saiu de casa para se tornar uma enfermeira Pokémon. Porém, ao invés de ir para uma escola regular, ela foi enviada para uma escola preparatória de Pokémon para ajudar enfermeiras. Nesse local, havia muitas Chansey, sendo que uma delas criou um laço muito forte com Jessie. No episódio 131 - A Ignorância é uma Blissey!, Jessie reencontra sua amiga Chansey, agora evoluída em uma Blissey. Além disso, o episódio mostra como foi o período em que Jessie passou na escola de enfermeiras Pokémon e como foi difícil não conseguir realizar seus sonhos.

Algum tempo antes de se juntar à Equipe Rocket, Jessie havia trabalhado em uma estação de TV como meteorologista. No episódio 432 - Do Berço para a Luta!, foi revelado também que Jessie já foi uma ninja.

Jessie Torneios Pokémon 
Assim que entrou na Equipe Rocket, Jessie passou a canalizar várias personas interessantes ao longo do anime. Confira todas abaixo:

  • Jessebella: Em alguns concursos de Kanto, Jessie se disfarçou de Jessebella usando um vestido vermelho e óculos. No último concurso, Ash, Brock, May e Max descobriram sua verdadeira identidade.
  • Jessedia: Durante o Grande Festival de Kanto, Jessie se vestiu de Jessedia. Ela usava óculos, longas meias brancas, um vestido amarelo e laranja e tinha o cabelo preso em rabos de cavalo. Ela trabalhou no Festival como locutora e assistente de Lilian.
  • Jessilina: Essa talvez seja uma das mais icônicas personas de Jessie. Ela se vestiu como Jessilina para competir no Concurso Pokémon de Jubilife, em Sinnoh. Jessilina participou de muitos concursos até o Grande Festival, em que demonstrou muitas de suas táticas como coordenadora.
  • Jessilee e Jessileia: Em Kalos, Jessie se vestiu como uma performer Pokémon competindo como duas personagens: Jessilee e Jessileia.

Pokémon de Jessie

Ao longo de sua jornada pelo anime, por várias regiões, Jessie carregou consigo diversos Pokémon icônicos. Jessie inicialmente começou com um Pokémon do tipo venenoso, assim como a maioria dos Pokémon usados pela Equipe Rocket. Em alguns episódios, Jessie carregou o desejo de obter Pokémon considerados “fofos”, mas nunca conseguiu pegar um de verdade.

Arbok

Jessie Arbok

Arbok foi o primeiro Pokémon que Jessie obteve no anime. Ela ganhou de presente de aniversário um Ekans que evoluiu no episódio 31 - Em Busca dos Diglett!. Jessie liberou Arbok no episódio 282 - O Ego Roubado! com a intenção de proteger um grupo de Ekans e Koffing de serem roubados por um caçador maldoso.

Lickitung

Jessie Lickitung

Lickitung foi o primeiro Pokémon mostrado no anime que Jessie capturou. No episódio 49 - Princesa vs. Princesa!, a Equipe Rocket encontrou Lickitung pela primeira vez enquanto estavam descansando em um parque local. Após Lickitung roubar a comida da Equipe Rocket, Jessie enviou seu Arbok para um confronto e o derrotou, mas em um ataque de raiva ela acaba capturando-o. No episódio 148 - Os Truques do Negócio!, Jessie acabou trocando acidentalmente seu Lickitung com um treinador que possuía um Wobbuffet. Jessie então deixou sua Poké Bola na máquina de troca e acabou ficando com Wobbuffet.

Wobbuffet

Jessie Wobbuffet

Um dos Pokémon mais icônicos de Jessie e de certa forma da Equipe Rocket, Wobbuffet veio para Jessie de forma acidental quando no episódio 148 - Os Truques do Negócio! acaba trocando seu Lickitung pelo Wobbuffet de um treinador. Wobbuffet é o único Pokémon que permanece com Jessie até as temporadas atuais do anime.

Seviper

Jessie Seviper

Seviper também foi um Pokémon importante de Jessie. Ele foi o primeiro Pokémon que Jessie capturou na região de Hoenn em um ataque de raiva devido a Seviper morder e arrancar seu cabelo. Seviper se tornou um trunfo para Jessie, pois ele a acompanhou durante a sua jornada na região de Sinnoh, em que a persona Jessilina de Jessie participava dos concursos Pokémon.

Dustox

Jessie Dustox

Dustox foi o segundo Pokémon que Jessie capturou em Hoenn. No episódio 290 - Muito Trabalho Por um Wurmple!, Jessie capturou um Wurmple - assim como May. Após uma longa série de eventos no anime, o Wurmple de Jessie evoluiu em um Cascoon e posteriormente em um Dustox, a qual Jessie tinha um grande carinho. Jessie liberou sua Dustox no episódio 541 - Destinos Cruzados!, quando um Dustox Shiny apareceu e os dois partiram apaixonados.

Yanmega

Jessie Yanmega

Yanmega foi o único Pokémon que Jessie capturou na região de Sinnoh. Ela, em mais uma ação da Equipe Rocket, esperou um treinador chamado Tyler, que estava atrás de um Yanma, enfraquecer o Pokémon para roubá-lo. No mesmo episódio 548 - Achado Não é Roubado!, o Yanma de Jessie aprende o Poder Antigo e, por consequência, acaba evoluindo. Yanmega ajudou Jessie nos concursos de diversas formas, bem como seus outros Pokémon.

Woobat

Jessie Woobat

Woobat foi visto com a Equipe Rocket pela primeira vez no episódio 663 - Entram Iris e Axew!, e esteve ao lado de Jessie em Unova. Quando a Equipe Rocket foi para a região de Kalos, este Pokémon não foi mais visto.

Frillish

Jessie Frillish

Frillish foi o primeiro Pokémon do tipo Fantasma que Jessie capturou em toda história do anime - o segundo viria a ser Gourgeist em Kalos. Frillish apareceu pela primeira vez no episódio 770Novos Lugares, Rostos Familiares! Quando a Equipe Rocket foi para a região de Kalos, este Pokémon não foi mais visto.

Gourgeist

Jessie Gourgeist

Assim como Yanmega em Sinnoh, Gourgeist também foi o único Pokémon que Jessie capturou em Kalos. Ela capturou Pumpkaboo no episódio 816 - A Floresta dos Bambus! após tropeçar em um no meio de uma floresta. Mais à frente, no episódio 890 - Um Festival de Trocas! Um Adeus no Festival?, Jessie conheceu um senhor que se gabava por possuir um Pumpkaboo super size fêmea e propôs a Jessie uma troca pelo seu Mawile. Jessie, por sua vez, ficou tentada para trocar e o seu Pumpkaboo, com raiva, acabou indo para a troca. Por consequência, ele evoluiu em um Gourgeist que, no final das contas, acabou ficando com Jessie mesmo assim. Gourgeist foi usado em algumas performances da região de Kalos com uma das persona da Jessie.

Mimikyu

Jessie Mimikyu

Mimikyu foi o único Pokémon que Jessie capturou na região de Alola. Isso aconteceu no episódio 955 - A Primeira Captura em Alola, no Estilo Ketchum!, em que James deixou a sua Luxury Ball cair e, posteriormente, Jessie a usou para pegar Mimikyu. Mimikyu permaneceu com Jessie por toda a sua jornada em Alola, e no episódio 1097 - Obrigado, Alola! A Jornada Continua!, a Equipe Rocket recebeu um chamado de Giovanni para retornarem para o QG da equipe devido a falta de conquistas em Alola. Na ocasião, Jessie acabou deixando Mimikyu no abrigo de Bewear.

Em alguns episódios do anime, Jessie ainda utilizou outros Pokémon que nunca foram de fato dela ou foram vistos em mais alguns episódios. Muitos desses Pokémon foram usados temporariamente, como o famoso caso de Shellder no episódio 68 - A Solução da Evolução!, quando Giovanni ordenou que a Equipe Rocket fosse atrás de alguns Shellder na praia. 

Jessie consegue pegar Shellder, mas posteriormente, pensando que um Slowbro seria mais valioso para o chefe da Equipe Rocket, Jessie decidiu mandar Shellder para a cauda de um Slowpoke - que por sua vez evoluiu para Slowbro. Depois de tentar pegá-lo, Slowbro usa o Mega Punch, mandando-os para longe. Depois desse episódio, nem Slowbro nem Shellder foram vistos novamente.

James

James Equipe Rocket

James também é outro importante membro da Equipe Rocket. Ele é nativo de Kanto e é herdeiro de uma grande fortuna. Filho de milionários, James foi forçado a suportar a sociedade formal enquanto crescia. Frequentemente, ele teve que participar de aulas e algumas atividades nas quais não tinha nenhum interesse. 

Em sua juventude, James ficou noivo de uma garota chamada Jessebelle. No episódio 621 - O Tesouro é Todo Meu!, foi revelado que James sempre quis casar com ela, mas após perceber sua personalidade controladora, ele desiste e vai viver sua vida como ele quer: longe de todo aquele padrão que seus pais proporcionavam. 

James foge de casa deixando para trás um de seus mais importantes e queridos Pokémon, o Growlie, um fiel Growlithe. Devido aos conflitos de sua vida, no episódio especial de Pokémon Chronicles 13 - Dias de Treinamento!, assim como Jessie, ele se junta à Equipe Rocket, onde conhece Meowth e juntos, decidem se tornar um trio. Assim como Jessie e Meowth, James fez sua entrada no anime no segundo episódio da franquia.

Após entrar na Equipe Rocket, James passa a usufruir de um estilo de vida muito diferente da que vivia em sua luxuosa mansão. Ele tem certo apego por Pokémon de Planta que, quando lançados de suas Poké Bolas, vão para cima de James como forma de carinho. Ele também tem uma coleção de tampinhas que adora, e fica louco quando alguém se desfaz delas. Mesmo sendo da Equipe Rocket, James possui uma personalidade amigável e adorável, e demonstra muito carinho com seus Pokémon.

Pokémon de James

Ao longo de sua jornada pelo anime, por várias regiões, James carregou consigo diversos Pokémon icônicos. Ele sempre demonstrou muito carinho pelos seus Pokémon e o apego que tinha pelo tipo Planta.

Weezing

James Weezing

Foi revelado no episódio 17 -Ilha dos Pokémon Gigantes! que James ganhou um Koffing de presente de natal. Koffing é um dos Pokémon mais famosos de James das primeiras temporadas do anime. No episódio 31 - Em Busca dos Diglett!, o Koffing de James evoluiu para Weezing com o Ekans de Jessie, sua parceira. Assim como Jessie, James liberou seu Weezing no episódio 282 - O Ego Roubado! com a intenção de proteger um grupo de Ekans e Koffing de serem caçados por um caçador maldoso.

Victreebel

James Victreebel

James havia capturado e deixado seu Weepinbell em um centro de criação Pokémon em algum momento antes do episódio 59 - O Segredo do Centro de Criação! Neste episódio, descobre-se que James possui este Pokémon e que ele acabou evoluindo enquanto estava lá. Victreebel é um dos mais queridos dos fãs e o primeiro Pokémon que passou a demonstrar um tipo de carinho por James. Sempre que James mandava Victreebel sair da Poké Bola, o Pokémon colocava a cabeça de James em sua grande boca. Mais tarde, no episódio 263 - A Amizade de Elekid!, um vendedor de Magikarp foi atrás da Equipe Rocket querendo negociar um Weepinbell por um de seus Pokémon, nesse caso o Victreebel. James ficou relutante e não aceitou, pois tinha muito carinho por Victreebel. Mas no fim das contas, por pressão de Jessie e Meowth, James acabou trocando e mais uma vez conseguiu outro Weepinbell - que, por sua vez, evoluiu novamente para Victreebel no mesmo episódio. No final do episódio, os dois Victreebel se encontram, vão embora juntos pela floresta, e nunca mais são vistos.

Growlithe

James Growlithe

Growlithe foi o primeiro Pokémon de James. Quando criança, James o batizou carinhosamente de Growlie, e o Pokémon era seu único amigo. Growlithe permanece na casa de James sempre fiel ao seu dono.

Cacnea

James Cacnea

Cacnea foi capturada no mesmo episódio que James liberou seu Weezing. Após ser perseguido por um grupo de Beedrill, um Cacnea selvagem ajudou Jessie e James usando o movimento Míssel de Espinhos. Após derrotar o grupo de Beedrill, James deu um pote de biscoito para Cacnea, que não satisfeito foi atrás de James - e que, por fim, decidiu ir com James. Cacnea ficou com James durante toda a sua jornada na região de Hoenn. Em Sinnoh, Cacnea ficou com a Líder de Ginásio de tipo Planta, Gardenia.

Chimecho

James Chimecho

Chimecho foi o segundo Pokémon que James capturou na região de Hoenn. Desde jovem, James sempre quis um Chimecho após ver um sendo vendido em um festival local. James correu para o festival para comprá-lo, mas era tarde demais. Ele finalmente conseguiu capturar Chimecho no episódio 360 - Quem Vai Voar Agora? em um festival na cidade de Fortree. Chimecho é considerado por James o seu “primeiro amor”. No episódio 423 - O Pequeno James! ele deixou seu Chimecho com seus avós, Nany e Pop-Pop em sua antiga casa de férias perto de Saffron após Chimecho parecer doente. Chimecho permanece com eles nessa casa até hoje.

Mime Jr.

James Mime Jr.

James capturou um Mime Jr. por acidente no mesmo episódio em que deixou Chimecho para ser cuidado pelos seus avós. Ele deixou uma de suas Poké Bolas vazias cair e Mime Jr, que estava encantado por sentir a emoção de James e por gostar de pessoas gentis, entrou na Poké Bola. Mime Jr. foi um dos parceiros de James na região de Sinnoh. Ele tem um apego muito grande por este Pokémon.

Carnivine

James Carnivine

Carnivine foi o único Pokémon que James capturou na região de Sinnoh. Em um flashback do episódio 550 - A Nata dos Croagunk!, foi mostrado que James já havia pego um Carnivine e, no episódio em que esteve em sua casa de férias, James encontrou a Poké Bola de Carnivine e decidiu levá-lo para sua jornada em Sinnoh. Carnivine, assim como Victreebel e Cacnea, demonstram um carinho muito grande por James - sempre o abraçando.

Yamask

James Yamask

James teve um Yamask durante a sua passagem por Unova e foi o seu primeiro Pokémon dessa região. Ele o capturou no episódio 684 - Batalhando Por Amor aos Tipo Inseto! Foi um dos Pokémon que James levou consigo durante sua jornada por Unova.

Amoonguss

James Amoonguss

Amoonguss apareceu pela primeira vez no episódio 770 - Novos Lugares, Rostos Familiares!, quando a Equipe Rocket atacou Ash e seus amigos. Quando a Equipe Rocket foi para a região de Kalos, este Pokémon não foi mais visto.

Inkay

James Inkay

Inkay foi o único Pokémon que James capturou na região de Kalos. Ele apareceu no episódio 808 - Uma Batalha de Mobilidade Aérea! pegando a comida da Equipe Rocket, e James, aproveitando o momento, conseguiu pegá-lo. Inkay esteve com James durante toda sua jornada em Kalos.

Mareanie

James Mareanie

Mareanie foi o único Pokémon de James na região de Alola. Mareanie sempre demonstrou muito amor por James e, assim como os Pokémon anteriores, tentava de alguma forma mostrar o seu amor pelo treinador. Mareanie permaneceu com James por toda a sua jornada em Alola e, no episódio 1097 - Obrigado, Alola! A Jornada Continua!, a Equipe Rocket recebeu um chamado de Giovanni para retornarem para o QG da equipe devido a falta de conquistas em Alola. Assim como Jessie, James acabou deixando Mareanie no abrigo de Bewear.

Morpeko


Morpeko é o atual - e único - Pokémon de James na região de Galar. Morpeko fez a sua estreia no episódio 1125 - Sobble Chorão!, quando foi mostrado ele roubando a comida da Equipe Rocket. Morpeko passou a sempre aparecer para causar problemas a James e companhia graças as suas duas formas. Ele ficou tão próximo da Equipe Rocket que até foi inscrito em uma competição de comida na qual competiu diretamente contra o Skwovet/Greedent de Goh. Após idas e vindas, James finalmente capturou Morpeko em um momento no qual ele sentiu falta do Pokémon.

Meowth

Meowth Equipe Rocket

Meowth é um Pokémon do tipo Normal e sua diferença em relação aos outros Pokémon é que ele consegue falar e se comunicar de uma outra forma com os Pokémon. No episódio especial de Pokémon Chronicles 13 - Dias de Treinamento!, foi mostrado como Meowth se tornou um membro da Equipe Rocket. Um flashback do episódio 73 - Vá Para Hollywood, Meowth! mostra suas memórias antes de se tornar parte do trio Team Rocket junto com Jessie e James. 

Meowth vivia nas ruas e fazia parte de uma gangue liderada por um Persian. Posteriormente, é explicado como ele foi escolhido como um membro da Equipe Rocket e se lembrou como aprendeu a falar a língua humana. Meowth queria ser diferente e passou a observar uma escola de dança, tentando imitar alguns movimentos e posições básicas para assim conseguir andar sobre duas patas. Com a ajuda de livros infantis, Meowth passou a aprender as letras do alfabeto e, com muito suor e esforço, foi capaz de pronunciar suas primeiras palavras. Meowth também tinha o desejo de impressionar uma Meowth chamada Meowzie, mas ao tentar uma aproximação, foi rejeitado. Com o coração partido, ele decide se juntar à Equipe Rocket como forma de ser um Pokémon diferente. 

Meowth fez sua estreia oficial, assim como Jessie e James, no episódio 02 - Emergência Pokémon! e passou a tentar capturar Pikachu a todo custo junto do grupo. Meowth é um dos Pokémon mais populares de toda a franquia e tem seu lugar guardado nos corações dos fãs.

Conclusão

A Equipe Rocket conseguiu seu lugar importante na vida de quem acompanha o anime desde o início. Mesmo com seus planos que nunca dão certo, eles conseguem participar, de alguma forma, de todo o corpo do anime - trazendo alegria para todos que assistem. Seus Pokémon conquistaram e ainda conquistam muito espaço no anime e em toda a franquia: é impossível falar sobre Pokémon e não se lembrar de Jessie, James, e o Meowth falante!

Leandro Lemos

Graduado em Ciências Biológicas, Pós-graduando em Zoologia e especializado em Entomologia. Poke-fã desde que se entende por gente. Viciado nível hard e apaixonado por toda a franquia. Hoje, como bom fã, busco levar informação e aguçar a curiosidade daqueles que buscam informações sobre Pokémon, fazendo com que todos, assim como eu e toda equipe da PBN, tenham Pokémon em sua vida.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال