Torneios Pokémon no Anime - Faça Seu Pokémon Brilhar

Concursos Pokémon Dawn

Torneio Pokémon é um tipo de competição diferenciada que entra em contraste com as batalhas convencionais. Este tipo de competição visa mostrar todo o potencial do Pokémon, tais como sua beleza, habilidade e graça ao utilizar seus movimentos. No anime, os Torneios foram introduzidos na série Rubi e Safira e, de acordo com o primeiro especial de Diamante e Pérola, eles tiveram origem na região de Hoenn.

Organização

Jurados Concursos Pokémon

A competição é organizada pelo Comitê de Atividades Pokémon e permite aos Coordenadores (como são chamados os treinadores que competem nos Torneios) mostrar o quão habilidosos seus Pokémon podem ser. Estas habilidades são julgadas por uma seleta banca de jurados que quase sempre é composta pelo Sr. Contesta (Presidente do Comitê Organizador), Sr. Sukizo (Presidente do Fã Clube Pokémon) e a Enfermeira Joy da cidade onde o torneio é realizado.

Regras

As regras das competições dos Torneios Pokémon variam de região para região, mas em geral elas seguem o mesmo formato. Consistem em duas rodadas: a primeira é a Rodada de Apresentação e, em seguida, os Coordenadores melhores pontuados passam para a Rodada de Batalhas. Então, aquele que vencer a batalha final recebe uma Fita como prova de sua vitória no torneio correspondente.

Apresentação

A Rodada de Apresentação é onde as habilidades dos Pokémon são postas à prova. Esta rodada mostra todo empenho e criatividade do Coordenador para criar uma performance que possa cativar os jurados. Ela pode ser feita de várias maneiras, combinando ataques para que eles fiquem belos e brilhantes, usando adereços para mostrar o quão habilidoso o Pokémon é - como foi mostrado no episódio de estreia de May nos Torneios (311 - Vencer ou Perder, Empatar Nunca!), em que ela arremessa um disco para seu Beautifly, que o rebate de volta para ela usando seu Jato de Seda; e tem também aqueles Coordenadores mais ousados, como a Jessie (sempre disfarçada) que em várias de suas apresentações ordenou que seu Pokémon usasse seus movimentos contra ela mesma. 

Apresentação Concursos Pokémon

É importante ressaltar que, além da beleza dos movimentos e habilidades do Pokémon, um outro ponto julgado aqui é o sincronismo entre Pokémon e Coordenador. Aqueles que tiverem as melhores pontuações se qualificam para a segunda fase, e o número de qualificados varia de torneio para torneio.

Batalhas

As batalhas aqui são bem diferentes das batalhas convencionais. Para começar, existe um limite de tempo de 5 minutos, sendo que cada coordenador começa com uma pontuação e o objetivo aqui é reduzir a pontuação do oponente. O coordenador perde pontos sempre que: seu Pokémon é atingido pelo golpe do Pokémon do oponente; o golpe de seu Pokémon errar o alvo; ou se o choque entre os movimentos favorecer de alguma forma o Pokémon do oponente (o brilho do choque evidenciar o brilho no pelo, nos olhos, nas asas, etc.). Ao fim dos 5 minutos, aquele que tiver mais pontos sobrando é o vencedor. Outra forma de se definir um vencedor é por Battle-off (Batalha encerrada), quando os jurados decidem que o Pokémon não tem mais condições de batalhar (fora de combate).

Fitas

Fita Concurso Pokémon

As fitas são como as insígnias dos Torneios. Ao vencer uma competição, o coordenador é premiado com uma fita e, ao conseguir cinco fitas, ele se torna apto a participar do Grande Festival. O campeão do Grande Festival ganha o título de Top Coordenador.

No anime, é mostrado um evento especial chamado Copa Wallace. Neste evento, que ocorre todo ano em uma região diferente, Coordenadores de diversas regiões diferentes se reúnem para disputar a Fita Aqua, que pode ser usada para ingressar no Grande Festival de qualquer região.

Os Torneios Pokémon de todas as regiões

Hoenn

Os Torneios em Hoenn foram apresentados pela primeira vez no episódio 289 - Tudo Lindo e Brilhante! Nas competições, os Coordenadores devem usar o mesmo Pokémon, tanto na rodada de apresentação quanto nas batalhas, e a Mestre de Cerimônias é Vivian Meridian

Quando May participou do Grande Festival de Hoenn, a competição foi disputada na cidade de Slateport e contou com 247 coordenadores nas frases preliminares. Esse número foi reduzido para 64 coordenadores na fase de apresentações. Cada coordenador podia usar apenas um Pokémon na fase de apresentações e era avaliado em notas de 100. Durante a fase de batalhas, elas passaram a ser batalhas em duplas. O grande campeão da competição foi Robert, enquanto May acabou ficando no Top 8. A competição ocorreu no anime durante três episódios.

Segue abaixo a lista de locais e vencedores de cada torneio realizado em Hoenn:

Competição Vencedor
Rustboro City Janet
Slateport City Robert
Fallarbor Town May
Verdantuf Town May
Rubello Town Drew
Lilycove City May
Purika City May
Pacifdlog Town May

Kanto

Grande Festival de Kanto

Em Kanto, os coordenadores podem entrar com um Pokémon diferente para cada Round. A mestre de cerimônias dessa região é Lilian Meridian. O Grande Festival de Kanto foi realizado no Planalto Índigo (mesmo lugar da Liga Pokémon) durante a participação de May. A competição também recebeu 247 coordenadores que passaram por uma rodada preliminar de apresentações onde os Pokémon só poderiam usar um de seus movimentos. Ao restarem 64 na rodada de apresentações principais, todos os movimentos já estavam liberados para uso. Assim como em Hoenn, os coordenadores podiam trocar de Pokémon entre os rounds.

A fase de batalhas começou no Top 16 com o formato de batalhas em dupla. A grande campeã da competição foi Solidad. May progrediu em relação a Hoenn, ficando no Top 4. A competição aconteceu no anime durante três episódios.

Segue abaixo a lista dos locais e vencedores de cada torneio realizado em Kanto:

Competição Vencedor
Saffron City May
Silver Town May
Wisteria Town Harley
Chrysanthemum Island May
Gardenia Town May
Mulberry Town May
Terracotta Town Ash/May

Sinnoh

Dawn Concursos Pokémon

Em Sinnoh, os Coordenadores entram com um Pokémon para cada round e geralmente costumam se trocar para competir, como Dawn costumava fazer. Eles também usam Cápsulas de Bola e Selos Especiais para melhorar a entrada de seus Pokémon. A mestre de cerimônias dessa região é Marian. O Grande Festival de Sinnoh foi disputado no Lago Valor durante a participação de Dawn. Ao contrário das outras competições, são apenas 108 coordenadores competindo e apenas um round de apresentações. 

O diferencial é que as apresentações devem ser em dupla, assim como as batalhas que começam no Top 32. A grande campeã foi Zoey, rival de Dawn durante sua jornada. Nossa protagonista de cabelos azulados conseguiu uma das melhores posições que um protagonista já conquistou em uma grande competição no anime - ela foi Vice Campeã. A competição ocorreu durante quatro episódios no anime.

Segue abaixo a lista dos locais e os vencedores de cada torneio em Sinnoh:

Competição Vencedor
Jubilife City Zoey
Floarama Town Dawn
Alamos Town Allegra
Hearthome City Nando
Sage Town Kenny
Solaceon Town Jessilina (Jessie)
Lake Valor (Wallace Cup) Dawn
Celestic Town Dawn
Majolica Town Jessilina (Jessie)
Gerbera Town Kenny
Beach Rose Town Nando
Chocovine Town Dawn
Sandalstraw Town Kenny
Lilypad Town James
Brussel Town Zoey
Daybreak Town Dawn
Neighborly Town Jessilina (Jessie)
Arrowroot Town Salvia

Johto

Quando May viaja para Sinnoh para participar da Copa Wallace, ela revela estar participando de Torneios na região de Johto. Infelizmente não são reveladas muitas informações sobre as competições em Johto, a não ser as fitas que May ganhou.

Top Coordenador

Wallace Top Coordenador

Os Top Coordenadores estão para o Grande Festival assim como os Campeões estão para a Liga Pokémon. Um Top Coordenador é extremamente prestigiado e reconhecido no mundo dos Torneios. Dawn inicia sua jornada como coordenadora para seguir os passos de sua mãe, Johanna, que foi uma Top Coordenadora muito famosa no passado. Wallace, por sua vez, é o idealizador da Copa Wallace, e é apresentado no Anime como um dos mais prestigiados Top Coordenadores do mundo. Fantina, além de ser Líder do Ginásio de Hearthome, também é uma Top Coordenadora e usa as habilidades adquiridas nos torneios para incrementar sua estratégias nos desafios de batalha do Ginásio.

Todas essas informações são o que se tem sobre os Torneios Pokémon até o momento. Esse tipo de competição teve destaque na 3ª e 4ª Gerações e, infelizmente, não teve sequência. Sua última menção foi no episódio 947 - O Primeiro Dia do Resto da Sua Vida, quando a Senhora Palermo sugeriu que Serena fosse à Hoenn participar dos Torneios, dizendo que esse seria um ótimo jeito de ganhar experiência.

Tom Santos

Fã de Pokémon desde sempre, começou a acompanhar através do anime. Conheceu os jogos e outras mídias no final de sua adolescência e vem desde então alimentando o sonho de um dia ser criador de conteúdo sobre Pokémon. Fazer parte da equipe PBN o deixou ainda mais conectado com a franquia Pokémon, aumentando exponencialmente seu amor por ela.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال