Pokémon do Egito - O Time dos Faraós

The Pharaohs Golden Parade

Recentemente, o Egito fez uma parada pública pelas ruas do Cairo, com a exibição de 22 múmias que foram transportadas de um museu para outro na mesma cidade. O chamado The Pharaohs Golden Parade, o desfile dourado dos faraós, transportou 18 reis e 4 rainhas do Museu Egípcio, no centro da capital egípcia, para o Museu Nacional da Civilização Egípcia, que fica a cerca de 5 quilômetros de distância.

A transferência das múmias foi realizada na forma de um midiático espetáculo de massa a fim de incentivar o retorno do turismo ao país do Nilo, sem descartar que também dá vida aos habitantes do Cairo nestes tempos de pandemia e crise.

The Pharaohs Golden Parade

Aproveitando o ensejo e o momento em que o mundo volta os olhos para este país africano tão conhecido pela sua história, simbologia, arquitetura e deuses, decidimos reunir um time de Pokémon que possuem características comum com a cultura e simbologia egípcia.

Cofagrigus - O Pokémon Sarcófago

Não poderíamos começar este time sem Cofagrigus, já que definitivamente é o Pokémon que possui maior semelhança com a cultura egípcia. No Antigo Egito, se o morto fosse de classe alta, o corpo era geralmente mumificado e depositado em um sarcófago, um tipo de urna funerária.

Cofagrigus

Tipo: Fantasma

Descrição do Pokédex: Este Pokémon tem um corpo de ouro cintilante. As pessoas dizem que ele não lembra mais que já foi humano. Existem muitas representações de Cofagrigus decorando tumbas antigas. Eles são símbolos da riqueza que os reis de eras passadas tinham.

Dusclops - O Pokémon Múmia

Este Pokémon da 3ª Geração apresenta o corpo inteiro enfaixado e inevitavelmente nos faz lembrar das múmias, cadáveres preservados pelo processo de mumificação. Esse processo foi aprimorado pelos egípcios e trata-se de uma execução em que retiram-se os principais órgãos do cadáver, dificultando assim a sua decomposição. Além disso, eles os deixavam envoltos por faixas de algodão ou linho.

Dusclops

Tipo: Fantasma

Descrição do Pokédex: Seu corpo é totalmente oco. Quando abre a boca, suga tudo como se fosse um buraco negro. Ele busca fogos-fátuos à deriva e os suga para seu corpo vazio. O que acontece lá dentro é um mistério.

Lucario - O Pokémon Chacal

Lucario entra nesta lista pela sua grande semelhança com Anubis, deus egípcio protetor, guardião e guia dos mortos. Na mitologia egípcia, ele auxilia os mortos no encontro com Osíris. Representado com a cabeça de chacal e corpo de homem, é também apontado como o deus dos ritos funerários, como o processo de mumificação dos faraós. Foi ele quem criou a primeira múmia, ao preparar o corpo do próprio pai, Osíris, assassinado por Set.

Lucario

Tipo: Lutador e Aço

Descrição do Pokédex: Ele controla ondas conhecidas como auras, que são poderosas o suficiente para pulverizar rochas enormes. Ele usa essas ondas para abater sua presa e também é capaz de dizer o que as pessoas estão pensando. Apenas os treinadores que têm justiça em seus corações podem ganhar a confiança desse Pokémon.

Blaziken - O Pokémon Falcão

Assim como Lucario, Blaziken possui semelhanças com um dos deuses egípcios, Hórus. Filho de Osíris e Ísis, tem cabeça de falcão e é o protetor dos faraós e das famílias. Quando perdeu o pai, lutou contra Set pelo trono de principal deus do Egito. Após intervenção de Osíris, direto do “Além”, os demais deuses aclamaram Hórus como líder supremo.

Blaziken

Tipo: Fogo e Lutador

Descrição do Pokédex: Na batalha, Blaziken libera chamas intensas de seus pulsos e ataca os inimigos com coragem. Quanto mais forte o inimigo, mais intensamente os pulsos deste Pokémon queimam. Blaziken tem pernas incrivelmente fortes e pode facilmente pular um prédio de 30 andares com um salto. Os golpes violentos deste Pokémon deixam seus inimigos completamente queimados.

Sigilyph - O Pokémon Guardião

Apesar de Sigilyph apresentar uma fisionomia que aparentemente não nos remeta ao Egito, existem duas características que justificam a presença deste Pokémon neste time. A primeira é que suas descrições relatam que ele age como um guardião de cidades antigas e estas ficariam sob a areia do deserto. O outro fato é que no jogo Pokémon GO, um dos únicos países que este Pokémon pode ser encontrado é no Egito!

Sigilyph

Tipo: Psíquico e Voador

Descrição do Pokédex: O poder psíquico permite que esses Pokémon voem. Alguns dizem que foram os guardiões de uma cidade antiga, outros dizem que foram emissários dos guardiões. Uma descoberta foi feita no deserto onde Sigilyph voa: as ruínas do que pode ter sido uma cidade antiga foram encontradas sob a areia.

Unown - O Pokémon Hieróglifo

Além de apresentar aspecto de letras antigas, existem 28 derivações deste Pokémon, o que nos faz lembrar dos hieróglifos egípcios. Os hieróglifos referem-se aos caracteres utilizados pelos egípcios no Egito Antigo. Era uma forma de escrita desenvolvida e executada apenas por sacerdotes, membros da realeza e escribas. Ou seja, apenas pessoas com certo tipo de poder na hierarquia podiam fazer uso dos hieróglifos.

Unown

Dessa forma, é considerada uma das formas mais antigas de escrita. Isso porque foi desenvolvida ainda no Egito Antigo e era utilizada, principalmente, para marcações em túmulos e templos.

Alfabeto Unown

Tipo: Psíquico

Descrição do Pokédex: Suas formas parecem hieróglifos. Este Pokémon tem a forma de uma escrita antiga. É um mistério quanto ao que veio primeiro, os escritos antigos ou os vários Unown. A pesquisa sobre este tópico está em andamento, mas nada se sabe.

Existem especulações de que outros Pokémon também tenham um pezinho na terra dos faraós. Mas e você, acha que esquecemos de citar algum forte candidato a esse time? Deixe nos comentários a indicação e nos diga qual a ligação deste Pokémon com o Egito.

Prof. BrUNO

Professor de Química do Ensino Fundamental e Médio, Bacharel em Química Ambiental e Mestre em Química pela Unesp. Torcedor do Ash, treinador Pokémon, colecionador de cartas e histórias do anime. Entre uma aula e outra de química, gosta de usar Pokémon em algumas explicações. Encontrou na PBN uma forma de aprender e compartilhar mais sobre a franquia que é fã desde pequeno.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال