A Liga Pokémon no Anime - O Desafio Para se Tornar o Campeão

Liga Pokémon Anime

A Liga Pokémon é a última etapa para aqueles que desejam o título de Campeão de determinada região do mundo Pokémon. Tanto nos jogos quanto no anime, o treinador precisa ter ganhado todas as 8 Insígnias de Ginásio para ter seu acesso liberado à Liga Pokémon, em que deverá enfrentar a Elite 4 e o atual Campeão da Liga, considerados os treinadores mais poderosos da respectiva região.

No entanto, antes de duelar contra a Elite 4 e o Campeão da Liga, o anime Pokémon possui uma etapa anterior de chaveamento de batalhas entre todos os treinadores qualificados pelos Líderes de Ginásio. Essa etapa é chamada de Conferência da Liga Pokémon.

Dessa forma, em resumo, o título de Campeão da região, no anime, é dado àquele que possuir quatro requisitos:
  • 1º Requisito: Vencer os Líderes de Ginásio e obter as oito Insígnias (Qualificação);
  • 2º Requisito: Vencer as chaves de batalhas dos treinadores Pokémon (Classificação e eliminação);
  • 3º Requisito: Vencer a Elite 4 (Eliminação);
  • 4º Requisito: Vencer o atual Campeão da Liga (Final)

A Organização das Ligas Pokémon

A Liga Pokémon é dividida em duas etapas: a Conferência da Liga Pokémon e a Liga dos Campeões. Na primeira, ocorre as batalhas chaveadas entre os treinadores qualificados, ou seja, aqueles que venceram os Líderes de Ginásio. Já na segunda, o vencedor da Conferência enfrenta a Elite 4 e o atual Campeão da região.

Além da organização, a Liga Pokémon atua como órgão regulamentador dos Ginásios, a fim de certificar se estes estão aptos a testar os treinadores Pokémon. Também são eles que enviam o trio de Pokémon iniciais aos Professores das respectivas regiões em que ocorrem o evento.

O Comitê da Competição da Liga é presidido por Charles Goodshow.

Charles Goodshow

A Conferência da Liga Pokémon

Essa é a etapa que teve mais destaque no anime, uma vez que o personagem Ash Ketchum, na maioria das vezes, não conseguiu ir além dela. Em regra, a forma de participar da Conferência da Liga Pokémon é obtendo as 8 Insígnias de Ginásio após derrotar os seus respectivos Líderes. Porém, já foi mostrado que também é possível se qualificar para a Conferência os treinadores aprovados na Prova de Admissão da Liga Pokémon (058 - O Teste Final!) ou que foram graduados no Instituto Pokémon Tech (009 - A Escola dos Golpes Duros!).

Cada Liga possui uma particularidade, mas, no geral, o sistema de classificação da Conferência se dá por meio de batalhas em chaves de caráter classificatório e eliminatório, em que o vencedor de uma batalha enfrenta o vencedor de outra batalha, até que no final só reste o Campeão da Conferência da Liga Pokémon. No final, os nomes dos treinadores são dispostos num ranking que vai do pior ao campeão desta etapa.

A Liga dos Campeões

Liga dos Campeões Pokémon

O treinador que vence a Conferência da Liga Pokémon passa para a próxima fase, em que enfrenta a Elite 4. Ao derrotar os quatro membros da Elite 4, o treinador deverá enfrentar o atual Campeão da região, que defenderá o seu título. Se o atual Campeão vencer a batalha, ele continuará com o título até que seja derrotado por outro treinador que tenha ultrapassado todas as etapas anteriores. Se o treinador vencer a batalha contra o atual Campeão, este passará a ser o novo Campeão da região até ser derrotado por outro treinador na Liga Pokémon.

Uma vez que, pelo menos nas Ligas tradicionais, o Ash nunca conseguiu chegar à Liga dos Campeões, essa é uma etapa que poucas vezes foi mostrada no Anime. Na série Diamante e Pérola, três dos Elite 4 de Sinnoh (Aaron, Flint e Lucian) desafiaram a Campeã Cynthia pelo seu título, mas nenhum conseguiu derrotá-la.

A Liga Kanto

A Conferência da Liga Pokémon de Kanto foi realizada no Planalto Índigo (por isso, também pode ser chamada de Conferência do Planalto Índigo ou simplesmente Conferência Índigo). Essa é conhecida como a primeira vez que Ash participou de uma Liga, após ter obtido todas as 8 Insígnias de Ginásio da região de Kanto, e, consequentemente, sua primeira derrota numa Liga.

A Cerimônia de Abertura consiste em acender uma grande tocha localizada no Estádio Índigo pelo fogo do Pokémon Lendário Moltres. A chama é passada de mão em mão pelos treinadores qualificados para a Conferência, que, ao final, acende a grande tocha que dá início à Liga Pokémon.

Liga Pokémon Kanto

Ao todo, 256 treinadores qualificados disputam a Conferência Índigo em batalhas eliminatórias divididas em duas fases: a preliminar, que consiste em classificar os treinadores nos tops 256, 128, 64 e 32; e a final, que possui quatro etapas: top 16, top 8, semifinais (top 4) e final (top 1).

Os 256 competidores são organizados em chaves de forma aleatória e batalham num dos quatro estádios que possuem campos distintos: Pedra, Grama, Água e Gelo. Cada treinador batalha usando três Pokémon.

A batalha para definir o top 16 da etapa final também consiste em batalha de três Pokémon para cada treinador. Já nas batalhas a partir do Top 8, os treinadores podem utilizar seis Pokémon.

Quanto ao Ash, ele acaba chegando ao top 16 numa batalha contra o seu amigo Ritchie. Essa batalha ficou lembrada principalmente porque o Ash perde após o seu Charizard se recusar a continuar batalhando. Em seguida, Ritchie perde para a treinadora Assunta, terminando no Top 8. O vencedor da Conferência Índigo é desconhecido.

Batalha Charizard e Pikachu Liga Kanto

A Liga Laranja

A Liga Laranja é um evento exclusivo do anime Pokémon e, ainda que muitos fãs não considerem a Liga Laranja oficial por não ser baseada em evento dos jogos, o próprio anime considera um título válido para Ash, sendo relembrado em gerações seguintes.

Ao contrário da anterior, aqui não existe uma Conferência, mas sim um sistema mais simplificado: os treinadores interessados devem vencer os quatro desafios dos Líderes de Ginásio do Arquipélago Laranja (que não necessariamente consiste em batalhas Pokémon) para ter a chance de desafiar o Líder Supremo da Equipe Laranja numa batalha de seis Pokémon, no Estádio Pummelo. O vencedor leva o título de Campeão da Liga Laranja, o Troféu de Vencedor, uma foto com seus Pokémon e deixa sua pegada no Palácio da Vitória.

Pokémon Liga Laranja

Ao vencer os desafios dos Líderes de Ginásio, Ash enfrentou Drake, o Líder Supremo, usando Pikachu, Bulbasaur, Squirtle, Charizard, Lapras, Snorlax e Tauros. Já Drake utilizou Dragonite, Ditto, Onix, Gengar, Venusaur e Electabuzz. Uma curiosidade que marcou esta competição é que o Dragonite de Drake utilizou nove movimentos diferentes na batalha final, sendo que cada Pokémon pode aprender apenas quatro movimentos por vez. Mesmo assim, no final Ash sai como vitorioso e conquista seu primeiro título de Campeão numa Liga Pokémon.

Ash Campeão Liga Laranja

A Liga Johto

A Liga Pokémon de Johto ocorreu na Cidade de Prata e por isso recebeu o título de Conferência de Prata. O lugar foi escolhido como sede por ter sido palco de uma guerra há muitos anos e Ho-Oh, o Pokémon Lendário, com suas chamas trouxe a vida de volta àquele local. A chama de Ho-Oh continua acessa dentro de um santuário no Monte Prata e a cerimônia de abertura, portanto, consiste em levar parte desta chama até o estádio em que será realizada o evento.

Conferência de Prata Liga Johto

A Conferência de Prata segue os mesmos moldes da Conferência do Planalto Índigo, em que são qualificados para participar da Liga aqueles que enfrentaram os oito Ginásios da região de Johto e possuem suas respectivas Insígnias. Após a inscrição dos 200 treinadores, eles partem para uma triagem em que deverão realizar três batalhas entre si utilizando um Pokémon em cada, a fim de selecionar os 48 melhores que irão para a etapa preliminar.

A competição, por si só, é dividida em três fases: preliminar, semifinais e finais. A partir das semifinais, os treinadores devem decidir quais Pokémon irão utilizar antes do começo das batalhas e cadastrá-los previamente.

Batalha Ash e Gary Liga Pokémon Johto

Nas semifinais é utilizado um sistema de pontuação, em que os 48 treinadores são divididos em três blocos com 16 treinadores em cada e devem utilizar três Pokémon na suas batalhas. Uma vitória garante três pontos, um empate resulta em um ponto, enquanto que uma derrota não garante pontos. Em caso de empate na pontuação, é realizada uma rodada decisiva.

Os 16 competidores que tiverem mais pontos seguem para as rodadas finais, que consistem em batalhas com seis Pokémon, cada. É nessa rodada, inclusive, que Ash e seu rival, Gary, batalharam pela primeira vez com seus times completos. Ao final, Ash acaba vencendo Gary, mas é derrotado por Harrison, um treinador da região de Hoenn, numa batalha de Charizard contra Blaziken, ficando no Top 8 do ranking da Liga Pokémon de Johto. Harrison, por sua vez, é derrotado por Jon Dickson, que se torna Campeão da Conferência de Prata.

Batalha Charizard e Blaziken Liga Johto

A Liga Hoenn

A Conferência de Ever Grande marca o início da Liga Pokémon na região de Hoenn e teve como sede a cidade de mesmo nome. Assim como na Conferência Índigo, a abertura consistiu em acender a tocha com a chama do Pokémon Lendário Moltres.

Liga Pokémon Hoenn

A Conferência é dividida em três etapas. Na fase preliminar, os treinadores qualificados se enfrentam em batalhas utilizando apenas um único Pokémon. Os 256 classificados na etapa anterior seguem para a etapa de qualificação, em que deverão enfrentar três batalhas duplas, se classificando para as finais aqueles que vencerem todas a sequência. Por fim, os 32 treinadores qualificados se enfrentam entre si batalhas com seis Pokémon cada. Torna-se o campeão da Conferência aquele que vencer cinco batalhas completas.

A batalha decisiva de Ash nesta Conferência foi contra Tyson e seu Meowth de Botas, que levou a melhor contra o Pikachu. No final, Tyson se tornou o campeão da Conferência Ever Grande, e o Ash finalizou no Top 8.

Batalha Pikachu e Meowth de Botas

A Liga Sinnoh

Por muitos considerada uma das melhores Ligas do Anime Pokémon, a Conferência do Lírio da Ilha Valley marcou o início da Liga Pokémon da região de Sinnoh. Foi aqui mencionado pela primeira vez que o campeão da Conferência ganha a chance de batalhar contra a Elite 4 e só então desafiar o Campeão da região pelo seu título.

Conferência do Lírio da Ilha Valley Sinnoh

A Conferência do Lírio da Ilha Valley segue as mesmas etapas das Ligas anteriores. Primeiro, os treinadores que possuem as oito Insígnias de Ginásio de Sinnoh passam por uma fase de triagem, para só então seguirem para a fase preliminar que consiste em batalhas contra três Pokémon. Na rodada preliminar, 64 treinadores são divididos em três arenas distintas. Ao chegar ao Top 16, as batalhas passam a ser na arena principal. A rodada final consiste em batalhas completas entre os 8 treinadores que passaram na fase preliminar, tornando-se o campeão da Conferência aquele que restar invicto.

Batalha Ash e Paul Liga Sinnoh

Na Liga Pokémon de Sinnoh, duas batalhas foram extremamente importantes para Ash. Primeiro, a batalha contra seu rival da região, Paul, que foi decidida entre seu Electivire e o Infernape de Ash (que evoluiu do Chimchar que Paul abandonou), levando o garoto de Pallet, pela primeira vez, ao Top 4; e a batalha contra Tobias, que derrotou todos os Pokémon do Ash utilizando apenas o Mítico Darkrai e o Lendário Latios. Ao final, Tobias venceu a Conferência do Lírio da Ilha Valley e ganhou a oportunidade de enfrentar a Elite 4 e a Campeã Cynthia, de Sinnoh.

Tobias Campeão Sinnoh

A Liga Unova

Os treinadores que obtiveram as 8 Insígnias de Ginásio da região de Unova se tornam qualificados para encarar sua respectiva Liga Pokémon, sediada na cidade de Vertress. Os 128 treinadores qualificados deverão se enfrentar em batalhas com apenas um Pokémon, a fim de selecionar 64 candidatos ao título de campeão da Conferência Vertress.

Liga Pokémon Unova Vertress

A fase de qualificação é dividida em três batalhas. Nas três primeiras, os treinadores deverão utilizar dois Pokémon cada, enquanto que na última batalha serão utilizados três Pokémon. Os 8 treinadores que vencerem a etapa preliminar seguem para as finais, em que deverão batalhar utilizando times com seis Pokémon.

Essa foi a Liga Pokémon que teve mais participação de amigos e rivais do Ash. Primeiro, na rodada preliminar, ele foi capaz de derrotar o Serperior do seu rival Trip. Logo em sequência, acabou derrotando seu amigo Stephan. E, por fim, batalhou contra Cameron num confronto de 6 contra 5 (já que Cameron achava que uma batalha completa era com cinco Pokémon), mas acabou sendo derrotado contra o seu Lucario, ficando, assim, no Top 8. O campeão da Conferência Vertress acabou sendo Virgil e seu time de Eeveelutions.

Ash e Cameron Liga Unova

A Liga Kalos

Ao contrário das demais regiões, a Liga Pokémon de Kalos não acontece sempre no mesmo lugar. Nos eventos de Pokémon A Série: XYZ, a cidade de Lumiose foi o palco da Conferência da Liga. A cerimônia de abertura da Conferência se dá com uma festa em confraternização com os 64 treinadores que participarão da Liga, tendo como anfitriã a Campeã de Kalos, Diantha, e o Professor Sicômoro.

Conferência Lumiose Liga Kalos

As batalhas são divididas em três etapas. A etapa preliminar é, ainda, divida em duas fases, em que na primeira 32 competidores são selecionados para batalharem numa segunda fase que restará apenas 8 treinadores. Na fase preliminar, as batalhas são 3 contra 3.

Os 8 competidores que venceram a etapa preliminar seguem para as quartas de final, também com cada treinador utilizando 3 Pokémon. Após a fase preliminar, os 4 treinadores restantes batalham nas semifinais, desta vez cada um utilizando um time completo de 6 Pokémon. E, por fim, segue a última batalha que determinará o campeão da Conferência Lumiose.

Apesar de ser a menor Liga em termos de quantidade de episódios, a Conferência Lumiose foi marcada por várias das melhores batalhas de todo o Anime Pokémon. Na etapa semifinal, Ash teve a chance de enfrentar o seu amigo Sawyer. A batalha entre Ash-Greninja e Mega Sceptile foi decidida por pouca diferença, mas fez com que Ash chegasse, pela primeira vez, à final de uma Liga Pokémon. Logo em seguida veio a tão aguardada batalha entre Ash-Greninja e o Mega Charizard X de Alain.

Batalha Ash-Greninja e Mega Charizard X Liga Kalos

No final, por mais que Ash estivesse com a vantagem, Alain acabou se saindo Campeão da Conferência Lumiose, deixando Ash em segundo lugar. Infelizmente, após a vitória de Alain, a cerimônia de encerramento da Liga foi encerrada devido a um ataque da Equipe Flare.

Time Ash Liga Pokémon Kalos

A Liga Alola

A ideia de fazer uma Liga Pokémon em Alola veio do Professor Nogueira, que queria resgatar uma antiga tradição do ritual do Desafio da Ilha que promovia um torneio de batalhas no pico do Monte Lanakila. Dessa forma, os quatro Kahunas de Alola e Samina, a presidente da Fundação Aether, decidiram patrocinar o evento sediado no recém construído Estádio Manalo.

Liga Pokémon de Alola Anime

Diferente das Ligas anteriores, em que os treinadores eram qualificados a partir da obtenção das Insígnias de Ginásio da respectiva região, a Conferência Manalo não possui requisito de entrada, podendo qualquer treinador Pokémon fazer parte. O vencedor da Liga tem a chance de batalhar contra o Real Mascarado (revelado posteriormente como o Professor Nogueira) e ser o primeiro campeão da região da Alola.

A primeira etapa da Conferência Manalo consiste num Battle Royale dentre todos os treinadores inscritos. Os Kahunas das ilhas servem como juízes, e os 16 Pokémon que ficarem de pé classificam seu treinador.

Após a etapa de Battle Royale, os treinadores seguem para as batalhas chaveadas utilizando apenas um Pokémon. No primeiro round, 8 treinadores são classificados, e nas quartas de final, somente 4 treinadores seguem para a próxima etapa. Já as semifinais e a final são decididas em batalhas com três Pokémon para cada treinador.

Batalha Pikachu e Tapu Koko Liga Pokémon

Ash acabou derrotando o Chefe da Equipe Skull, Guzma, na rodada semifinal, e derrotou Gladion na final, tornando-se, assim, o primeiro Campeão da região de Alola. Por fim, venceu a batalha de exibição amistosa contra o Professor Nogueira em uma batalha com seis Pokémon, sendo capaz de derrotar o Pokémon Lendário Tapu Koko.

Ash Campeão Liga Alola

A Liga Galar

Jornadas Pokémon, a série que cobre a 8ª Geração dos jogos Pokémon, apresentou o Campeonato da Coroação Mundial, um torneio diferente das Ligas Pokémon das regiões. Com isso, até o presente momento, a Liga Pokémon de Galar não foi formalmente apresentada, mas, alguns personagens que possuem ligação com ela já apareceram, como o próprio Monarca Leon, que é o atual Campeão da região de Galar; a Líder do Ginásio do tipo Lutador, Bea; o Líder de Ginásio do tipo Dragão, Roy; a Líder de Ginásio do tipo Fada, Alba; e também o Líder de Ginásio do tipo Fantama, Allister.

Roy e Leon Jornadas Pokémon

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال