Líderes de Ginásio em Pokémon - Respeito e Superação

Ash Ganha a Insígnia de Lt. Surge

Um Líder de Ginásio é uma classe de treinador de alto nível e dono de um Ginásio Pokémon oficial. A principal função de um Líder de Ginásio é testar os Treinadores e seus Pokémon para ver o quão experientes e preparados eles estão. Além disso, se o Treinador desafiante vencê-lo em batalha, o Treinador ganhará uma Insígnia daquele Ginásio. Os Líderes de Ginásio também são responsáveis por supervisionar o funcionamento e a manutenção do respectivo Ginásio.

Quase todos os Líderes são especialistas em um único tipo de Pokémon. Por exemplo, Wulfric usa apenas Pokémon do tipo Gelo em batalhas de Ginásio oficiais. Alguns Líderes, no entanto, fogem desse molde e possuem um ou dois Pokémon que não representam a especialidade do seu tipo.

Wulfric

Assim como a arquitetura dos Ginásios é projetada para combinar o ambiente com o tipo de Pokémon, o relevo e o clima também podem frequentemente estar relacionados ao tipo de Pokémon que o Líder de Ginásio daquela área usa. O Líder de Ginásio da cidade de Pastoria, Crasher Wake, por exemplo, usa Pokémon do tipo Água, uma alusão direta ao pântano inundado que cerca a área e a chuva constante que assola a cidade. Outro exemplo disso é o Líder de Ginásio da cidade de Cinnabar, Blaine, que usa Pokémon do tipo Fogo e vive em uma área vulcânica.

O arquétipo do personagem também pode refletir o tipo de Pokémon que um Líder usa. Por exemplo, Roark e Byron, que são mineradores, usam Pokémon do tipo Pedra e Aço. Tate e Liza podem ser baseados no arquétipo de gêmeos que podem se comunicar telepaticamente e, assim, treinar Pokémon do tipo Psíquico e, sendo gêmeos, eles também lutam contra Treinadores adversários em Batalhas Duplas.

Brock

No Anime, os treinadores desafiam os Líderes de Ginásio em seus respectivos Ginásios para ganhar Insígnias. Se um treinador ganhar 8 Insígnias de uma região, ele se torna elegível para entrar na Conferência da Liga Pokémon daquela região.

Existem mais de 8 Ginásios, e portanto, Líderes, em cada região. Muitos treinadores no Anime têm Insígnias que não existem nos jogos, como Gary ganhando dez Insígnias em Kanto. Outras Insígnias observadas no Anime que não correspondem às Insígnias conhecidas sugerem que existem pelo menos 9 Ginásios em Hoenn, 11 em Sinnoh, 14 em Unova e 11 em Kalos. 

Korrina Anime Pokémon

Todos os Líderes de Ginásio desde Flannery apareceram em pelo menos um episódio antes de Ash ganhar uma Insígnia deles. Vários outros personagens se tornaram ou foram Líderes de Ginásio no Anime em algum ponto, como o irmão de Brock, Forrest, as irmãs de Misty, o avô de Flannery e Agatha, membro da Elite 4 em Kanto.

Agência de Inspeção Pokémon

Enfemeira Joy Agência de Inspeção Pokémon

Os Líderes e seus Ginásios são fiscalizados pela Agência de Inspeção Pokémon (AIP), que é responsável por enviar funcionários para inspecionar os ginásios de uma região. Esses oficiais verificam se as regras estabelecidas pela Liga Pokémon estão sendo seguidas e examinam se o Ginásio oferece aos Treinadores o desafio de que eles precisam para se tornarem participantes de uma Conferência da Liga Pokémon. Eles podem fechar ginásios que não estão de acordo com o padrão e também podem determinar se ginásios não oficiais são dignos de se tornarem oficiais.

A agência já apareceu na cidade de Cerulean, onde uma reportagem de TV mostrou que eles haviam fechado recentemente quatro ginásios em menos de um mês. Um agente disse que iria fechar qualquer ginásio que fosse "inseguro, sujo ou desagradável". Ao ouvir um boato de que o AIP estava indo para o Ginásio de Cerulean, Misty correu de volta para lá o mais rápido que pôde, temendo a inspeção da agência. Mais tarde no episódio, uma enfermeira Joy que estava ajudando Misty a acalmar um Gyarados furioso se revelou como uma agente da AIP quando deu ao Ginásio de Cerulean uma nota de aprovação para sua inspeção. Em todas as suas participações, a AIP foi representada por uma Enfermeira Joy.

A Agência de Inspeção Pokémon já atuou em três episódios do anime Pokémon:
  • 044 - Batalha na Cidade Sombria!
  • Chronicles 06 - Problemas em Cerulean!
  • Especial DP 02 - Ginásio de Pewter! A Maior Crise de Todas!

Líderes das Ilhas Laranja

Os Líderes de Ginásio das Ilhas Laranja apareceram apenas no Anime Pokémon e não em jogos. Além disso, esses Líderes de Ginásio funcionam um pouco diferente dos outros, geralmente tendo treinadores que os enfrentam participando de uma série de desafios em vez de Batalhas Pokémon. Além disso, a maioria desses Líderes de Ginásio não é especializada em um tipo específico de Pokémon. Os líderes de ginásio das Ilhas Laranja são: Cissy, Danny, Rudy e Luana.

Quando se aventurou pelas Ilhas Laranja e seus Ginásios, Ash venceu a Liga Laranja local. Ele derrotou todo o time Laranja, incluindo o invicto Campeão Drake em uma das melhores batalhas de toda a série e levou para casa o Troféu do vencedor da Liga Laranja.

O Status de Líder

O Anime não esclarece ao certo como os Líderes de Ginásio alcançam sua posição, mas isso aparentemente varia para cada Ginásio. Alguns deles fundam seu próprio Ginásio e se autodenominam Líderes. Outros, como Whitney, são escolhidos pelos outros membros da Liga Pokémon da região. 

Alguns passam o cargo pela família: Falkner e Flannery assumem seus respectivos Ginásios de parentes próximos. Os Líderes também podem optar por deixar sua posição permanentemente, como Giovanni, ou temporariamente, como os líderes que viajaram com Ash durante suas jornadas, Misty, Brock, Cilan e Clemont.

Clair Anime Pokémon

Como mostrado em vários episódios, um Líder de Ginásio geralmente está bem envolvido com sua comunidade. Quando não está no Ginásio, o Líder do Ginásio está normalmente envolvido em algum tipo de trabalho ou serviço pelo qual a comunidade é conhecida. Além disso, os Líderes contribuem para a preservação da harmonia em uma determinada região. Em Kalos, na fase final do anime, todos os Líderes de Ginásio se reuniram para impedir o avanço dos planos da Equipe Flare e interromper a destruição causada por Zygarde. Alguns líderes também viajam em jornadas temporárias para treinamento, como Bea.

Bea Anime Pokémon

Um fato interessante sobre os Líderes de Ginásio é que eles também podem participar de outras competições oficiais, como o Campeonato da Coroação Mundial. As líderes Bea e Korrina desafiaram Ash em batalhas do campeonato para também terem a chance de enfrentarem o monarca Leon. Com isso, alguns líderes buscam reconhecimento entre a classe mais alta de treinadores do mundo Pokémon.

Curiosidades sobre os Líderes de Ginásio

Volkner Anime Pokémon
  • As únicas regiões com Líderes de ginásio para todos os três tipos de Pokémon iniciais são Kanto, Unova e Galar.
  • Johto é a única região sem Líderes de Ginásio especializados em qualquer um dos tipos de Pokémon iniciais - Fogo, Água ou Grama.
  • Devido às regiões de Hoenn e Unova possuírem dois Líderes de Ginásio do tipo água para cada uma das regiões (Wallace e Juan; Cress e Marlon), há um total de seis Líderes especializados neste tipo, mais do que qualquer outro. No entanto, o tipo especializado pelos Líderes de Ginásio em maioria nas regiões é Elétrico, com um Líder desse tipo em seis regiões, exceto para Johto e Galar.
  • Os Ginásios da cidade de Mossdeep e de Striaton são atualmente os únicos com mais de uma pessoa atuando como líder do ginásio (Tate e Liza são os Líderes de Mossdeep enquanto Cilan, Chili e Cress são os Líderes de Striaton).

Prof. BrUNO

Professor de Química do Ensino Fundamental e Médio, Bacharel em Química Ambiental e Mestre em Química pela Unesp. Torcedor do Ash, treinador Pokémon, colecionador de cartas e histórias do anime. Entre uma aula e outra de química, gosta de usar Pokémon em algumas explicações. Encontrou na PBN uma forma de aprender e compartilhar mais sobre a franquia que é fã desde pequeno.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال